O Sal da Vida

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Nini 18/11/2018

Decepcionante

Manu 23/07/2018

"O sal da vida" é um poema em prosa escrito pela antropóloga Françoise Héritier. Uma lista das coisas que nos fazem ser quem somos, momentos que tornam a vida mais interessante e recordações que enriquecem nossa vida.

Segundo a autora, "existe, sim, uma forma de leveza e de graça no simples fato de existir, que vai além das ocupações profissionais, além dos sentimentos poderosos, além dos engajamentos políticos e de todos os gêneros, e foi unicamente sobre isso que eu quis falar. Sobre esse pequeno plus que nos é dado a todos: o sal da vida." É um livro que nos faz viajar pelos momentos mais marcantes de nossa vida, trazendo à tona os cheiros e cores da nossa infância, mesclando-os com as imagens e sensações que permanecem vivos em nossas memórias.

Gisele @_readmore 01/04/2018

É apenas uma lista
Quando comprei pensei que o livro traria uma história que mostrasse em seu contexto o que é o sal da vida para seus personagens. Porém, o livro é um série de cartas com vários tópicos que a autora considera como o sal da vida. Não tem muito contexto é apenas uma enorme lista.
Achei sem graça e apesar de ser fino, demorei a ler.

Nayra 11/08/2017

Devido a forma com que foi escrito, o livro é rápido de ser lido.
A leitura é simples e fluída, nos relembrando dos pequenos detalhes que fazem a diferença.
Nos fazendo pensar no que é o sal da vida, da nossa vida.
É uma leitura leve, gostosa de ser feita num momento de distração, de relaxamento..

Rebeca 29/07/2017

A autora chama nossa atenção para o sabor da vida, para sentir as pequenas coisas e saborear esse sentimento. Nos incentiva a viver a vida curtindo cada momento envolvendo todos os nossos sentidos, isso é, fazer de cada momento importante para que possamos relembrá-los com carinho…

Bi Faria 27/07/2017

Capa maravilhosa! Uma leitura rápida, mas de muita profundidade, pensamentos e questionamentos.
O que faz a vida valer a pena?
O que representa o sal da vida para você?
E é no simples fato de existir que a beleza da vida realmente se faz presente... Eu diria dançar, receber uma carta, tomar um sorvete em um dia muito quente, ver o pôr-do-sol, amar sem medidas, dar carinho, não gostar de tudo que todo mundo gosta, escutar os conselhos dos mais velhos, ler um livro, admirar o outro, sonhar... E entre tantas outras coisas, não ter vergonha de ser quem você é, e ser feliz por ser você mesmo. "Trata-se, pura e simplesmente, da maneira de fazer de cada episódio da sua um tesouro de beleza e graça, que aumenta sem parar, sozinho, e que nos renova a cada dia." #françoisehéritier @edvalentina

Nádia 02/05/2017

#resenhapomarliterario O sal da vida
" Existe, sim, uma forma de leveza e de graça no simples fato de existir, que vai além das ocupações profissionais, além dos sentimentos poderosos, além dos engajamentos políticos e de todos os gêneros, e foi unicamente sobre isso que eu quis falar. Sobre esse pequenos plus que nos é dado a todos: O sal da vida!"
Num tem como não se inspirar com esse livro! Com cada experiência das pequenas coisas agradáveis (outras nem tanto), que a Françoise narra você vai se identificando e trazendo à tona as próprias imagens, emoções, os momentos marcados de boas recordações que dão sabor à vida! Aquilo tudo que você viveu ou que anseia viver e que nada nem ninguém poderá jamais tirar! Aquilo tudo que colore a vida e faz o coração ficar feliz? Pois é, o livro tá cheio disso! E no final, tem algumas páginas em branco para você escrever: Para você, o que representa O Sal da Vida? E vou contar pra vocês que é meio viciante, mal comecei a escrever já transbordavam motivos, lembranças, momentos, sons, vozes, cheiros, tudooo aquilo que um dia fez ou ainda faz a minha vida mais feliz! ♡♡

site: https://www.instagram.com/p/yqUU0xGv84/?taken-by=pomarliterario

Eduarda Furtado 03/01/2017

Cheia de simplicidade, porém com um propósito incrível e cativante
Não esperava que o livro fosse escrito da maneira como foi feito, mas achei encantador. No início, eu estava um tanto desanimada em ler, principalmente porque acreditava ser de autoajuda. Porém, a medida que fui me deixando ser levada pela obra, acabei tendo que engoli meu pré conceito. Embora se trate de um enredo em que se aborda simplesmente fatos do cotidiano, ele nos proporciona uma sensação sinestesicamente maravilhosa. Além disso, trata-se de uma bela reflexão acerca da vida e do ato de se viver. Devido a rotina ser muitas vezes corrida para muitos de nós, é comum não notarmos as virtudes presentes nos mais simplórios aspectos do cotidiano.

hagabrielah 02/09/2016

O Sal da Vida
O livro em si é bom, mas dei três estrelas porque fui com muita sede ao pote, digamos assim.
Achei que teria uma história com ensinamentos, o que não acontece, na verdade o livro todo é uma lista de coisas que a autora faz, fez ou gosta que são o tempero, o sal de sua vida, e no fim ela deixa várias folhas em branco pra você preencher com as coisas que são o sal da sua vida, o que eu achei muito interessante, mas ainda não terminei de preencher.

Marlise 28/08/2016

Poesia simples e pura
Trata de detalhes que, normalmente, nem percebemos no nosso dia a dia e que são muito importantes para que a vida de fato faça sentido. leitura leve, descontraída e carregada da emoção da simplicidade da vida.

Karina 22/07/2016

O SAL DA VIDA - Françoise Héritier
Françoise Héritier escreveu uma obra única e emocionante.
Repleta de sentimentalismo e pensamentos bons.
"O SAL DA VIDA" nos faz refletir sobre a importância da vida.
Mas não apenas pelo fato de estar vivo e sim de viver.
Muitas vezes gastamos nosso tempo realizando atividades corriqueiras que não nos faz sentir prazer.
É maravilhoso quando sorrimos e nos emocionamos verdadeiramente.
É importante apreciarmos tudo o de mais simples na nossa vida, na nossa existência.
O Sal Da Vida é exatamente isso.
Fazer a nossa vida valer a pena.
No livro somos transportados para esses momentos.
Situações simples que passamos, porém não vivemos.
Devemos aproveitar cada momento.
Precisamos tirar momentos especiais para nós.
Curtir momentos ao lado de quem amamos.
Devemos viver.

Editora: Valentina

Boa Leitura
Casa de Livro
Karina Belo

Sigo em frente, correndo o sério risco de aborrecê-lo, pois isto se tornará cada vez mais específico. Tenho a impressão de escavar margens que desmoronam. No fim das contas, estou lhe dando dicas para o dia em que, daqui a vinte anos, perguntarem como eu era.

Lembrar-se da sua linguagem de criança ou de provérbios ou de conhecimentos adquiridos na infância, usar as palavras certas que surpreendem, beber quando se está morrendo de sede, nunca sentir vergonha de ser você mesmo...

O mundo existe por meio dos nossos sentidos, antes de existir de maneira ordenada no nosso pensamento, e temos de fazer de tudo para conservar, ao longo da vida, essa faculdade criadora dos sentidos: ver, ouvir, observar, cheirar, saborear, ter "gosto" por tudo, por todos, pelo próximo, enfim, pela vida.

site: www.casadelivro.com.br

Carol Galvão 19/07/2016

Uma leitura leve, que procura mostrar que ate as coisas mais simples da vida podem ser apreciadas de forma diferente. Mostra que devemos aproveitar ate as mais simples experiencias, pois formam as pessoas que vamos nos tornar.

Fernanda 22/06/2016

"...parar para ouvir a lábia de um vendedor ambulante, admirar o espetáculo vivo do vaivém nas ruas, encontrar amigos que não vemos há muitos anos, ouvir verdadeiramente os outros...
Ainda esqueci muitas e muitas coisas.
E o senhor, do que sentiria mais falta se tudo isso desaparecesse para sempre da sua vida?" pg. 17

Retalhos e Prefácios 29/05/2016

Qual é o sal da sua vida?
Nessa vida turbulenta em que geralmente vivemos, muitas vezes nos distanciamos daquilo que de fato vale a pena ou, simplesmente, deixamos passar despercebido o que deveria ser importante.

Enquanto estamos nos ocupando com reclamações, tarefas desgastantes e sentimentos angustiantes, a vida está acontecendo... E ela pode valer a pena!

Em "O Sal da Vida", Françoise Héritier, uma renomada antropóloga, recebe um cartão-postal de um amigo que está passando uma semana que chamou de "roubada" na Escócia. Este amigo, seria um médico dedicado exclusivamente à sua função e seus pacientes. Cansado, tomado de esgotamento físico por conta de sua entrega à profissão, estaria ele cada vez mais distante de sua própria vida!

Após refletir em cima da frase do cartão do amigo, Françoise nos presenteia com um compilado de sensações, opções, recordações, que dão sabor à vida!

O livro é delicioso, saboroso, inspirador e completamente reflexivo. Daqueles que traz leveza pra alma e uma vontade imensa de repensar a vida e o que estamos fazendo com ela.

São tempos de turbulência por aqui e, nestes, é comum focarmos no que há de pior e mais negativo nos rondando. Fechando os olhos para tudo o que há ao redor, para tudo aquilo que forma nosso dia, que molda nosso cotidiano, que embala nossa semana...

"O Sal da vida" vem em uma espécie de resgate de nós mesmos. Resgate do que temos de melhor, do que a vida tem de mais bonito, do que verdadeiramente importa!

Toda vez que as coisas parecerem ruins e eu estiver esquecendo que há um mundo inteiro lá fora me esperando, vou abrir uma página desse livro e, rapidamente, relembrar o porquê a vida é tão encantadoramente singular e bela!

A autora termina o livro com o seguinte questionamento: "Para você, o que representa O SAL DA VIDA?". Sendo assim, deixo meu registro a partir da segunda foto postada, e convido você para responder nos comentários:

❓O que é o sal da sua vida?

Quase tanto quanto a leitura deste livro, falar sobre ele foi uma delícia! Leiam. Encontrem o sal da vida de vocês e, principalmente, não o deixe ser sufocado pelas mazelas do dia a dia.

"O Sal da Vida" é uma ode à vida! Aprecie!

site: http://www.aquelaepifania.com.br/2016/05/sentimentos-literarios-o-sal-da-vida.html

Bruna 27/05/2016

O sal da vida é um poema escrito em prosa, no qual a autora reflete e medita sobre as pequenas coisas e momentos que tornam a vida tão especial.

Françoise Héritier é uma renomada antropóloga francesa, e a ideia do livro surgiu quando ela recebeu a notícia de que um querido amigo e médico sairia de férias, porém, sendo um homem tão ligado a seu trabalho e pacientes, ele via esse momento de lazer com culpa. Então, Françoise inicia uma longa reflexão sobre a importância de se aproveitar a vida, e não apenas viver em função de estudos e carreira. São pouco mais de 100 páginas (ou 1 hora e 40 minutos, no meu caso), em que ela vai listando situações, pequenas recordações e sentimentos que marcam tanto nossas vidas.

São várias situações citadas, então é impossível que o leitor não se identifique pelo menos com algumas. A satisfação de uma conquista; saborear um chocolate no final de um dia cansativo; rever velhos amigos; simplesmente dormir e dormir, quando se está cansado; saber ouvir e encontrar quem nos ouça; admirar uma paisagem sem pressa ou compromisso; um cheiro ou uma lembrança fugaz que nos remete a infância. São várias a situações com as quais nos identificarmos.

O Sal da vida passa uma bonita mensagem, que nos faz refletir e pensar. Mas tenho que ser absolutamente sincera, e dizer que acredito que talvez essa fosse uma leitura cansativa para mim, por ser uma longa lista narrada, sem diálogos ou uma história corrente. Porém, eu ouvi o audiolivro, e isso foi ótimo, pois a mensagem é muito bonita, e a narradora foi ótima, dando entonações adequadas a cada fala. Como o tempo que eu reservei para ouvir os livros foi o que passo dirigindo, no meu longo trajeto Casa/Trabalho, o fato de esta ser uma obra sem diálogos foi exatamente o necessário para me prender a atenção, sem me distrair do trânsito.

E gostei tanto dessa história de ouvir livros, que já selecionei alguns outros do tipo (sem diálogos).

site: http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/2016/04/audiolivro-o-sal-da-vida-francoise.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6