A Submissão (The Submission)

A Submissão (The Submission) Amy Waldman

Resenhas - A Submissão

Literatura 17/05/2014

As nuances da (In)tolerância
Passaram-se dois anos desde o atentado que vitimou milhares de pessoas no centro comercial de Nova Iorque, quando aviões tomados por terroristas islâmicos atingiram as famosas torres gêmeas. Uma comissão composta de artistas, estudiosos, políticos e Claire Burwel, viúva de uma das vítimas e representante destas, reúne-se para eleger o projeto vencedor do memorial que seria construído no local da tragédia.

Escolhido o projeto, na hora de abrir o envelope para verificar o nome do autor, revela-se a surpresa nos rostos de alguns, nos de outros o mal-estar. O arquiteto chama-se Mohammed Khan, que embora seja americano tem origem muçulmana. O vazamento do resultado pela mídia obriga a comissão e o próprio país a colocar em conflito a justiça e a desconfiança geral.

Veja resenha completa no site:

site: http://www.literaturadecabeca.com.br/resenhas/resenha-a-submissao-as-nuances-da-intolerancia/#.U3ezsPldWAU

Natália 09/09/2014

"A Submissão, ao terror?! ao preconceito?! ao poder?!"
A história é narrada em terceira pessoa, e se passa 2 anos após os atentados de 2001.
A narrativa muda constantemente de ponto de vista (isso às vezes atrapalha, pois não é uma mudança acentuada, pontuada. É ‘brusca’, muda a toda hora e em qualquer momento). Não há um protagonista, e nem antagonistas específicos. Aqui cabe dizer que tem muitos personagens envolvidos, como Claire Burwell, viúva envolvida na escolha no memorial. Paul Rubin, líder da comissão do memorial. Asma, também viúva, porém clandestina nos Estados Unidos, vinda de Bangladesh, muçulmana, que perdeu o marido muçulmano, num ataque muçulmano. A jornalista Alyssa, a causadora de muitos dos problemas da história. E, temos o autor do projeto vencedor, Mo (Mohammad Khan). Americano. Muçulmano. Arquiteto. Ambicioso. Orgulhoso.
Colocaria da seguinte forma, o protagonista seria o memorial. E o antagonista, o preconceito, o medo e a desconfiança que se manifestou de diferentes formas, a intolerância étnica e religiosa.
É difícil saber o que esperar desse livro, mesmo quando ele acaba. O título “a submissão” já pode se referir a muitas coisas diferentes. Submissão ao terror?! Submissão ao preconceito?! Submissão ao poder?!
O ’11 de setembro’ estará marcado para sempre na história, principalmente de quem a viveu. Lá ou aqui. Novo ou velho. E o livro traz esse sentimento de apreensão e indignação que todo o mundo vivenciou naquele dia, naquela época de terror. Mostra também o que há por trás, do ponto de vista político, das famílias envolvidas, dos muçulmanos. Outra coisa muito abordada é o fato das pessoas que julgam que TODO muçulmano é terrorista, ‘do mal’, e antiamericano. A história que Amy nos traz, evidencia isso, esse preconceito velado ou exposto que todos sofreram e sofrem até hoje. E esses preconceito e pensamentos cruéis, passados de geração em geração, estão presentes das primeiras às últimas páginas do livro.
O final nos deixa a mensagem de que as coisas mudam, e mexer em feridas abertas ou em processo de cicatrização deixa a situação ainda mais caótica. Os fatos só podem ser avaliados realmente depois que viram história. E mesmo assim é bem complicado.
As reflexões finais ficam a encargo do leitor de uma forma criativa. E, é uma história que tem que ser lida, e refletida. Discutida. E não só pelo livro ou pelo fato dos atentados em si, o terror de toda aquela época, mas por tudo que isso engloba, por tudo que os atentados evidenciaram, por tudo que se gerou após isso. Pela história do mundo, a história ‘pós 11 de setembro’ e a história de antes, o porque de tudo isso.

Resenha publicada no blog "livros com bolinhos"

site: http://livroscombolinhos.blogspot.com.br/2014/09/resenha-submissao.html

Guliver 16/05/2014

As nuances da (In)tolerância

A Submissão, de Amy Waldman, faz uma análise muito bem escrita acerca dos efeitos dos atentados de 11 de setembro de 2011 na sociedade americana. O clima de medo e desconfiança que se verificava na época e até hoje perdura manifestou-se de diferentes formas revelando, em muitos casos, o preconceito e a intolerância étnica e religiosa.

PAra ler a resenha completa visite:

Juliana990 17/02/2023

O pano de fundo da história é a homenagem aos mortos no ataque terrorista de 11/09, e a história e os personagens desse memorial são tão bem descritos, que as vezes chegava a duvidar se não era verifico? os fatos históricos, sobre religião e cultura são tão bem embasados que demonstra a destreza e cultura do autor. Indico!