A Arte do Jogo

Páginas: 406
Ano: 2013
Editora: Intrínseca
Adicione: Skoob

Sinopse: Henry Skrimshander, a grande aposta do time de beisebol da Westish College, parece destinado ao estrelato na grande liga, até que um arremesso de rotina sai desastrosamente do curso. Como consequência desse erro, o destino de cinco pessoas vira de cabeça para baixo. A luta de Henry contra a insegurança ameaça destruir seu futuro como jogador. Guert Affenlight, reitor da faculdade há muito tempo solteiro, se vê de repente perdidamente apaixonado. Owen Dunne, colega de quarto e de time de Henry, envolve-se em um romance arriscado. Mike Schwartz, o capitão do time, se dá conta de que sua dedicação a Henry custou a própria carreira. E Pella Affenlight, a filha do reitor, volta para a Westish decidida a começar uma nova vida depois de fugir de um casamento destinado ao fracasso. Com o fim da temporada se aproximando, os cinco são forçados a confrontar suas mais profundas esperanças, angústias e segredos. Nesse processo, eles criam novos vínculos e ajudam uns aos outros a encontrar seus verdadeiros caminhos. Escrito com acentuada inteligência e repleto da delicadeza da juventude, A arte do jogo é um caloroso romance sobre ambição, amizade, amor e compromisso. Um livro tocante, que fala diretamente ao coração dos leitores.

Resenha: O livro conta não só a história de Henry (jogador de beisebol), mas também das pessoas mais próximas dele, como Mike, Owen, Pella, Guert, enfim... Tudo começa quando Mike vê Henry jogar beisebol em um lugar simples e que ele não vai se desenvolver. Mike crê que ele tem o dom de jogar. Henry que é uma pessoa suscetível acata todas as ordens de Mike e vai estudar na Westish e também jogar no time, porém algo em uma das partidas o desestabilizará e ele se perderá no caminho.

Henry é um jovem frágil, simples, tímido e suscetível.
Mike é um jovem, forte, determinado, valente e solitário.
Owen é um jovem de extrema inteligência, gentil e carismático.

A narrativa no começo é muito, muito boa, porém conforme o escritor vai contando a vida de cada pessoa que de alguma maneira faz parte da vida do Henry. A história fica cansativa e a meu ver não flui tanto quando eu gostaria. O escritor conta exatamente tudo sobre a vida de cada um e achei desnecessário e não vi tanto essa coisa de amizade, amor, fraternidade e afins. Uma das personagens se vai e depois de tanto detalhe o autor simplesmente não relata de uma forma que eu poderia entender e refletir sobre o que houve.

Gostei do livro. É o primeiro romance do escritor, porém creio que futuramente, em outros livros ele será mais claro e preciso. Os acontecimentos para cada personagem, no livro, são diferentes, mas poderia ter diminuído e relatado de uma forma mais engajada.

site: http://www.eupraticolivroterapia.com.br/2016/05/resenha-arte-do-jogo-chad-harbach.html
Edu021 01/11/2017minha estante
Acabei de terminar e achei muito bom; o autor conseguiu me prender como poucos na história.

Rodrigues_Raquel 09/03/2018minha estante
Olá, que bom Edu!

Abraço

Aline 06/06/2020

Leitura cansativa
O livro gira em torno de dramas dos cinco personagens (Henry, Mike, Owen, Guert e Pella) que se alternam como POV em cada capítulo e tentam enfrentar seus problemas, contando uns com os outros, descobrindo apoio onde não imaginavam que conseguiriam. Achei a narrativa muito cansativa porque o autor é descritivo demais. No início é até bacana, mas depois ele separa vários capítulos pra contar a história de um personagem. Fora que o livro fala o tempo inteiro sobre Beisebol, você se sente perdido com os termos técnicos do jogo.
É um livro que fala de homens e, de certa forma, voltado para homens.

Carolina 28/09/2020

Um livro ok.
A temática do baseball não me chama muito a atenção, e por isso achei uma narrativa arrastada, sem grande reviravoltas. Porém gostei dos personagens e de sua tramas.

Biblioteca Álvaro Guerra 18/03/2022

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788580572759