O Jantar

Resenhas - O Jantar

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Magnólia 22/02/2022

Horrível!
Me obriguei a ler na força do ódio, na esperança de que ficaria ao menos bom ou que teria um plot que mudaria a estória, mas acontece nem um, nem outro.
O título resume bem o livro, pois metade do livro se passa com os casais tendo conversas fúteis no jantar, e a outra metade divaga sobre o passado, e definitivamente nenhuma dessas duas narrativas teve relevância pro ponto principal. A parte de interesse só foi ocorrer nas últimas 20 páginas, foi muito apressada e pessimamente desenrolada. Recomendo pra ninguém.

(Nunca imaginei que daria uma avaliação tão baixa, costumo dar 4 estrelas quando o livro é ruim-mediano e 5 quando é bom-otimo. Mas seria exagero demais aplicar esse método pra esse livro, pq qualquer avaliação acima de 2 já é muito generosa)

Mariana Eleutério 23/12/2021

Não deixem de ler por causa da classificação!
Então falamos sobre um thriller que se passa quase que inteiro - porquê há flashbacks - durante um jantar. Poderia soar chato, certo? Mas não acho que seja. Estar na cabeça do protagonista definitivamente não poderia ser classificado como chato, é surpreendente.
Quer dizer, não sei vocês, mas me pegou.

A leitura é bastante fluida, narrativa sem quaisquer tropeços. Recomendo sim.

emlindh 16/12/2021

a sinopse promete mais do que entrega
Leitura interessante, nunca tinha lido nada de um autor Holandês então valeu a experiência. Mas baita livro arrastado, vários problemas de primeiro mundo e de gente branca, beleza que ele critica isso também, mas não resolve nada. Fica em um eterno vai e não vai, preso entre falar sobre o problema principal e ficar divagando horrores. Se
tivesse umas 100 páginas a menos a história teria sido a mesma ????

Mabu 20/11/2021

Hediondo, para falar o mínimo.
Confesso que, após algumas leituras peculiares, me tornei bastante acostumada a livros que têm a proposta de ofenderem ou trazerem desconforto. Essa a qual foi muito bem entregue, com personagens de índole que apenas "questionável" não seria o suficiente para descrever.

Há algo tão maquiavélico e cínico nos principais que me fez ler o livro por partes, porque me causavam tamanha aflição que não conseguia passar de tantas páginas por dia. Mas não só por conta disso, mas também porque é preciso assumir:

O livro é cansativo.

Não simplesmente chato, mas as passagens de tempo se mesclam de forma confusa, e ocorre de terem detalhes que me fizeram ficar mais com vontade de desistir do livro que com angústia.
Não me arrependo de ter o lido, mas não acho que o faria de novo.

Samy.Pinheiro 25/10/2021

Cruel pois é real
Dois casais marcam um jantar para resolver algo muito ruim que seus filhos adolescentes fizeram. A história passa toda nesse jantar, com flashbacks dos ocorridos.

Não conta de primeira o que aconteceu, é revelado aos poucos. O que traz uma tensão ao desenrolar história.

O narrador principal é o Paul, professor afastado por licença médica e que parece não gostar muito do seu irmão Serge, que é o outro pai presente no jantar. Ele é um político, candidato à primeiro-ministro. As outras pessoas presentes no jantar são as suas esposas, Claire e Babette.

Gostei do livro, gosto desse tipo de tensão que é criada mas é um livro (fazendo um paralelo com o seu nome) indigesto. Vc fica se questionando da ação de alguns personagem e vai sentir ódio pelas suas atitudes.

martem 17/09/2021minha estante
preciso ler algo mais leve pra desintoxocar

Jaquelline.S. 28/07/2021

Nem sei o que dizer
Bom, nem sei muito o que dizer sobre esse livro.
Achei meio confuso, começava a descrição de uma cena e do nada já mudava pra outra e do nada voltava pra cena anterior.
Não tem uma cronologia certinha.
Normalmente não tenho problemas em acompanhar histórias assim, mas esse me deixou confusa.
Mostram cenas do presente, de repente vai pro passado e por aí vai.
Mostra como algumas famílias são, pensamentos que tem sobre alguns assuntos e quando isso ocorre na própria família, a hipocrisia.
Até que é bacana, final previsível, mas até que é bom.

márcia 20/06/2021

demorei pra engatar na história, não me cativei muito com os personagens e a história é meio confusa. tenta passar alguma coisa mas não fica claro o que é. o personagem que narra o livro parece normal e confiável no começo mas de repente começa a mostrar sinais de que talvez não seja uma pessoa tão racional. e quem pensávamos que era o "vilão", na verdade é o mais sensato da situação. no geral, foi uma história morna. até meio esquecível.

Joao.Gabriel 11/02/2021

Curioso e bem escrito
O que esperar de um jantar entre irmãos que nutrem uma profunda antipatia um pelo outro? Tudo, menos o desenrolar dessa trama que envolve assuntos polêmicos quanto mais chega próximo do final.

Natália 08/01/2021

o retrato do cidadão de bem
Meu deus que surto foi esse? Um livro pesadíssimo que vai aos poucos se tornando um espiral de coisas absurdas e inacreditáveis. Um bom thriller que prende do começo ao fim.
Camila_Oliveira 08/01/2021minha estante
Amei, vou add na minha lista.

Rê Lima 30/06/2020

O ser humano é muito hipócrita. Sem mais.
Vanessa 30/06/2020minha estante
FATO. É ISTO.

Fernanda DCM 26/04/2020

Pertubador. Sensacional
Selecionei este livro pois tenho um desafio de tentar ler um livro de cada país, e esse foi escolhido pra representar a Holanda. O livro é narrado em primeira pessoa por um homem que vai, juntamente com a esposa, a um jantar com seu irmão e a esposa dele, pra discutirem algo que envolve os filhos adolescentes dos 2 casais. O mistério desse assunto, atitudes dos personagens, flashbacks que vão aos poucos construindo um cenário e nos revelando os fatos, tudo me deu um susto-surpresa. Extremamente envolvente, consegui sentir tudo o que o personagem descrevia, apesar de estar longe de tomar as atitudes que ele tomou!! Vi que muitas pessoas não gostaram e acharam o livro tedioso. Não posso de modo algum concordar, pra mim foi um livro intenso, que precisei devorar em menos de 24 horas. Recomendadíssimo.

Mimi 21/04/2020

O Jantar
Conheci esse escritor lendo "Casa de praia com piscina" e eu amei o livro, então, minhas expectativas estavam bem altas com "O Jantar".
Gosto muito do jeito que o livro é narrado, com todos os detalhes e pensamentos do personagem principal. É uma leitura pesada, porém, flui muito bem.
Vale a pena para quem gosta desse tipo de livro.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6