A Árvore de Idhunn

A Árvore de Idhunn Licia Troisi

Resenhas - A Árvore de Idhunn

Marlos 07/10/2021

Nesse livro, há o desenvolvimento da jornada em busca pelos frutos da árvore da vida, bem como a apresentação de um novo personagem importante.

É possível perceber o enfoque da autora na ideia de que, mesmo tomando decisões erradas, a pessoa pode alcançar a redenção pelo arrependimento.

A escritora mais uma vez aborda a influência do meio no desenvolvimento do indivíduo, mas não ignora que há algo de inato que impulsiona o comportamento para o bem ou para o mal.

Como exemplo, tanto a protagonista quanto o antagonista tem as mesmas características basilares, mas o último teve um desenvolvimento em um ambiente mais tóxico que o da primeira, o que, somado com uma predisposição à atos desprovidos de ética, acabou moldando e guiando suas atitudes.

No geral, foi uma leitura bem prazerosa, e evocou uma reflexão mais aprofundada do comportamento humano.

becka 24/06/2020

Por que Lícia?
Por que Lícia???? A autora tem essa necessidade de por romance em todas as suas trilogias, nessa achei que teria um desconto afinal a protagonista tem 13 anos. Mas não, é pior ainda.

Bagii 07/12/2022

A árvore de Idhunn
Gostei mais desse segundo livro pois vi um grande amadurecimento da sofia que antes chegava a ser chatinha com sua falta de confiança em si mesma, teve um pouco de mistério no meio e um personagem novo que chegou abalando o coração de sofia, já quero ler a continuação.

Mialle @mialleverso 03/10/2019

perdendo o interesse
A Garota Dragão - A Árvore de Idhunn não é exatamente uma dessas decisões, mas eu deveria ter lido esse livro uns 10 anos atrás, quando tinha a idade apropriada para tal.

No primeiro volume, Sofia descobre que seu corpo abriga a alma e os poderes de um dragão e que ela precisa salvar o mundo.

A Árvore de Idhunn é o segundo volume das aventuras de Sofia, agora seu tutor resolveu deixá-la no circo junto com sua companheira de aventuras que também tem um dragão na alma, mas Sofia não é chegada no circo e se sente abandonada. Então ela conhece um jovem muito bonito e mal educado que vai no circo um dia, Sofia fica meio balançada, mas este rapaz tem uma ligação muito forte e importante com a história dos Dragões e só vai deixar a Sofia ainda mais insegura do que ela já é.

Na minha opinião este é um livro muito bom para quem tem 14 anos de idade (por aí), eu gostaria muito de ter lido quando era mais nova, acho que seria uma memória afetiva incrível, mas agora eu tenho mais de 25 anos e muito pouca paciência para a personagem principal que é claramente muito bonita e mágica, mas se acha feia e desajeitada. Sofia tem todas as inseguranças comuns da idade, ela é uma ótima personagem se você estiver no nível dela, o que não foi o meu caso.

O livro se desenvolve rapidamente e tem vários flashbacks bem legais sobre o passado dos dragões, quando o mundo ainda era dominado por eles. Eu adoro histórias onde os dragões são criaturas mágicas e sábias que guiam a humanidade para o melhor, então não tem como não me interessar por este aqui, mas admito que estou com um pouco de preguiça para começar o terceiro.

LaAs79 30/01/2024

Da menina temerosa a uma jovem corajosa
Mesmo sendo um volume mais curto a história se desenredou de uma maneira muito melhor. Não houve tanta enrolação e os acontecimentos foram mais desenvolvidos, mesmo que mais rápidos.
A evolução da Sofia é super considerável. Ela foi da menininha medrosa e covarde para uma garota decidida e que começou a se arriscar mais, mesmo que às vezes fosse um pouco impulsiva, dava para perceber que ela estava se esforçando e dando o melhor de si.
Teve uma pitada de romance, um começo, mas algo interessante.
Inclusive deu uma ótima lição sobre clemência e redenção. Como uma pessoa pode mudar se ela desejar, pois lá ainda pode estar um ser bom.
Espero que no próximo volume desenvolva mais esse leve romance juvenil, que eles encontrem todos os frutos, reinstaurem a Árvore do Mundo e que derrotem logo Nidhoggr.

Descontrolados 25/04/2014

A Garota Dragão Começa a Amadurecer
“Em A árvore de Idhunn, depois de ser adotada por um professor de antropologia e descobrir-se herdeira de uma antiga estirpe de dragões que devem defender o mundo, Sofia se vê longe de casa e atormentada por sonhos e premonições. Nesta nova aventura, ela precisa aprender a acreditar nos próprios poderes e acertar as contas com o seu coração, mas a descoberta do amor pode trazer ainda mais perigos para a sua jornada.”

“Mesmo sob asas de dragão pode bater um coração negro” – pág 142

Vamos começar do começo. Esse livro mostra a Sofia na capa, e gente, como uma menina linda dessas consegue ter tanto complexo de inferioridade? Difícil entender, e Thuban tá lindíssimo e assustador na capa.

Agora vamos a conteúdo. Diferentemente do primeiro livro que tem aquele iniciozinho chatinho e enjoado de apresentar personagens complexados e cheios de bullying, nesse segundo volume começamos com um livro gostoso de ler. O tipo de leitura que parece bastante com um cruzeiro de navio, com um ritmo leve e delicioso. Nada daquele ritmo frenético que você não consegue largar, mas uma leitura que tranquiliza e que você lê após um dia de muito trabalho para fugir um pouco do estresse.

Como é clássico de Licia Troisi, o crescimento dos personagens é lento e nós vivenciamos cada pequeno passo dele, o que cria uma sinestesia muito grande na minha opinião, porque o personagem realmente se desenvolve num ritmo humano. Não aquela coisa na qual o cara num dia é normal e dois dias depois sabe lutar com espadas e tá matando um bando de monstros. Sofia continua sendo uma menina muito insegura e frágil, mas com o tempo tem começado a demonstrar determinação e até mesmo força para se virar em sua missão. Já Lidja foi um pouco negligenciada nesse que poderia ser um livro de grande desenvolvimento emocional para ela, mas Lidja é aquela personagem que já é boa demais para mudanças.

O grande ponto desse livro é a chegada de um rapaz misterioso e muito importante na vida de Sofia, um rapaz que traz a nossa protagonista para o estado ainda mais desastrado e sem nexo de estar apaixonada. E vamos ser sinceros, a Sofia fica AINDA MAIS insegura quando apaixonada. Terapia se faz necessária no caso.

“Os sentimentos não nos pertencem, fazem de nós o que querem quando chegam.” – pág 144

Então, esse rapaz atende pelo nome de Fábio e tem um passado sombrio junto aos Draconianos, ele se junta ao inimigo, o que faz Sofia estar em ainda pior situação por gostar dele. Mas vamos ao importante: Fabio é incrível! Ele é o clássico cara marrento e revoltado que toda garota ama, mas tudo isso com um porem crucial: ele PODE ser marrento, porque ele é mesmo tudo que acha ser. E, no fundo, o rapaz tem um bom coração.

Pois bem, a história desse livro se desenrola em Benevento, onde as meninas procuram pelo segundo fruto enquanto o professor está atrás de outros Adormecidos. Elas passam muito tempo pesquisando e seguindo rumores sussurrados ao vento, sem muito sucesso. Tudo isso com a espionagem e, as vezes, ataques do inimigo.

Já do meio pro final do livro o ritmo de cruzeiro tranquilo se torna um pouco mais turbulento, visto que os ataques do inimigo e a corrida para conseguir o fruto se intensificam, nesse trecho final do livro vemos várias revelações e reviravoltas e, devo acrescentar, levamos um sustinho daqueles que quase fazem o livro voar longe (NÃO), mas acaba que tudo se resolve de uma forma…positiva.

Sei que ao fim do primeiro livro, eu quis ler o segundo, mas não tanto quanto agora quero ler o terceiro. O gancho de finalização e todas as possíveis continuações que esse livro permitiu estão rodeando a minha cabeça e certamente ficarão aqui até o terceiro livro. Até lá, a gente aguarda!

Por Elisa Maghelly

site: http://programadescontrolados.com/resenha-a-arvore-de-idhunn/

Nat 03/12/2017

Sofia está longe de casa, o professor viajou e a deixou para passar um tempo no circo em Benevento com Lidja. Em uma das noites de trabalho no circo, ela se atrapalha na bilheteria com o aparecimento de um rapaz muito bonito. Apesar de que ele causa uma boa impressão nela, o inverso não é recíproco e mais uma vez a menina sente vir a tona algumas de suas inseguranças. Em um de seus passeios noturnos, dias depois, ela acaba encontrando o mesmo rapaz entrando em uma igreja sorrateiramente, e Sofia resolve segui-lo. Mas esse encontro inesperado acaba muito mal, pois o rapaz, Fábio, é um draconiano (ele também abriga o espírito de um certo dragão, um que foi muito importante nos acontecimentos passados). Acontece uma batalha, Sofia consegue fugir, o professor reaparece e agora ela e Lidja precisam descobrir mais tanto sobre Fábio quando sobre os sonhos de Sofia relacionados a preciosa árvore de Idhunn.

Mais uma coleção que comecei a ler na base do “eu gostei da capa, vou comprar porque deve ser interessante”. A história é de fato interessante, prende a atenção, e para quem gosta de dragões, vale a pena, pois apesar de presença deles não ser tão ativa, eles são o pano de fundo da história. Gostei mais de Sofia nesse livro, e também adorei saber mais sobre Fábio. A forma como a autora utiliza a mitologia escandinava, com os dragões e a árvore da vida, é muito boa, a leitura não é arrastada e as cenas de batalha são só mais um chamariz. Recomendado.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2017/11/a-garota-dragao-licia-troisi-52-weeks.html

Tati Ricci 22/02/2021

UM ótimo livro para quem tem 14/15 anos. Depois disso ele fica meio cansativo, embora seja melhor que o primeiro, ao meu ver.

Aly Valente 13/09/2021

A Garota Dragão
Dei uma abandonada no início do livro mesmo, pois acho que passei um pouco da idade de ler esse livro, li o primeiro muito mais nova com uma cabeça muito diferente e eu tinha amado, agora já não é mais a mesma coisa e o jeito da Sofia me irrita um pouco.

Arielzinha 17/04/2023

Poderia ser mais curto
Eu li esse livro pela primeira vez anos atrás e o relendo hoje em dia percebo sua completa basicalidade, é uma protagonista com problemas padrões em livros de jornada do héroi
Até mesmo a adição do antagonista é um pouco genérica

Skylenty 31/07/2023

A obra em si é bem infanto juvenil o contrário de mundo Emerso que fica mais no público jovem pra adulto. Este livro consegue ser mais parado que o anterior e já mostra q teremos um enemys tô lovers