Piteco: Ingá

Piteco: Ingá Shiko

Resenhas - Piteco: Ingá

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Thiago662 10/11/2022

As ilustrações são sensacionais, a estória nem tanto! Interessante para começar a tratar a pre-história com os alunos do sexto ano!

Giulli Patoléia 03/09/2022

Adorei!!!
Nunca fui muito fã dos quadrinhos do Piteco e Tuga nos Gibis, mas me surpreendi com a Graphic.
Desde os traços a história, vale muito a pena a leitura.

Tico Menezes 26/07/2022

Uma Pré-História com a nossa cara!
Brasileiríssimo, esse trabalho de Shiko resgata um Brasil que valoriza suas raízes, seu pensamento comunitário, a valorização de sua própria cultura. Nessa Pré-História árida, mas de um povo guerreiro e verdadeiramente inteligente com suas emoções, somos apresentados à dinâmica dicotômica do relacionamento de Piteco e Thuga.

Enquanto ela entende o valor das raízes, do cuidado, da germinação e do todo, ele ainda dá voz a uma revolta meio sem causa, busca adrenalina e confronto. Ambos com suas qualidades únicas, só funcionam porque são diferentes. É realmente belo como uma trama aventuresca tão rápida pode ter tantas camadas.

Camadas essas acentuadas pela aquarela de Shiko, que confere realismo num mundo em que lendas são vivas e mosntros gigantes existem. Muito além da arte estética - belíssima, diga-se de passagem - o autor homenageia a cultura tupi, nossos antepassados, de forma orgânica e didática.

Uma emocionante história sobre um povo de garra que planta, aguarda e colhe consciente de sua grandeza.
Katia Rodrigues 26/07/2022minha estante
Uma das minhas preferidas da coleção MSP.

Maria Júlia 18/07/2022

A hq é de 2013, mas quando saiu não me interessei muito em comprar pq eu não curto muito as histórias do Piteco, e na época eu não estava tão ligada assim em quadrinhos - embora gostasse muito, estava numa pegada bem diferente de hoje. Mas no curso do Sidney Gusman ele falou sobre esse quadrinho, e aí eu precisei ler! A história é maravilhosa, uma releitura muito interessante, adorei a Thuga, a Ogra... E a arte do Shiko é belíssima. Ele pintou tudo com aquarela, é impressionante.

Se você não leu, leia que vale muitíssimo a pena.

Rafa569 17/07/2022

Ingá
Na sequência das Graphic MSP que tenho lido esses dias, essa foi melhor que a última, do Papa-capim. Eu já tinha lido "Três Buracos", do Shiko. Aqui as páginas são coloridas em aquarela e a qualidade dos desenhos são um show. A releitura inclui elementos do folclore brasileiro como Caipora/Curupira, Boi-tatá, além de um ser mitológico dos Andes, e a própria Pedra do Ingá, localizada na Paraíba, estado natal de Shiko, e que nomeia a HQ. Um trabalho sensacional de reencontro com o querido homem pré-histórico das histórias do Maurício!

Tinúviel 10/07/2022

Até que gostei de graphic novel. Uma surpresa, já que não gosto das histórias do Piteco. Os traços dos desenhos ficaram show.

Claudinei 23/06/2022

Graphic MSP me apresentando mais um excelente autor
Mais um grande artista brasileiro que conheço graças ao projeto MSP, falo do Paraibano Shiko, que cumpriu muito bem a missão de dar uma nova perspectiva ao personagem Piteco do Mauricio de Sousa.
Ambientado na própria Paraíba, vemos o primitivo povo de Lem interpretando as inscrições gravadas nas pedras indicando que chegou o momento do povo imigrar para outra região, visto que a atual em breve enfrentará o problema da seca, ficando sem o rio, necessário para o povo agricultor plantar e colher os suprimentos da aldeia, o povo é liderado por Thuga, que é a xamã da aldeia, descendendo diretamente da linhagem das xamãs anteriores. Thuga que assim como nas histórias de Maurício de Sousa, mantém uma paixão por Piteco e na noite anterior a mudança do grupo tem uma conversa com o mesmo sobre plantar sementes e colher frutos, distraído o destemido caçador da aldeia não entende o que ela quer dizer e se preocupa somente em como conseguir caça pra ajudar seu povo. Tudo seria simples, não fosse outro povo, também interpretando mensagens de seu deus, precisar levar a Xamã de Lem para aplacar a fúria da divindade, então homens tigre sequestram Thuga ao cair da noite, e no outro dia, se dando conta do quão importante e talvez mais que amiga Thuga seja, Piteco decide ir ao resgate da xamã, prometendo se encontrar com os demais a caminho do novo lar trazendo-a à salvo, e assim com ajuda do amigo Beleléu e depois da guerreira Ogra, parte e se joga numa aventura cheia de mistério, perigos e uma possível vingança.
Com um texto leve, mas carregado de emoções, Shiko criou uma belissima história ao fundir elementos da cultura nordestina e até mesmo a pedra do Ingá, que realmente existe e é patrimônio cultural na Paraíba com suas inscrições misteriosas, ao personagem Piteco. Fora a arte linda e aquarelada que tornam ainda mais sutil essa leveza da história. Gostei muito do que li e ja quero mais do autor.

site: https://www.instagram.com/leitor1986/

Ricardo.Barroso 07/05/2022

Uma grande aventura da idade da pedra
Em mais uma grande obra da coleção graphic MSP, essa edição traz uma releitura do Piteco, num clima de aventura, remetendo a mitologia indígena e uma jornada heroica do personagem. As mulheres ganham um papel de destaque, não sendo apenas damas em apuros ou coadjuvantes. Thuga mostra um lado xamanico e Ogra é mais forte e corajosa que qualquer guerreiro. Temos também Beleleu, que além de grande parceiro do Piteco é um grande inventor. Ainda assim é possível notar, de forma sutil, o desejo da Thuga em "domar" o Piteco para casar com ele, marcante na frase do último quadro.

xblacky 28/04/2022

mais um graphic msp e mais um personagem que eu nunca cheguei a ler.
a arte é maravilhosa e a história consegui capturar minha atenção até o fim. divertido!

Fabiano 10/04/2022

Maravilhoso!
História encantadora se valendo de mitos brasileiros revisitados e adicionados ao passado em que vive o personagem. Misto de folclore e idade da pedra, a HQ tem uma história de busca e caça belamente desenhada pelo Shiko. Supreendi-me! Inclusive quero ler outras coisas dele correndo!

Beatriz Reis 08/04/2022

Ingá
Amei a releitura dos personagens pré-históricos de Maurício de Sousa, Shiko trás também elementos do estado da Paraíba (a própria Pedra do Ingá se localiza lá) que enriquecem demaaais a história. Eu leria toda uma saga com esses personagens, gostei pra caramba!

Henry 23/02/2022

Shiko é um gênio!
Começo essa resenha já adiantando que Shiko é um mestre absoluto do traço. Essa precisava ser minha primeira crítica, os desenhos são surreais.

Passando rapidamente sobre a história: Na aldeia de Lem, Thuga é a xamã e acaba por ser sequestrada por homens-tigre (componentes de uma tribo vizinha). Cabe a Piteco, Ogra e Beleléu resgata-la. Parece um clichê de filme de aventura, né? Pois é, SERIA, se não fosse sob o incrível roteiro de Shiko.

Misturando desenhos vívidos, estilizados, sensuais (sem vulgaridade), grotescos (pois há um pé no terror leve) e realistas com um roteiro que busca representar a importância em construir laços, explora de forma magistral o folclore brasileiro e construiu os personagens na mesma essência dos gibis, porém dando um ar adulto à obra.

Piteco: Ingá foi uma grata surpresa, pois apresentou temáticas que eu não esperava ver numa MSP. O clima que varia entre aventura, ação, terror e suspense me agradaram bastante, contribuíram na minha imersão.

Super recomendo!!

Rodrigo.Macedo 17/02/2022

Arte top, só.
A narrativa não cativou. Os traços são legais, mas em 80 páginas as coisas aconteceram muito rápido pra causar empatia.

Moni 25/10/2021

Sinceramente eu não gostei muito mas isso também é ocasionado pelo fato de eu nunca ter lido muito os gibis de ?fora da turma da Mônica ou de chico bento?. Foi uma leitura chata puxada pra ok mas acho que pra quem acompanhou os gibis, provavelmente gostou.

1 | 2 | 3 | 4 | 5