Cabelos arrepiados

Cabelos arrepiados Seth Godin

Resenhas - Cabelos arrepiados

Descontrolados 26/04/2014

Cabelos Arrepiados
Cinco crianças tiveram seus sonhos roubados. Insones, precisam relembrá-los para voltarem a dormir. O novo — e fantástico — universo criado pela premiada autora, atriz, diretora e realizadora de espetáculos infantis carioca Karen Acioly evoca, de forma encantadora, os medos e pesadelos dos pequenos. Com cenários de ficção científica e atmosfera à la Tim Burton, Cabelos arrepiados chega às livrarias pela Rocco Jovens Leitores.

Quando topei o desafio de ler o livro “Cabelos Arrepiados“, logo me perguntei: “ como irei resenhar um livro infantil” , afinal já faz um tempo que estive nessa fase.

O livro logo me chamou atenção pela sua capa, de um roxo vibrante e com um boneco em formato de bola. Imediatamente aquela imagem me fez recordar da minha infância, onde todos os desenhos que fazia de meu pai se resumiam em uma bola com olhos e cabelos arrepiados.

Em uma segunda olhada na capa, lembrei de um famoso “ personagem de hollywood” o simpático Sr Wilson do filme náufrago que se tornou inesquecível e cativou tanto crianças como adulto.

E assim, me convenci a resenhar um livro infantil. O livro conta os sonhos de sete crianças que sofrem de insônia e por isso sonham acordadas. Karen Acioly o fez em forma de peça teatral, até porque se trata do texto de sua peça, encenada em 2010 no Rio de Janeiro. Trata-se de uma peça simples, que pode ser representada ate mesmo nas escolas ou em grupos de amigos. A autora traz detalhes e características dos personagens assim como detalhes sobre figurinos e músicas, tornando ainda mais fácil a reprodução da peça teatral.

Me empolguei tanto com a história que decidi testar sua eficácia. Reuni mais umas cobaias da família (aka elenco de apoio) e apresentamos o texto ao meu primo Davi, de seis anos, os sonhos de: Dora, Juca, Chico, Tico, Cora, Flora e Ciro. A cada sonho que era representado, vimos Davi entrar no mundo das crianças insones, vendo através de sua imaginação o perigo por elas enfrentado e como elas mesmas resolviam seus problemas. Após seis sonhos, as crianças, finalmente conseguiram dormir e sonhar de verdade. E Davi também sonhou aquela noite, depois de ter se divertido com a peça.

O livro cumpriu o seu intuito que é o de divertir e entreter as crianças. Através de uma leitura fácil e gostosa a autora conseguiu o seu intuito de divertir e entreter as crianças…e os adultos também. Recomendo a todas que leiam e se possível encenem ou produzam a peça.

Cabelos Arrepiados é o 5º título da coleção Caras e Máscaras. Os outros títulos são Tuhu, o menino Villa-Lobos, livremente inspirado na infância e adolescência do maestro; Os meus balões, que narra um incrível encontro de Júlio Verne e Santos Dumont; Viva o Zé Pereira!, reconstituição da origem do Carnaval no Rio de Janeiro a partir da história do português José Nogueira de Azevedo Paredes e A excêntrica família Silva, um mergulho no picadeiro e em toda magia do circo.

Boa leitura e bons sonhos!!

Por Rosany Maghelly