Aventuras de Xisto

Aventuras de Xisto Lucia Machado de Almeida

Resenhas - Aventuras de Xisto

Mateus 26/06/2010

Como eu sempre digo, não há nada melhor do que reler livros que líamos durante nossa infância. Aventuras de Xisto era um dos livros que eu mais gostava quando criança, e o tinha no maior auto grau. Sempre o deixava perto de mim, e foi meu livro de cabeceira por muito e muito tempo. Quando era pequeno era apaixonado por todo tipo de aventura, e acredito que este tenha sido meu primeiro livro sobre cavalaria e magia. Os bruxos que vi aqui foram os pioneiros, pois na época nem sonhava em ler Harry Potter.

Ao relê-lo, queria apenas refrescar a memória, pois não lembrava quase nada sobre ele. Esperava uma boa leitura, mas nada mais do que isso. Porém me deliciei e muito com as aventuras de Xisto, e me senti como se o estivesse lendo pela primeira vez. Certas coisas que não percebi quando criança fui perceber só agora. Xisto e seu amigo Banzo são uma espécie de Dom Quixote e Sancho Pança. Mas Xisto não é tão louco e atrapalhado quanto Dom Quixote. Ele é um garoto extremamente inteligente, que quer lutar pelos mais fracos, tem Deus acima de tudo e não mede esforços para ajudar alguém. Um herói assim nenhuma criança irá encontrar igual.

Se por pertencer à coleção vaga-lume alguns pensam que Aventuras de Xisto seja um livro infantil, essas pessoas estão enganadas. O livro é uma mescla de fantasia, aventura e humor, sem contar uma breve tristeza, que não havia notado antes. Todo o tempo a autora mistura fantasia e imaginação com o mundo real, deixando uma deliciosa sensação de realidade. E o que mais me encantou no livro de Xisto foi o fato de a autora ser brasileira, pois nunca li um livro de aventura de cavalaria voltado para os jovens tão bom assim. Com certeza Lúcia Machado de Almeida merecia um prêmio por sua narrativa tão simples, singela e unica.
warley torres 05/08/2011minha estante
Esse livro merecia virar filme ou desenho!!! Quem sabe se fosse de uma autora americana...

Morgana 24/01/2013minha estante
Merecia mesmo, é uma ótima história.

Priscila 30/12/2013minha estante
Falou tudo, cara. Esse livro eu tenho guardado no coração, era o meu favorito absoluto quando criança e uma das obras que gerou minha paixão por leituras.

Andreia Vedder 16/01/2014minha estante
Foi o primeiro livro que lí na vida, tinha apenas acho uns 11 ou doze anos, roubei da biblioteca da escola por estar ali de bobeira fazendo trabalho a mando da professora, entediada passei a vista em alguns livros ao meu lado na estante, a capa dele foi o que me atraiu como um mágica, folhei e suas ilustrações me deixaram mais curiosa ainda, coloquei no meio dos meus cadernos e chegando em casa comecei a leitura, uma silenciosa aventura, a sensação de se envolver em uma história vinda de um livro, a minha imaginação dando vida aos personagens foi uma experiência que não me esqueço até hoje, me lembro direitinho quando terminei de ler e como tudo aquilo parecia ter sido real, um suspiro então e um sentimento novo, levado adiante a muitos outros livros que viriam. Muito bom. (Obs: a foto do meu perfil é uma das ilustrações que mais gosto no livro)

Gabi.Limeira 01/04/2022minha estante
Gostei da sua descrição do livro, mas discordo da parte "voltada para os jovens", porque pessoas jovens os adultos também são, a diferença é que são mais maduros. No caso acho que você quis dizer, especificamente, crianças e adolescentes, o que é mais específico do público deste livro, mesmo.

BINHA Around The World 18/10/2018

Surpresa boa!
Acredito que eu nem tenha lido essa maravilhosa obra na minha infância ou na adolescência, porém fico super grata em tê-la lido agora, pois é com nitidês que verifico a inspiração da autora na grande obra Dom Quixote para compor esse herói-menino que possui um coração imenso e um desejo ardente de ajudar todos os reinos.

Também me senti feliz em observar a magia sendo narrada por uma brasileira anos antes da febre Harry Potter!!!

Um livro cheio de aventuras, magias, ciência e uma escrita simples e que prende o leitor do início ao fim!!!

BINHA Around The World 14/05/2020minha estante
Muito obrigada pelo convite, Bruno. Já estou inscrita no seu canal no YouTube e no seu BLOG wix.
Boa sorte!
Beijíssimus e inteh!

Adorei o seu comentário!

Micha 08/07/2009

Mais um da coleção vaga-lume que pegava emprestado na biblioteca da escola. Amava demais! Traz boa lembrança da infância / adolescência.

Muito bom!

Fabio Shiva 15/12/2023

NÃO CREIO NAS BRUXAS, MAS ACHO QUE ELAS NÃO SÃO ASSIM TÃO MÁS
Sou muito devedor da imaginação de Lúcia Machado de Almeida. Aos 8 anos, li “O Caso da Borboleta Atíria”, que me deixou transido de medo. Foi a primeira vez que experimentei de fato a magia da Literatura: como era possível que ler aquela sequência de palavras impressas me provocasse emoções tão intensas?

Repeti a dose com outras duas histórias de suspense da mesma autora (todas publicadas na maravilhosa Coleção Vaga-lume): “O Escaravelho do Diabo” e “Spharion”. Quando li “As Aventuras de Xisto” (seguido por “Xisto no Espaço” e “Xisto e o Pássaro Cósmico”), eu já era fã de carteirinha de Lúcia Machado de Almeida. Na saga de Xisto a pegada é um pouco diferente da dos outros livros: a trama policial dá lugar à fantasia e à aventura. O marcante ponto em comum é a habilidade da autora em forjar vilões carismáticos e para lá de malvados.

Em “Aventuras de Xisto” os vilões são da nefanda raça dos bruxos, que o herói Xisto promete exterminar a todo custo. Ao ler agora pela segunda vez, ficou bem nítida a percepção de o quanto o mundo mudou desde que o livro foi publicado, em 1982. O vocabulário utilizado pela autora, por exemplo, me parece bem distante das crianças e adolescentes de hoje. Abri aqui uma página ao acaso para demonstrar esse distanciamento:

“Vendo-o em situação crítica, o covarde Mirtofredo arrancou-lhe o elmo e preparou-se para fustigar-lhe o rosto com o terrível chicote d’armas. Mais que depressa, Bruzo saltou sobre Barba-Coque e com a fenomenal força que possuía, conseguiu suster o golpe, segurando-lhe o braço.”

Outra diferença notável é de ordem mais sutil. Em “As Aventuras de Xisto”, os bruxos e bruxas são apresentados como seres necessariamente malévolos, tanto que o empenho do cavaleiro Xisto em destruí-los de uma vez por todas é o mote do livro. Quando eu li esse livro pela primeira vez, aos 10 anos de idade, essa concepção das “bruxas malvadas” estava bem de acordo com outras histórias que povoaram minha infância, de “João e Maria” a “Branca de Neve”. Contudo de lá para cá tivemos muitas narrativas de conscientização e de desconstrução da figura da bruxa como um ente maléfico, e que foram demonstrando como essa imagem serve a propósitos de hegemonia religiosa e de gênero, esses sim nocivos (embora muitas vezes inconscientes).

Essa ressignificação dos bruxos teve o seu apogeu na cultura pop e no imaginário coletivo com a série “Harry Potter”, de J. K. Rowling, que começou a ser publicada em 1997. Lembro até hoje de meu deleite ao ler o primeiro livro da série, “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, que fazia a sensacional divisão da sociedade entre “Bruxos” e “Trouxas”! Desde então, venho achando cada vez mais difícil não torcer pelas bruxas... e contra os caçadores de bruxas!

Por conta disso, foi um tanto melancólico o meu reencontro com o heroico cavaleiro andante Xisto.

site: https://www.instagram.com/fabioshivaprosaepoesia/
JonasLupus 15/12/2023minha estante
Esse livro mexeu muito comigo na época!

Fabio Shiva 16/12/2023minha estante
Todos dessa autora são sensacionais!

Hester1 31/12/2011

É o tipo de livro que podemos sempre reler sem nos cansarmos. Sempre o redescobrimos e novamente sonhamos....
Maravilhoso
Gersom 17/04/2012minha estante
Li e reli várias vezes, como não se lembrar de xisto? e de seu amigo Bruzo? e o bruxo Minoco?
recomendo muito!

Neto 26/04/2013

Livro de infância
Li este livro quando tinha uns 12 anos, e decidi ler novamente, pois até hoje me lembro desta aventura de Xisto.
Como é bom recordar esta aventura.
Recomendo a todos.
KATIA 07/12/2016minha estante
Eu também li e lembr.o

Cyan 16/01/2009

Era uma dos meus favoritos na infância, li várias vezes!
Bruno B. 14/05/2020minha estante
Saiu vídeo novo no canal Mais Um capítulo, dessa vez sobre As aventuras de Xisto, vai lá assisti!!

danilodant 05/02/2009

Primeiro livro que eu li.
Este livro me ensinou o poder que o livro pode ter, de nos fazer sonhar, viajar e conhecer mundos.

MÁRSON ALQUATI 25/02/2009

Clássico de minha infância!
Um dos primeiros que li...

Sudan 10/05/2009

As Aventuras de Xisto
Com a ajuda de seu fiel escudeiro, um herói jovem, simpático e determinado, revive o encanto das histórias da época de ouro da cavalaria medieval, na eterna cruzada do Bem contra o Mal.

Danilo 14/12/2009

Ótimo!
Esse livro me ensinou a gostar de cultura medieval, de batalhas entre o Bem e o Mal, de cavaleiros e feiticeiros... ou seja, de fantasia de um modo geral. Simples assim =D

Mari 04/01/2010

Certo dia da minha infância eu estava "passeando" pela biblioteca de casa (que tem uma porção de livros da coleção Vaga Lume) e me deparei com este livro. Eu tinha uns 10 anos, eu acho. Eu só comecei a ler aquele livro meio que obrigando a mim mesma a ler alguma coisa! Eu me encantei tanto, eu achava tudo magnífico e ao mesmo tempo morria de medo da bruxa... As pistas, os nomes dos capítulos despertavam curiosidade para que eu continuasse a ler. Este livro faz com que eu me lembre da minha infância, como tudo era mágico! Faz quanse 10 anos que o li e lembro que a história me encantou tanto, eu me sentia como Xisto e o seu amigo que eu não lembro o nome, eu ficava com medo junto com eles... huahuhauhauhuahua. Agora eu não sei se era pq eu ainda era uma "baby" ou porque a leitura realmente era ótima. Nunca mais reli! Nem sei se ainda está na biblioteca. Mas quem puder ler, LEIA. Vale muuuito a pena!

julia tito 05/12/2010

Aventuras de Xisto
Nascido na época do reinado,do rei magnoto desde criança muito sábio e inteligente Xisto sempre se preocupou com a causa dos outros.ainda muito jovem resolveu virar cavaleiro andante.Seu principal objetivo era acabar coma as bruxarias da época.
Pedindo autorização ao seu rei magnoto e sua mãe,e saiu pelo mundo juntamente com seu fiel escudeiro e seu amigo bruzo para tentar fazer um mundo mais feliz.LEIA VOCÊ VAI GOSTAR!!!

Nando 11/07/2011

Aventuras de Xisto!
A série que começa com as Aventuras de Xisto é extremamente envolvente e empolgante, mesmo para um livro infantil; quando o li há bastante tempo adquiri apreço pela obra da autora Lúcia Machado de Almeida!

Marcelo 07/09/2011

Educação
Devo parte do meu gosto pela leitura à exigência educativa que havia na minha escola, que por sinal, indicava esta coleção como estímulo ao aprendizado de qualidade. E a formação para enfrentar os desafios da vida.