Menina Bonita Bordada de Entropia

Menina Bonita Bordada de Entropia Cirilo S. Lemos

Resenhas - Menina Bonita Bordada de Entropia

Davenir - Diário de Anarres 03/11/2020

Ficção esquisita
"Menina Bonita Bordada de Entropia" (2013) é um conto de Cirilo S. Lemos que entraria facilmente na categoria Weird Fiction, Ficção Esquisita que busca o estranhamento estético. Na história, uma menina é encontrada em alto mar, ferida quando é salva por uma embarcação tripulada por demônios e um capitão robô, que impede que a menina seja servida de almoço pelos sonhos mas a menina frágil não é o que parece. A construção é muito eficiente em causar estranhamento e é muito rica em provocar imagens em nossa mente e vale muito a pena ser lida.

site: http://wilburdcontos.blogspot.com/2020/10/resenha-153-contos-do-dragao-parte-1.html

PorEssasPáginas 18/11/2013

Resenha Menina Bonita Bordada de Entropia - Por Essas Páginas
Conheci o trabalho de Cirilo S. Lemos no conto “O Rei às Margens do Rio”, que fecha a antologia Excalibur, organizada pela Ana Lúcia Merege (leia a resenha do conto e do livro aqui). Foi amor à primeira lida. Logo comprei o romance do autor O Alienado - que ainda preciso ler. Também está na fila seu conto da antologia Dragões. Fala sério, o que não está na minha fila? Enfim, o que importa é que fiquei tão encantada que alucinei por qualquer coisa escrita pelo autor. Talvez por isso tenha me decepcionado um pouco com esse conto.

Não é por falta de qualidade literária, no entanto. O conto é muitíssimo bem escrito. Tem belas descrições, quase sempre delicadas e deliciosas. Percebe-se claramente o domínio de Cirilo sobre as palavras, meticulosamente escolhidas. É difícil explicar a história de um conto sem contar spoilers, mas como puderam ler na sinopse, ele fala de uma Menininha esperta – sem nome, o que gostei muito – que está acorrentada debaixo do mar e é resgatada, graças à sua própria engenhosidade, por pescadores robôs que querem devorá-la. A Menininha, no entanto, não é tão indefesa quanto pode parecer…

"Entropia, s.f: é o movimento natural que leva todas as coisas de volta à massa da terra." Fonte

Sim, eu fui procurar o significado. Não sabia o que era e o termo foi importante para a história. Exemplos de entropia, um termo da física: o gelo derretendo em um copo, um carro que enferruja e retorna à terra, um corpo que apodrece e retorna ao lugar de onde veio. Acho que a ideia do autor era exatamente essa: as coisas retornam ao lugar de onde vieram, aos quais verdadeiramente pertencem. Sabendo disso, já podemos prosseguir.

Primeiro: abandonem toda a ideia do comum, pois o conto é uma grande viagem completamente maluca. Tem um tom macabro e ao mesmo tempo inocente, uma mistura audaciosa que me agradou. No entanto, não gostei de algumas imagens escatológicas, acredito que não eram necessárias, elas só me causaram asco ao invés de horror. Além disso, o conto parece inserido em um enorme universo, grande demais para suas pouquíssimas 14 páginas. Por esse motivo em alguns momentos a leitura foi confusa e o leitor pode se sentir um pouco perdido.

"As coisas estavam escuras como num sonho."

O final é um tanto quanto aberto, passível de compreensão, mas aberto de um jeito que deixa o leitor meio sem rumo após terminá-lo. Não é meu conto preferido do Cirilo – o conto de Excalibur por enquanto é meu queridinho – mas é uma boa leitura. Gostei bastante da capa: simples, mas bonita, misteriosa e instigante. A edição também é cuidadosa, uma característica da Editora Draco. Querem mais um motivo para lê-lo? Está de graça na Amazon. Corram e baixem agora mesmo!

Menina Bonita Bordada de Entropia faz parte da coleção Contos do Dragão, da Editora Draco. É a maior acervo de contos publicados de maneira individual no Brasil. Já resenhei um conto dessa coleção do autor Eduardo Kasse, Sobre guerras e deuses, e a Lany resenhou A Dama das Ameixas, um conto de minha autoria. Recomendo e muito que vocês conheçam essa coleção; tem vários contos de qualidade a preços ótimos ou até mesmo gratuitos. Para saber mais, cliquem aqui. E para conhecer outras obras do autor Cirilo S. Lemos, cliquem aqui.

Observação: Links na resenha original no blog.

site: http://poressaspaginas.com/a-cuca-recomenda-menina-bonita-bordada-de-entropia

Lene Colaço 17/01/2014

Confuso
Uma menininha que acorda no fundo do mar, presa, machucada, e é salva por demônios pescadores e um capitão robô. Eu gosto dessas loucuras. Esperava sair do comum com esse livro (e sai), mas fiquei confusa. Esperava mais, acho que a historia poderia ter sido mais explorada... Enfim. Alguns trechos me deixaram enojada, mas também fizeram refletir.

Acho que a ideia do Cirilo era apresentar uma historia diferente, ousada e reflexiva, em poucas páginas, e conseguiu.

site: www.veja-comoeuvejo.blogspot.com.br

melissa 01/06/2015

Esse pequeno conto de Cirilo S. Lemos traz o fantástico com uma dose generosa de horror. Uma menininha é encontrada no fundo do mar por demônios pescadores. Eles querem comê-la. Mas com ela vem o lado mais escuro de uma criança com fome e com medo.

O que é entropia?

Okay, eu fiz essa pergunta. Faz anos desde minhas aulas de química e o que lembro de entropia é meio que totalmente associado a episódios de Doctor Who, então…

… como Doctor Who é cultura, eu não estava errada. Entropia é uma medida associada à desordem. Principalmente na FC. Lembram daquela lei da termodinâmica (gente, como assim estou falando de termodinâmica rs) de que trabalho pode ser convertido em calor mas energia térmica não pode ser totalmente convertida em trabalho? Pois é. É isso. Entropia é a medida dessa desordem do sistema (Físicos e químicos do mundo, perdoem-me!).

E o que isso tem a ver com o conto do Cirilo?

Bem, a menininha bordada de entropia é justamente uma versão literária dessa energia que sobrou, pelo menos na minha leitura. Um lado escuro da criação do universo, a menininha traz em si o poder da desordem, do caos e, por que não, da escuridão.

Não vou contar mais do conto porque ele é curto e tiraria a graça. Mas digo que ele é muito bem escrito, inquietante, escatológico (nojento mesmo) e perturbador. Não espere sustos, o que fica aqui é um mal estar do horror, daquele de dar embrulho no estômago. Nem preciso dizer que é recomendado para adultos.

Ah, e como um bom conto de horror impactante, esse também não tenta se explicar, não tenta propor um final. Então depois não reclame que a coisa não fez sentido. É pra não fazer mesmo.

Você pode adquirir esse conto por apenas R$1,00. Isso mesmo. Um realzinho. Para ler no tablet, celular, e-reader ou computador. De uma sentada só num intervalo de trabalho ou enquanto espera um ônibus.

site: http://livrosdefantasia.com.br/2015/05/26/menina-bonita-bordada-de-entropia/

Marcos Antonio 25/10/2018

Bonita
Como falar sobre esse livro, menina bonita se vê presa no fundo do mar, então falarei como seu amigo fiel o peixe "Não a nada que não caiba em sua boca", pois sua boca era do tamanho de sua fome grande como um buraco negro que a tudo consome.

Julia 25/06/2020

É ok também
Esse conto não faz sentido, mas ele não se propõe a fazer. O sentido aqui não é importante. O conto seria perfeito se ele finalizasse com uma frase específica que tem bem no meio dele, tem até uma quebra pra próxima ?cena?. Mas já que o autor resolveu continuar, queria q ele explicasse mais um pouquinho... como que a menininha foi parar no lago? Quem jogou? O que exatamente fizeram com ela? Que festa? São zilhões de perguntas que um flashback resolveria, aí não curti. Mas se tivesse parado antes, perfeito.

Paulo 11/08/2020

Brincar com a imagem da inocência de uma criança já foi tema de narrativas de vários escritores. Cirilo brinca com isso em uma narrativa repleta de símbolos e imagens. Ele consegue nos conduzir de uma maneira por metade do conto e depois inverte nossas expectativas de uma maneira terrível. E o curioso é que ele faz isso em um equilíbrio calcado na aleatoriedade presente no próprio título do conto que envolve a noção de entropia. Esta se refere à segunda lei da termodinâmica que rege o caos e a desordem.

Os simbolismos estão presentes por todo o conto. Não quero apresentar todos porque estragariam as surpresas narrativas. Mas, queria trabalhar um. Nosso universo surgiu do Big Bang, uma explosão que gerou a sopa primordial do cosmos. A partir desse Big Bang é que nascem as estrelas e os planetas. O conto começa com a menininha dentro da água simulando um nascimento. Ela é retirada da água, quase como se fosse um parto. A figura de uma jovem e delicada criança em contraponto a demônios considerados malignos e infernais. Então temos uma contradição clara aí. Mas, na segunda metade da narrativa, o autor inverte a expectativa ao inverter os símbolos. Isso permite aos leitores várias leituras possíveis e estamos falando de um pequeno conto de doze páginas.

A escrita do Cirilo estimula a formação de símbolos na mente do leitor. O imagético vai rondar as descrições feitas por ele. Muita coisa é insinuada, não dita de forma direta. Gosto disso porque faz com que o leitor se sinta participativo da formação da narrativa. Quando é necessário o emprego de terror ou elementos de horror o autor não se intimida e os emprega sem medo. Chega até a me pegar de surpresa quando vem. É uma leitura rápida, mas que você vai precisar fazer uma ou duas releituras para pescar alguns símbolos que não ficam tão claros em uma primeira leitura.

site: www.ficcoeshumanas.com.br