Aventuras de Xisto

Aventuras de Xisto Lucia Machado de Almeida

Resenhas - Aventuras de Xisto

Feh Tryller 21/02/2024

Após encontrar o "Manual Secreto dos Bruxos", Xisto torna-se cavaleiro andante e sai pelo mundo na companhia de seu fiel amigo Bruzo, para juntos acabar com a maldade dos bruxos Durga, Minoco, Jacomino e Fredegonda.

Fabio Shiva 15/12/2023

NÃO CREIO NAS BRUXAS, MAS ACHO QUE ELAS NÃO SÃO ASSIM TÃO MÁS
Sou muito devedor da imaginação de Lúcia Machado de Almeida. Aos 8 anos, li “O Caso da Borboleta Atíria”, que me deixou transido de medo. Foi a primeira vez que experimentei de fato a magia da Literatura: como era possível que ler aquela sequência de palavras impressas me provocasse emoções tão intensas?

Repeti a dose com outras duas histórias de suspense da mesma autora (todas publicadas na maravilhosa Coleção Vaga-lume): “O Escaravelho do Diabo” e “Spharion”. Quando li “As Aventuras de Xisto” (seguido por “Xisto no Espaço” e “Xisto e o Pássaro Cósmico”), eu já era fã de carteirinha de Lúcia Machado de Almeida. Na saga de Xisto a pegada é um pouco diferente da dos outros livros: a trama policial dá lugar à fantasia e à aventura. O marcante ponto em comum é a habilidade da autora em forjar vilões carismáticos e para lá de malvados.

Em “Aventuras de Xisto” os vilões são da nefanda raça dos bruxos, que o herói Xisto promete exterminar a todo custo. Ao ler agora pela segunda vez, ficou bem nítida a percepção de o quanto o mundo mudou desde que o livro foi publicado, em 1982. O vocabulário utilizado pela autora, por exemplo, me parece bem distante das crianças e adolescentes de hoje. Abri aqui uma página ao acaso para demonstrar esse distanciamento:

“Vendo-o em situação crítica, o covarde Mirtofredo arrancou-lhe o elmo e preparou-se para fustigar-lhe o rosto com o terrível chicote d’armas. Mais que depressa, Bruzo saltou sobre Barba-Coque e com a fenomenal força que possuía, conseguiu suster o golpe, segurando-lhe o braço.”

Outra diferença notável é de ordem mais sutil. Em “As Aventuras de Xisto”, os bruxos e bruxas são apresentados como seres necessariamente malévolos, tanto que o empenho do cavaleiro Xisto em destruí-los de uma vez por todas é o mote do livro. Quando eu li esse livro pela primeira vez, aos 10 anos de idade, essa concepção das “bruxas malvadas” estava bem de acordo com outras histórias que povoaram minha infância, de “João e Maria” a “Branca de Neve”. Contudo de lá para cá tivemos muitas narrativas de conscientização e de desconstrução da figura da bruxa como um ente maléfico, e que foram demonstrando como essa imagem serve a propósitos de hegemonia religiosa e de gênero, esses sim nocivos (embora muitas vezes inconscientes).

Essa ressignificação dos bruxos teve o seu apogeu na cultura pop e no imaginário coletivo com a série “Harry Potter”, de J. K. Rowling, que começou a ser publicada em 1997. Lembro até hoje de meu deleite ao ler o primeiro livro da série, “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, que fazia a sensacional divisão da sociedade entre “Bruxos” e “Trouxas”! Desde então, venho achando cada vez mais difícil não torcer pelas bruxas... e contra os caçadores de bruxas!

Por conta disso, foi um tanto melancólico o meu reencontro com o heroico cavaleiro andante Xisto.

site: https://www.instagram.com/fabioshivaprosaepoesia/
JonasLupus 15/12/2023minha estante
Esse livro mexeu muito comigo na época!

Fabio Shiva 16/12/2023minha estante
Todos dessa autora são sensacionais!

Milla Cinemaniac 17/09/2023

Nesta aventura envolvente, Xisto, um jovem herói corajoso, revive com a ajuda de seu fiel escudeiro o encanto das histórias da época de ouro da cavalaria medieval, na eterna cruzada do Bem contra o Mal.

Jyne 14/09/2023

Adorei
Leitura fácil e curta, me tirou da ressaca literária e me fez dar umas risadinhas. Não vou mentir, perto do final quase chorei por conta de certo acontecimento (sim, sou chorona).

Marceloptera 01/12/2022

Esse é um dos meus xodós da infância. Os livros da coleção Vagalume são excelentes mas As aventuras de Xisto tem um lugar especial no meu coração e serviu muito pra alimentar minha veia criativa. A história se passa na época medieval onde Xisto é um jovem que encontra um livro de registros, pontos fracos e informações sobre os bruxos e bruxas do mundo. Munido disso, sua coragem, inteligência e seu fiel amigo Bruzo, ele parte em busca de ser um cavaleiro e herói derrotando os bruxos em seu caminho.

Evelize Volpi 11/06/2022

Leitura da Coleção Vagalume em ordem de publicação.
Esse livro narra as aventuras de Xisto após achar o Grande Livro dos Bruxos.
Livro com histórias de Cavaleiros , Bruxos e Aventuras.

Franciele.Puhl 13/01/2022

Aventuras de Xisto
Após encontrar o Manual Secreto dos Bruxos, Xisto decide que é hora de acabar com todos os bruxos do planeta. Para isso, sai numa missão como cavaleiro andante, acompanhado de seu fiel escudeiro Bruzo. Os dois partem para as aventuras, perseguindo bruxos, fazendo descobertas e se metendo em várias enrascadas.

pabloviniciusra 03/09/2021

As aventuras de xisto é um livro repleto de aventuras e muitas emoções. Há uma certa semelhança com um tal Dom Quixote por aí. Leitura nostálgica da série vagalume, com certeza um dos melhores livros da série.

NILU 05/04/2021

Não foi a pior leitura da minha vida mas...
Por ser um livro que já não tinha tanto interesse em ler (li por causa da escola), acredito que isso pode ter influenciado bastante na minha percepção sobre ele.
Tenho alguns pontos para destacar:
? O livro foi mal escrito.
Não quero dizer que foi em geral mal escrito, a autora escreve muito bem. Mas foi uma leitura muito difícil de me prender, se tivesse sido escrito de outra forma eu gostaria mais. Na verdade acho q o que faltou no livro foi uma revisão melhor.
?Cansativo
Como já disse anteriormente a história não me prendeu, me senti um pouco arrastada pra terminar logo e não conseguir.
?Narrador chato
Isso é mais uma opinião minha mesmo. Eu não gosto de narradores desse tipo.
Problemas se resolvem muito facilmente
Durante todo o livro fiquei com a impressão que tudo se resolvia muito simplesmente, eu ia gostar muito mais se os problemas fossem mais profundas.
?Xisto dúvida muito da capacidade de Bruzo
Uma coisa que eu fiquei muuuuito incomodada foi que o Xisto dúvida de seu amigo Bruzo várias vezes, mesmo Bruzo se mostrando inteligente em alguns momentos e estando sempre so seu lado.
?Cenas de ação Mal escritas, difícil de conseguir imaginar o que está escrito
Por eu escrever algumas coisas de vez em quando (obvio que eu nunca vou chegar aos pés de Lucia Machado de Almeida) acabei notando que as cenas de ação não são tão detalhadamente descritas, isso não atrapalha diretamente na estoria mas seria algo que eu amaria ler.
?Eu acho q teve um pouco dos famosos chutes em alguns momentos pq as solucoes de alguns problemas vinham do nada.
?Agora as minhas considerações finais:
>É um livro que eu não só espero conseguir mas quero reler brevemente.
>Lucia foi uma autora incrível mas esse não é o melhor livro dela
>Eu adorei o Bruzo
>Ela ter escrito sobre bruxos tão antes da febre de Harry potter foi muito legal
>As aventuras de xisto é um livro ótimo
>Recomendo esse livro principalmente para crianças, afinal é da coleção vagalume

Tama 19/08/2020

Livro ótimo para adolescentes.
Aventuras de cavalaria sempre divertem, principalmente quando são temperadas com bondade, inocência e coragem

Yasmim 21/05/2020

Tenho muito carinho por esse livro, foi um dos meus favoritos quando era pequena!!

E o Minoco é muito classudo puts

Ludi. 15/04/2020

?Não seja medroso. Quem tem coragem, força de vontade e um ideal dentro do peito, vence tudo.?
Bruno B. 14/05/2020minha estante
Saiu vídeo novo no canal Mais Um capítulo, dessa vez sobre As aventuras de Xisto, vai lá assisti!!

BINHA Around The World 18/10/2018

Surpresa boa!
Acredito que eu nem tenha lido essa maravilhosa obra na minha infância ou na adolescência, porém fico super grata em tê-la lido agora, pois é com nitidês que verifico a inspiração da autora na grande obra Dom Quixote para compor esse herói-menino que possui um coração imenso e um desejo ardente de ajudar todos os reinos.

Também me senti feliz em observar a magia sendo narrada por uma brasileira anos antes da febre Harry Potter!!!

Um livro cheio de aventuras, magias, ciência e uma escrita simples e que prende o leitor do início ao fim!!!
Bruno B. 11/05/2020minha estante
Minha primeira leitura foi as aventuras de Xisto confere o vídeo

BINHA Around The World 14/05/2020minha estante
Muito obrigada pelo convite, Bruno. Já estou inscrita no seu canal no YouTube e no seu BLOG wix.
Boa sorte!
Beijíssimus e inteh!

Gabi.Limeira 01/04/2022minha estante
Adorei o seu comentário!

CarolineSeco Revisora 13/09/2018

Leve e gostoso de ler
É um livro para leitura rápida, principalmente para quem está começando no mundo da literatura.
Tem vários acontecimentos, são bem descritos, mas não extremamente aprofundados, por isso dá pra ler em um ou dois dias.
Contudo, a falta de complexidade não prejudica a leitura e o livro faz aquilo que se propõe a fazer: entretêm e diverte.
É um contraponto interessante a livros famosos recentes que têm cerca de 300 páginas (Flores Partidas e Entre quatro paredes, por exemplo) e falam muito menos que este com suas 128.
Recomendo muito!
Bruno B. 14/05/2020minha estante