O Sal da Vida

Resenhas - O Sal da Vida

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Rafa 24/05/2015

Arrastando as Alpargatas
Eu confesso que quando comprei esse livro, tinha a ideia errada sobre ele. Achei que iria encontrar uma narrativa "normal", com uma história, personagens, enredo...

Só que não. Esse livro é, na verdade, uma carta que a autora escreveu para um conhecido. Esse conhecido, um médico, abdica de vários aspectos de sua vida em nome dos pacientes. Então, ela escreve para alertá-lo de tudo que ele está perdendo na vida.

Nessa carta, à medida que os dias vão passando, ela vai lembrando de aspectos que fazem a vida ser feliz: o sal da vida.

Então, a proposta do livro não é contar uma história. Mas propor uma reflexão sobre o que faz da vida, a vida. O que nos traz felicidade, como encontrá-la no dia-a-dia.

Depois de prevenida sobre essa proposta do livro, gostei bastante desse listão. É o tipo de livro que te deixa inspirado para procurar no cotidiano coisas que te deixem feliz. É ótimo para ler na virada do ano, quando estamos inspirados na "renovação" que o ano novo traz. Além de ser um livro curto, que você pode voltar sempre que sentir que precisa daquele empurrãozinho para continuar.

site: http://www.arrastandoasalpargatas.com

Bella 15/08/2014

Esse livro é tão irritante! Qualidade literária baixíssima, é praticamente uma lista e ainda assim eu não consegui parar de ler ou tirar o sorriso do rosto!

Fer Kaczynski 19/12/2014

Delicioso
Tateando livros pela livraria Saraiva de um grande shopping da minha cidade, eis que me deparo com esta preciosidade! Que livro mais gracioso, uma leitura reflexiva, dessas que precisamos ler de vez em sempre para nos dar ânimo à vida.
Este é meu terceiro livro da Maratona Literária #EuTôDeFérias.

Leia mais em:

site: http://dailyofbooks.blogspot.com.br/2014/12/o-sal-da-vida-francoise-heritier.html

Pollyanna.Rigon 18/09/2021

Livro fácil, quase bobinho, sem nada mto profundo pra se pensar ou se analisar.
Acaba se tornando repetitivo depois da página 50.

Gisele @_readmore 01/04/2018

É apenas uma lista
Quando comprei pensei que o livro traria uma história que mostrasse em seu contexto o que é o sal da vida para seus personagens. Porém, o livro é um série de cartas com vários tópicos que a autora considera como o sal da vida. Não tem muito contexto é apenas uma enorme lista.
Achei sem graça e apesar de ser fino, demorei a ler.

Nayra 11/08/2017

Devido a forma com que foi escrito, o livro é rápido de ser lido.
A leitura é simples e fluída, nos relembrando dos pequenos detalhes que fazem a diferença.
Nos fazendo pensar no que é o sal da vida, da nossa vida.
É uma leitura leve, gostosa de ser feita num momento de distração, de relaxamento..

Aline Medeiros 20/02/2021

Sem graça!
Trata-se de relatos de pequenas lembranças da vida cotidiana da autora.

Apreciar os pequenos momentos da vida é a proposta deste livro, porém, foi mal escrito e não instiga a prosseguir com a leitura.

Christiane 10/06/2014

Temperando a vida
Não poderia ter havido melhor escolha para começar um novo ano do que este saboroso livro de Héritier.

O que é viver afinal? o que faz a vida valer a pena? como é que percebemos que estamos vivos? o que é existir afinal?

Não se trata de nossas realizações pessoais, profissionais, intelectuais, mas do simples sabor de viver, aquelas pequenas coisas, aquele momento, aquele instante que nos emociona a não poder mais, que nos faz rir, que nos deixa com raiva, que provoca ódio, que nos enoja, que causa medo, fascínio, pavor.

É impossível colocar sal na boca e não ter uma reação. Pode ser agradável para alguns como desagradável para outros, mas este sentir, esta percepção é que nos mostra que existimos, estamos vivos!

E este existir está ao alcance de todos, sem exceção.
Héritier se lança nesta aventura da escrita ao receber uma carta de um professor que ela admira muito e que pede desculpas por estar de férias, mas que na verdade estava se desculpando por roubar sua própria vida, não aceitando que se pode e se deve viver sem ser engolido pelo dia a dia, pelos compromissos assumidos, pelas aparências, pelas obrigações, pelo dever, pelo trabalho, pela obsessão de ser perfeito e atender a tudo e a todos. Temos nossa vida a qual respondemos da melhor forma que podemos, seja em nossos relacionamentos, trabalho, amizades, engajamentos, mas temos que viver também, e não se deixar sufocar por tudo isto que também é importante, mas não menos ou mais que este tempero que encontramos nas pequenas coisas do dia a dia em toda nossa vida.

Aline T.K.M. | @aline_tkm 21/07/2014

Coisinhas que fazem TODA a diferença
"Num belo dia de verão, se assim posso dizer, pois fazia um mau tempo, recebi um cartão-postal da Escócia. Alguém de quem gosto demais, o professor Jean-Charles Piette, “Monsieur Piette”, como eu o chamo intimamente, mandava-me algumas palavras da ilha de Skye. O cartão começava assim: ‘Uma semana roubada de férias na Escócia.’"

Assim começa O Sal da Vida, best-seller da antropóloga francesa Françoise Héritier. Porque a palavra “roubada” lhe salta diante dos olhos, a autora tece uma carta-resposta explicando ao amigo que, ao contrário de “roubar” suas férias, é sua própria vida o que ele rouba todos os dias. Ao se entregar exaustivamente ao trabalho, Monsieur Piette tira de si mesmo o tempo de desfrutar das pequenas coisas prazerosas da vida – ainda que o trabalho lhe seja também uma fonte de prazer.

Segue-se então uma longa lista em forma de monólogo – com duração de vários dias, inclusive –, em que a autora enumera pequenas coisas que conferem graça e leveza à vida, celebrando o existir, pura e simplesmente. Atos, acontecimentos e sentimentos diminutos que são parte do cotidiano e que, tantas vezes, não aguçamos os sentidos para percebê-los ou simplesmente não nos damos tempo de aproveitá-los de forma plena. Coisinhas que dão o tempero, o sal da vida. Que fazem toda a diferença.

Ao nos colocarmos no lugar do destinatário dessa resposta, tão simples e direta, percebemos uma verdade incontestável: o equilíbrio é o grande segredo da felicidade. Ou, pelo menos, um deles. E é com tantas coisas em tão poucas páginas que a autora nos conta isso.

Apesar da mensagem universal, O Sal da Vida pode ter um sentido particular a cada leitor. Em todos e em cada um dos casos, o livro é uma lufada de frescor. É também, e principalmente, uma intimação a repensar a maneira – e o ritmo – como temos levado nossos dias.

LEIA PORQUE...
Com uma mensagem superpositiva, o livro fala de pequenos prazeres cotidianos e, como diz na capa, do que faz a vida valer a pena. E importante: sem ser um livro de autoajuda – nada contra, mas eu não curto.

DA EXPERIÊNCIA...
Para ler numa “sentada” só e terminar as 108 páginas enxergando a vida de outra maneira. Pode não operar milagres, mas dá um colorido especial ao dia.

FEZ PENSAR EM...
Sabe os pequenos prazeres da Amélie Poulain? Então, algo mais ou menos por aí...

site: http://livrolab.blogspot.com

Daniana.Bittencourt 03/03/2021

Lista enorme de coisas que "temperam" a vida
?O sal da vida? é um livro leve, tanto pela quantidade de páginas, quanto pelo seu conteúdo: uma espécie de lista de coisas que fazem a vida valer a pena. A autora inicia o livro contando sobre um cartão postal que recebeu de um amigo médico que dizia estar de férias gozando de uma semana ?roubada? de seu trabalho. Tal palavra fez a autora refletir sobre o modo como vivemos e que ao tirar um tempo para o lazer e descanso consideramos um roubo de tempo.
Nessa enumeração de coisas cotidianas que adicionam ?sal? à vida e que temperam os dias, Françoise Héritier mostra fragmentos de sua vida, coisas do presente e do passado, que dão cor e sentido ao viver. Algumas dessas coisas são comuns a todos, já outras são mais pessoais e parte de sua própria experiência.

thay.gregorio 03/04/2016

Embarcando no Sal da Vida
Embarquei no sal da vida no aeroporto de Confins. Estava viajando para São Paulo, nunca uma viagem foi tão rápida. Apesar de parecer, não é livro de autoajuda. É uma leitura leve, envolvente, fazendo com que você se delicie ao lembrar de coisas simples da vida. Aquele cheiro de bolo quente e café fresquinho, banho de chuva, o primeiro beijo, uma viagem, lembranças... Esse livro trouxe de volta uma poesia esquecida dentro de mim, como diz na contra capa, uma poesia em prosa. Livro perfeito para ser lido em uma viagem. O melhor é poder escrever no final do livro o que representa o sal da vida para você. É um livro para ser lido em várias fases da vida.

petite-luana 02/03/2015

O prazer das pequenas coisas.
"O sal da vida" é um livro simples como se propõe ser, é um poema em prosa que por capítulos e capítulos a autora segue listando itens que são para ela pequenos prazeres, e é isso que ela chama de sal da vida, aquela pitada que faz a diferença. O livro é interessante para nos lembrar desses pequenos momentos, e poder conhecer mais deles em outras pessoas, é gostoso de ler e, como comentei, bem simples.

Laura 16/11/2015

Uma leitura diferente
Quando comprei este livro acreditei que fosse um romance, me enganei, a principio não gostei muito, foi aí que me lembrei que na escola onde estudei tinha uma irmã salesiana que dizia que o sal era o tempero da vida, por isso ela colocava um pouquinho de sal até nos doces.
Encarei o livro de outra forma e foi uma leitura bem agradável, afinal o que faz teu coração bater mais acelerado, o que faz sair da sua face aquele sorriso espontâneo, afinal a vida é contada pelos momentos que você respira ou que perde o folego? O que faz a sua vida valer a pena?

Sii 06/12/2021

Agradável e Reflexivo
O livro basicamente é uma lista de uma série de eventos, sensações, emoções, ações, entre outras coisas que a autora passou ou sentiu na vida, e que para ela representam o ?Sal da Vida?. Ela traz coisas pessoais e também outras que você pode se identificar, coisas simples como ?beber no gargalo?, que trazem a emoção de viver.

Se posso colocar um único defeito, mas que nem chega a fazer cosquinha no livro porque ele é super tranquilo e agradável de fazer a leitura, é que a lista é bem extensa. E se você como eu, não conhece muitos nomes em francês, (só o meu ?) acaba ficando meio perdido às vezes. Mas se esse for o seu caso, faça como eu e ignore alguns e pesquise outros. Nem se abale. Só continue a leitura.

É um livro fino, com apenas 100 páginas, mas que acaba sendo ideal pela intenção que ele tem. Vale a pena ler, pelo tamanho e também reflexão que a autora trás no final do livro.

Bi 18/05/2016

RECOMENDO!
Acredito que vai agradar qualquer "tipo de leitor", este livro nos faz refletir e entender o quão maravilhosas podem ser as coisas mais simples que nos rodeiam. Uma das melhores leituras que já fiz, é daqueles livros que tu lê e de certa forma faz tu mudar tuas atitudes ou ver as coisas com "outros olhos".

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6