Piteco: Ingá

Resenhas - Piteco: Ingá

1 | 2 | 3 | 4 | 5

romancejunkie 18/02/2024

Inga
Uma adaptação bem diferente das outras histórias do Piteco, mas de uma forma cativante, romantica e divertida.

_lendogibi 12/12/2023

PITECO - INGÁ
"eu tenho uma coisa pra falar sobre plantar, aguardar e colher..."

Em ingá, o povo do Lem precisa procurar novos caminhos por conta da seca do rio que os alimenta, mas Piteco não pode seguir junto de seu povo devido à um acontecimento: Thuga é sequestrada, e obviamente ele vai em busca de sua amada.

Uma história cheia de misticidade e ancestralidade, com bom enredo e desenhos lindíssimos.

Mistura ação, aventura, humor e romance, além de estar cheia de referências à nosso folclore e ao povo nordestino.

clebs_santos 22/11/2023

A Pré-História com um quê de Paraíba
Mais uma fascinante Graphic MSP, pra mim o que há de melhor em quadrinhos produzido no Brasil, vida longa à esse projeto.

Em Ingá, o quadrinista Shiko leva ao pé da letra a proposta do Mauricio de Sousa de criar um homem da caverna brasileiro. Mas ao invés de Flinstones, pense nessa HQ como uma aventura mais puxada pro Estrada da Fúria mesmo.

Shiko incorpora diversos elementos do nosso folclore e nos relembra que sim, houveram homens das cavernas aqui, que há registros arqueológicos valiossíssimos no Brasil.

Nesse resgate aos nossos povos originários, próximos e pré-historicos, Ingá oferece uma aventura intensa. Não emociona tanto quanto outras graphics da coleção, mas mostra que é possível produzir aventuras épicas não só com os personagens do Maurício, mas também com a nossa "mitologia brasileira".

Sayuri 09/10/2023

Piteco Inga
As HQ's MSP renovam o universo e dão outra cara aos personagens que já conhecemos. Eu particularmente não lia muito as histórias do Piteco mas essa me prendeu bastante, juntando a cultura do nordeste e aos traços maravilhosos do Shiko.

ViniGomesPersonal 15/07/2023

Aventura digna de filme!
? Piteco: Ingá. Minhas impressões!

?4ª GraphicMSP fechando o 1º ciclo desde Magnetar! Aventura pré histórica, com elementos populares da cultura folclórica brasileira.

?Até aí, parece ok. Aí tem o plot twist: as criaturas que aparecem aqui são bem aterrorizantes. O Shiko fez uma composição fudidaça dos personagens e dos Deuses (curupira, boitatá). A entrada deles na história é digna de filme!

?Não sei se o Brasil teria tecnologia cinematográfica para essa aventura.

?Vale ressaltar o destaque que o Shiko dá para a Ogra, colocando-a em evidência de protaganista, eu amei!

?A história começa com uma narração do momento que o povo de LEM está passando. Me veio à cabeça a voz de alguns dubladores, não sei se mais alguém teve essa experiência, achei diferente, e não lembro de ter lido as GMSPs anteriores desta mesma maneira ?cinematográfica?.

? A parte mais legal, é saber que é uma história pré histórica passada em Ingá - Paraíba, Brasil, que juntou animais pré históricos com nosso folclore, bioma, e as inscrições na Pedra de Ingá na Paraíba tombada em 1944.

?Gostei e recomendo demais!

?+: O @chicoshiko tem uma ilustração de uma criança de bicicleta em frente à uma banca de jornal
. É a representação da minha infância todinha. Meu pai tinha banca de jornal e eu vivia nas redondezas (morava perto) de bicicleta. Ao ver a foto me despertou uma série de lembranças. A quem tiver curiosidade, passei essa infância na Rua Maria Antônia, em São Paulo, na rua do Mackenzie nos anos 90. A Banca do Mackenzie era em frente ao Pão de Açúcar. A banca ainda existe, embora bem diferente. E foi por causa do meu pai e da banca, que hoje eu gosto tanto de HQs!

?CHICO, EU PRECISO DESSA ILUSTRAÇÃO! haha

?GMSP/ano: Piteco: Ingá. Nov/2013
?História e Arte: @chicoshiko
?Cores: @chicoshiko
?4ª Capa: @mikedeodato
?Editor: @sidney_gusman
? 26º Troféu HQ Mix: Melhor publicação Aventura / Terror / Ficção.

@paninicomicsbr
@turmadamonica

#LevantaAMao #graphicmsp #turmadamonica #mônica60anos #monica60anos #monicaverso #sansão #sansao #hq #hqbrasil #sansaoamarelo #sansãoamarelo #sansãoaventureiro #piteco #ingá #pitecoingá

Nane 14/07/2023

Amei
Gostei demais dessa HQ. Amei os traços, a Thuga tá lindona e o Piteco está muito bonitão. Hahhahahahaha.

oariellucas 01/07/2023

Foi um rio que passou na vida do Piteco...
História muito interessante, os desenhos nem preciso comentar que são os melhores até então. Amei de verdade essa aqui.
Hono 01/07/2023minha estante
Um dos meus favoritos dessa coleção do Maurício de Souza.

Sara 09/05/2023

Ao contrário das outros lançamentos da linha, este foi o que eu menos gostei.
Achei a história um pouco confusa e sem um desenvolvimento linear. Uma pena.

tamyreiss 09/04/2023

Bem diferente
Definitivamente, as Graphics são histórias não para os leitores mirins de Turma da Mônica, mas sim para amantes de HQs.
Piteco tem uma pegada mais densa e me lembra muito enredo de filme cheio de ação e histórias ancestrais.
É muito legal de ler, mas não está no ranking dos meus prediletos

Tamy 24/03/2023

Piteco: Ingá
Uma releitura do Piteco de Maurício de Sousa. Uma história emocionante e muito boa de ler; aqui acompanhamos o caçador Piteco enquanto pertencente a uma tribo indígena brasileira.

Somos apresentados às crenças indígenas, ao modo como eles se guiam pelo mundo, às mensagens que seus antepassados deixaram como meio para orientar seus descendentes e como tudo isso contribui para a sobrevivência desse povo.

Uma graphic novel encantadora, uma arte lindíssima, uma mistura de homem das cavernas com a cultura indígena, uma história que prendeu minha atenção com seu toque de aventura, suspense e amor.

Emerz 15/03/2023

Vê o Shiko no início de carreira é fantástico porque mostra que ele já tinha em vista o que gostaria de trabalhar e abordar. Mesmo numa adaptação de um personagem do Maurício ele traz tudo de sua personalidade pra obra, sem perder nenhum pouco de sua essência e o que viria a abordar nas suas próxima história.

Hoje o Shiko é um dos mais respeitados quadrinistas do cenário atual, dono de obras invejáveis e sinônimo de gibi bom.

Aqui no ingá ele se destaca muito pelo seu traço fantástico e com uma narrativa bem envolvente, misturado pré história e nordeste, criando uma obra bastante sólida e divertida. Com elementos fantástico, cresça e povo originários.

Tutu2014 26/01/2023

A Tuga foi capturada pela tribo dos homens tigres e para o Piteco salvar a Tuga ele enfrentou vários perigos.

Achei muito boa! Eu gostei do Piteco enfrentando os perigos.

lettcadona 14/01/2023

Sabrina 08/01/2023

02/01/2023
Piteco - ingá 4,0
Resenha
Até agora não tenho nenhuma reclamação as MSPs e acredito que não vou ter pq cada uma é tão única e do seu jeitinho são perfeitas (estou lendo na cronologia que foram publicadas)

1 | 2 | 3 | 4 | 5