Pensar Bem Nos Faz Bem!

Pensar Bem Nos Faz Bem! Mario Sergio Cortella

Resenhas - Pensar Bem Nos Faz Bem!- Filosofia, Religião, Ciência, Educação - Vol. 1

Richy. 09/03/2024

Pensar de maneira nova o que vivemos, nos propõe a Filosofia, indagar sobre as razões daquilo que fazemos, pensamos e olhamos, de forma a não ter uma vida automática, marcada por um pensamento pouco crítico, ou até por uma alienação em relação ao mundo objetivo. O primeiro livro de "Pensar bem nos faz bem" traz em pauta textos sobre filosofia, religião, ciência, educação em formato de pequenas reflexões.

Paulo2093 25/02/2024

Um boa reflexão sobre o pensar
O livro nos traz uma série de máximas do dia a dia, como educação, religião, família ...e dentro deste contexto o autor vai tecendo comentários e como sempre o faz, trazendo exemplos de outros autores, filósofos antigos ou dele próprio. É um livro bem simples que se faz a leitura em dois dias e se pararmos para refletir ou fazer outros tipos de pesquisas, pode-se levar um pouco mais de dias. Alguns assuntos são interessantes, mas outros nem tanto, não pelo fato de serem fúteis ou sem importância, mas que talvez já o tenhamos visto ou lido em outros livros e aí aquele tema se torna repetitivo. Porém é um bom livro, e vale a pena parar um pouco para refletir sobre .

RobertoF 20/01/2024

Vamos Filosofar?
Seguindo a mesma linha do livro Sabedorias para partilhar, são vários pensamentos, ou temas, em cada capítulo, sem ligação lógica entre eles.

Um bom bate papo informal, um pouco de Filosofia.

Camila 09/12/2023

Muito bom, aborda vários temas que faz pensar.
Cortella é maravilhoso! Já quero ler os demais livros dessa sequência.

Di Noronha 04/04/2023

É um livro bem simples. Parece um guia de bolso.
Com textos extraídos de outra autorias do Cortella e algumas entrevistas.
Mas que são valiosas se entendidas.

day 14/02/2023

Maravilhoso!!
A cada capítulo,pérolas de sabedoria,reflexões,conselhos?.amo tudo do autor.

?Há pessoas que ?dirigem? sua vida, sua história, com um para-brisa pequeninho e um retrovisor imenso. Ficam o tem-po todo olhando o que já foi, como sendo o modo como as coisas têm de se repetir. E aí não conseguem viver aquilo que virá. São aquelas que leem as mesmas coisas, fazem do mesmo modo, agem da mesma maneira. Não estou falando de coerência ética, mas de imobilidade mental, ou seja, a incapacidade de perceber que, quanto mais referência se tem do passado, mais clareza se tem da trajetória do que se percorreu e dos cuidados que precisam ser tomados. Passado é referência, não é direção. Cautela para não au-mentar demais o retrovisor.?

duda ð 09/12/2022

Pensar antes de agir
O escritor Cortella proporciona que cada pessoa tem que ter a possibilidade de olhar para questões diversas com um olhar mais apurado e voltado para a melhor compreensão das mesmas. Nessa obra, ele conversa com o leitor de um modo extraordinário, com uma escrita incrivelmente de fácil entendimento, que faz com que essa leitura seja radiante e gostosa, e que traz muito aprendizado para a vida.
As palavras escritas desse livro, nos fez trazer à necessidade que temos não somente de pensar, mas especialmente de repensar das ações,no nosso comportamentos, nosso modo de pensar sobre a nossa pessoa (auto critica), pelo tempo, pela sociedade e pela cultura, engessado ou tudo que é visto como certo e errado, normal ou anormal. Com isso, podemos perceber que a vida, e tudo que nela existe, é mutável e precisa ser revisado constante e incessantemente

Cristiane 10/09/2022

Pensar bem nos faz bem!!
Cortella proporciona a cada leitor a oportunidade de olhar para questões diversas com um olhar mais apurado e voltado para a melhor compreensão das mesmas.
Nessa obra, ele conversa com o leitor de modo que grandes e complexos assuntos sejam discutidos e debatidos através de pequenas porém claras reflexões, e isso torna a leitura muito mais fácil e fluida.
Assuntos como: filosofia, religião, educação, disciplina, ciência, humildade intelectual, entre outros, são abordados nesse livro de modo que se torne fácil a sua compreensão resultando também em um pensar analítico sobre o mesmo.
Recomendo imensamente tal obra, pois bem sabemos o quão sábio é o Cortella com as palavras.
Vale muito a pena essa leitura!

Ray 15/05/2022

O livro é basicamente uma coletânea de ideias transmitidas por Cortella em sua coluna Academia CBN.

Gostei da apresentação do livro, como eu gosto de conversar sobre tudo o livro traz ideias e reflexões sobre vários temas e assuntos que aparentemente não parecem ter ligação e no fim estão sim interligados.

O livro abre um leque de pensamentos trazendo questões que as vezes no dia a dia não percebemos que está acontecendo ou porque acontecem.

????????

Nana 02/05/2022

Você precisa ler!!
O livro propõem que pensemos aquilo que vivemos de uma maneira bem prática, nós propõe filosofar e indagar nossas ações.

Recomendo demais a leitura!

arthur.1 28/02/2022

O livro é bom
Apresenta muitos conteúdos legais, eu mesmo me interessei bastante sobre a Filosofia apresentada no livro. Totalmente diferente da que é apresentada para todos os seres humanos que é sempre contrária a Teologia e afins.
Seus ensinamentos são ricos, porém, alguns sao difíceis de compreender.

Peu ;) 04/12/2021

Tudo é motivo para reflexão!
Esse livro me indagou a refletir sobre uma outra perspectiva humana, a capacidade de refletir sobre tudo o quê você enxerga, sente ou se pergunta.

Ele me mostrou que a sempre uma outra opção, me possibilitou ter análise crítica a situações cotidianas. Você já se perguntou, qual o sentido da felicidade? O que é esperança e como ela se apresenta nos nossos dias. Este livro, não te dá respostas para isso, pelo contrário ele te dá forças, para você pensar e tirar sua própria conclusão a diversão situações, independente de quais são.

Rafa Doresi 20/11/2021

"Pensar bem 'sempre' nos faz bem."
Livro agradável e de fácil entendimento.
Leitura simples e de grande relevância para o viver.
O autor aborda temas importantes, sempre de forma simples e muito didática.
Essa natureza didática do texto faz com que se torne muito natural a aplicação dos conceitos à vivência em sociedade.
Cortella nos traz à necessidade de pensar, não um pensar de qualquer forma, mas pensar com qualidade e propósito.
Livro indicado a todos que desejam breves reflexões em torno dos assuntos do cotidiano humano, tanto o humano indivíduo quanto o social.

Fer.Mac 17/09/2021

Sempre a algo para de refletir...
Neste livro pude aprender muitas coisas sobre o modo de pensar e viver. A cada página uma temática diferente e que pra mim foi fantástico, pois mudou( pra melhor) meu modo de pensar e de viver sobre certos assuntos.

Recomendo está obra do Grande Cortella, para aqueles que buscam ver um pouco mais de Filosofia com temas diversos.
Em breve vou buscar ler os demais livros dessa coleção.

Ozzy 10/09/2021

Sabedoria
Nos livros e palestras do professor Cortela, um dos pontos fortes é o uso da Etimologia, que ele dá dimensões de imagem tornando em iconologia. Como exemplo, pensar que tem aa mesma raiz de pesar e que remete àquelas balanças antigas que comparam um produto com um padrão, então se esse último for falsificado tudo que foi comparado com ele será falso. Por tanto, se deve aprender a pensar corretamente e isso tornará suas decisões corretas. Aproveite...