Tire Os Olhos da Bola

Tire Os Olhos da Bola Pat Kirwan...

Resenhas - Take Your Eye Off The Ball

Beto 25/03/2021

Livro bom para iniciantes
O livro tem uma linguagem de fácil entendimento e é muito bom para iniciantes. O "problema" é que é um pouco defasado para a NFL atual e isso pode render ideias que não mais são aplicadas na liga. De qualquer forma, é leitura obrigatória.

Rafaella.Gondim 30/09/2020

Livro muito bom pra quem quer aprender mais sobre futebol americano! Não é um livro voltado para um público iniciante, pois ele exige do leitor alguns conhecimentos prévios de posição de jogadores e esquemas ofensivos/defensivos (ex. "West Coast" offense, defesa nickel). Por outro lado, ultrapassadas essas barreiras, é uma leitura muito fácil e divertida.
O livro é muito completo, com capítulos dedicados a cada uma das posições, além de capítulos dedicados a aspectos econômicos da administração do time, cuidados médicos com jogadores e dicas de avaliação de prospectos no draft.
Posso dizer que aprendi bastante sobre minúcias do jogo que não conhecia e consegui organizar melhor o que já sabia. O autor trabalhou durante anos na NFL como scout (analista tático) na comissão do Pete Carroll e, posteriormente, como analista do NFL network. A combinação dessas duas experiências faz com que o texto seja bem didático ao telespectador médio mas ainda assim muito informativo.
Se você já conhece bem as diferenças de funções táticas entre os jogadores de uma defesa 3-4 e uma 4-3, sabe os atributos de cada jogador da OL e consegue analisar os números do combine, pode ser que ache o livro muito básico. Se ainda não, é uma ótima oportunidade para aprender.

Adriano 01/04/2015

Aula de Futebol Americano
Esse livro é sensacional pra quem quer aprender os pormenores do esporte sem precisar ser um expert no assunto. Ele destrincha todos os detalhes táticos e técnicos do dia a dia de um time. Ao terminar de ler o livro já bateu uma vontade de re-ler só pra fixar melhor as idéias, é incrívelmente bem escrito e acessível para todos.

jpmondoni 24/09/2015

Ótimo guia para entender aspectos do futebol americano
Pat Kirwan nos trás neste livro, através de explicações simples e conexas, aspectos um poucos mais aprofundados sobre o futebol americano. O livro percorre diversos assuntos, desde a observação de "packages" ofensivos até alinhamentos defensivos e as diferentes habilidades que os jogadores devem possuir para executar funções distintas dentro de campo.
Fixando o conteúdo do livro, o leitor e amante de futebol americano será capaz de observar alguns momentos que até então passavam despercebidos durante uma partida, o que vai enriquecer a capacidade de analisar jogadas e entender a razão pela qual o quarterback mudou a jogada antes do snap.

A leitura é rápida e muito proveitosa, é um livro que vale muito a pena para aqueles que querem analisar e entender um pouco todos os acontecimentos simultâneos numa jogada de poucos segundos em uma partida da NFL.

Eduardo.Bastilho 03/07/2017

Leitura fácil
Simplesmente nos ensina ver o jogo de maneira mais intelectual e profissional. Curti faz uma reação fantástica, facilitando os termos, tal como estivesse lidando com leigos. Ótimo para quem está entrando no mundo do FA e prefeito para quem já está habituado com o mesmo.

FlavioCE 06/07/2017

Impressão
Gostei do livro... Para quem trabalha diretamente ligado ao esporte, jogadores e comissão técnica é uma leitura bem interessante.

O livro não se propõe a ensinar as regras, muito embora explique algumas vezes algumas coisas ligadas à formações táticas e técnicas, mas o que me chamou a atenção é justamente a proposta já exposta na capa. TIRE OS OLHOS DA BOLA. O livro tenta demonstrar toda a dinâmica que cerca uma partida de futebol americano, os movimentos e ações que acontecem sem a bola.
E também fala de bastidores, rotina de treinos, muito legal...
Pra mim valeu a leitura, abriu mais a minha visão ao assistir uma partida.

Allisson 20/01/2018

Essencial
Indispensável para qualquer um que goste de futebol americano. Pode soar clichê, mas o livro realmente te ajuda a "tirar os olhos da bola" e ver o jogo por outro ângulo. Movimentos que normalmente passariam desapercebidos passam a ajudá-lo a entender porquê o quarterback fez um determinado lançamento, como a defesa conseguiu prever uma determinada jogada e muitos outros acontecimentos do jogo.

Além disso, a maneira com que o autor escreve proporciona uma leitura leve, rápida e fácil de entender. Vale lembrar que esse livro não é voltado para experts, mas é recomendável que você já tenha o mínimo de conhecimento sobre o jogo.

O ponto negativo não fica para o livro em si, mas para a edição brasileira, publicada pela Editora Simonsen. A impressão que passa é de que a edição foi publicada sem revisão nenhuma, pois o livro é repleto de erros de português e alguns problemas com a diagramação. A edição que tenho é a que foi publicada pelo crowdfunding, não sei se há outra no mercado. Caso não haja, espero que o livro seja republicado com o cuidado que ele merece.

De qualquer forma, o livro é essencial para qualquer fã de futebol americano.

Douglas14 21/11/2023

#Leituras 2023: 02/25*
Neste ano um dos objetivos é aprender mais sobre o jogo. Pode parecer, inicialmente, que se trata de um tipo de luta, mas quando você começa a entender percebe que está muito mais para xadrez?
Take your eye off the ball não é um livro introdutório. Exige, pelo menos, um nível de conhecimento intermediário, mas ajuda a explicar muitos aspectos relevantes para quem deseja se aprofundar. Ainda assim, como a edição é de 2015, alguns conceitos já parecem estar ?datados?. Valeu como o primeiro passo.