A Maldição dos Bonzinhos

Resenhas - A maldição dos bonzinhos

LucAlio.CAmara 13/11/2021

A maldição dos bonzinhos
Gênero autoajuda, reflexão

Esse livro não é pra fazer você não ser mais bonzinho, mas te mostra como dizer não de forma amável e sem sentir culpa. A maior parte das personagens do livro são mulheres e a autora explica que essa dificuldade de dizer não vem com a gente desde da infância e adolescência e que por crenças, comportamentos e aprendizados passados, a gente ficamos com a maldição dos bonzinhos. A seguir vou dar dois exemplos de casos que aconteceu comigo que ela fala bastante no livro mais tem muito mais exemplo de TCC - Terapia cognitiva comportamental. No meu caso vou falar sobre a raiva que eu sentia de não conseguir dizer não.

? No trabalho pra eu ser aceito pelo grupo dava de bonzinho. Os colegas começaram a pedir meu garfo emprestado pra almoçar, como passou a ser frequente eu emprestava mais sentia raiva pois eu não conseguia dizer não.

? Outro caso era meu cartão de alimentação. Eu emprestava e tinha colega que me dava calote. Eu sentia medo de dizer não, pq achava que iria ser rudir ou ser visto como egoísta. Mas com a convivência eu aprendi estrategias de defesas por necessidade de aprender a dizer não de forma amável. E deu super certo. Foi como se eu tivesse tirado um peso das minhas costas. Os colegas pararam de me pedir. Esse livro aborda esses dois exemplos que aconteceu comigo e com os personagens do livro também são reais.

O livro explica e ajuda melhor e têm mais casos em vista.