O SAL DA VIDA

O SAL DA VIDA Françoise Héritier

Resenhas - O Sal da Vida

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

tatisilvabarros 28/01/2024

Um audiobook leve e uma meditação bem relaxante e que nos leva a observar as pequenas coisas da vida.

Karine 16/12/2023

A simplicidade que conquista
Através das referências do que a autora considera coisas que fazem a vida valer a pena , nós nos recordamos de fatos que fazem todo o sentido para nós também e abre caminho para que façamos uma lista exclusiva nossa . O livro fecha com chave de ouro com os 2 últimos capítulos. Adorei.

Lua 09/11/2023

Eu esperava mais
Acho que foi o livro que tive mais expectativas e mais me decepcionou. Mas acho que a culpa foi minha mesmo por ter criado tais expectativas.

Alessandra.Adams 05/10/2023

Uma proposta bem diferente e interessante.
Não é um livro comum. Basicamente uma lista gigante de pequenas felicidades da autora.

@jaquepoesia 18/09/2023

Depois de ler "Ao sabor do tempo" (o qual já está resenhado aqui no feed) me apaixonei pela escrita da antropóloga e etnóloga Héritier. Destacando certos momentos que poderiam para muitos parecer triviais, a autora conseguiu através da simples descrição desses instantes vividos transmitir a poesia que há por trás das mais simples ações.

Celebrando a vida aqui lemos memórias que embora muitas vezes aparentemente comuns e corriqueiras, certas ações se tornam com o passar do tempo inesquecíveis, e acima de tudo farão parte de nós para sempre. Os lugares onde fomos, as pessoas que conhecemos, os sabores, as sensações, os cheiros, as nuances de cores, as temperaturas, as paisagens, as superfícies, os delírios, os sonhos, os caminhos, as escolhas... neste livro coube ao menos parte da grandiosidade do que é viver e isso foi suficiente para este se tornar um dos meus livros favorito da vida!

Leiam e repassem esse livro a todos que vocês amam! Este livro carrega a verdade da qual nunca podemos nos esquecer A VIDA É PRECIOSA!

Trechos:
" O que sou "eu" além das definições exteriores que podem dar de mim: a aparência física, o caráter exposto em linhas gerais, as relações mantidas com o outro, as ocupações profissionais e pessoais, os laços familiares e de amizade, a reputação, os engajamentos, as vinculações a organizações —, além das definições, sem dúvida justas, mas também artificialmente construídas e enganosas, quem, em um sentido mais profundo, sou eu? E esse "eu", que é a nossa riqueza, é construído quando nos abrimos para o mundo — a aptidão pelo observar, a empatia com o ser vivo, a necessidade de se incorporar ao real.
O "eu" não é somente aquele que pensa e que faz, mas aquele que sente e que experimenta, segundo as leis, uma energia interna subjacente, incessantemente renovada. Se fosse totalmente desprovido de curiosidade, de empatia, de desejo, da capacidade de sentir aflição e prazer, o que seria esse "eu" que, além do mais, pensa, fala e age?
(...)

Marina Mendes 18/09/2023

Existe uma forma de leveza e de graça no simples fato de existir, que vai além das ocupações, além dos sentimentos poderosos e dos engajamentos políticos. É sobre isso que este livro fala. Sobre esse pequeno plus que nos é dado a todos: “O Sal da Vida”. Nesta meditação, nesta espécie de poema em prosa em homenagem à vida, totalmente íntimo e sensorial, a renomada antropóloga Françoise Héritier vai atrás das pequenas coisas agradáveis (às vezes nem tanto) às quais aspira o mais profundo do nosso ser: as imagens e as emoções, os momentos marcados de recordações que dão sabor à vida, que a tornam mais rica e mais interessante do que muitas vezes acreditamos que ela seja, e que nada nem ninguém poderá nos tirar, nunca, jamais!

Larissa 08/06/2023

Bem gostosinho de se ler ou ouvir
Não posso dizer que li mas sim que ouvi, primeiro audiobook que ouço e foi uma ótima experiencia. As vezes só precisamos escutar.

Mas falando agora propriamente do livro, nele vemos o que é que trás sentido para a vida que são as coisas simples, as experiencias do dia a dia ou aquela viagem planejada a anos.

Mas, sabe o bolinho de chuva da sua avó no final de um dia chuvoso? Bom, esse é O Sal Da Vida.

24/05/2023

Livro que poderia ser um post de blog, ou um artigo de revista ou jornal.
Só presta a introdução e a conclusão, que traz uma reflexão bacana.
De resto, é uma lista infindável de situações ou momentos, triviais ou não, da vida da autora.

Sra. Star Wars 15/04/2023

Um livro pra sair da ressaca literária...
... e dar mais valor as coisas simples da vida.
O livro inteiro é apenas a autora lembrando coisas simples do nosso dia-a-dia, que muitas vezes até banalizamos, mas o livro nos faz apreciar e até sentir saudade de fazer e ver a vida de forma mais leve, vale muito a pena

Luis Henrique 27/01/2023

Sal da vida
O autor lista coisas que normalmente passam despercebidos em nossa vida e que são as coisas mais prazerosas, o que dão sal à nossa vida. Ele propõe que passamos a perceber melhor essas coisas para que vivamos melhor.

Mariane 14/11/2022

Livro de fim de tarde
Um livro para ler em um dia, que lista coisas que seriam consideradas o sal da vida para a autora, em uma conversa com um amigo. Você rir e se identifica com as situações. É bem leve e faz a gente querer enxergar o sal da vida nas pequenas coisas. Como deve ser.

Rosana 10/11/2022

leitura super leve que nos faz refletir sobre nossos "sais" e o que realmente vale a pena "desperdiçar" nosso tempo. Quantas coisas boas que vivenciamos e deixamos de viver de fato por estarmos preocupados com outras situações. É viver o hoje, para ter lembranças boas amanhã. Enfim, é uma leitura bem reflexiva, mas leve.

C. P. 02/11/2022

Uma lista de momentos da vida
Comprei esse livro pois a editora estava com uma promoção muito boa.
Comecei a ler para entender essa ideia de o sal da vida. Admito que pensei em culinária, comida, etc, devido a um programa de uma chef na netflix q uma amiga indicou e tal.
Mas no fim foi uma longa lista de momentos que te trazem lembranças e exemplificando como a vida tem mais partes que a constroem que apenas momentos marcantes, traumatizantes ou só excitantes.
A vida é temperada a todo momento e nem percebemos.

Paulo.Enrique 26/10/2022

Le Sel de la vie
Une petite merveille!! Je ne m'attendais pas à ci. Une livre qui c'est une méditation sur la petite chose de la vie. C'est magnifique comme le auteur peux recueil de ces innombrables détails

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6