Minha Cozinha em Berlim

Minha Cozinha em Berlim Luisa Weiss

Resenhas - Minha Cozinha em Berlim

@leituras_sa 01/02/2021

“E o engraçado de ter bons amigos é que você jamais consegue se lembrar de como era a vida antes de eles surgirem.” ⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
📖 “Minha cozinha em Berlim” conta a história de Luisa Weiss, uma jovem alemã que divide sua história e suas receitas conosco. Criadora do famoso blog “The Wednesday Chef”, Luisa mostra a sua busca em encontrar o seu lugar no mundo. ⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🗨 Comprei esse livro em um daqueles stands que ficam em shoppings. Em meio a tantas histórias, a sinopse dele chamou-me atenção, então decidi levá-lo para casa. Em “Minha cozinha em Berlim” embarcamos na história de uma mulher apaixonada por leitura e culinária. É como se fossemos um amigo confidente de Luisa, em quem ela tem total confiança para contar todos os pontos altos e baixos da sua vida, nos levando para diferentes lugares. Além disso, há receitas que dão água na boca e faz a gente até querer arriscar algo na cozinha. Uma história real de amor com receitas. Recomendo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🔹 Avaliação: 🌟🌟🌟🌟

site: https://www.instagram.com/p/BjAyJyGhMOd/

Adoro ler 01/01/2022

Amei!!!!
Delícia de livro, não só pelas receitas que parecem deliciosas, mas pela narrativa gostosa, envolvente, divertida... amei cada página!

sonia 02/05/2014

a vida bem temperada de uma moça moderna
Não dá exatamente para se apsixonar pelas receitas de couve de bruxelas, endívias e outras verduras, mas a autora também nos brinda com alguns pães, bolos e assados interessantes.
No mais, sua história é agradável, inteligente, bem escrita.
A saga de uma mulher moderna, com pais vivendo em diferentes continents, meia perdida em um ambiente multicultural, descobrindo que é, antes de tudo, cidadã do mundo.

Leila de Carvalho e Gonçalves 20/07/2018

Ema Busca Da Felicidade
Luisa Weiss é uma escritora e blogueira alemã que se divide entre a família, o interesse pela culinária e os livros. Aos 36 anos, ela resolveu abrir o coração e escrever sobre sua vida, revelando fatos que acabaram transformando uma menina tímida e medrosa na mulher forte e corajosa que é hoje.

Sua narrativa começa, quando ela tinha três anos de idade e a partir daí, Weiss apresenta de forma leve e descontraída sua infância ao lado dos pais e de Joanie, uma vizinha que fazia as vezes de babá. Conta como descobriu o prazer da leitura e porque considera tão importante cozinhar. Revela ainda decisões nada fáceis que teve que tomar: a pós-graduação em Paris, a vida em Nova York e o regresso à Berlim. Escolhas pontuadas pela insegurança e movidas por duas paixões, Max e Sam, dois homens que marcaram indelevelmente sua vida.

Com seu jeito doce e sensível, ela leva o leitor para uma pitoresca viagem pelos lugares onde visitou ou viveu. São descrições detalhadas que vão da Alemanha aos Estados Unidos, passando pela Itália e a França. Confesso que fiquei com uma vontade danada de arrumar as malas e visitar qualquer um desses países.

No final de cada capítulo, o livro oferece uma receita culinária relacionada ao que foi contado. De dar água na boca, elas conferem um encanto a mais, inclusive, abrindo o apetite. Por sinal, a Editora Zahar cuidou para que todas passassem pelo crivo de uma consultoria gastronômica, a expert Flávia Pantoja.

Imperdível, eis uma bela história sobre a difícil busca pela felicidade.

Thyara 15/07/2014

Um coração sem lugar no mundo, consolado pelo mundo dentro de um prato
Ler histórias de amor açucaradas não é comigo, por isso foi a história de amor da protagonista pela cozinha que me atraiu. Aliás, enquanto romance a história está muito bem temperada.

Minha Cozinha em Berlim – uma história de amor com receitas, conta a história de Luisa Weiss, enquanto descobre seu caminho na vida. Passando por Berlim, Nova York, Paris e Roma, Luisa leva uma vida itinerante desde a infância, o que a faz se sentir perdida. Mas uma coisa sempre foi certa: o amor pela cozinha. Se você gosta de cozinhar, ou de viajar, é impossível não se identificar com ela: cozinha por estar alegre; cozinha por estar triste; cozinha para pensar um pouco, para relaxar. Suas dúvidas e medos quanto ao futuro, a falta de raízes onde pudesse se sentir segura, a saudade constante por onde fosse, tudo isso é atenuado pela familiaridade com o que colocava na mesa.

Cada capítulo do livro conta uma parte de sua história e geralmente envolve algum prato. Assim, sempre traz ao fim deles uma receita. Achei isso muito legal. Cozinhar essas receitas dá uma sensação de proximidade com a protagonista muito interessante. Ao final da história, além de um “felizes para sempre”, você terá um cardápio bastante variado. Tem drama, mas sem ser piegas. Tem romance, mas sem muito açúcar. Tem estupidez pessoal, mas perdoável – quem nunca errou na vida, atire a primeira pedra. A honestidade é um ponto forte do livro.

A parte frustrante é que as receitas são europeias. Isso significa que foi feito para um paladar menos adocicado que o nosso, e que dará muito trabalho encontrar alguns dos ingredientes, principalmente se você morar numa cidade provinciana como a minha. Aspargos brancos? Queijo quark? Creme de grosenha-espinhosa? Tá de brincadeira. Adeus cardápio variado.

Pelo menos devorei o livro!

site: http://cozinhaelivros.wordpress.com/2014/07/15/pizza-e-romance/

Blandine 12/06/2017

Inesquecível
Uma história onde me identifiquei em cada página, bem escrita e maravilhosa. Aguardo ansiosa um novo livro da autora traduzido pro português.

Rebecca.Valenca 31/07/2021

Uma linda história de amor com toques culinários. Que livro fofo. Despretensioso, agradável e romântico na medida certa. Sem nenhuma pretensão terminou por se mostrar delicioso de ler. Adorei e me identifiquei com os medos, sonhos e coragem da personagem. Leitura para sentir esperança!

Vaz 26/10/2020

Com um texto delicado e delicioso Luísa Weiss relata parte de sua vida; seus dramas como pessoa "multinacional" que precisa se sentir livre para visitar cada um de seus lares quando sentir necessidade, bem como ter ao lado alguém que entenda e apoie tal necessidade; o processo de encontrar coragem para cada importante passo de sua vida; e as dificuldades de adaptação a mudança: saudades de tudo, desconhecimento dos detalhes locais, solidão.
A importância afetiva das comidas que nos acompanharam na infância e que são capazes de nos dar suporte e algum alento em momentos de desamparo, quando apenas pessoas não são o suficiente.

Universo dos Le 14/11/2013

Um livro literalmente delicioso! É de dar água na boca...

Luisa Wiess é uma jovem como qualquer outra: romântica, indecisa, repleta de sonhos e de desejos. No entanto, a sua personalidade é marcada por duas grandes paixões: a culinária e a leitura.

Com memórias ávidas e intensas de toda a sua vida, aos 36 anos de idade ela resolveu escrever sobre os acontecimentos que marcaram a sua trajetória e a transformaram em um mulher forte e corajosa. O relato começou quando ela tinha apenas 3 anos de idade e um dos seus maiores prazeres era a comida feita por Joanie.

A partir desse ponto inicial ela narrou a sua vida de maneira leve e descompromissada. Aos poucos conhecemos a sua relação com os pais, a forma como descobriu a leitura, os motivos pelos quais a culinária lhe é tão importante, e também as decisões que mudaram o seu destino: a pós-graduação em Paris, o amor pelo jovem e encantador Max, o retorno a Nova York, a paixão por Sam, tão igual e ao mesmo tempo tão diferente, e as difíceis decisões que mudaram o curso da sua vida.

Com escolhas nem sempre fáceis e decisões por vezes pensadas e por vezes impulsivas, Luisa construiu uma história com uma narrativa agradável, doce e contagiante. Um destaque no livro foi o fato da personagem ter um blog sobre culinária. Mesmo com uma abordagem diferente, sinto pelo site exatamente o que ela demonstrou sentir pelo dela e isso permitiu uma identificação incrível.

Também é preciso mencionar que ela complementou as suas lembranças com descrições caprichadas e detalhistas dos lugares pelos quais passou. Essa capacidade de descrição conseguiu me transportar para uma agradável viagem a Paris, Berlim, Nova York etc.

Por fim, convém destacar que apesar do título, o livro não é sobre culinária. Trata-se de uma história sobre a vida, a importância de decidir os próximos passos e de lutar pela felicidade. As receitas trazidas ao final de cada capítulo são um plus, a função delas é conferir um chame ao trabalho e abrir o apetite do leitor.

DETALHES DA EDIÇÃO E PASSAGENS DO LIVRO NO SITE:

site: http://www.universodosleitores.com/2013/11/minha-cozinha-em-berlim-de-luisa-weiss.html

regifreitas 06/05/2014

Disponível em:

jo 19/07/2014

Simplesmente ameiiii!!!!
Sempre me perguntam de todos os livros que eu li,qual a personagem que eu gostaria de ter vivido!!Encontrei nesse livro uma história que não é a minha mas que eu gostaria de ter experimentado com todos os seus dramas e conquistas.
Quando estou na cozinha preparando uma refeição para muitos ou somente para mim tenho esses sentimentos de segurança,conforto e felicidade genuína que a autora descreve.
Portanto,embora simples,me tocou profundamente e com certeza farei algumas das receitas.

Vânia 14/08/2014

Romance com Tempero Alemão
Um livro biográfico mas com uma pitada de romance contemporâneo, com os ingredientes certos para fazer você sorrir, lamentar pelas perdas, salivar com as receitas e suspirar ao encontrar o amor.

Luisa traz tudo muito bem temperado. Sua vida, que começa em Berlim, é mudada radicalmente com a separação de seus pais. Ela vai morar com seu pai em Boston, e na verdade, durante muito tempo, ela vive nesse vai e vem entre os dois países, ora com seu pai, ora com sua mãe.

Suas melhores lembranças quando pequena provém da casa de Joan Klakow, sua babá, e da cozinha desta. Luisa descobre seu amor pela culinária e a cozinha torna-se seu porto seguro. Não importa em que país estivesse, se estivesse numa cozinha, preparando as maravilhas de revirar os olhos, estaria bem e segura.

Mas como toda jovem, ela passa pela fase da inquietação, e decide morar em Paris.
A princípio, Luisa parece fadada a fracassar no amor. Quando retorna aos Estados Unidos, na fervilhante Nova Iorque, ela não só passa a trabalhar no que gosta, como também uma nova e bela fase surge em sua vida.

A cada capítulo receitas de encher os olhos e a boca. Uma conversa meio que ao pé do ouvido que, mais do que um livro com receitas, é um livro com paixão.

4,5 estrelas.

Naty 20/06/2015

Uma verdadeira experiência sensorial
Primeiramente gostaria de confessar que comprei o livro num ímpeto absurdo e como todo ímpeto,mal sabia do que se tratava.
Sempre tive um sonho muito antigo de conhecer a Alemanha, e visualizando o título "Minha Cozinha em Berlim",achei que fosse muito mais um livro de turismo (o que de certa forma,pelos detalhes descritos,não deixa de ser) do que propriamente um romance autobiográfico.Comprei e fiquei meses postergando sua leitura,até que finalmente chegou o tão aguardado dia.
A autora retrata desde sua infância até a vida adulta,a relação com seus pais,seus relacionamentos amorosos e principalmente seu verdadeiro caso de amor com a culinária e as cidades por onde passava (essencialmente Berlim, cidade onde cresceu).
Em grande parte do livro a autora ressalta sua infância e relação familiar com tamanha leveza,que lembro da minha própria - fato que me prendeu ao livro,além do romance.
O enredo do livro se completa com as diversas receitas nele descritas.Algumas um tanto estranhas e com requintes demais ao meu olhar,com diversos ingredientes que talvez no Brasil não se ache...mas não pude evitar a vontade instantânea de sair cozinhando o que quer que seja,mesmo não entendo nada sobre culinária.
Um ponto,que ao meu ver me deixou decepcionada,foi que em algumas partes do livro a autora,mesmo que inconsciente,entrega alguns fatos, fazendo com que partes do livro que estavam por vir fossem reveladas.Eu particularmente gosto do mistério e de ser surpreendida e talvez isso tenha me tirado a ansiedade guardada.
Mas o que mais me surpreendeu foi a verdadeira experiência sensorial que,tanto as receitas quanto os lugares por onde a autora esteve, me causou.A busca de Luisa em pertencer a algum lugar de fato se parece muito comigo.
Além disso,há diversos pontos relacionados à história de Berlim nesse livro,principalmente quando fala de sua percepção em relação à divisão da Alemanha pelo muro.
Por fim,o romance da autora descrito me passa a sensação "how wonderful life is" e de como os encontros são surpreendentes.Um livro de memórias leve e com uma história de amor transcontinental sobre se arriscar na vida e na cozinha.

Gio 10/09/2015

Delícia de Leitura
Da série “não leia isso se você estiver com fome”. Minha Cozinha em Berlim é a história da autora Luisa Weiss em sua busca por um lugar no mundo. Com pai americano, mãe italiana e nascida na Berlim Ocidental Luisa sempre teve dificuldade em entender e descobrir a si própria e essa situação só piora com a separação de seus pais. As únicas características que sempre a acompanharam nessa vida entre os EUA e a Europa foram o amor pelos livros e pela culinária. A apaixonada e inspiradora Luisa escreve tão bem que nos transporta para os jantares que prepara, os lugares que visita e as memórias que lembra. Um livro inspirador que mostra a importância de nos dedicarmos aquilo que amamos (trabalho, lazer, pessoas), sermos sempre fieis a nós mesmos e lutar por nossos sonhos e pessoas amadas. Acho que quem gostou de Comer, Rezar, Amar pode gostar desse aqui.
Ah! Preparei três receitas já e posso afirmar que funcionam e são deliciosas. Um bom livro para quem gosta de cozinhar (ou de comer). Sinopse: Essa é a história de Luisa Weiss, uma jovem romântica e confusa, viajante apaixonada, cidadã itinerante e cozinheira perfeccionista que decide jogar tudo para o alto - sua vida certinha em Nova York, o emprego dos sonhos e o namorado - para ir em busca de uma vida nova (e de um novo amor?) que traga de volta o gostinho de sua infância em Berlim. Uma bela e inspiradora história sobre como é preciso se entregar para seguir a paixão. Entre uma receita e outra, será impossível não se encantar com a honestidade, as vulnerabilidades e a belíssima escrita de Luisa Weiss - e ainda ficar morrendo de vontade de provar a torta de maçã com a massa mais leve de todos os tempos, a melhor salada niçoise do mundo, ou mesmo as surpreendentes endívias refogadas! Escrito com honestidade e sensibilidade, Minha cozinha em Berlim é uma história sobre amor, amizade, família e... a busca pelo prato perfeito.

site: https://instagram.com/p/ycnflbStzh/?taken-by=monlivre

Miranda 09/12/2016

Sabe quando você tem uma narrativa que te leva para outro lugar? O texto faz com que você sinta cheiros, sabores e emoções. Tudo muito leve e ao mesmo tempo próximo e acolhedor. Foi bom ter um pouco de paz durante essa leitura.
Para amantes de leitura, receitas, países e culturas.