O Silo

O Silo Hugh Howey

Resenhas - O Silo

Lynielison 27/04/2015

Gostei Muito
Uma história fascinante que se desenvolve por intermédio de outras histórias de diversos personagens, onde a autora intercala cada uma delas, deixando o leitor hipnotizado querendo saber o desfecho de cada cena (história).

Vivi 01/04/2022

Achei o início do livro muito lendo. Os personagens demoram mais de 100 páginas para descer até os primeiros andares do Silo.

Enquanto eles estão descendo? Não acontece nada! Só algumas conversas aqui e ali, mas nada animador e nada que me fizesse permanecer na história.
Depois que a história começa de verdade achei interessante, conseguiu me prender alguma coisa.

Marcela.Enaile 22/11/2023

Massante
Embora a ideia seja bem interessante, ficamos em dúvida sobre o mundo já estar bom ou estar ruim em grave parte do livro.
Ele aborda muito as relações de controle e poder, referência as classes.
O livro flui bem no começo, por que queremos saber mais sobre a nossa dúvida e entender o contexto geral.
Mas depois de descobri eu acho que acaba perdendo um pouco a emoção.
Existem alguns outros pontos fortes no livro, outros momentos de acão e adrenalina. Mas infelizmente não são muitos e isso não ajuda. O livro também é extenso e bem longo, em alguns momentos parece que demora uma eternidade para acabar.
Ele tem cerca de 500 páginas, mas acho que poderia ser escrito muito bem com uns 300-400.
O tédio tmb veio pelo fato de que o texto descreve muita coisa e eu particularmente não sou o tipo de pessoa que gosta de livros assim. Mas fica essa opção de livro para quem curte

Ana 27/01/2024

O silo
O livro podia ter sido tããããão bom!
A ideia é boa, um lugar onde as pessoas vivem e não podem sair nem literalmente no " quintal " porque o ar é contaminado a ponto de queimar a roupa e o corpo assim que é expulso e colocado para fora do local, maaaaas... além de ter tantos personagens nada a ver, uma demora absurda para acontecer as coisas e quando acontece, é simplesmente colocado de lado uns fatos importantes. Como assim? Ok que é uma trilogia, talvez algumas coisas se expliquem depois, mas tem umas coisas que aconteceram e nunca mais foi citado!!

____
Uma distopia onde pessoas moram dentro de um silo( como um prédio enorme) onde tem de tudo dentro, porém ninguém sai pois o ar está contaminado com algo tóxico. Quando a pessoa comete um crime ela é posta para fora para limpar os vidros das câmeras que ficam sujas com esse pó. Quando as câmeras são limpas, é dia de festa pois as pessoas podem ver a linda paisagem e o céu... até se descobrir que era tudo montagem. Aonde eles vivem? O que é verdade ou mentira nesse cenário??

Yuri Plez 16/03/2024

Falar, não é ouvir
Simplesmente genial. Achei que, por ter visto a série, o livro iria acabar se tornando só um retrato da história que eu já conhecia. Em algumas partes, confesso, a série se faz muito bem construída, mas o livro reflete a essência dos personagens. O foco da narrativa transcende, a princípio, a ideia de um "protagonista", com plots que poderiam ter sido mais trabalhados (o que não os torna menos geniais) e uma criação de mundo fantástica. Ele entrega muito mais do que um primeiro livro de uma trilogia deve ser, o que me deixou em dúvida de quais serão os próximos clímax da história. Senti falta de uma proximidade aos ideiais e motivos dos personagens, algo que encontrei na série e fui cativado. Me diverti lendo, fiquei curioso, ri dos alívios cômicos e imaginei, imaginei muito, o que eu faria se tivesse nascido no Silo. "Ela oficialmente saiu da categoria de excêntrica esquisita para a de completamente maluca" seria a frase que me representaria.

Rosana 27/12/2014

bom
Em alguns momentos o livro é simplesmente empolgante e de repente ele estaciona mas nada que prejudique a leitura, muito bom e agora é esperar o livro 2.
Lynielison 27/04/2015minha estante
Gostei muito.

A história central de desenvolve em cenas de várias outras histórias de personagens interligados...uma leitura hipnotizante com desfechos imprevisíveis.

Karina.Reis 26/07/2023

O Silo(amei)
O livro supera a série em muito. Sabe aquele livro de suspense que você que você vira a noite lendo. O mundo acabou ou não acabou? Por que eles não sabem nada sobre o mundo lá fora? A única coisa ruim é que na acaba.

Marco.Pinheiro 25/09/2023

Pós apocalíptico, do jeito que eu gosto
Gosto muito de livros nessa pegada, distopias com segredos e bem construídas. É o caso desse livro, que me pegou de primeira, quando vi uma chamada para a série que está rolando em algum desses streamings. Eu costumo procurar os livros quando as temáticas me parecem interessantes, ao invés de procurar os filmes; dessa vez, foi certeiro.
A história se passa embaixo da terra, quando tudo o que resta da humanidade está presa a uma instalação que cresce para as profundezas, enquanto a superfície segue tóxica e inabitável. Os criminosos são enviados para morrer nessa atmosfera, e há uma certa ordem dentro do silo, e também um certo silêncio opressor. Até que um dia, um (ou dois) assassinatos mudam a suposta harmonia do local, e revelam que algo muito estranho está sendo engendrado nas entranhas do silo. A verdadeira origem daquilo, quem manda e o objetivo por trás daquelas instalações...essas são as perguntas que o leitor vai fazer.

Bem escrito, bem pensado e bastante interessante o desenrolar da história.
É uma trilogia, e nesse momento estou no segundo livro (A Ordem), que pretende manter a mesma pegada.....veremos....

Sou Marco Pinheiro, escritor e apaixonado pelas letras.
Me siga também no insta, onde tenho poemas, textos, resenhas:
@marcopinheiro.escritor