A dança da alma

A dança da alma Jalal ud-Din Rumi

Resenhas - Rumi - A dança da alma

Pedro.Constant 30/05/2021

O compêndio de poesia do Rumi nessa obra dá uma boa perspectiva do que é o pensamento do autor, e talvez do sufismo. Possui alguns poemas com temas místicos, outros com temas mais cotidianos. Mas em todos o tema do amor universal sempre aparece de alguma forma. Recomendo!

Ana 07/09/2020

"Além das ideias de certo e errado, há um campo. Eu lhe encontrarei lá". Livro maravilhoso, cujos poemas me tocaram profundamente, e que falam de um amor lindo e completo que todos nós procuramos. Fala ainda sobre a natureza e a religião de uma forma bela, que teve grande impacto em mim, mesmo não sendo uma pessoa religiosa. Os poemas são acompanhados de comentários que nos fornecem um contexto para os mesmos, complementando a leitura.

Rafaela Moura 01/05/2020

Rumi
Poesia de Rumi traduzida para o português é muito bom. Nesse livro algumas vezes me perdi entre as traduções e comentários do tradutor, mas o resultado final foi bom.

Kyckling 23/10/2020

apenas 3 estrelas que, apesar dos poemas serem muito bons, os comentários que engrandecem a obra ficaram em certo momento exaustivo.

os poemas trazem consigo uma profundidade e reflexão que eu adorei.

Anna Castro 06/10/2020

A poesia de Rumi é uma fonte.
Nessa tradução é possível ser encantar com a poesia mística de Rumi e também ser brindada com os comentários de Rafael. Um enlace para nutrir a eternidade que habita os ventos, as germinações da vida, assim como que habita dentro.

Rumi e Rafael foram ótimas companhias.

LucasPolitti 28/01/2024

Versos que Transformam
Ler e aprender com Rumi é fantástico; são aprendizados que mudam nossas vidas para sempre. O trabalho de tradução de Rafael Arrais merece os parabéns por tornar acessíveis aos brasileiros alguns dos poemas de um dos maiores, se não o maior e mais apaixonado poeta místico que passou pelo nosso mundo. Estou feliz com a leitura desse livro.

"Sua lealdade é como um anel no portão.

Continue a bater, e a alegria que mora lá dentro Eventualmente abrirá uma fresta
Para conhecer quem a visita."

(Rumi)

Ana Paula-@ana_lavieira 19/05/2022

No geral achei bom! Acho que no momento em que li ainda é bastante difícil encontrar obras do Rumi, ou sobre ele, traduzidas, então é bem legal poder ter acesso a esse livro. Já li outros escritos do Rafael e gosto bastante do trabalho, gostei das observações pessoais, dos comentários sobre a história e a época da obra. Só fiquei perdida em alguns trechos, com dúvidas sobre o que ainda era parte de algum poema original do Rumi e o que já era comentário, em algumas partes a divisão disso ficou pouco definida na minha opinião.
Jefaine 30/03/2024minha estante
Também tive essa impressão sobre a divisão do livro em relação aos poemas e comentários, mas como li pelo kindle acho que possa ter sido uma questão de configuração.

day 11/05/2018

maravilhoso !!
Um livro simplesmente maravilhoso!! Amo Rumi,e realmente em português não tem muita coisa traduzida.

Achar esse livro na Amazon ,foi um tesouro.

Rumi ,é totalmente apaixonante.

Nos leva aos cantos mais sublimes da nossa alma e nos mantém conectados com a alma do mundo,onde descobrimos que tudo é uma coisa só.

Vale muito ler esse livro.

A todos admiradores de Rumi e de sua poesia,esse livro é um presente.

Nascimento 22/08/2018

Um deleite
Um deleite para a alma, um guia para o espírito e um balçamo para a mente.

Jefaine 30/03/2024

Gostei de conhecer poemas deste autor
Já tinha ouvido falar dos poemas de Rumi antes. Um dia depois de ver uma frase dele que a Priyanka Chopra usou numa legenda no insta decidi ler esse livro. Tem poemas que me deixaram absolutamente encantada desejando saber escrever poemas tão lindos e outros que eu não entendi nada. Mas valeu a pena ler...

"O sentido do caminho é o caminhante, é o caminhar, é o assobio do pássaro que voa livre pelo ar..."

joaosismo 27/02/2021

Alert
Gente, tem a parte da cabaça que eu fiquei, num primeiro momento, chocado. Haha
Aos amantes de Rumi, vale a leitura.

Hanns 05/08/2021

Amor, Deus e Rumi
Não sou madura o suficiente para dizer que entendi tudo o que Rumi transmitiu através de seus poemas, talvez eles sejam feitos para serem lidos por toda vida e ainda sim iremos partir sem entender todo o Universo que o poeta contemplou.
Ainda sim enxerguei Deus em cada palavra e o amor que Rumi transmitia para Deus e para o mundo. Pude sentir como se ele me contasse um segredo sobre minha própria vida e me fizesse crescer com isso.
A sacada do último capítulo me fez engolir minhas palavras sobre um livro de poesias comentados e ao tradutor e autor eu só tenho a agradecer.
Que possamos todos nos encontrar no Universo ao final de nossa passagem neste plano.

Rafael 25/12/2023

"Por que você permanece na prisão quando a porta está completamente aberta?"
O livro é uma coletânea de poemas de Rumi, sendo que esses foram selecionados pelo escritor Rafael Arrais. Devo destacar que a seleção é ótima, com poemas mais conhecidos e outros nem tanto. Alem disso, o compilador fornece uma explicação ao final de cada poema, tornando a experiencia mais enriquecedora. E, ao fim, temos alguns poemas escritos pelo compilador, baseado na obra de Rumi. Li a versão ebook para Kindle, aonde não notei nenhuma desconfiguração ou outro que tenha atrapalhado a leitura.

fabio.ribas.7 23/10/2021

Rumi - a dança da alma
Eu não acredito num deus que não saiba dançar. Eu não acredito numa irmandade que já não esteja a dançar, junto ao Amado ? Rafael Arrais

Maulana Jalaladim Maomé (Séc XIII), ou Jalal ud-Din Rumi, ou apenas Rumi, foi um jurista, teólogo e poeta místico do sufismo. Mas o que é o sufismo? É uma escola mística e contemplativa da religião do Islã. O sufismo, porém, não é uma ?linha? dentro do islamismo. Portanto, há sufistas tanto xiitas como sunitas, uma vez que o sufismo é uma visão, um entendimento de como buscar e se relacionar com Deus. Segundo o sufismo, as práticas, orações e jejuns que eles desenvolvem foram recebidos do próprio profeta Maomé. Além disso, os dervixes do sufismo são, emblematicamente, mais conhecidos por suas danças e movimentos circulares. Rumi é considerado o criador dessa dança, que os leva a uma ampliação da consciência e uma unidade maior com a divindade (no caso, Allah).

Um dos versos mais conhecidos de Rumi é: ?Além do certo e do errado, há um campo. Lá nos encontraremos?. Outro verso conhecido é ?Eleve suas palavras, não sua voz. É a chuva que faz florescer, não o trovão?. Há momentos poéticos muito bonitos nos versos de Rumi, como, por exemplo: ?Embriagados de um vinho que não se colhe na videira (?)/ Ardendo, ansioso por teus lábios, /meu coração transborda por minha boca?.

Resenha completa: https://ribaseribas1.medium.com/rumi-a-dan%C3%A7a-da-alma-biblioteca-xcix-8b70ff64f8d8