A Igreja Cristã na História

A Igreja Cristã na História Franklin Ferreira

Resenhas - A Igreja Cristã na História

Mateus Guarnieri 21/04/2022

Conciso e bom
Gostei, a leitura é leve, simples, o autor não enrola muito e apenas apresenta os fatos. Contém muitas imagens e gráficos bem interessantes.

Daniel.Victor 20/02/2022

Maestria do Franklin em ambientação da igreja no 1° século!
Como se propôs a fazer uma síntese da história da igreja, o autor trata do assunto de forma simples e direta, em parágrafos curtos, preparados para dar uma visão sintética e precisa sobre a época ou o tema que analisam. Também é digno de nota o precioso valor didático desta obra, uma vez que não é apenas um roteiro seguro para o estudo do tema, mas também uma rica fonte de informações sobre livros em português e até mesmo filmes e documentários relacionados ao assunto estudado. O autor não só sugere os títulos dos filmes como os comenta e classifica. São muito úteis também os quadros e os mapas que inclui ao longo das páginas.

Erik 26/04/2020

O livro é muito bom e nos traz grande conhecimento histórico.
O que me faz não pontuá-lo com 4 estrelas é o fato de muitas vezes nos perdemos na quantidade de informações que não apresentadas de forma talvez muito "jogadas".

Rodrigo 23/10/2016

Talvez um dos assuntos mais ignorados no cristianismo brasileiro seja a História da Igreja. Muitos cristãos desconhecem suas origens julgando não ser necessário saber sobre isso. Usam jargões prontos como: “O que importa é Cristo”, e com esse pensamento de falsa piedade desprezam o governo e a providência de Deus na história da igreja. Principais acontecimentos como as perseguições pelo Império Romano, os concílios e as controvérsias, o grande Cisma do Oriente, as cruzadas, a reforma protestante, o primeiro e o segundo grande despertamento e bem como o liberalismo e a neo-ortodoxia são assuntos minimamente reduzidos a ciclos acadêmicos. Nomes como Agostinho, Tomás de Aquino, Lutero, Calvino, John Owen, Jonathan Edwards, John Wesley, George Whitefield, Charles Spurgeon, Karl Barth, C. S. Lewis, Martyn Lloyde-Jones, Francis Schaeffer são massivamente desconhecido do público em geral e quando mencionados não passam de sombras e caricaturas diante dos pregadores e cantores populares do meio evangélico da atualidade.

Diante desse quadro Franklin Ferreira nos traz um livro que se propõe a ser uma boa introdução ao estudo da história da igreja com uma visão panorâmica dos principais acontecimentos, os principais nomes e assuntos que foram surgindo nesses mais de 2 mil anos. Além de nos deixar por dentro do assunto proposto, no final de cada capítulo Franklin deixa uma lista de livros para nos aprofundarmos no tema discorrido e também uma lista de filmes e documentários para assistirmos e com isso enriquecer nossas pesquisas. Outro grande diferencial deste livro é também na cobertura de acontecimentos de âmbito geral na história da humanidade como a ascensão e queda do Império Romano, a mudança da antiguidade clássica para a idade média, revolução francesa, independência americana, primeira e segunda guerra mundial e etc. O leitor brasileiro também é beneficiado com temas específicos sobre a implantação do protestantismo no Brasil e bem como suas mudanças ao longo dos anos.

Se você não sabe por onde começar e entende como bom cristão que é extremamente necessário conhecer suas raízes e quer ter uma boa noção sobre os principais assuntos, nomes, acontecimentos na história da igreja este livro do Franklin Ferreira vem nos colocar a par de tudo isso e nos introduzir a um futuro estudo mais detalhado da história da igreja.

Carabino 19/02/2016

Um excelente livro para quem deseja iniciar na temática da "História da Igreja"
O livro faz um apanhado desde os imperadores romanos até o cristianismo contemporâneo e seus desafios. O autor, Franklin Ferreira, demonstra um imenso conhecimento histórico e, com clareza e simplicidade, descreve os episódios mais relevantes na história da igreja, com quadros sinóticos comparando vários assuntos de um mesma tema, e diversos outros mecanismos que tornam a leitura fácil e agradável. Mais do que isso, a obra é resumida, porém, extremamente completa, recomendada, em especial, àqueles que desejam adentrar (com uma base sólida) no universo da historicidade da igreja. Observa-se que o Franklin conseguiu conectar a história secular à igreja (e vice-versa), pontuando fatos que a impactaram diretamente, de forma imparcial e sincera. E por último, não menos importante, vale ressaltar que a cada tema proposto há o direcionamento de livros e filmes, estes com classificação opinativa e censura, para complementar o estudo do assunto, o que é bastante interessante!
Portanto, recomenda-se a leitura do exemplar, servindo tanto para aqueles que estão iniciando na temática, quanto para aqueles que já estão há tempos no caminho.

Leo 12/02/2016

Ótimo
Pelo o que o livro se propõe (contextualizar de uma forma simples e objetiva a igreja na história) o livro é excelente.