A Cultura no Mundo Líquido Moderno

A Cultura no Mundo Líquido Moderno Zygmunt Bauman

Resenhas - A Cultura no Mundo Líquido Moderno

MarcosQz 01/09/2020

Básico e fundamental
Bauman fala sobre a liquidez na cultura através de outros autores e colocando suas reflexões onde cabe. Falando desde o surgimento do conceito de cultura e seu trajeto até os tempos atuais, um meio antes visto apenas pela alta sociedade que definia o que era ou não arte, e aqueles que defendiam o acesso para todos, até os tempos de hoje onde o mercado é quem decide o que é ou não arte e cultura.
Um livro curto, um pouco cansativo, mas fundamental para entender o mundo cultural de hoje, fortemente ligado ao capitalismo.
Jaque.Campari 02/09/2020minha estante
Tem um outro livro que trata dos mesmos temas acredito eu. Chama-se A Civilização do Espetáculo, escrito pelo Mario Vargas Llosa. Ele tem uma linguagem mais robusta, mas faz ótimas reflexões sobre o quanto a sociedade coloca alguns pontos como espetáculo, fazendo referência ao ato circense. Vale super a pena a leitura.

Re Vitorino 01/02/2021

A cultura e o capitalismo
Mesmo sendo um livro curto não é uma leitura rápida. O tema exige alguns minutos de reflexão entre um parágrafo e outro... As vezes algumas horas martelando o que foi exposto. Terminei o livro com a certeza que preciso me aprofundar no conteúdo e grata por ser apresentada à matéria.

Jéssica Silvestre 25/09/2020

Melhor livro sobre cultura que já li
O livro trata desde os primórdios do conceito de cultura, passando pelos conflitos nas diásporas e nos guetos até o levantamento de questões acerca do futuro da cultura na sociedade moderna do consumo.
Douglas 26/09/2020minha estante
Quero ler. Grande mestre Bauman!

Alexandre249 21/06/2021

A cultura no mundo líquido
Importante e interessante contribuição de Bauman para o entendimento e reflexão sobre a cultura nos últimos tempos. Suas relações com a sociedade, com o estado e com os artistas.

Josi 27/12/2020

O que é cultura, a que veio e à quem serve?
Livro curto mas que aborda tema bastante denso. Talvez uma edição comentada traria mais fluidez na leitura do tema, explicitando os conceitos menos usuais e a dinâmica do confronto entre os mesmos. Dito isso, leitura essencial para tentar se situar e entender o impacto da cultura em nossas vidas, sobre quem produz cultura e para quê e como ela tem absorvido, refletido (sendo usada como veículo) e confrontado (sendo usada como afronta) o consumismo e os interesses de mercado que hoje pautam grande parte da vida da população mundial.

Alaminos 08/11/2022

"Nosso mundo deve sempre ser liquido"
Achei uma leitura boa, por conta dos conteudos q ela traz. Pois a maneira como são colocados no texto são bem complexos.
É uma leitura dificil. Mas por ser sobre um assunto mais sério eu já esperava q fosse.
Bauman coloca em várias situações do nosso cotidiano como a moda e o consumo e nos mostra como o capitalismo influencia nossa vida, além de citar como nós devemos ser "liquidos" (flexiveis) para aprender a lidar com a sociedade com que vivemos

Lucy 04/02/2023

Tudo está conectado
A cultura na modernidade líquida é apresentada por Bauman à partir da sua concepção inicial. Acompanhar essa história e entender seu desenvolvimento mostra o quanto tudo o que acontece tem a ver com o poder e a dominação das massas.
Eu já sabia que a educação que conhecemos hoje é uma ferramenta da elite para controlar as massas, e sendo professora, eu me sinto muito mal por alguns critérios da educação panoptica e sua relação com as prisões como apontadas por Foucalt, e quando se alça a ideia da reprodução educacional da elite para a massa, fica claro que não conseguimos escapar se não por pequenas quebras de paradigmas.
Além dessa visão da cultura como uma forma de educar o povo com os costumes da elite do momento, há a condição da arte se sujeitar aos sistemas de hierarquia, o que acaba mamtendo esse pensamento elitista na arte e aquilo que deveria ser, primordialmente arte pela arte, mesmo que com possibilidades pedagógicas e/ou de denúncias e reinvidicatórias, é subjugada pelo sistema.
E por fim como o capitalismo transformou a arte em objeto de consumo e maximizou seu consumo para maior lucro.
Bauman é definitivamente uma leitura obrigatória.

Selma 19/04/2020

Leitura cansativa e repetitiva... do meu ponto de vista, o autor não explicita seus pensamentos com clareza e nem de forma direta.
Larissa Canêjo 17/07/2020minha estante
Bauman tem um estilo próprio de explicar suas ideias e conceitos, de início pode parecer chato e repetitivo, mas isso nada mas é que uma forma de facilitar a aprendizagem de termos, conceitos, teorias etx. Talvez devesse tentar ler outro título como "amor líquido" ou "nascidos em tempos líquidos", a leitura é mais branda.