A Filosofia Explica Grandes Questões da Humanidade

A Filosofia Explica Grandes Questões da Humanidade Clóvis de Barros Filho
Júlio Pompeu

Resenhas - A filosofia explica as grandes questões da humanidade.

Paulo1844 07/03/2024

Leitura cativante. Me deixou perplexo. As questões existenciais no livro instigam a ler mais. A questão da moral, do entendimento da ética, o poder. Trabalha com vários filósofos: Spinoza, Kant, Platão, Foucault, Nietzsche. Gostei muito da escrita de Clóvis e Júlio Pompeu.

"Segundo Kant. O homem sempre faria o mal visando a algum tipo de bem ou vantagens para si próprio."

"Esta liberdade de querer, de vontade, metafísica é a que mais interessa à Filosofia."

Jose.Diego 27/01/2024

Difícil, pois por mais fluida que seja a leitura está instiga ao leitor busca por outras fontes de leitura para um melhor compreensão dos temas debatidos e exemplificados, algo que nós permite ter um entendimento extraordinário sobre estes temas.

Andre.Barbosa 01/09/2023

Livro interessante, com uma escrita que Clóvis de Barros tem de despertar algumas gargalhadas em suas descrições e comparações.
Um bom aparato para saber o que as principais vertentes da filosofias tratam e uma ideia geral sobre as teorias dos principais nomes na história da filosofia.

Queila.Assis 06/07/2023

Filosofia fácil
Tem várias referências e você consegue fazer análise de diferentes pensamentos, achei bem didático. Os conceitos filosóficos são explicados de forma clara e acessível. As perguntas que os autores fazem são intrigantes, curti.

Maria.Neves 28/08/2022

Difícil
Difícil
Não vou negar
Será necessário uma segunda leitura
Mas foi muito bom para estimular o aprofundamento no tema. Acabei lendo textos de apoio, assistindo vídeos e aulas.
O livro acabou entrando para a categoria de meus livros de consulta.
Estou estudando!

Marco 01/02/2022

filosofia para tirar medo da filosofia
Quem já teve a oportunidade de ver uma entrevista do professor Clóvis de Barros Filho (e para aqueles q n tiveram sugiro a entrevista no Jô Soares, com destaque para o trecho q ele fala de um trabalho q fez sobre o petróleo), sabe q seu jeito despojado é o clássico de professores q pegam uma matéria chata ou maçante (na maioria das vezes sendo das áreas de exatas) e, com seu carisma e didática únicos, consegue trazer o aluno para aquele assunto e fazer com q ele passe a gostar da matéria (ou talvez odiar menos).
A filosofia é tachada como sendo matéria fácil, com professores (pelo menos os q eu tive na educação básica) desleixados e q te passam de ano fácil com o 10 só por vc responder oq é ética. Mesmo assim, para quem gosta e sabe seu valor, sabe q a filosofia é um mar de conhecimentos e pensamentos únicos, abordados das mais diversas formas por diversos pensadores no decorrer dos anos. Muitos deles, com uma linguagem pouco acessível, diga-se de passagem.
Neste livro, Clóvis se une a Júlio Pompeu (outro professor q me motivou a estudar com ele), abordam aulas q foram transcritas sobre 8 temas: ética, moral, liberdade, identidade, poder, dominação, a justiça e a lei e virtude. Misturando conceitos filosóficos de grandes pensadores, causos pessoais, referências a outros temas circundantes e uma linguagem super acessível, o livro funciona como uma verdadeira conversa de mesa de bar. Seu conteúdo continua pertinente até os dias de hoje, com reflexões q podem ser usadas no nosso dia a dia (a filosofia evolui, mas seus conceitos iniciais permanecem eternos).
Leitura muito mais doq recomendada!

André 06/01/2022

Confesso que tive dificuldades de entendimento em alguns pontos específicos, mas me provocou muitas reflexões quanto a importância da filosofia para nos ajudar na busca de uma vida mais consciente, engajada e feliz.

Nataly 11/12/2021

Gostei
Primeiro livro de filosofia que "leio" (na verdade, eu escutei o audiobook).

Foi uma boa introdução, me deixou curiosa e querendo conhecer mais sobre filosofia e ética. Índico.

Gigi 27/10/2021

Reflexões
O livro aborda tópicos importantes através do olhar de diversos filósofos, com exemplos que tornam a compreensão mais fácil, assim como linguagem clara e por vezes sarcástica. Traz reflexões importantes acerca de temas que são tão falados mas pouco compreendidos, levando-nos a olhar situações comuns por novas lentes.

GraAa18 01/08/2021

Maravilhoso.
Um livro enriquecedor, o qual traz os pensadores da antiguidade clássica para nos ajudar, fazendo um recorte histórico, a entender a vida.

Amaurijbarros 13/06/2021

A filosofia explica grandes questões da humanidade
O pensar é maravilhoso e perigoso!
O livro aborda várias formas de você olhar as coisas da vida que a filosofia lhe provoca.
Leiam e tirem seuas conclusões.
Recomendo a leitura.

@otiobacca 17/04/2021

Se a marca já não fosse registrada, o título poderia ter sido "Filosofia for dummies". De fato, filosofia para iniciantes e, sendo eu um iniciante em filosofia, gostei do livro.

Apesar de minha experiência se basear em não concordar e exprimir controvérsias em muitas partes, sobre muitos temas, é sem dúvida um bom livro. Clóvis e Júlio revolvem conceitos complexos e maceram o conteúdo que forma a ser entendida pelo leitor principiante.

Yago Grassini Prevot 30/03/2021

Filosofia com paixão!
Vai ser o melhor livro de introdução a filosofia que você vai ler, ou melhor, escutar. É um passeio sobre as principais questões da humanidade, como identidade, liberdade, justiça, poder, amor e etc. Os próprios autores narram o livro, o que enriquece muito. Quem já assistiu qualquer vídeo do Clóvis falando, e gostou, vai adorar ouvir ele falar aqui, e o Julio Pompeu não fica atrás.

Fabricio 03/01/2021

Um baita professor...
Foi professor meu na ESPM e me arrependo de não ter aproveitado mais a convivência com este gênio!
O livro é sensacional, mas é aperitivo, o que fica claro desde o começo. Ou seja, ele não se aprofunda nas questões que apresenta, é como um ?city tour? por grandes questões filosóficas. Deixa depois as referências para quem quiser aproveitar.
Não sei se sou bem o público-alvo do livro, mas achei o linguajar rebuscado demais em alguns momentos, diga-se, difícil de compreender. Só este ponto para ficar com nota 5, pois no mais é excelente!

murilosleite 04/10/2020

Filosofia sem conversa fiada
Com um texto simples e direto, os autores apresentam va?rias questo?es do nosso convi?vio social de uma forma bem-humorada e fiel a?s ideias centrais de pensadores como Plata?o, Aristo?teles, Hobbes, Maquiavel, Nietzsche e Foucault.
Vale a pena a leitura para termos uma visa?o fora da caixa de grandes temas como liberdade, felicidade, e?tica, fe?, poder, esperanc?a e conhecimentos em gerais.