A Fórmula do Amor

A Fórmula do Amor Immanuel Kant
Elizabeth Kantor

Resenhas - A Fórmula do Amor

Coruja 12/08/2014

Eu estava na Cultura com o Duda – provavelmente era uma sexta-feira, porque sextas são dia de almoçar com Duda, visitar livraria e tomar sorvete – quando me deparei com esse título numa das estantes. Já tinha visto a Adriana fazendo comentários sobre o livro e já o tinha anotado para futuras aparições aqui nessa coluna, de forma que o enfiei debaixo do braço e segui para o caixa.

Nenhuma surpresa com o fato de que sou uma compradora impulsiva e compulsiva de livros, certo? Certo.

Vou confessar que quando comecei a ler A Fórmula do Amor, logo aos primeiros capítulos, quase larguei o livro de lado. Não sou uma grande fã de autoajuda e o volume tem um pezinho no gênero, especialmente em suas sessões Segredo de Jane Austen.

Mas decidi persistir. A autora é formada em filosofia e seus insights dos personagens austenianos e da questão dos relacionamentos no mundo moderno à vista da obra de Jane são muito interessantes. Há muito do que ela escreve com que concordo, algumas interpretações que ela faz parecidas com as minhas, só que descritas com uma profundidade maior. E não falo aqui apenas de interpretações dos livros, mas também de relações humanas.

Não gosto de autoajuda porque não acho que assertivas genéricas sobre o sucesso alheio funcionem. Não sou contra conselhos, sou contra ser aconselhado por pessoas que não te conhecem e que apenas reproduzem platitudes sem se preocupar em pensar nas particularidades do caso concreto. Especialmente em questões amorosas.

E, para ser sincera, também não gosto de ninguém se metendo na minha vida, mas não vamos nos preocupar com isso agora.

A despeito disso, concordei com muito do que foi posto pela autora, em especial sobre as diferenças entre amor e Amor Romântico; sobre felicidade como equilíbrio; sobre a forma como certas pessoas acabam por se acomodar àquilo que é mais fácil e ficam com uma pessoa mesmo sabendo que aquela relação não tem futuro, apenas preparando o terreno para futuros corações partidos.

Falta-me, contudo, para conseguir me identificar de fato com a proposta do livro, aspirar a ser uma heroína (olá, Catherine) – ou, pelo menos, aspirar a ser uma heroína à espera do seu Mr. Darcy ou Mr. Knightley. A despeito de todas essas diferenças, A Fórmula do Amor é um livro interessante, que me chamou a atenção pela forma como interpreta uma série de questões austenianas.

site: http://owlsroof.blogspot.com.br/2014/08/gazeta-de-longbourn-apresenta-formula.html
Andre.Tavares 06/05/2016minha estante
Parabéns pelo texto.

12/07/2017

A fórmula do amor inteligente
Por meio de trechos das obras de Jane Austen, a autora faz uma análise cuidadosa das personagens femininas, tanto das que tiveram sucesso, quanto das que fracassaram no amor. Em suma é uma maneira didática de mostrar: Estas fizeram do jeito certo, e aquelas do jeito errado, aprendam!

Ao longo do texto, a nossa perspectiva “moderna” de relacionamentos vai sendo drasticamente confrontada, com virtudes e valores que nos tempos atuais foram diluídos. O fato é que por meio das personagens você pode descobrir que não "sabe amar", mas ao mesmo tempo vai descobrir como aprender a amar. O que as heroínas de Jane Austen têm a nos ensinar é o respeito nos relacionamentos, autocontrole das emoções, comprometimento, escolha do parceiro sob perspectivas reais e como exercitar o amor inteligente.

As lições extraídas revelam por exemplo: a força (quando uma personagem se apaixona, mas não sucumbe as emoções) e inteligência (quando possui o autoconhecimento e avalia o pretendente tendo em mente altos padrões), pois elas sabem diferenciar paixão de amor, elas não entregam seu coração sem antes saber se o homem por quem estão apaixonadas, também está tão comprometido quanto elas. As heroínas de Austen sofrem, mas não desmoronam emocionalmente, elas mantêm a racionalidade sem cair no racionalismo vazio, elas veem os acontecimentos com clareza e tomam decisões acertadas.

Recomendo o livro a todas as mulheres, pois ele desmistifica a visão "hollywoodiana" de relacionamentos, e traz boas referências de como viver o amor de forma duradoura, equilibrada e inteligente.

Raquel1299 23/12/2023

Livro obrigatório para todas as mulheres
Nunca me imaginei lendo e gostando de um estudo detalhado sobre algo, principalmente sobre o amor. Entretanto esse livro é tão bom e tão esclarecedor que é surpreendente.
Além de vários tapas na cara durante a leitura, você se pega refletindo sobre absolutamente TUDO na sua vida.
O que me deixou um pouco irritada com o livro foram alguns erros de tradução/formatação que fui achando pela leitura. Mas de resto, o livro é ótimo.

livroslunaticos 31/01/2024

Livro obrigatório para todas aa mulheres?
É o que diz o subtítulo. Uma leitura que envolve os memoráveis romances da Jane Austen, com indagações sobre relacionamentos e conselhos da autora - que você pode concordar ou discordar - sobre como a mulher pode agir diante de algumas ações do homem em um namoro, noivado ou casamento.

Natali.Eduarte 12/03/2024

O amor e a felicidade podem andar juntos, mas será uma grande responsabilidade nossa fazer isso!
Super indico esse livro, são dicas que muitas vezes passam despercebidas por nós.

Bruna 25/02/2024

Iniciei o livro com expectativas bem baixas, visto que eu já havia percebido pela sinopse que se tratava de uma espécie de autoajuda e eu realmente não gosto do gênero. Entretanto, me propus a ler por abordar relacionamentos entre personagens de Jane Austen. Dito isso, achei a leitura interessante, apesar de focar em relacionamentos românticos, fala também de interações familiares e com amigos. E quando fala sobre os personagens, percebi que a análise da autora é bem profunda, inclusive trazendo também protagonistas das obras inacabadas de Austen (que não são tão difundidas e só quem é realmente fã, conhece). Enfim, lendo estas partes eu me senti realizando meu sonho de participar de um clube do livro presencial em uma livraria, para analisar todas as camadas dos personagens criados por Jane.