A Carta Roubada

A Carta Roubada Edgar Allan Poe

Resenhas - A Carta Roubada

Fernanda 07/04/2020

O pequeno mistério é bem legal, só me irritou um pouco as voltas que se dá pra chegar a conclusão.

Ias 10/03/2021

Genial...
Sei que Sherlock Holmes é tranquilamente o detetive mais admirado da história, mas Dupin é sem dúvidas meu protegido. Cada uma dessas histórias aqui contadas me fascinou e me manteve completamente focada para acompanhar o raciocínio de Dupin.

Duda 02/08/2023

Os contos de Edgar Allan Poe são cheios de mistério e incríveis,Edgar Allan Poe é um dos meus escritores preferido.

purestxheroine 25/04/2021

indubitavelmente genial
os contos do poe são tão imprevisíveis e únicos que não existe jeito de ler e não sentir pelo menos certa admiração pela forma que ele escreve as história de maneira tão genuína. um rei dos contos de horror, de fato!

Isabel Verena 22/05/2020

Primeira leitura que fiz do Edgar Allan Poe, gostei! Bem Sherlock Holmes, rsrs.
Muito mistério e a escrita do autor é muita boa, nos deixa na espectativa do desfecho do mistério.
Dudu 28/12/2020minha estante
Sherlock e Poirot são filhos de Dupin.

Camilla.Alves 25/10/2020

A carta roubada
Li este conto de Poe para conduzir meu projeto de mestrado e me surpreendi com a sagacidade desse autor e com os diálogos profundos que ele discute em tão poucas páginas. Vi neles o quão extraordinário é esse autor, já que tinha lido outros contos famosos com uma nuance de terror e neste, em específico, abrange um leve suspense que nos indaga sobre a sagacidade das pessoas e o quão influenciáveis e previsíveis podemos ser diante de circunstâncias óbvias. É preciso se atentar aos detalhes e pensar fora da caixa.

livs 02/12/2021

previsível, como sempre
poe é aquele cara que os adolescentes adoram por causa do terrorzinho médio, o papai contista do tim burton... e assim como este, ele sempre cai nas mesmas resoluções formulaicas, você smp sabe oq vai acontecer nas histórias e, depois de um tempo, dá uma preguicinha de ler

(vou nem comentar aquele projeto de poética que ele tentou fazer)

Felpz 05/03/2021

O mestre do horror e suspense
A edição de bolso não quer dizer que é minúscula e fraca, muito pelo contrário. Os vários contos como de Lady Ligeia, Berenice e O barril de amontillado, vão te fazer ler o livro tão rápido que nem vai perceber que acabou. Fiquei querendo mais e mais do autor e sua coleção.

Rodrigo Picon 12/07/2011

A Carta Roubada
A Carta Roubada é uma coletânea com vários contos do mestre Edgar Allan Poe, com histórias superboladas e interessantes, como já era de se esperar de Allan Poe, do qual sou fã confesso. Entretanto, ao contrário de outros livros que li do mestre, este eu não fiquei com aquele desejo vívido de lê-lo, de devorar suas páginas o mais apressadamente possível, por não conseguir parar de ler, e sim para terminar mais rápido. Por que disso? Não tenho nada contra a história dos contos, muito pelo contrário, todos são ótimos, mas o que me desanimou é a narrativa, tanto que parei de lê-lo faltando apenas o conto "William Wilson" e agora retornei, para terminá-lo de vez.
A narrativa, não por ser do início do século XIX e ser mais pesada, como as de Machado de Assis são, mas pelo começo de quase todos os contos que compõem aquela obra. Um início de obra que meramente retrata o psicológico do narrador, ou melhor dizendo, do próprio Allan Poe, se pode assim dizer, pois é isso que transparece para mim ao ler aqueles textos. O mestre narra a vida passada do personagem - ou a que bolou para si e acabou colocando no conto - praticamente todo antes de começar, e tais coisas são - ou soam ser - desnecessárias para o contexto geral. Em suma, não há necessidade de existir, e isso torna o texto cansativo, ampliado por ter uma narrativa já por si só cansativa (afinal, é uma narrativa de 1800 e poucos) e você acaba desanimando de ler um texto que é bom.
Mas, não desanime, há ainda textos excelentes, que não se englobam ao dito acima, como os famosíssimos "O Barril de Amontillado" e "O poço e o pêndulo" e o conto "A carta roubada", que dá título a esta obra. E, por fim, devo ressaltar novamente que, por trás da narrativa cansativa de alguns contos de Edgar Allan Poe, ainda há a maestria de seu talento.
Pedro 22/06/2014minha estante
Qual é o personagem principal ??

helenaslodk 14/12/2022

Adoro as histórias do Edgar Allan Poe, possui um olhar bem introspectivo, mas todos de protagonistas masculinos. Não contei quantos, mas gostei da maioria dos contos, embora alguns nem dialogo tivessem. Lembro que dois contos eu já tinha lido, então pulei. Os que mais gostei foi o primeiro e último.

Hilton Neves 02/02/2021

Amo as soluções que o autor nos traz e como ele descreve os acontecimentos! 4½ de cinco, fácil!

Fabio Shiva 01/09/2018

Barril
Já perdi a conta de quantas vezes já li os contos de Allan Poe! Certamente em pelo menos uma dezena de edições diferentes, desde a edição integral das “Histórias Extraordinárias”, passando por versões com alguns contos suprimidos, até outras como essa da L&PM, que colocam um dos contos como título do livro, juntam mais uma meia dúzia e lançam como se fosse uma nova obra. Está valendo! Quando se trata de ler Allan Poe, qualquer oportunidade vale a pena!

Não é para qualquer um ser o precursor (ou mesmo o fundador) tanto da literatura de horror quanto da história policial. Mas o que me atrai de novo e de novo para leituras compulsivas de Poe é que ele é um verdadeiro mestre do conto. Não me canso de lê-lo, porque cada releitura traz um novo aprendizado.

Dessa vez, talvez pelas histórias que compõem a seleção (especialmente “Berenice”, “Ligeia”, “A Queda da Casa de Usher” e “William Wilson”), o que mais me chamou a atenção foi o gosto de Poe pela narrativa indireta e pela sugestão acima da descrição, o que para um gosto mais moderno pode fazer algumas histórias serem consideradas um pouco cansativas. Ainda assim, amo muito tudo isso!

O destaque vai, é claro, para “A Carta Roubada”, obra-prima do conto policial, e, principalmente, para “O Barril de Amontillado”, sem dúvida alguma minha história favorita de Edgar Allan Poe. Esse conto é sinistro demais! É tão bem escrito que chega às raias da perfeição. Continua me provocando catarse mesmo depois de lido pela enésima vez!

Em meu livro “O Sincronicídio” prestei singela homenagem a “O Barril de Amontillado”, apelidando um dos personagens de Fortunato e emprestando a ele o lema: Nemo me impune lacessit (“ninguém me fere impunemente”). Ê paixão!!!

site: https://www.facebook.com/sincronicidio
Mel 02/09/2018minha estante
Sinto vergonha imensa de nunca ter lido ainda o famoso Edgar Allan Poe. Lendo essa sua resenha, me deu uma extrema vontade de não perder mais tempo, principalmente porque me pareceu um bom agouro, visto que ontem conheci no YouTube uma edição trilíngue de O Corvo, da Editora Empíreo, e me deu ímpeto de lê-lo. Obrigada pela excelente resenha.

Fabio Shiva 08/09/2018minha estante
Viva a Sincronicidade! Acredito que quando estamos diante de uma coincidência, é porque estamos no lugar certo e na hora certa! Então, só posso desejar a você um bom encontro com Poe!

Mel 10/09/2018minha estante
Agradeço muitíssimo a vossa estima, Fábio. E viva Poe!

Fabio Shiva 11/09/2018minha estante
Sou grato da mesma forma por sua amizade! Viva viva viva!

Mari 23/05/2012

Não é a toa que Edgar Allan Poe é considerado o mestre da narrativa curta e precursor do romance policial, mas é ao explorar os sentimentos humanos mais profundos que ele se destaca e poucos se equiparam.

Este livro traz 10 contos, entre eles o famoso 'O poço e o pêndulo', que é um dos mais tensos e traz o melhor de sua narrativa; 'Berenice', 'Ligeia' entre outros que causam assombro, agonia e curiosidade, do jeitinho que a gente gosta.

Para quem quer conhecer um pouquinho da obra de Poe e para aqueles que curtem histórias fantásticas, mega recomendado ;D
Pedro 22/06/2014minha estante
Personagem principal ?

Mari 22/06/2014minha estante
Olá, Pedro

não tem um personagem principal, pois são vários contos, cada um com personagens diferentes ;)

Natalie.Padilha 03/01/2023

Eu adoro romances policiais e fiquei intrigada com eles do Edgar Allan Poe, tem umas características parecidas com a da Agatha Christie e Sherlock Holmes e isso foi muito bom para mim por já ter conhecido,o problema é que ele coloca muita questão da física nos crimes e eu uma pessoa de humanas NÃO ENTENDO NADA

Ghost King 01/07/2022

7/10
Dei 7 de 10 pq dos dez contos q o livro tem, gostei de 7.
No geralzão, os melhores contos são os curtos, simplesmente incríveis.