Superman: Entre a Foice e o Martelo #01

Superman: Entre a Foice e o Martelo #01 Mark Millar
Paul Johnson

Resenhas - Superman - Entre a Foice e o Martelo

raphaeltf 26/10/2023

Definitivamente: uma obra prima!
Sem sombra de dúvidas, essa é uma das HQs já feitas! A história alternativa do Homem de Aço, que ao invés de aterrissar nos EUA, fez seu pouso na extinta URSS, é um primor da nona arte.

Trazendo uma visão mais séria da mitologia do Universo DC, essa história controversa e fantástica nos traz uma visão de mundo diferente, uma realidade utópica considerada uma "ditadura" do bem, com a dominação global do Superman no comando socialista.

Criada pelo icônico Mark Millar, essa HQ nos rende um dos maiores plot twists de todos os tempos. Além, claro, de ter rendido uma das melhores adaptações para animação que DC Comics já produziu.

Se as humildes palavras desse leitor que vos fala serve de alguma coisa: não percam tempo! Leiam imediatamente essa história e se deixem impressionar pela narrativa maravilhosa.

Abraços, e boa leitura a todos.

Gabriel.Lopes 11/09/2023

Desconcertante e interessante
A abordagem é b fora da caixinha, mas mesmo sob o manto vermelho e Superman ainda mantém sua essência. Obra deveras interessante

Victoria541 03/05/2022

de: eu
para: superman

expero que você abra uma exceção, eu quero a propriedade privada do seu coração

Lis 13/01/2022

Super socialista
Não gostei muito da história apesar de ser bem interessante, uma forma bem difente de se ver o cara de aço. Eu vi muitas coisas legais em relação a essa história mas não acho que seja pelo oque é relatado, pois não é bom. Ele age da mesma forma, sempre ajudando e sendo humilde, a unica diferença é que agora ele usa um uniforme com o simbolo do socialismo. Quando começei ler eu imaginei que ele fosse bem partidario, mas ele mesmo afirma que não está interessado em política ou liderar qualquer partido, criei expectativa e quebrei a cara

Totti 01/04/2021

Me frustei infelizmente
Tenho que ser sincero e dizer que esperava mais desta história. Claro que serve mais como um ?e se...? do que qualquer outra coisa.

Desse modo, nos deparamos com contextos históricos sem muito aprofundamento sobreposto na jornada do Superman.

É bem comum das suas histórias a moralidade do protagonista ser posta à prova. E que novamente ele se mostra digno e inabalável.

É na doutrina marxista que ele encontra refúgio e luta por uma sociedade mais igualitária, apesar de aqui, evidenciar que, por mais que muitos ideais sejam compartilhados por pessoas honestas sempre haverá uma disputa de poder e de controle total por aqueles indignos.

Contudo, infelizmente as personagens femininas são rasas e só servem de ponte para os masculinos. Sem mencionar que muitos dos personagens secundários dão mais raiva que qualquer outra coisa (sim o Batman está péssimo aqui).

Por fim, valeu a experiência de algo novo, uma nova releitura do super-herói mais forte da DC. Analisar como ele se mostraria útil no combate ao capitalismo voraz e desigual. Mas, poderia ter sido melhor.

Gaudino 26/12/2020

Superman: Entre a foice e o martelo
Uma história alternativa muito interessante, conta o que teria acontecido se a nave do Superman tivesse caído na URSS em vez dos EUA.
O roteiro é envolvente e propõe uma nova perspectiva sobre personagens conhecidos do universo DC como Batman, Mulher Maravilha, Lex Luthor entre outros.
Nessa história vemos um Superman envolvido na vida política soviética e como ele atua como um agente da propaganda socialista e pilar do regime soviético.
Apesar de nós apresentar uma idéia diferente sobre o universo de super heróis conhecidos é uma boa leitura, recomendo para quem já está acostumado com o universo DC e já conhece os personagens para que possa usar essa história como uma comparação.
Para quem ainda não conhece os heróis da DC recomendo começar pelas obras de origem de cada para que se tenha pleno conhecimento de suas convicções e possa depois conhecer essa obra.

Pe. Jeferson 01/09/2020

Do outro lado do muro ideológico
Na vida real, durante a Guerra Fria, o personagem foi muito utilizado como arma ideológica cultural pelos americanos; é muito interessante imaginar o Superman do outro lado desse dualismo entre liberalismo/socialismo.
O quadrinho é muito bom e pode levar a boas reflexões políticas, ou ser encarado somente como diversão (o que é muito mais saudável pra cabeça de qualquer um nos nossos dias). Infelizmente achei o final um tanto preguiçoso.

Bruno.Costa 12/05/2020

Uma releitura fantástica
Vamos supor que por um acaso o foguete que trouxe o super homem não caiu nos EUA mas sim na União soviética. O que isso interferiria na história que a gente tanto conhece?
É esse o cenário dessa obra de arte. Com releituras de cenas que a gente está habituado a ver mas agora com ajustes à uma realidade totalmente diferente. É uma HQ que realmente te coloca para pensar e questionar muito do que é natural e nunca paramos para questionar aquele famoso ?e se...?

prof.vinic 28/01/2019

E se a nave do superman tivesse caído na URSS?
"Por apenas 12 horas este alienígena teria sido um cidadão americano." Acho que esta frase resume completamente o enredo: caso o super tivesse caído na Mãe Rússia (estatisticamente mais provável devido ao tamanho) como teria sido a vida na Terra?

Adorei especialmente porque a essência do super-homem está ali, ou seja, o 'bom-moço' quase um escoteiro ainda está presente, porém do outro lado da cortina de ferro (atestado de idade, eu sei). Os outros personagens do universo DC estão presente, desde Batman (russo, com chapéu e tudo) até o Lanterna Verde ... sem nunca esquecer a Mulher Maravilha e as amazonas.

A história está muito bem escrita, os desenhos excelentes e o enredo te trava até a última página. Eu sei que é de 2003, mas nunca tive a oportunidade de ler antes, na verdade, já fazia anos que não lia gibis (sim, para mim são gibis e pronto hehehehehe) e te falo que esta volta foi com um dos melhores :)

ps.: o final traz um plot twister muito interessante, embora tenha sido um pouco apressado

Luan.Filipe 28/01/2019

Hq muito boa e com uma visão bem interessante, recomendo fortemente

Raphael 06/09/2018

HQ muito interessante, recomendo a todos

Kekeu 13/07/2018

Ousadia
Um Superman comunista é no mínimo curioso... Seria o Super a solução para o mundo? A HQ é muito boa e vale pelas reflexões que o leitor constrói ao longo da leitura.

Iale 02/04/2018

Uma bela estratégia, um belo final
Ao começar a ler essa história, imaginei ser mais uma bléh kriptoniana: Superman (a luz do mundo) pronto pra salvar a tudo e todos sempre. Algumas indagações do personagem principal durante a trama me fizeram questionar que não se tratava de mais uma aventura boba. A sua existência seria a solução de todos os problemas do mundo? Ou seria o motivo de ?desleixo? dos humanos? O leitor é guiado propositalmente a torcer (pasmem) pelo vilão (Lex Luthor), talvez pela orientação política comumente encontrada no oriente ou mesmo pelas indagações filóficas que Lex traz consigo e joga a tona na narrativa. O final é a cereja do bolo. A cena com a ?última? fala em voz ativa do Superman é digna de filme. As últimas páginas levam o leitor a resposta do primeiro questionamento citado acima. Final épico.