A Bruxa de Near

A Bruxa de Near V. E. Schwab

Resenhas - A Bruxa de Near

1 | 2 | 3 | 4 | 5

ThayPauli 24/06/2023

A ideia era boa... Mas parou por aí
A Bruxa de Near é um livro que eu li aos meus 13 anos, mais ou menos, e resolvi reler agora aos 19.

Eu me arrependi muito.

Na minha lembrança era um livro incrível que me causou vários surtos e não tinha defeitos, mas ah, como eu errei.

A protagonista é insuportável, o interesse amoroso não tem sal, açúcar, nem nenhum outro tempero até quase o final do livro, e a trama também só parece começar a andar direito quando você chega a uns 60%. Isso pra não dizer que só começa a ficar interessante um pouco depois.

A autora tinha uma ideia incrível, é inegável o quanto ela foi genial e criativa com a ideia da Bruxa, a questão da magia e a história do vilarejo, mas... É. Ela construiu um mundo bom, mas pecou nos personagens e na trama.

Lexi, a protagonista, começa e termina como uma pick me insuportável; uma criança que acha que é adulta, que se rebelar a todo instante é ser responsável. Ela tinha motivos para desejar isso, mas, ah, pelo amor. Ela sequer se lembrou dos amigos mesmo com tudo o que aconteceu.

Cole, o interesse amoroso, é misterioso e fechado, tanto que você não aprende ou se interessa por nada dele durante boa parte do livro, porque simplesmente não tem como simpatizar com um completo estranho. Além do fato do design dele ser muito porco e sem criatividade.

Há outros personagens durante a trama, mas no geral eles só parecem aparecer por aparecer, sem um apego especial, sem um carinho, sem conhecer mais sobre eles.
Eu queria mais de Helena. Eu queria muito mais do Tyler. Mas não.

Foi uma leitura, principalmente, chata; mudou a memória que eu tinha do livro; apesar da trama no final ser tão interessante e instigante, não vale a pena ler tantas páginas do livro só pra isso. Nem metade.

Ao fim de tudo eu estava meio apegada aos personagens, tolerando muito mais, é claro. Mas é difícil dizer se o carinho vinha de anos atrás, porque eu demorei 2 meses pra concluir a leitura, ou se em algum momento eles foram capazes de se tornarem gostaveis.
wbyuniverse__ 24/06/2023minha estante
EITA COMO ARREGAÇA LIVRO

ThayPauli 24/06/2023minha estante
Juro que GRRR

Paloma.Lohane 03/07/2022

o vento do páramo canta pra mim
Lendo esse livro percebi a evolução da escrita da Schwab, ela aprendeu muito. Minha meta é ler tudo dela, e até então não teve nenhum que eu não gostei. Confesso que esse foi o mais fraquinho dela, mas é porque foi seu primeiro livro.

Demorei à engatar, mas do meio pro fim ficou muito bom e fluiu super bem.
A construção dos personagens aqui está muito boa, na minha opinião. Adorei a Lexi e o Cole, e senti um ódio profundo do Conselho, do Bo e o Tyler.

Não recomendo como primeiro livro pra ler dela, os outros são bem superiores. Mas se você já leu algum e pegou amor pela autora (como eu) vale super!
Helion.Fernandes 24/07/2022minha estante
Foi o meu primeiro dela e confesso que de início também demorei a engatar, mas fui me apaixonando pela história aos poucos. Quero ler mais da autora.

Paloma.Lohane 25/07/2022minha estante
Qualquer um dos outros é muuuuito melhor do que esse

Natalia.Goncalves 08/11/2016

Livro frustrante
Nesse livro a autora conta a trajetória de Lexi em busca do paradeiro de crianças que começam a desaparecer após a chegada de um estranho na cidade. Contudo, conforme prossegue as investigações, Lexi suspeita do envolvimento de uma bruxa, morta a muitos anos.

O livro foi mais do mesmo, por vezes com escrita repetitiva e com uma heroína fraca, não há nada de surpreendente. O desenvolver dos eventos também deixaram a desejar. A personagem principal, bem como as irmãs Thorne, tiveram oportunidades para resolver o problema, mas deixam de lado por motivos pífios.

Gostei muito do Vicious, mas esse livro de estréia está bem aquém . Quem sabe as outras séries acabam me interessando mais.
Gabriel 21/07/2018minha estante

Editora: Planeta
Número de Páginas: 240
Lançamento: Outubro de 2013
Nota: 5/5

"A Bruxa de Near" foi uma grata surpresa. Eu adoro livros com a temática de bruxas e raramente consigo ler um que realmente valha a pena, haja vista que tenho um conceito pré elaborado do que um bom livro de bruxas deve ter. Na minha opinião livros sobre essas mulheres magicas e enigmáticas tem certa obrigação de carregar um ar sinistro e pesado que faz o leitor tremer ao ler suas páginas. Embora eu não esnobe livros juvenis que trazem uma bruxa inciante e uma paixão adolescente tenho que ser sincera em dizer que prefiro um bom livro de bruxas que me deixe arrepiada de medo e com certeza "A Bruxa de Near" atendeu todas as minhas expectativas

Lexi Harris vive na cidade de Near desde que nasceu assim como todos seus ancestrais, a vila é conhecida por não ter pessoas estranhas habitando suas terras, que são compostas pela vila em si e algumas poucas casas habitando o páramo (ver significado no final da resenha), diz uma velha lenda que apenas caçadores e bruxas moram nos limites da cidade e no caso ela não poderia estar mais certa. Lexi é caçadora e rastreadora, assim como seu pai foi um dia, sua casa é a única que faz divisa com o páramo além da casa das irmãs Thorne uma dupla de bruxas mais velhas que a cidade em si.

Todas as noites o ritual de Lexi é o mesmo: ela acende três velas no peitoril da janela e conta uma história de dormir para Wren, sua irmãzinha mais nova. Quase sempre a história é a mesma, sobre a famosa bruxa de Near, uma bruxa extremamente poderosa que conseguia controlar a terra e o vento, assim como os demais elementos. Mas um dia o ritual é quebrado quando Lexi vê um estranho pela janela na hora de apagar as velas, a situação é tão inusitada que ela pensar estar sonhando. Dali em diante tudo muda, porque no dia seguinte crianças começam a desaparecer de suas camas e o único suspeito é o tal estranho.

Lexi sabe que é a melhor pessoa para descobrir o enigma das crianças desaparecidas e ela precisa ser rápida, pois fica claro que sua irmãzinha também corre perigo o único problema é que ela terá que enfrentar um terrível preconceito por ser menina e a proteção excessiva de seu tio Otto, o protetor da cidade, cargo esse que era exercido por seu pai em vida e foi transmitido ao irmão pouco antes de sua morte. Lexi poderá contar apenas com a ajuda do estranho, que mesmo sendo suspeito ainda lhe passa confiança e as irmãs Thorne.

Uma garota de apenas dezesseis anos, duas bruxas velhas e um estranho. Quem confiaria a vida de crianças á esse grupo, quem acreditaria neles quando tentassem contar que o mal esta a espreita na noite para roubar seus filhos de suas camas? Essa foi a pergunta que mais me tirou do sério durante a leitura, a resposta é lógica, quase ninguém acredita. Senti uma injustiça tão grande ao ler a história da Lexi que senti vontade de jogar o livro na parece por pura frustração. A garota é realmente boa no que faz, ela rastreia e caça como ninguém e mesmo assim é pouco reconhecida. A época exata em que se passa a história não é mencionada, mas por diversas citações ficou claro que era uma época mais antiga, a onde as cidades ainda eram vilas e as meninas eram obrigadas a se casarem cedo. Embora Lexi sempre esteja mais próxima da verdade do que os demais ela por muitas vezes é impedida de tentar, as mulheres ainda não haviam queimado seus sutiãs em praça pública, só pode ser isso.

A vila é comandada por três anciões e é assim desde a época da Bruxa de Near. Os três do presente são frutos dos ancestrais, os títulos são passados de pais da filhos. Além dos três anciões a vila conta o um protetor que seria o tio de Lexi, Otto e seus capangas, não precisa ser um gênio para adivinhar que odiei quase todos certo? Não são homens que acham que estão fazendo a coisa certa pela vila, na verdade são covardes atrás de alguém para por a culpa. Sim é bem isso mesmo. A vila se volta contra o estranho, a quem Lexi chama de Cole, apenas para ter quem culpar, assim suas consciências ficarão mais tranquilas enquanto Lexi esta tentando encontrar o verdadeiro culpado enquanto se apaixona pelo misterioso suspeito.

Então preparem-se, A Bruxa de Near é recheada de lendas tão verdadeiras como eu e você, musicas infantis sobre bruxas que os cidadãos queriam que fossem apenas músicas, mas na verdade são histórias antigas que gelam os ossos dos leitores. Muito suspense envolvendo várias crianças tiradas da cama por alguém ou algo sem deixar nenhuma pista para trás, um estranho misterioso que rouba o coração na personagem principal, e enfim Lexi, uma mocinha de verdade que não tem medo de bruxas. O livro pode até ter poucas páginas, mas cada uma delas se faz valer. A narrativa é em terceira pessoa e pelas letras serem muito pequenas não achei a leitura rápida embora eu tenha devorado o livro em apenas dois dias.

Na verdade não sei o que eu achei mais fantástico nessa história, mas a narrativa parece vir primeiro a minha mente, toda a junção da história com as lendas antigas fazem o livro ter um ar sinistro e confesso que embora o livro seja juvenil ele faz bem o seu papel no quesito suspense. Todos os personagens são extremamente bem construídos. A mãe de Lexi se transformou em um "fantasma" após a morte de seu pai e embora ela pareça absorta em seus próprios pensamentos e nos pães que faz para vender a maior parte do tempo ela não deixa passar nada, adorei a forma como a personagem ganha vida nos momentos mais oportunos. Wren ainda é muito pequenininha com seus cinco anos de idade, mas ela também me surpreendeu por não ser como as demais crianças, na verdade ela é uma miniatura de Lexi, corajosa e teimosa na mesma medida. Otto me confundiu praticamente durante toda a leitura, eu não conseguia parar de colocar o seu caráter em cheque. Mas aos poucos vai ficando claro que ele apenas se preocupa demais com a família que o irmão deixou para trás. As irmãs Thorne são como bruxas devem ser, enigmáticas gentis e ao mesmo tempo duras como pedra. Cole, o estranho, também foi uma grata surpresa, na verdade eu o adorei, não só pelo romance que se desenvolveu, mas por sua maneira de ser também e por fim, a Lexi, fazia muito tempo que eu não gostava tanto de uma personagem principal. Além das qualidades básicas como sua coragem e caráter eu adorei o fato de a autora tê-la mantido como apenas uma garota de dezesseis anos. A autora não quis "brilhar" transformando Lexi em uma garotinha que descobre ser uma bruxa, ou ter algum poder fora do normal, na verdade eu gostei da veracidade da personagem. Ela é apenas uma garotinha que sente falta do pai e é teimosa como uma porta.

Outro ponto positivo foi a forma como a autora conseguiu inserir o romance na história, ele não rouba a cena do suspense e vice e versa. O romance é introduzido aos poucos e quando o leitor se da conta esta suspirando de amor enquanto treme de medo, simplesmente amei. o final é recompensador, não fica para trás nenhuma ponta solta.

Agora eu te pergunto, a velha história da Bruxa de Near é apenas uma lenda? Ou outra bruxa além das irmãs Thorne pode estar escondida no páramo a espera da próxima criancinha desavisada? Super recomendado.

Páramos: São planaltos desérticos encontrados a grandes altitudes , principalmente em cadeias montanhosas como os Andes e no México, inexistentes no Brasil

May Croco 24/10/2013minha estante
Quando vi o livro e li a sinopse fiquei louca querendo comprar na hora, e agora que li sua resenha que por sinal está maravilhosa, parabéns, me deu mais vontade ainda. Estou procurando um livro com esse toque de suspense e romance faz um tempo. Obrigada, beijinhos

* 25/10/2013minha estante
Obrigada May *_*

FelipeFresteiro 28/10/2013

Resenha por Felipe Fresteiro do blog "A Book At Midnight"
Sabe aquele tipo de livro que é cheio de mistérios e perguntas à serem respondidas, e você fica louco para desvendar tudo, mas ao mesmo tempo, o livro é tão bom que você não quer que ele acabe? Este livro é completamente assim! Livros com temáticas sobrenaturais e, principalmente bruxas, são livros que eu geralmente gosto bastante, e quando vi que nos lançamentos do mês de outubro, a editora Planeta iria lançar este livro, fiquei muito animado para ler, e após ler a sinopse, esta vontade triplicou!

O livro narra a história de Lexi Harris, uma menina que vive na vila de Near com sua mãe, sua irmãzinha Wren e seu tio Otto, e têm uma vida, acima de tudo, monótona... Todas as manhãs vende os pães que sua mãe faz, pela vila. Todas as tardes ajuda sua mãe nas atividades domésticas. Todas as noites conta histórias para sua irmã dormir. Mas numa noite como todas as outras, após Wren pegar no sono, Lexi se levanta para apagar as velas e percebe uma movimentação estranha pela janela. Há um estranho do lado de fora que some como fumaça... Nos dias seguintes as crianças da vila começam a desaparecer, e o mistério, começa a se espalhar por toda Near.

Achei totalmente incrível a forma com que a autora nos envolve na trama, e nos faz viver a história de Lexi. Ela nos faz com que fiquemos familiarizados com todos os lugares de Near, com todos os personagens, e com todas as coisas presentes na narrativa. É como se você fosse o protagonista.

O livro gira em torno de um mistério central: quem está sequestrando as crianças de Near? Porque está fazendo isso? Pra onde elas foram levadas? O que acontecerá com elas? Essas são apenas algumas perguntas que eu fiz a mim mesmo quando comecei a ler este livro. Este, é aquele tipo de narrativa onde quem você menos espera, está por trás de tudo o que está acontecendo, e isso me fez ter uma grande surpresa no final. Talvez um único ponto negativo do livro, seja a quantidade um pouco excessiva de detalhes, o que algumas vezes acabam sendo cansativos, mas que acabam por se encaixar no final do livro

Outra coisa que eu achei bem legal, é o fato de ser abordada várias vezes ao longo do livro é a questão do machismo. Lexi, muitas vezes, é proibida de fazer coisas como cortar lenha, sair pela cidade com a equipe de busca para encontrar as crianças, sair à noite e outras simples coisas do tipo, por ser menor de idade e, principalmente, por ser uma mulher. E o interessante nisso tudo é o modo com que a personagem reage com isso, e diversas vezes mostra seu potencial e tenta mudar a opinião formada das pessoas com relação às mulheres.

A história é inteiramente ligada à natureza. Durante toda a trama, elementos como o vento, a terra, os rios, as plantas e o páramo (planaltos desérticos encontrados agrandes altitudes, principalmente em cadeias montanhosas) são citadas como partes da "magia" da vila. No páramo é onde todo o mistério está concentrado, é onde moram as bruxas e os sábios de Near, é onde Lexi conhece o estranho, e é onde tudo será desvendado.

E você, está pronto para descobrir os segredos do páramo?

site: http://abookatmidnight.blogspot.com.br/

Moonlight Books 03/11/2013

Leia esta e outras resenhas no blog Moonlight Books, www.moonlightbooks.net
Bruxas! Que tema mais atual para o mês outubro. Não acham? Fã de sobrenatural como sou, não poderia deixar de conferir A Bruxa de Near, primeiro livro da série de mesmo nome, da autora Victoria Schwab , publicado no Brasil pela Editora Planeta.

Lexi Harris é uma rastreadora, aprendeu este ofício com o pai morto há três anos, e embora seu tio Otto não aprove uma garota fazendo este trabalho, ela sempre dá um jeitinho. Pula pela janela e vai em busca do que e de quem está desaparecido. Otto acredita que lugar de mulher é na cozinha, mas com a sobrinha isso nunca vai dar certo, ele até faz gosto em um namoro entre ela e Tyler, um dos garotos da vizinhança, mas Lexi vê o rapaz como amigo, só amigo.

Todos vivem na cidade de Near, um lugar que considero atemporal, você não consegue definir se eles vivem em um passado secular, nos dias atuais ou em um futuro distante. Near está acima do velho e do novo, é um local onde a magia existe, e todos, sem exceção, acreditam em bruxas e no poder que elas têm sobre a terra, ar, água e fogo. No entanto, diz a lenda, que a Bruxa de Near, um dia tão amada pelas crianças, foi responsável pela morte de um garoto. Punida com o exílio, deixou para trás apenas sua história e o povo de Near com medo dela e de todas as suas irmãs.

Em Near, existem apenas histórias sobre a bruxa e cantigas de rodas que não deixam esquecer sua lenda. Near vive em um universo próprio, onde estranhos não são bem- vindos, somente seus moradores e seus filhos são aceitos ali. Porém, dois acontecimentos mudam a rotina deste lugar, a chegada de Cole, um estranho e o desaparecimento das crianças da vila. Existe uma ligação entre ambos? Para os moradores locais sim , mas para Lexi, existe algo maior, talvez a Bruxa de Near não esteja viva apenas nas histórias e nas cantigas de roda.

O livro é narrado em primeira pessoa por Lexi, e vemos assim a saga da jovem que lutava para mostrar que uma mulher era tão capaz de ser forte e inteligente quanto um homem, e mais ainda, ser corajosa para lutar contra antigos medos e crenças.

Lexi é uma garota que quer ter seu lugar no mundo e ser respeitada, seu guia sempre foi o pai, e após a morte deste, as lembranças de cada momento que passaram juntos, são a força da menina. Ela admirava demais o pai, queria ser como ele. E a oportunidade de mostrar seu valor surge com a chegada do estranho e o desaparecimento das crianças, ambos mistérios que Lexi precisa desvendar.

Não vou dizer que Lexi é a melhor protagonista de todos os tempos, gostei sim dela, mas muitas vezes faltou energia para reagir, embora ela até tenha corrigido isso nos momentos finais da trama, mas na minha opinião demorou um pouco. O que realmente me impressionou foi seu amor pela família e fé, Lexi não deixava de acreditar nas coisas, mesmo que fossem totalmente impossíveis, ela tinha uma esperança tão grande em seu coração de que poderia salvar aquele lugar, custe o que custasse, que faz você querer bater em quem tentava impedir a jovem (querido tio Otto).

site: Leia o restante da resenha aqui, http://www.moonlightbooks.net/2013/10/resenha-bruxa-de-near.html

Livy 04/11/2013

A bruxa está solta!
Adoro histórias que envolvem antigas lendas, mistério e bruxas! E o livro A Bruxa de Near tem tudo isto e muito mais! Apesar da história simples, o livro tem o clima certo, aventura, romance, mistério e ainda um toque assustador. O resultado: adorei o livro!

Com uma história atemporal (ou seja, sem determinar uma data ou tempo específicos), somos transportados para uma história de época, que pode ter ocorrido há centenas de anos. Ou talvez mais, ou menos. Mas o mais importante, Schwab criou uma fábula, uma verdadeira aventura que tem vida própria. Um conto de fadas, ou melhor, um conto no melhor estilo A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça. Não pude deixar de comparar o livro com o clima do filme estrelado por Johnny Deep e Cristina Ricci, pelo qual sou completamente apaixonada.

Em A Bruxa de Near conhecemos, através de Lexi Harris, a lenda que há muito tempo faz parte das brincadeiras das crianças, músicas e que fez crescer o medo dos habitantes da cidade de Near.

Diz a lenda que a bruxa era parte do páramo (planaltos desérticos encontrados a grandes altitudes, principalmente em cadeias montanhosas, inexistentes no Brasil), que cerca e determina os limites da cidade. Ela controlava tudo: o vento era sua voz, os rios eram seu sangue, a relva sua pele. Não havia nada que ela não pudesse controlar. O páramo fazia parte da bruxa, e a bruxa era o páramo. Ninguém se atreve a sair dos limites da cidade, de forma alguma. E, por causa da terrível lenda, as bruxas não são vistas com bons olhos pelos habitantes de Near. O medo é tudo o que eles sentem.

Lexi conta e reconta, noite após noite, a história da bruxa para sua irmãzinha Wren, de seis anos, dormir, assim como fazia seu pai fazia com ela. Lexi adorava o som da voz do pai contando como os ventos ganhavam vida sob a voz melódica da bruxa, como seu poder era imenso e incontrolável. E ela sabe de cor toda a história, assim como o pai a contava, pois esta é uma das lembranças que ela guarda e a qual se agarra para manter a memória do pai viva. Com apenas 16 anos, Lexi já não tem mais o pai por perto, pois ele faleceu há três anos, deixando ela, sua mãe e irmã aos cuidados de seu tio Otto. Que, sucessivamente ao seu pai, ganhou o título de Protetor da cidade, atuando de forma a proteger os cidadãos.

Seu tio Otto é controlador e desde o início da história se mostra intolerante para com a jovem. Não concorda com suas atitudes e não entende seu espírito livre, tão parecido com o do irmão, pai de Lexi. A garota aprendeu com o pai a ser uma rastreadora, e consequentemente uma excelente caçadora. Adora usar as botas surradas e usadas do pai, e usa na cintura a faca que herdou dele. Assim, se sente segura e protegida.

Mas nada poderia a prevenir de que sua vida seria afetada por uma mudança drástica: a vinda de um estranho para a cidade. Cole, o estranho, parece esvanecer no ar, e esconder grandes segredos. Mas Lexi se sente atraída de imediato pela força e magnetismo que o estranho parece emanar. Mas quando crianças começam a desaparecer e as acusações recaem sobre Cole, ambos têm que lutar pela verdade e desvendar os segredos que o vento incessante do páramo esconde.

E tem muito mais pela frente! A narrativa de Schwab tem uma característica que aprecio muito em livros de suspense e aventura: ela cria uma tensão crescente e os acontecimentos contribuem para que a história engrene cada vez mais, criando um ritmo no qual se é impossível parar de ler até se chegar à última palavra. E ainda mais que isso, me deixou querendo mais.

Tenho diversos pontos positivos a pontuar, e um deles é a grande sacada da autora em deixar sua história suspensa em um passado sem uma data determinada, o que permite uma liberdade narrativa bem maior. Outro detalhe são os personagens. A caracterização de cada um é excelente, e suas personalidades são marcantes e únicas, enriquecendo ainda mais a trama.

Lexi é incrível! Sua personalidade indomável e livre, questiona o certo e o errado. A jovem acredita no que acredita e ponto! Não consegue crer no que tentam lhe impor, e não aceita resignada seu destino. Ela luta pelo que acredita com unhas e dentes. Uma personagem forte e marcante que me cativou, e muito. Outro destaque é o Cole, o estranho. Misterioso e calmo, ele representa tudo aquilo que traz medo e assombro para os moradores de Near, mas de forma injusta. E o romance que se desenrola entre Cole e Lexi é encantador (muito amor)!

Há também os vilões, que não são exatamente vilões mas cumprem bem seu papel odioso: tio Otto, Bo, e Tyler, caçadores que empreendem uma busca incansável pelo responsável do desaparecimento das crianças, mas que acabam cometendo enormes injustiças (sentirei um ódio eterno por estes personagens que são burros, cegos e só atrapalham a vida de Lexi e Cole) Também há as irmãs bruxas que vivem nas imediações da cidade, Magda e Dreska, que contribuem ainda mais para o toque de mistério do livro.

E claro, a Bruxa de Near, que está viva e presente em todo o livro, em cada linha e pensamento dos personagens. Sua presença é terrível e verdadeiramente assustadora, pois ela se encontra em tudo e em todos os lugares. Não há como fugir. Aliás, a bruxa é um espetáculo à parte! #terrível #medo

Achei interessante que a autora criou vida até mesmo para os elementos da natureza, e o vento é um personagem vivo e constante. Aliás, dá até para ficar com medo do danado do vento, que traz canções e vozes, que arrasta, empurra e entra por frestas das janelas e portas. Ui, que arrepio!

Enfim, a narrativa é simples mas é justamente aí que ganha pontos: o livro é muito agradável de ler! Entre diversos sentimentos, posso dizer que me apaixonei por este livro. Começando de forma simples e se tornando uma verdadeira aventura com toques de terror e muito mistério, culminando em um fim de tirar o fôlego, A Bruxa de Near foi uma grata surpresa para mim. Uma proposta diferente entre tantos livros iguais. Indo muito além do que eu esperava. Gostei de cada detalhe! Recomendadíssimo!

site: Confira mais resenhas no blog: http://nomundodoslivros.com

Psychobooks 30/11/2013

Ao contrário de muita gente, eu não achei essa capa tão bonita, a expressão no rosto da modelo é 'estranha', o que mais me interessou quando vi esse lançamento, foi o título. Eu adoro o tema 'bruxas' e fiquei bastante interessada na leitura de A Bruxa de Near, infelizmente, minhas expectativas não foram correspondidas.

Enredo

Near é um pequeno vilarejo onde todos se conhecem e cada um tem seu papel a cumprir dentro da sociedade. Lexi Harris é uma garota de dezesseis anos que perdeu seu pai há algum tempo e agora sofre a pressão do tio para ser uma boa moça e cumprir seu papel de ser uma boa garota e futura esposa dedicada, mas a garota gostaria de ser independente e uma 'Rastreadora' como seu pai um dia foi.

Um estranho aparece durante a noite na vila e no dia seguinte, crianças começam a desaparecer de suas camas durante a noite sem deixar pistas, logo o estranho se torna o principal suspeito, mas Lexi acredita que uma força mais poderosa está levando as crianças.

Desenvolvimento do Enredo e Narrativa

A premissa do livro é ótima! Envolve crianças desaparecidas, um rapaz misterioso, bruxas e poderes sobrenaturais. No entanto, a escrita da autora é muito simples, com muita repetição de palavras, momentos em que ela quis ser poética soou confusa, os mistérios são previsíveis e ela não conseguiu me conquistar.

Também fiquei confusa com o corte de algumas cenas no que diz respeito ao tempo e local. Parece que os personagens demoraram um tempo para chegar a um lugar e no segundo seguinte já estavam em outro. Ou eu achava que eles estavam em um local, mas na verdade era outro.

A narrativa é feita em primeira pessoa, sob o ponto de vista da Lexi. O ritmo de leitura que é acelerado, com capítulos curtos, o leitor é capaz de terminar a leitura em poucas horas.

Personagens

A princípio eu gostei bastante da Lexi, que desafiava a todos para fazer o que ela acreditava ser o certo, mas em um determinado momento, ela parece perder essa força. Ela teve a oportunidade de solucionar o problema central do enredo por DUAS vezes, mas virou as costas e saiu correndo ao menor sinal de perigo. Isso me irritou MUITO. Sério.

Cole aparece sorrateiramente na vila e é o único estranho a transitar lá por anos. Misterioso, aos poucos vai revelando sua história e conquista o leitor. As irmãs Thorne também merecem destaque, tanto por serem as bruxas protetoras da cidade, como pela personalidade de um completar a da outra e seus comentários ácidos.

Concluindo

'A Bruxa de Near' cumpre seu papel para divertir de forma leve, mas fiquei um pouco irritada com o estilo de escrita da autora. Muitos personagens poderiam ter tido um pouco mais de cuidado no desenvolvimento, bem como a trama que não me convenceu. Tenho certeza que muitas pessoas irão gostar desse livro, mas para mim, ele foi uma leitura bem fraca.

Como esse não entrou para minha lista de livros que gostei bastante, vou sortear meu exemplar para vocês, ele foi lido apenas uma vez e está bem cuidado. Confiram as regras e boa sorte =)

"- Há muito, muito tempo, a Bruxa de Near vivia em uma pequena casa na parte mais distante da vila. Ela era muito velha e muito jovem, dependendo da forma que virava sua cabeça, pois ninguém sabe a idade das bruxas. Os riachos do páramo eram seu sangue e o mato era sua pele, e seu sorriso era doce e azedo ao mesmo tempo, como a lua no páramo nas noites muito escuras. A Bruxa de Near sabia como falar ao mundo em sua língua e às vezes não sabia se o som que ouvia por baixo da sua porta era o uivo do vendo ou a Bruxa de Near cantando para as colinas dormirem. Tudo parecia o mesmo..."
Página 83

site: http://www.psychobooks.com.br/

AndyinhA 30/11/2013

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Finalmente uma protagonista que faz alguma coisa e não fica de mimimi (palmas para Lexi), a menina que deseja mais do que se casar aos 16 anos, seguir os passos da mãe e ficar trancafiada em uma cidade pequena. Ela acredita no sobrenatural e ser uma caçadora. O que em seu vilarejo é quase uma blasfêmia uma menina caçar, mas quando as crianças da vila começam a sumir, ela é a pessoa prática para entender o que está acontecendo e ir atrás do verdadeiro culpado e não do estranho misterioso que onda o vilarejo e parece esquisito.

O livro segue uma ideia de suspense/policial. Lembrando que é um livro Jovem-Adulto, então não tem aquela trama toda que geralmente envolve o gênero e lógico, possui o sobrenatural, tanto na forma do rapaz misterioso, não sabemos exatamente o quê ele é, mas desde que ele foi visto as crianças começaram a desaparecer e tem a tal bruxa que faz parte da lenda do vilarejo, porém é difícil acreditar nesse tipo de coisas, mas a protagonista é daquelas que tenta dar um jeito de que todos vejam a verdade.

A leitura é bacana, simples e de forma ágil. Um ponto positivo foi que a autora não ficou enrolando em suas descrições ou em seus personagens, aquelas metáforas e coisas sem sentidos que lemos muitas vezes em livros do gênero, não estão presentes e isso foi um adianto. Tornou a leitura intrigante e nos deixou querendo mais, ou seja, você acaba lendo o livro em pouco tempo porque quer saber de fato se a protagonista tem razão ou há algum motivo escondido.

Para saber mais, acesse:

site: http://www.monpetitpoison.com/2013/11/poison-books-bruxa-de-near-victoria.html

Marialba 27/11/2023

O nome do vento
Pra quem já leu o "nome do vento" vai perceber as semelhanças: o domínio do vento!
Não é um livro ruim, mas tbm não é genial. Além da semelhança com o nome do vento achei mal dividido o enredo. Muito tempo para ambientar enquanto o desfecho é extremamente rápido

CooltureNews 01/02/2014

Coolture News
Dizer que eu não esperava muito deste livro é pouco. A sinopse é ótima, mas nem sempre uma boa sinopse indica uma boa história, então, nada melhor do que manter as expectativas sobre controle e evitar decepções futuras.

Só que “A Bruxa de Near” me mostrou que ainda há esperança no mundo literário, e que nem não ter expectativas pode ser o ingrediente que dá a história sua marca em nossa lembrança.

Existe a vila de Near. E muito tempo antes, existia uma bruxa ali. Uma bruxa que nos dias atuais não passa de folclore, uma cantiga de crianças ou uma história assustadora. Nessa vila também existe Lexi, uma garota que está na adolescência, velha demais para ser criança e jovem demais para ser uma adulta. Seu pai, um caçador, a ensinou diversas coisas, e principalmente, lhe ensinou histórias sobre o páramo e sobre bruxas.

Certa noite surge um garoto no limite entre a vila e páramo, ela o vê de sua janela, porém, não consegue realmente dizer se era real ou não. Na noite seguinte, uma criança desaparece de sua cama no meio da noite, sem deixar qualquer vestígio. Todos acham que o estranho que surgiu na vila pode ser o culpado, mas não Lexi.

E é neste enredo simples que o leitor é arremessado e passa a conhecer melhor Near e sua história. O cenário é descrito de forma clara, sem se alongar demais em detalhes, mas conseguimos ter uma completa ideia de como as pessoas vivem e em como o medo do desconhecido as consegue dominar tão facilmente.

A impressão que se tem é de um lugar árido, mas não devido ao clima ou a geografia da região, mas sim pelos sentimentos de seus habitantes. Medo, raiva e desconfiança permeiam a convivência diária com o que lhes é estranho, e até mesmo com a região em si, como o páramo fosse um eterno inimigo de sua gente.

Num solo tão árido e infértil parece ser bem fácil surgir o sobrenatural, e conforme vamos conhecendo melhor o ambiente, seus personagens e a história, e percebemos que esse enredo não poderia ter surgido em uma imagem diferente da que a autora construiu.

E se o ambiente consegue ser tão rico em impressões, os personagens não poderiam ser diferentes. Apesar de serem construídos com simplicidade, há neles características tão reconhecíveis que é difícil não pensar que já o conhecemos há muito tempo. Claro que isso chega a soar altamente clichê conforme se avança na história, mas não parece realmente forçado e nem temos a sensação de desnecessariedade que muitas vezes os personagens simples apresentam.

Aliás, simples é uma palavra que definiria bem todo o livro, mas que não o limita ou o denegri. Na avaliação do conjunto, há muitas coisas previsíveis, só que Victoria Schwab conseguiu transformar isso numa prosa tão precisa e eloquente, que você não sente o que irá acontecer na próxima página até que aconteça. E foi justamente isso que me encantou tanto neste livro: a capacidade da autora em contar uma história.

Tanto que conforme os fatos iam se desenrolando, não consegui deixar de sentir uma sensação de satisfação por ter ousado escolher e ler este livro. Foi uma leitura agradável, com um romance tão encantador, e com dose certa de mistério e sobrenatural, capaz de ao menos tempo nos fazer suspirar de emoção e segurar o fôlego de surpresa.

Quando uma história é bem contada não há como não se apaixonar, e este foi o caso. Um exemplo de que uma boa história pode ser simples, ao mesmo tempo envolvente, e escrita em 240 páginas.

site: www.coolturenews.com.br

Amauri Matheus 10/02/2014

muito bom
Gostei muito do livro. Victória acertou mais uma vez,seu livro prende o leitor, e quando você vê já leu muitas paginas aconselho.

Paula 06/03/2014

A Bruxa de Near
Near é uma pequena cidade em que todos se conhece e cada um tem a sua função. Lá vive a protagonista da história, Lexi Harris, uma menina de dezesseis anos que desafia as crenças e costumes do lugar. Órfã de pai, um caçador e rastreador, Lexi quer seguir seus passos em vez de ficar em casa, cuidando dos afazeres domésticos. Nessa cidade circula a lenda da bruxa de Near. Era uma bruxa que adorava crianças e as recebia em sua casa. Um dia, um menino é encontrado morto e a bruxa é caçada. Até então, é apenas uma lenda.

A trama começa a se desenvolver a partir do momento em que um estranho aparece em Near e, a cada noite que se passa, uma criança desaparece de sua cama. Contra a vontade de seu tio Otto, Lexi investiga os desaparecimentos e tem o desejo de desvendar o mistério antes do tio. Assim, a história gira entre a busca pelas crianças ema revelação das origens do estranho. Além disso, fica-se sabendo se a bruxa realmente existe ou não.

De início, não achei que fosse gostar tanto desse livro porque a autora me pareceu um pouco repetitiva, discorrendo, páginas e páginas sobre o vento; mas acredite: o vento é importante na história. Eu também perdi a conta de quantos corvos aparecem. Pensei: "Ok, Victoria, Schwab… Você deve ter lido Edgar Allan Poe, mas ele criou suspense com um corvo só." Isso quebrou um pouco o clima, porque toda vez que aparecia um corvo - ou cinco, ou doze - eu começava a rir.

Mesmo assim, eu gostei bastante da história. Está bem construída, com bons personagens e eu gostei do final. Pelo visto, esse é o primeiro livro de uma série. Dá para imaginar o que vai acontecer no próximo. Leitura recomendada.

@cheiade9h 08/04/2014

Então vamos lá, em A Bruxa de Near conhecemos a nossa narradora Lexi, uma garota com garra e que tem um tio que a priva de ter a sua liberdade, só porque é uma garota ela não necessariamente quer ficar dentro de casa tricotando como as outras garotas de sua idade, ela quer ser independente. Ela tem uma irmã, Wren, uma criança muito alegre e elétrica; e uma mãe fantasma, fantasma porque desde o dia que seu pai faleceu sua mãe não é a mesma pessoa. Seu tio Otto - irmão de seu pai - é a figura paterna que as meninas tem, mas não é uma boa figura pois como Lexi lembra de como era seu pai, de como ele era bom com tudo e com todos, ela compara muito seu tio com seu pai, vendo que se ele estivesse vivo não haveria nenhuma pressão de Lexi mudar sua personalidade de independente pra uma garota comum que não faz budega nenhuma para sua vila.

Não sei bem qual é o tempo do livro mas dá pra entender, pela forma da sociedade - em vila - que a estória se passa num tempo bem distante, em que a mulher não deveria fazer nenhum tipo de trabalho que é considerado "de homem". Essa vila na época em que o pai de Lexi estava vivo tinha uma boa relação com as Bruxas do Páramo - tipo de vegetação, que não existe no Brasil -, que era/é o local em que as Bruxas viviam.

E atualmente só existe duas Bruxas em Near e são excluídas da vila porque foi imposto o medo pelos cidadãos, acreditam que elas sejam as vilãs e não confiáveis, mas não era isso que o pai de Lexi e nem ela acredita.

"'O medo é uma coisa estranha', ele costumava dizer. 'Tem o poder de fazer as pessoas fecharem seus olhos, virarem de costas. Nada de bom cresce do medo'"
Página 27

Além desse problema com as Bruxas, Near recebe a visita de uma pessoa estranha na vila e quando justamente esse estranho vem para a vila as crianças começam a sumir e assim Otto vê que é a culpa desse estranho. Mas Lexi com sua curiosidade maior que tudo e a força de vontade de descobri a verdade, vê que esse estranho não é nada mais nada menos que um garoto da mesma idade que tem um segredo mas que não é nada relacionado as crianças sequestradas.

"- O que está no alto, descasca. O que está embaixo pode chegar ao alto, em algum momento - ela fala, e desta vez acrescenta -, se tiver bravo o suficiente."
Página 144

Nisso o desenrolar na estória de A Bruxa de Near é provar inocência de Cole - o estranho - e saber quem realmente está por detrás do sumiço das crianças.

A Bruxa de Near foi o primeiro livro que tive contato com a escrita da autora Victoria Schwab e para ser sincera não achei lá aquelas coisas, ela não conseguiu passar um bom cenário/espaço pra mim durante a leitura, Lexi num piscar de olhos estava num lugar e depois de dar uma caminhadinha estava já em outro lugar que eu imaginava ser longe um do outro. E Victoria escreve de forma muito simples, simples mesmo, nada de extraordinário. Já a finalização do livro acredito que fora muito rápido, faltando duas páginas para o livro acabar, deixando o final do "lado ganhador" bem superficial.

site: http://www.livroterapias.com/2013/12/resenha-premiada-bruxa-de-near.html

Karini.Couto 14/04/2014

Near é o tipo de vila pequena, onde nada escapa ao outro. Como todo lugar pequeno, todos são velhos conhecidos e cada um possui sua rotina pré demarcada. Em Near vive a jovem Lexi, que perdeu seu pai, um caçador e rastreador que a ensinou quase tudo que pôde, principalmente a confiar em seus instintos! Porém não é comum uma garota praticar atividades que não sejam domésticas.. casar, ter filhos e etc. Mas de comum Lexi não tem muita coisa.. e óbvio que seu maior desejo é se tornar tão boa quanto seu pai era!

Lexi vive com sua mãe e sua irmã Wren. Sua irmãzinha é linda e viva, alegra a todos a seu redor; enquanto sua mãe, após a morte de seu marido, tornou-se um ser frio, calado e distante; ela está ali apenas fisicamente.. Sua mente vive a vagar em algum lugar desconhecido! Lexi bate constantemente de frente com seu tio Otto, irmão de seu pai, que não se parece em nada com ele, segundo ela pensa, pois Otto quer controla-la de qualquer maneira e vive em seu encalço julgando-a e tentando fazer com que ela seja uma menina comum como todas as outras! Para Lexi isso é irritante e ao mesmo tempo a faz cada vez mais rebelde!

A vila inteira não gosta de bruxas e existe uma lenda sobre a Bruxa de Near, que mesmo tendo se perdido o real mito, a mesma ainda paira sobre as vidas dos moradores da vila através de canções e brincadeiras infantis. O pai de Lexi, assim como ela mesma, confia nas bruxas do parámo, que foram banidas pela cidade inteira por medo do desconhecido e pura ignorância! Atualmente apenas duas bruxas vivem próximo a Near e ambas, como disse acima, não são bem vistas pela população da vila, apenas Lexi tem interesse em relacionar-se com as mesmas!

Coisas estranhas começam a acontecer quando alguém misterioso chega à vila e isso causa pânico e medo, pois crianças começaram a desaparecer, como em Near não há estranhos, Otto e todo o resto associa os desaparecimentos ao jovem intrigante que chegou.. E assim começa uma verdadeira caça as bruxas, onde não se sabe quanto o mito da bruxa de Near é mito realmente! Ao ver o jovem Cole sendo acusado de raptar as crianças, Lexi se vê cada vez mais disposta a perseguir o verdadeiro culpado que ela não acredita ser o rapaz, mesmo tendo a certeza que ele esconde algo dela!

Lexi está em uma luta contra o tempo, pois cada vez mais crianças estão desaparecendo e tudo indica para Lexi que a Bruxa de Near está de volta e ela precisa convencer a todos antes que seja tarde demais!

O livro é muito gostoso e eu li em voz alta contando aos meus filhos.. o que foi de fato muito legal! O tempo inteiro vê-los intrigados tanto quanto eu para desvendar o mistério por detrás dos desaparecimentos, foi verdadeiramente tão fascinante quanto a própria história!

A autora conseguiu com maestria misturar mistério e romance de forma delicada e bem delineada! Todo o cenário foi muito bem descrito, assim como o mito da Bruxa de Near!

A história é bem curtinha e mesmo assim muito bem desenvolvida! Amei a capa, está perfeita e foi o que me levou a ler o livro, além é claro de ser uma história sobre bruxas, que eu simplesmente amoooo!

Uma lição muito clara no livro é: "As aparências enganam!" Fiquem cientes disso e se aventurem pelas páginas desse incrível conto!

1 | 2 | 3 | 4 | 5