A Bruxa de Near

A Bruxa de Near V. E. Schwab

Resenhas - A Bruxa de Near

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Cami 03/08/2021

Em uma cidade onde bruxas são reais e estrangeiros são odiados, crianças começam a desaparecer de suas camas na calada da noite. Quando as coisas começam a ficar estranhas Lexi precisa se juntar a um estranho para conseguir salvar sua cidade.

A Victoria nunca brinca em serviço e esse é só mais um dos seus belíssimos trabalhos, eu gostei muito do livro e a história é adorável, daria uma bela animação da Disney. É uma história "simples", tem começo, meio e fim, todas as perguntas são respondidas e todas as pontas soltas são amarradas. Me lembrou muito mesmo alguns filmes da Disney, dois jovens apaixonados, uma floresta, algumas bruxas e muita magia, como uma fábula, daquelas bem antigas que contam ao redor de fogueiras. Esse é um daqueles livros que você tem que ler em um dia chuvoso, debaixo das cobertas e bebendo uma bebida quente, como uma história que te deixa com o coração quentinho.

Queria Estar Lendo 14/01/2017

Resenha: A Bruxa de Near
A Bruxa de Near, lançada no Brasil pela Editora Planeta, não poderia ser menos do que o esperado da autora Victoria Schwab (também conhecida como V. E. Schwab).

Com a escrita cuidadosa e detalhada, típica da escritora, a história acontece sem enrolações e partes desnecessárias, o enredo se desencadeando rápido o suficiente para o tamanho do livro (240 páginas), explicando o que é preciso e fechando partes que se abriram no início. Ela te imersa* de uma maneira que logo após algumas páginas você já compreende todo o contexto, como se tivesse acompanhado a vida da protagonista desde que nascera.

"Sei a história de meu pai. Sei tão bem quanto as que ele me contou, mas não consigo contá-la da mesma forma prática. Está escrita em meu sangue, nos ossos e na memória em vez de estar em pedaços de papel."

A história se passa em uma espécie de povoado em um páramo (algo como um campo no alto de cordilheiras), é uma cidade pequena, onde todos conhecem todos e sempre se conheceram, do mais velho ao mais novo. Uma lenda antiga assombra o povoado, sobre uma bruxa que raptava crianças e as assassinava, mas fora as misteriosas irmãs que moram nos limites da cidade, ninguém mais fala em voz alta sobre bruxaria há muito tempo. Até que crianças começam a desaparecer de suas camas e a única explicação que dizem ser plausível é o estranho que aparecera no lugar na noite anterior ao primeiro desaparecimento.

"É impossível ver todo o mundo além de Near, na verdade, porque nunca dá para ver mais que uma ou duas colinas de cada vez. O mundo poderia terminar, de repente, além da próxima colina."

A protagonista, Lexi, é uma jovem que nasceu para ser mais do que apenas um moça de cidade pequena de lugar nenhum, ela não quer apenas casar e ter filhos, ela quer mais, e isso quer dizer compreender o páramo, o vento místico e incessante que o cobre e a vida ao redor dela, como seu pai fazia. Ela tem uma personalidade forte, faz de tudo pela família e é incansável, causando o mesmo pela história, pois muitas vezes tentam impedi-la de fazer o que acha que é certo por ser mulher, ainda sim, ela não desiste.

"- Coisas mortas devem ficar em suas camas até ficar escuro – fala Magda."

Ao longo da história você sente a luta da Lexi e a bravura dela como algo quase sólido e começa entender o que ela vai fazer, não por ser previsível, mas por conhecer tanto a personagem a ponto de tomar as mesmas escolhas dela. A mesma sensação ocorre na ligação que ela tem com o estranho, o pai dela e o páramo.

"- Não posso deixar de pensar que se... se eu fosse como você, nunca me sentiria sozinha. Meu pai se sentia desse jeito com o páramo – explico. – Como se ele soubesse o que queria, como se confiasse nele. Sei que bruxos nascem assim, não aprendem, mas eu honestamente pensava que ele tinha encontrado uma forma de falar com o páramo, de fazer com que a terra e o clima falassem com ele. Achei que era o dom supremo estar conectado com algo tão vasto."

É um livro que envolve mistério, romance e obstáculos a serem ultrapassados, de quebra de paradigmas e evolução interior, muita coisa pode ser aprendida nessas 240 páginas.

Ammy 13/08/2021

victoria eu te amava
sério sem sacanagem esse eh o pior livro da Victoria
Me dói dizer isso pq ela eh minha autora favorita mas simplesmente não dá
ele eh repetitivo e cansativo eu demorei pra [*****] pra ler pq n me vinha interesse pra ler
A lexi podia ter potencial de ser uma boa protagonista mas n da pq a história eh simplesmente desinteressante
O cole n tem um pingo de personalidade e esse lance de será q ele fez n faz sentido
Pq vieram com o "a bruxa está furiosa" mas faz SÉCULOS que ela foi morta e decidiu se vingar AGR? Eh oq onde ela mora n chegou a notícia de que mataram ela????

Por ser um livro antigo e pela capa kdkdkdkd eu já n tava com expectativas altas mas mesmo assim ele conseguiu ser pior doq eu esperava
enfim decepcionada

Isabelly 25/10/2022

Leitura chata e arrastada, a protagonista é um porre e todos os outros personagens são uma poça rasa de personalidade. Terminei por motivos que desconheço, mas terminei.

Helena 24/05/2021

Escrita belíssima, história um tanto previsível
Então, para mim, esse foi um daqueles livros que a história em si não foi surpreendente, os ?grandes acontecimentos? da história foram, de forma genérica, previsíveis. Porém, a escrita de Schwab é incrível! Consegue ao mesmo tempo ser fluída, delicada e envolvente. Essa foi a grande surpresa dessa leitura para mim, especialmente por esse ter sido o primeiro (se não foi, foi um dos) livro da autora.
Ademais, outro ponto positivo para mim foi a caracterização do ambiente onde a história acontece, o que eu achei muito original, vez que nunca tinha lido nada num local semelhante. Em contrapartida, o comportamento da vila em que ocorre a trama me lembrou muito o dos personagens do filme A Vila (posso estar enganada, pois assisti há uns 10 anos).
No geral, eu gostei muito do livro, mas admito que fiquei presa mais pela escrita do que pelo enredo. Assim, eu recomendaria para jovens ou pessoas que estejam iniciando a leitura de fantasia, além daqueles que gostem de fantasia com um toque de mistério.

Matheus 31/10/2022

Decepção básica, já não esperava tanto assim
Livro ?: A Bruxa de Near
Autor ?: V.E. Schwab
Faixa etária ?: +12
Nota ?: 3.5? (7/10)
Marcações ?: 10

Eu confesso que já não esperava muita coisa e, ainda assim, conseguiu receber um pouco mais do que esperei. "A Bruxa de Near" é o primeiro livro da famigerada autora Victoria E. Schwab e conseguiu ser divertidinho até certo ponto, mas sem surpresas. Esse livro foi a minha 13a leitura da autora (coincidência? Acho que não).

Lexi Harris mora na cidade de Near no meio da floresta com a mãe e a irmã, até que sequestros misteriosos começam a acontecer na vila e esses sequestros coincidem com o aparecimento de um estranho, o que nunca acontece por lá. As evidências também apontam para a velha lenda da Bruxa de Near, a primeira bruxa da vila que viveu há muitos anos e fundou Near.

Acontece que Lexi, por ser uma garota curiosa, acaba se aproximando do estranho e se torna amiga dele. Com o passar do tempo, Lexi deixa de acreditar que Cole, o estranho, é realmente responsável pelos sequestros... mas ela terá que convencer um grupo de caçadores raivosos disso. Será mesmo que Cole é o sequestrador? Ou a lenda da Bruxa de Near tem certa influência?

Esse não é nem de longe o melhor livro da Victoria e, por ser o primeiro, não pode esperar muita coisa. A escrita dela ainda não era muito madura nesse livro e tinha um viés muito infantil comparado a livros atuais da autora como "A Vida Invisível de Addie LaRue" ou "Um Tom Mais Escuro de Magia". A história em si é algo bem light e rápido, mas não envolve muito o leitor.

As personagens não são muito marcantes, a protagonista é um pouco chatinha em alguns momentos e quando chega-se no final a gente percebe que nenhum personagem cativou o leitor ou teve uma cena profunda. A ambientação é algo bem razoável. Combina muito com a história mas parece que torna a história um pouco mais infantil do que ela é de verdade, se a história se passasse em uma cidade talvez, poderia ser melhor.

Não tenho muito o que criticar, pois olhando para os livros recentes da autora é explicitamente visível que ela melhorou bastante em todos os aspectos na hora de escrever um livro. O livro foi bem bobinho em alguns momentos e me deixou entediado, mas como é uma história curta, serve bastante para passar o tempo.

Também é perceptível que ela não amarrou alguns pontos muito bem. A protagonista sempre fala sobre como a morte do pai dela afeta o emocional da família mas não explica melhor como ele morreu. Se trabalhassem mais nesse ponto a história ficaria mais profunda e mais profunda e emocionante, afinal as histórias emocionantes são sempre as melhores. Outro ponto é o passado do estranho. Ela dedica duas páginas para isso e depois parece que ela esqueceu daquilo.

Eu realmente achei bem razoável e se tivesse sido um livro maior com a mesa história eu teria dado uma nota menor, mas como a história é pequena, acaba que não dá muito tempo para decepcionar. Esse não é o livro da V.E que  eu mais recomendo e não chegou nem perto de ser. Caso queira conhecer o trabalho da autora recomendo (1) as sagas Tons de Magia e/ou Monstros da Violência e (2) caso prefira livros únicos, os livros Mansão Gallant e/ou A Vida Invisível de Addie LaRue.

Comentário final: razoável. Feliz por não ser uma leitura longa

Paloma.Lohane 03/07/2022

o vento do páramo canta pra mim
Lendo esse livro percebi a evolução da escrita da Schwab, ela aprendeu muito. Minha meta é ler tudo dela, e até então não teve nenhum que eu não gostei. Confesso que esse foi o mais fraquinho dela, mas é porque foi seu primeiro livro.

Demorei à engatar, mas do meio pro fim ficou muito bom e fluiu super bem.
A construção dos personagens aqui está muito boa, na minha opinião. Adorei a Lexi e o Cole, e senti um ódio profundo do Conselho, do Bo e o Tyler.

Não recomendo como primeiro livro pra ler dela, os outros são bem superiores. Mas se você já leu algum e pegou amor pela autora (como eu) vale super!
Helion.Fernandes 24/07/2022minha estante
Foi o meu primeiro dela e confesso que de início também demorei a engatar, mas fui me apaixonando pela história aos poucos. Quero ler mais da autora.

Paloma.Lohane 25/07/2022minha estante
Qualquer um dos outros é muuuuito melhor do que esse

Prystaj 02/12/2020

bom...
depois de duas noites lendo e caindo no sono com o livro no meu peito, finalmente terminei este livro.

eu já li outros dois livros da Victoria Schwab - a trilogia de A Guardiã de Histórias e A Guardiã dos Vazios, que são maravilhosos e recomendo demais.

este aqui, A Bruxa de Near não é o melhor dos livros dela, mas a leitura é boa e fluida, apesar de o nome do livro já ser o próprio spoiler a história é até legal.

para quem gosta de livros suaves e leves sobre magias, bruxarias e tal com crianças/adolescentes e romance clichê, é esse livro que devem ler.

Lobo 07/11/2022

Eu gostei da escrita, achei rápido de ler e achei o livro uma fofura, só não dou 5 estrelas por que achei bem raso o livro em relação aos personagens.

FelipeFresteiro 28/10/2013

Resenha por Felipe Fresteiro do blog "A Book At Midnight"
Sabe aquele tipo de livro que é cheio de mistérios e perguntas à serem respondidas, e você fica louco para desvendar tudo, mas ao mesmo tempo, o livro é tão bom que você não quer que ele acabe? Este livro é completamente assim! Livros com temáticas sobrenaturais e, principalmente bruxas, são livros que eu geralmente gosto bastante, e quando vi que nos lançamentos do mês de outubro, a editora Planeta iria lançar este livro, fiquei muito animado para ler, e após ler a sinopse, esta vontade triplicou!

O livro narra a história de Lexi Harris, uma menina que vive na vila de Near com sua mãe, sua irmãzinha Wren e seu tio Otto, e têm uma vida, acima de tudo, monótona... Todas as manhãs vende os pães que sua mãe faz, pela vila. Todas as tardes ajuda sua mãe nas atividades domésticas. Todas as noites conta histórias para sua irmã dormir. Mas numa noite como todas as outras, após Wren pegar no sono, Lexi se levanta para apagar as velas e percebe uma movimentação estranha pela janela. Há um estranho do lado de fora que some como fumaça... Nos dias seguintes as crianças da vila começam a desaparecer, e o mistério, começa a se espalhar por toda Near.

Achei totalmente incrível a forma com que a autora nos envolve na trama, e nos faz viver a história de Lexi. Ela nos faz com que fiquemos familiarizados com todos os lugares de Near, com todos os personagens, e com todas as coisas presentes na narrativa. É como se você fosse o protagonista.

O livro gira em torno de um mistério central: quem está sequestrando as crianças de Near? Porque está fazendo isso? Pra onde elas foram levadas? O que acontecerá com elas? Essas são apenas algumas perguntas que eu fiz a mim mesmo quando comecei a ler este livro. Este, é aquele tipo de narrativa onde quem você menos espera, está por trás de tudo o que está acontecendo, e isso me fez ter uma grande surpresa no final. Talvez um único ponto negativo do livro, seja a quantidade um pouco excessiva de detalhes, o que algumas vezes acabam sendo cansativos, mas que acabam por se encaixar no final do livro

Outra coisa que eu achei bem legal, é o fato de ser abordada várias vezes ao longo do livro é a questão do machismo. Lexi, muitas vezes, é proibida de fazer coisas como cortar lenha, sair pela cidade com a equipe de busca para encontrar as crianças, sair à noite e outras simples coisas do tipo, por ser menor de idade e, principalmente, por ser uma mulher. E o interessante nisso tudo é o modo com que a personagem reage com isso, e diversas vezes mostra seu potencial e tenta mudar a opinião formada das pessoas com relação às mulheres.

A história é inteiramente ligada à natureza. Durante toda a trama, elementos como o vento, a terra, os rios, as plantas e o páramo (planaltos desérticos encontrados agrandes altitudes, principalmente em cadeias montanhosas) são citadas como partes da "magia" da vila. No páramo é onde todo o mistério está concentrado, é onde moram as bruxas e os sábios de Near, é onde Lexi conhece o estranho, e é onde tudo será desvendado.

E você, está pronto para descobrir os segredos do páramo?

site: http://abookatmidnight.blogspot.com.br/

adriananovato 16/09/2021

Tragam um filme pra esse livro
Uma delícia de ler. Minha eu na adolescência teria adorado e favoritado muito. Victoria Schwab tem livro pra cada fase da vida.

Tati- Leitora 28/10/2021

Um livro bem gostoso de se ler e que trata muito da noção de preconceito. Eu gostei bastante da história e me divertir enquanto lia. É bastante água com açúcar mas é bom pra se divertir.

DAbora.Bodnar 09/12/2021

A Bruxa de Near
não tenho nenhuma reclamação desse livro,desde o começo ele foi bem gostoso de ler,os personagens, os lugares, é tudo fácil de imaginar! Eu amei demais, deveria ter muito mais reconhecimento!!

"Não consigo piscar enquanto olho pra ele ,
tenho medo de que não esteja mais em minha frente quando eu abrir os olhos."

"A noite pode contar segredos tão bons quanto o dia."

lili 22/06/2021

bom
a primeira vez que li esse livro deve ter uns 6/7 anos. eu não tinha gostado. fui ler de novo, pq já não lembrava da história, e gostei dessa vez. não cheguei a amar e me apaixonar, mas gostei bastante, é muito bom

* 25/10/2013

Fantástico!
Título: A Bruxa de Near
Autor: Victoria Schwab
Editora: Planeta
Número de Páginas: 240
Lançamento: Outubro de 2013
Nota: 5/5

"A Bruxa de Near" foi uma grata surpresa. Eu adoro livros com a temática de bruxas e raramente consigo ler um que realmente valha a pena, haja vista que tenho um conceito pré elaborado do que um bom livro de bruxas deve ter. Na minha opinião livros sobre essas mulheres magicas e enigmáticas tem certa obrigação de carregar um ar sinistro e pesado que faz o leitor tremer ao ler suas páginas. Embora eu não esnobe livros juvenis que trazem uma bruxa inciante e uma paixão adolescente tenho que ser sincera em dizer que prefiro um bom livro de bruxas que me deixe arrepiada de medo e com certeza "A Bruxa de Near" atendeu todas as minhas expectativas

Lexi Harris vive na cidade de Near desde que nasceu assim como todos seus ancestrais, a vila é conhecida por não ter pessoas estranhas habitando suas terras, que são compostas pela vila em si e algumas poucas casas habitando o páramo (ver significado no final da resenha), diz uma velha lenda que apenas caçadores e bruxas moram nos limites da cidade e no caso ela não poderia estar mais certa. Lexi é caçadora e rastreadora, assim como seu pai foi um dia, sua casa é a única que faz divisa com o páramo além da casa das irmãs Thorne uma dupla de bruxas mais velhas que a cidade em si.

Todas as noites o ritual de Lexi é o mesmo: ela acende três velas no peitoril da janela e conta uma história de dormir para Wren, sua irmãzinha mais nova. Quase sempre a história é a mesma, sobre a famosa bruxa de Near, uma bruxa extremamente poderosa que conseguia controlar a terra e o vento, assim como os demais elementos. Mas um dia o ritual é quebrado quando Lexi vê um estranho pela janela na hora de apagar as velas, a situação é tão inusitada que ela pensar estar sonhando. Dali em diante tudo muda, porque no dia seguinte crianças começam a desaparecer de suas camas e o único suspeito é o tal estranho.

Lexi sabe que é a melhor pessoa para descobrir o enigma das crianças desaparecidas e ela precisa ser rápida, pois fica claro que sua irmãzinha também corre perigo o único problema é que ela terá que enfrentar um terrível preconceito por ser menina e a proteção excessiva de seu tio Otto, o protetor da cidade, cargo esse que era exercido por seu pai em vida e foi transmitido ao irmão pouco antes de sua morte. Lexi poderá contar apenas com a ajuda do estranho, que mesmo sendo suspeito ainda lhe passa confiança e as irmãs Thorne.

Uma garota de apenas dezesseis anos, duas bruxas velhas e um estranho. Quem confiaria a vida de crianças á esse grupo, quem acreditaria neles quando tentassem contar que o mal esta a espreita na noite para roubar seus filhos de suas camas? Essa foi a pergunta que mais me tirou do sério durante a leitura, a resposta é lógica, quase ninguém acredita. Senti uma injustiça tão grande ao ler a história da Lexi que senti vontade de jogar o livro na parece por pura frustração. A garota é realmente boa no que faz, ela rastreia e caça como ninguém e mesmo assim é pouco reconhecida. A época exata em que se passa a história não é mencionada, mas por diversas citações ficou claro que era uma época mais antiga, a onde as cidades ainda eram vilas e as meninas eram obrigadas a se casarem cedo. Embora Lexi sempre esteja mais próxima da verdade do que os demais ela por muitas vezes é impedida de tentar, as mulheres ainda não haviam queimado seus sutiãs em praça pública, só pode ser isso.

A vila é comandada por três anciões e é assim desde a época da Bruxa de Near. Os três do presente são frutos dos ancestrais, os títulos são passados de pais da filhos. Além dos três anciões a vila conta o um protetor que seria o tio de Lexi, Otto e seus capangas, não precisa ser um gênio para adivinhar que odiei quase todos certo? Não são homens que acham que estão fazendo a coisa certa pela vila, na verdade são covardes atrás de alguém para por a culpa. Sim é bem isso mesmo. A vila se volta contra o estranho, a quem Lexi chama de Cole, apenas para ter quem culpar, assim suas consciências ficarão mais tranquilas enquanto Lexi esta tentando encontrar o verdadeiro culpado enquanto se apaixona pelo misterioso suspeito.

Então preparem-se, A Bruxa de Near é recheada de lendas tão verdadeiras como eu e você, musicas infantis sobre bruxas que os cidadãos queriam que fossem apenas músicas, mas na verdade são histórias antigas que gelam os ossos dos leitores. Muito suspense envolvendo várias crianças tiradas da cama por alguém ou algo sem deixar nenhuma pista para trás, um estranho misterioso que rouba o coração na personagem principal, e enfim Lexi, uma mocinha de verdade que não tem medo de bruxas. O livro pode até ter poucas páginas, mas cada uma delas se faz valer. A narrativa é em terceira pessoa e pelas letras serem muito pequenas não achei a leitura rápida embora eu tenha devorado o livro em apenas dois dias.

Na verdade não sei o que eu achei mais fantástico nessa história, mas a narrativa parece vir primeiro a minha mente, toda a junção da história com as lendas antigas fazem o livro ter um ar sinistro e confesso que embora o livro seja juvenil ele faz bem o seu papel no quesito suspense. Todos os personagens são extremamente bem construídos. A mãe de Lexi se transformou em um "fantasma" após a morte de seu pai e embora ela pareça absorta em seus próprios pensamentos e nos pães que faz para vender a maior parte do tempo ela não deixa passar nada, adorei a forma como a personagem ganha vida nos momentos mais oportunos. Wren ainda é muito pequenininha com seus cinco anos de idade, mas ela também me surpreendeu por não ser como as demais crianças, na verdade ela é uma miniatura de Lexi, corajosa e teimosa na mesma medida. Otto me confundiu praticamente durante toda a leitura, eu não conseguia parar de colocar o seu caráter em cheque. Mas aos poucos vai ficando claro que ele apenas se preocupa demais com a família que o irmão deixou para trás. As irmãs Thorne são como bruxas devem ser, enigmáticas gentis e ao mesmo tempo duras como pedra. Cole, o estranho, também foi uma grata surpresa, na verdade eu o adorei, não só pelo romance que se desenvolveu, mas por sua maneira de ser também e por fim, a Lexi, fazia muito tempo que eu não gostava tanto de uma personagem principal. Além das qualidades básicas como sua coragem e caráter eu adorei o fato de a autora tê-la mantido como apenas uma garota de dezesseis anos. A autora não quis "brilhar" transformando Lexi em uma garotinha que descobre ser uma bruxa, ou ter algum poder fora do normal, na verdade eu gostei da veracidade da personagem. Ela é apenas uma garotinha que sente falta do pai e é teimosa como uma porta.

Outro ponto positivo foi a forma como a autora conseguiu inserir o romance na história, ele não rouba a cena do suspense e vice e versa. O romance é introduzido aos poucos e quando o leitor se da conta esta suspirando de amor enquanto treme de medo, simplesmente amei. o final é recompensador, não fica para trás nenhuma ponta solta.

Agora eu te pergunto, a velha história da Bruxa de Near é apenas uma lenda? Ou outra bruxa além das irmãs Thorne pode estar escondida no páramo a espera da próxima criancinha desavisada? Super recomendado.

Páramos: São planaltos desérticos encontrados a grandes altitudes , principalmente em cadeias montanhosas como os Andes e no México, inexistentes no Brasil

May Croco 24/10/2013minha estante
Quando vi o livro e li a sinopse fiquei louca querendo comprar na hora, e agora que li sua resenha que por sinal está maravilhosa, parabéns, me deu mais vontade ainda. Estou procurando um livro com esse toque de suspense e romance faz um tempo. Obrigada, beijinhos

* 25/10/2013minha estante
Obrigada May *_*