O Sal da Vida

Resenhas - O Sal da Vida

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Fernanda 29/11/2013

Resenha: O Sal da Vida
Resenha: “O Sal da Vida” possui uma leitura leve, e não é pela quantidade de páginas, mas sim pela sutileza da obra, com um texto surpreendente, enérgico e inspirador. O enredo trata com graça poética acerca da vida, do tempo e de como distribuímos as atividades de acordo com a importância atribuída. Faz com que o leitor reflita profundamente diante das indagações da autora.

Françoise Héritier deixa claro diversos pontos que podem justificar – e muito bem – a vida que é bem aproveitada. Como se fosse uma lista ela narra as atividades que valem a pena ser vívidas novamente, nem que seja um momento breve ou mesmo insignificante.

LEIA A RESENHA COMPLETA NO BLOG:

site: http://www.segredosemlivros.com/2013/11/resenha-o-sal-da-vida-francoise.html

Meici 08/04/2021

Esse livro traz uma reflexão sobre o que é importante na nossa vida. Mas não sobre objetivos e metas, mas aquelas pequenas coisas que vivenciamos no cotidiano que fazem a vida valer a pena, aquela brincadeira, aquele riso, aquela comida, aqueles momentos que ficam marcados sempre na nossa memória.

Fran Ferreira 25/06/2020

Confuso e cansativo.
Eu realmente achei que o livro me mostraria grandes facetas pra vida, mesmo sendo os exemplos vividos pela autora, porém foi uma leitura que a maioria das coisas, eu teria que ter vivido em tal época pra sentir (sei que é pessoal). Em vários momentos tive que voltar parágrafos ou linhas pra entender o sentido, isso foi cansativo, sem contar a forma constante da leitura, em alguns momentos não sabia se era uma nova perspectiva de como a autora viveu o momento ou se era mais um adendo ao que ela estava contando, e nesses momentos, vinha a releitura do parágrafo ou linhas.
Comecei a ler, quando chegou na pág. 22 eu desisti e no outro dia com mais rock voltei a ler, e fui lendo de forma homeopática pra não cansar e mesmo assim, me cansei, li em apenas 1 dia.
Entendi o motivo de Françoise ter escritos os postais, o que ela queria que o amigo entendesse sobre si e a forma de como estava levando a vida, mas não rolou, não fluiu, talvez se na hora de lançar o livro tivesse separado os "exemplos", o livro se tornasse mais fácil de compreender.
Este é um livro leve que busca através das experiências pessoais da autora, fazer com o cada um de nós encontre nos momentos de nossa história, tanto bons quanto ruins, os feixes que nos formam.
Eu gostei de várias citações sobre filmes e afins, esses eu vou pesquisar mais e vou fazer a minha lista (aliás, me perdi com algumas palavras vindas antes ou depois dessas citações, a editora poderia ter colocado um glossário, mas enfim).

Carla Sarmento 29/08/2021

Delicado
Achei este livro na casa dos meus pais e como era pequeno comecei a ler na mesma hora. Não tinha ideia do que era e achei até engraçado. A autora saiu listando tudo que, ao longo da vida, teve alguma emoção. E vai desde aquelas coisas mais simples como sentir o cheiro de uma comida boa até as situações que dão arrepio como o dia que ela encontrou um ninho de ratos em baixo da cama. São capítulos pequenos e com apenas um ponto final. Ou seja, ela vai colocando vírgula nas lembranças até o fim do capítulo. Fiquei com uma sensação de que é um livro pra ler em voz alta e, de preferência, ao lado de alguém para rirem juntos. "Trata-se, pura e simplesmente, da maneira de fazer cada episódio da sua vida um tesouro de beleza e graça, que aumenta sem parar, sozinho, e que nos renova a cada dia". Está na Amazon. E se você tiver o kindle unlimited (recomendo), é só baixar e começar a ler.

Alessandra.Adams 05/10/2023

Uma proposta bem diferente e interessante.
Não é um livro comum. Basicamente uma lista gigante de pequenas felicidades da autora.

Lorayne.Stinguel 20/04/2020

Li pela segunda vez e é um dos meus livros favoritos. Vejo como um escape para quando você precisa se lembrar do sentido da vida. É sensacional!

Larissa 08/06/2023

Bem gostosinho de se ler ou ouvir
Não posso dizer que li mas sim que ouvi, primeiro audiobook que ouço e foi uma ótima experiencia. As vezes só precisamos escutar.

Mas falando agora propriamente do livro, nele vemos o que é que trás sentido para a vida que são as coisas simples, as experiencias do dia a dia ou aquela viagem planejada a anos.

Mas, sabe o bolinho de chuva da sua avó no final de um dia chuvoso? Bom, esse é O Sal Da Vida.

tatisilvabarros 28/01/2024

Um audiobook leve e uma meditação bem relaxante e que nos leva a observar as pequenas coisas da vida.

Rafa 25/10/2013

Resenha - O Sal da Vida - Françoise Héritier
O Sal da Vida nos apresenta em forma de prosa e poesia o sentido da vida, o que é tão magnífico fazer sem medo de errar, o que fazer para ser mais feliz do que se é... nesta pequena obra da autora francesa Françoise Héritier, publicado pela Editora Valentina no Brasil, nos capta a achar o verdadeiro sentido da vida através dos pequenos detalhes outrora vivido na infância.

Não se trata de uma história e muito menos de um conto, se trata de uma lista imensa com todas as coisas possíveis e não possíveis que venha significar o Sal da Vida para a autora ou mesmo para nós, quer dizer, a mesma deixa bem claro no começo do livro que é uma imensa lista de com todos os ingredientes que gera o Sal da Vida, todos os desejos, anseios, medos, amores, ilusões... A vida simplesmente!

Chegará um momento que o leitor poderá ficar fatigado de tantos ítens que a autora não desanima em nos fazer conhecer... Alguns ítens eu fiquei preocupado, até porque são bem arriscados para se praticar, outros até desconhecidos, já que pela idade e experiência da autora, ela vai muito além do que o leitor imagina. Eu gostei do livro porque a "história em si" nos ajuda a querer fazer coisas que jamais imaginaríamos e não damos tanto valor assim nos dias de hoje, por usar uma voz imperativa, o leitor fica curioso pela experiência e acaba optando por fazer o mesmo. Há até uma lista em branco no final do livro para que o leitor responda para si: o que representa o Sal da Vida para você? Achei isso genial.

O Sal da Vida para mim é reviver os momentos que um dia foram hedonistas, é poder brincar na chuva e achar isso normal, é o mesmo que dirigir na mão esquerda mesmo que isso seja errado, o Sal da Vida para mim é curtir intensamente a vida, fazer memorizar cada momento, especialmente o presente em que vivemos, ou que queremos reviver...

Um livro rápido de se ler, dinâmico com várias e várias folhas de ideias para nos atiçar, você pode ler o começo, o meio, ou o fim do livro que dará no mesmo, isso é demais, geralmente livros assim a gente guarda para sempre na memória. O que aprendi com o livro foi que a vida sempre será maravilhosa, claro que temos as coisas chatas da vida também, mas porque não transformar essas coisas chatas em coisas boas, pensar sempre pelo lado positivo é o que transforma o Sal da Vida em realidade. Fantástico!

Ju 12/02/2014

O Sal da Vida
Vou presumir que o que está escrito na apresentação do livro seja real para começar essa resenha, ok, gente? rs... Fiquei um pouco confusa pelo fato da autora dizer que o texto é uma "fantasia" (e as aspas são dela). Logo depois, diz que ele tem uma história, o que me faz acreditar que o próximo parágrafo corresponde ao que aconteceu de verdade.

A inspiração para escrever O Sal da Vida veio quando a Françoise recebeu um cartão-postal de uma pessoa muito querida para ela, que começava assim: "Uma semana roubada de férias na Escócia.". Isso a fez pensar sobre quem estava roubando o que de quem; afinal, o normal seria todos termos direito a um tempo de descanso... Ou não? Para demonstrar isso, ela começou a listar as coisas que seriam o sal de sua vida. Aquilo que faz esse mundo ter muito mais graça.

O livro apresenta grandes listas divididas por datas, escritas durante dois meses, em que a autora divide com a gente coisas que fizeram parte de sua vida e que a transformaram em quem ela é. Ela não cita apenas coisas boas, e sim coisas que ela considerou que mereciam ser listadas: "sensações, percepções, emoções, pequenos prazeres, grandes alegrias, às vezes profundas desilusões e mesmo dores".

"Eu quis ir atrás da força imperceptível que nos impulsiona e que nos define."

Amo essa capa!! *-* Acho que vou acabar tirando o título do livro de tanto passar a mão nas palavras, elas têm uma textura diferente, como se fosse um corretivo. Como se o sal da sua vida realmente tivesse o poder de modificar completamente seu jeito de viver e de ver as coisas. A diagramação, como sempre, está perfeita e com pequenos detalhes fofos. A fonte usada é de um tamanho super confortável. O livro é curto e pode ser lido em poucas horas, mas a gente passa muito tempo refletindo sobre ele depois.

site: http://entrepalcoselivros.blogspot.com/2014/02/resenha-valentina-o-sal-da-vida.html
Sarah 14/02/2014minha estante
Bacana a premissa desse livro. Lendo a sinopse achei muito no estilo "auto-ajuda", mas sua resenha me fez me interessar mais. A ideia é bem legal, fiquei pensando aqui o que representaria meu sal da vida... Também gostei bastante da capa. E adorei tudo que vc escreveu no blog que seria seu sal da vida!

Juh 14/02/2014minha estante
Olá Ju!
Eu fiquei super curiosa pra ler esse livro quando ele foi lançado, mas acabei enrolando porque tinha medo de ser chato pelo fato de contar um pouco o Sal da Vida autora. Mas sua resenha me chamou novamente a atenção, ele parece ser um livro bem profundo e reflexivo. Amei o seu texto, rsrs, muitas das coisas que você citou já aconteceu comigo e as vezes paro e fico meditando, porque só o tempo de infância da gente é incrível? Mas acredito que é pelo fato de a criança encontrar a felicidade nas simples coisas. Me lembro uma vez que eu queria um bolo de aniversário que a minha mãe fizesse e que eu a ajudasse... Resultado: comi tanta cobertura enquanto ela fazia que não provei um pedaço sequer do bolo depois e hoje eu me lembro que foi um dos momentos mais felizes da minha vida!!! Ansiosa pra ler essa obra prima!
Beijos!

Thaís 15/02/2014minha estante
Oi Ju! Apaixonei pelo texto que você escreveu, parabéns! Apesar de ser mais nova que você eu tive a oportunidade de conhecer esses "sais da vida" sem internet e tecnologia. Achei muito interessante o livro, a capa é linda, morrendo de vontade de ler.

Rosana 10/11/2022

leitura super leve que nos faz refletir sobre nossos "sais" e o que realmente vale a pena "desperdiçar" nosso tempo. Quantas coisas boas que vivenciamos e deixamos de viver de fato por estarmos preocupados com outras situações. É viver o hoje, para ter lembranças boas amanhã. Enfim, é uma leitura bem reflexiva, mas leve.

Dani.Giardin 13/07/2020

Interessante
Achei fofo para dar de presente à alguém. É um livro que nós faz pensar nas pequenas coisas que fazem parte do dia a dia e transformam nossas vidas.

Felipe Miranda 09/01/2014

O Sal da Vida - Françoise Héritier por Oh My Dog estol com Bigods
Quando a antropóloga Françoise Héritier percebe que um grande amigo está roubando a própria vida se dedicando apenas as múltiplas responsabilidades de um árduo trabalho, por mais prazeroso que ele possa ser, e passa a escamotear tudo aquilo que gera o sal da vida, ela adentra em um jogo de sentimentos.

Certo, mas o que seria o sal da vida? Nada mais, nada menos que tudo aquilo que dá sentido a nossa existência, tudo aquilo que nos dá prazer, que nos faz feliz, que faz a vida valer a pena. Que dotou nossa vida de experiências até o dia hoje, o agora. As coisas bobas, pequenas, os sons, os ruídos, um toque, um beijo, uma lição, uma desilusão, sabores, uma lágrima de felicidade, um cachorro-quente com um amigo, aquela viagem de férias, um livro, um animal, um olhar. Tudo aquilo que sentiríamos falta se desaparecesse para sempre de nossas vidas.

Diante dessa observação ela vai listar tudo aquilo que foi, está sendo e pode um dia ser o sal de sua vida. O livro não se trata de uma ficção, mas sim de uma lista de lembranças repleta de sensações e significados grandiosos, por mais que seja composta de pequenos gestos e detalhes. As últimas páginas no livro são linhas em branco, um espaço para listarmos nossos próprios sais. O próximo parágrafo está repleto de sais que deixam, deixaram e vão continuar deixando minha vida muito mais sensível e repleta de bons momentos. Observem que poderiam muito bem ser dois parágrafos... Sim, me empolguei.

As expressões únicas da minha vó e da minha mãe, o desabafo mais difícil da minha vida, um eu te amo recíproco, uma tequila, uma água de côco, uma bala de menta. Cheiros que associo a pessoas específicas, um desconhecido na rua, amigos de infância e lasanha. Descer o morro montado numa tábua a sabe-se lá quantos quilômetros de velocidade, fugir de porcos em aulas de educação física, quase fazer um gol sendo um verdadeiro perna de pau, não pensar em nada e pensar demais em tudo. Dormir no ônibus, reagir a assaltos, ter medo, assistir filmes de terror com luzes do quarto acesas, não saber nadar, não saber andar de bicicleta. Matar alguém de cócegas, sempre ter assunto, palavras que fogem. Aquele livro devorado em questão de horas, e aquele livro que procrastinei por dias também, muitos valeram a pena mesmo assim. As tardes de risadas e conversas jogadas fora com os amigos, aquele filme visto sozinho no cinema, por que as vezes ficar sozinho também é beneficente. Aquela música que me faz querer voltar anos no tempo, aquele abraço que nunca se repetirá. Aquela matéria torturante que passei com esforço, o primeiro beijo, o último beijo, o pior beijo, o melhor beijo. Uma lambida, uma mordida, um arrepio. Viajar pelo simples prazer de ver as paisagens passarem pela janela, sentindo o movimento da vida. Um sotaque gostoso, uma risada gostosa, um conselho que salva. Ter um blog, ter uma gaveta cheia de bugigangas que não servem para nada mas que não consigo me desfazer delas, é, qualquer espécie de despedida me dói. Ser um imã para cachorros, sempre mandar e-mails para a chefe com um poema em cada um deles. Odiar falar ao telefone, cantar alto durante o banho e sonhar, sonhar, sonhar!

O livro é grandioso, mesmo sendo maçante em alguns momentos, faz sentido em qualquer ordem ou circunstância. A lista interminável da autora está repleta de sais comuns a qualquer um e de sais próprios, íntimos. De fato, um lembrete para celebrarmos a vida, a nossa existência, o amor.

site: http://www.ohmydogestolcombigods.com/2013/11/resenha-o-sal-da-vida-francoise-heritier.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6