Lições de Vida de um Cão Chamado Lava

Lições de Vida de um Cão Chamado Lava Jay Kopelman

Resenhas - Lições de Vida de um Cão Chamado Lava

Antonio Maluco 02/10/2021

Biografia
O livro de hoje conta histórias do ex soldado de guerra que tem um cachorro que foi resgatado mas as histórias são mais do escritor do que do cão e se virasse filme poderia ser legal

Me sigam no Instagram @apaixonadapo 06/09/2021

Lições de vida de Um Cão Chamado Lava
Jay, é um fuzileiro naval americano que combateu na guerra do Iraque. Ele viu e enfrentou as piores coisas que um ser humano pode suportar, apesar de ser treinado fortemente para isso. Mas foi com Lava, o cãozinho que apareceu no meio da guerra, que o fez suportar tudo que passou. Mas não foi fácil ficar com Lava, ele teve que passar por cima de leis do exército americano, onde permanecer ou tentar levar um animal, é proibido. Jay persistiu e conseguiu trazer Lava ao EUA. E juntos e aos poucos foram ultrapassando seus fantasmas de guerra, cada um a sua maneira, mas sabemos que junto de um cachorro, tudo fica melhor, pois eles são muito especiais e tem muito a nos ensinar...
Esse livro me deixou bem tocada. Primeiro por estar dentro das memórias de Jay, que narra  tudo que foi passado em uma guerra, os combates e os traumas, e por ter um cachorrinho no meio, que sempre nos emocionam e nos trazem grandes lições. Ao negar que precisava de ajuda psicológica, admitir seus traumas, tentar melhorar sua relação familiar, para Jay é muito difícil, ainda mais por se tratar de um fuzileiro naval americano. Mas é ao lado de Lava e o apoio de sua família, esposa, enteado e filho, por amor a eles, que Jay decide enfrentar seus fantasmas e enfim aceita a ajuda que precisa. É fácil? Não! Mas ele segue em frente, principalmente por acompanhar a bravura do cão que o fez tão bem enquanto estava em Bagdá. Terminei sentindo uma enorme admiração por Jay, por tudo que passou e por ter enfrentado tudo e todos para poder ficar ao lado de seu melhor amigo. Sua coragem ao perceber e admitir que necessitava de apoio psicológico. E de Lava, que me deixou muito emocionada, por ter sido tão bravo! Uma história de batalhas pessoais e comovente! Super recomendo!

Ester448 02/11/2021

Bom e importante
Deixei me levar pela capa e criei expectativas relativamente altas a respeito desse livro, com a ideia de que seria um livro sobre um cãozinho.
O nome do livro nos engana de alguma forma, esperamos uma história emocionante sobre um rapaz e seu cachorro, mas não, é sobre Tenente-Coronel Jay Kopelman, mas igualmente emocionante, contando suas vivências, opiniões sobre os fuzileiros navais, seu processo de readaptação a uma vida normal e a chance que ele está dando a terapia.
Acredito que seja um livro importante para incentivar ex fuzileiros navais e militares a iniciar a terapia, meio que quebrar o tabu de eles falarem sobre o que passaram ou o que sentem. Kopelman se abre nesse livro, fala sobre os próprios medos, opiniões e sobre as dificuldade que enfrentou e isso é bacana.
"terapia é um caminho, e é uma opção importante", disse o escritor.
É claro que o cãozinho Lava tem seu devido crédito no livro, ele também está passando por estresse pós traumático, e acabou ajudando seu dono nesse processo de regresso a família.
Saber que o escritor doa parte do dinheiro arrecadado com as vendas dos livros para entidades que beneficiam veteranos e suas famílias, além de organizações que resgatam e treinam animais, dá um toque encantador ao livro.
Um livro que eu certamente recomendaria, para observar essa outra perspectiva e tentar entender melhor o que essas pessoas passam e sentem após voltarem de uma guerra e tentar se adaptar a uma vida comum novamente.

Joel.Dutra 13/01/2022

Decepcionante, a cada capítulo que passava tinha esperança que ia melhorar mas só piorava. A leitura é fácil, mas para mim não foi nenhum um pouco cativante. De repente para alguém que goste da temática forças armadas, militares e afins? gostaria, pois a maioria dos capítulos são dedicados ao assunto.

Mariana 19/04/2020

Um dono, seu cão e os horrores da guerra
Lições de um cão chamado Lava foi um livro que eu sabia que ia gostar pois o primeiro livro do autor ( De Bagdá, com muito amor) foi um dos primeiros livros que li.
O livro trás a história do autor e de seu cão, mostrando a vida deles depois da guerra, depois que ele resgatou Lava e o levou para os Estados Unidos.

Ele nos conta como a guerra pode transformar as pessoas e até os animais. Problemas emocionais e psicológicos são trazidos ao leitor e somente assim podemos entender como viver em meio a guerra pode transformar sua vida para sempre. E para tentar se livrar das coisas negativas é preciso ser humilde para buscar ajuda e assim conseguir levar uma vida mais "tranquila".

Kati 29/08/2022

Como ficam os animais na guerra?
Taí uma coisa que nunca havia parado pra pensar, que são os animais durante as guerras. Que triste o destino de muitos deles ? eh de cortar o coração pensar quão desamparados, famintos, com sede eles ficam durante esse inferno que os homens fazem.

Espero que o exemplo do Kopleman com Lava, seja inspiração de resgate para outros animais que precisam e que a crueldade com eles, nesses tempos de difíceis seja exterminada e eles sejam visto como grandes companheiros sempre.

Ane 01/10/2022

Lições de vida de um cão chamado larva
Livro muito incrível enchendo os olhos d'agua ao ler, n sei cm flr do livro tnh medo de dar spolier ?mais vão laaa leiam se quiserem posso trocar o q eu tenho por outro livro

Gabes_Ricci 07/03/2023

Não é ruim
Sinceramente a lição maior para mim foi que autobiografias realmente não são para minha praia, além de uma nova fonte de pesadelos (aranha-camelo, para os interessados).
Mas acho sinceramente que aqueles que gostem ou de assuntos militares, ou de autobiografias, possam se aproveitar da história, tem lições importantes sobre o pós-guerra (realmente acaba?) para os veteranos e como suas vidas são afetadas. É particularmente belo ver como Lava salvou Jay Kopelman e vice-versa, eles têm um belo relacionamento.
Creio que qualquer um sinta uma sensação de acalento conforme o autor busca ajuda tanto para si quanto para seu companheiro, não apenas por si mesmos, mas por quem amam, pode não ser meu estilo, porém é uma bela história com muitas curiosidades sobre a guerra, os norte-americanos, e algumas medidas para seus veteranos.

Kenmilly 23/01/2024

Esse livro aborda bastante sobre as dificuldades de readaptação que o Jay Kopelman como ex-combatente passou ao voltar para mundo "normal". E como o trauma pós-guerra se fez presente na vida dele, por meio do emocional fragilizado e a dificuldade de retornar ao convívio com família e amigos. Não só ele, mas Lava o cão que ele trouxe consigo do Iraque e que também estava passando por transtorno de estresse pós-traumatico.

nathykw 15/09/2009

Achei que o livro peca em certas horas pelo excesso de detalhes da vida de um soldado. Sem contar as vezes que repete coisas já ditas em "De Bagdá com Muito Amor".
Mesmo assim, não é ruim, e é bem interessante ver como Jay encara toda essa coisa da terapia.

Tati Francisque 26/08/2009

Um ótimo livro para ler naqueles dias em que você acorda se sentindo fora de forma. Então vc percebe que seu cabelo está um nojo e, quando se olha no espelho, descobre uma enorme espinha na testa.
Você até se esforça para pensar que podia ser pior (ela podia estar no nariz!) Mas ela está tão inflamada que você não consegue.
Então, como você não quer de forma nenhuma sair de casa com essa cara horrorosa, você resolve ler um livro e escolhe esse aqui.
Que bom que você escolheu esse aqui, caro amigo. Por que quando você o ler, vai chegar a conclusão de que estava aborrecido por nada.
"Lições de vida de um cão chamado Lava" é um livro escrito de uma forma simples, sensível e natural e nos exibe um quadro nada agradável da guerra e de seus efeitos em seus combatentes. Além disso, nos traz uma temática bastante ignorada e menosprezada, que é a sobrevivência de animais em campos de guerras. Animas que, muitas vezes, são sacrificados por terem cometido o simples crime de existir.

Wiliam 04/12/2009minha estante
Concordo com a "nathykw". Jay fala muito do "De Bagdá com Muito Amor", e esquece q é outro livro. citá-lo algumas vezes até vai, ja q se trata da continuação da história, mas ainda assim ele o cita muito.

Jay fala muito da guerra, o q torna o livro triste em algumas partes.

Mas vale a pena ler, e eu achei melhor q o primeiro

Bruna 21/01/2013

Lições de vida, poderia ser melhor!
Quando encontrei fiquei admirada. Sabia já que ele tinha lançado, mas nunca tive o real interesse em ler. Comecei a ler com a expectativa do autor mostrar como foi sua convivência depois da guerra com Lava, até porque depois de uma guerra nem pessoas nem cachorros ficam muito “normais” digamos assim. A adrenalina do dia a dia some agora que tudo está em paz em seu próprio país. Ele começa a contar sua relação com as pessoas e como Lava continua ajudando em sua vida para se recuperar de todo trauma causado pela guerra.

Em primeiro momento achei que o livro falaria mais sobre a convivência de ambos, porém o que li foi um pouco diferente. Ele conta novamente sobre a guerra e o que aconteceu lá. Para quem leu o primeiro livro fica muito repetitivo e você fica esperando mais sobre o dia a dia deles. Além disso, ele mostra que Lava o ajudou a conhecer a atual esposa e que juntos montaram uma família. Fiquei esperando algum evento extraordinário entre eles, mas o que tive foi mais uma narrativa sobre guerra, regulamentos internos entre outras coisas que os fuzileiros precisam fazer. No final do livro, lá para o penúltimo capitulo o autor fala mais de Lava e sua doença causada pela guerra que afetou tanto ao animal quanto a Jay. É interessante também a parte que outros militarem enviam suas vivências para o autor. Vários outros que serviram a guerra também já encontraram e trataram dos cães do local, porém poucos obtiveram o sucesso que Jay teve em regatar e salvar um amigo.

Para quem se interessa por relatos da guerra está ai um ótimo livro. Para quem acha que vai ser mais um Marley e Eu, não, não será. Porém Jay mostra a compaixão do ser humano que ainda existe mesmo em meio daqueles que foram treinados para se defender e se preciso matar quem o ameaçar. Gostei muito mais do primeiro livro, mas quem já leu “De Bagdá com muito amor” e quer continuar a história fica a dica.

Fonte: http://meulivronabolsa.blogspot.com.br/

Blog sobre livros e demais assuntos xD