Quem disse que é bom ser normal?

Quem disse que é bom ser normal? Dale Archer

Resenhas - Quem disse que é bom ser normal?

Cassia 04/12/2013

Em tese, a proposta deste livro é muito bacana.

O autor, um psiquiatra, se propõe a mostrar que muitas coisas hoje em dia consideradas como “problemas mentais” na verdade podem ser apenas características da personalidade da pessoa, e que, devidamente trabalhadas, podem fazer com que ela se saia muito bem na vida – além de questionar que em nossos dias, muitos diagnósticos desse gênero podem ser apressados, ou mesmo, podem ser apenas uma forma de o ‘doente’ não encarar determinadas situações (que mesmo que à primeira vista tragam sofrimento, posteriormente, podem levar a um crescimento pessoal).

Foram abordados temas como timidez, perfeccionismo, narcisismo, entre outros.

Entretanto, incomodou-me profundamente a linguagem estilo “revista Capricho” como os assuntos foram abordados. Apesar de achar válido o esforço de desmitificar muitos equívocos que estão por aí, sinto que a coisa ficou muito superficial. Não consegui determinar se essa foi a maneira como o autor escreveu, ou problema da tradução.

O autor teve a ideia bacana de mostrar que ele também tem alguns desses traços em si – o que atrai a simpatia do leitor, mostrando que o autor não é um super-homem, mas alguém que também tem suas imperfeições; mas acho que exagerou ao apontar a quantidade, e a qualidade (todos, de um modo geral, em níveis altamente administráveis, e que o ajudaram a se tornar o sucesso que é hoje – lógico que malandramente deixando o ‘mais pior’ – o pensamento mágico que, de acordo com ele, em excesso pode representar um certo grau de esquizofrenia).

Lógico que tem aqueles indefectíveis testes no final, pra que você verifique se tem as características abordadas, bem como em que grau.

Não é o melhor livro sobre o tema jamais escrito. Mas, com certa boa vontade, pode servir de oportunidade para que se busquem mais informações sobre os tópicos abordados e, principalmente, para ajudar pessoas que sofrem de tais condições a repensarem sobre a necessidade de buscar um tratamento, e sobre como buscar uma melhor maneira de adequar seu jeito de ser ao mundo em que vivemos.
Cauã 31/10/2016minha estante
Nossa, mas que bela resenha, parabéns.

Lucios 21/07/2016

Desafiador!!!
O livro mostra, a trajetória, de um psicológico, onde questionado, por uma. Paciente, reavalia, o que normal, descrevendo os, principais, traços de personalidade, ele, Descreve, as vantagens, de cada, perfil, mostrando que normal. Oi não, as vezes, e so um rotulo, boa leitura.