O padeiro que fingiu ser rei de Portugal

O padeiro que fingiu ser rei de Portugal Ruth Mackay




Resenhas - O padeiro que fingiu ser rei de Portugal


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Maira Giosa 16/08/2021

Para ser um estudo histórico, este livro é muito mais interessante do que imaginei. A autora Ruth MacKay faz um relato minucioso das histórias da Espanha e Portugal em um episódio que marcou ambos os reinos: Dom Sebastião, último rei de Portugal antes da anexação pela Espanha, faz uma guerra insensata no Marrocos e de lá, diziam, não voltou jamais. “Diziam”, pois boatos também falavam que o jovem rei não havia morrido, e retornaria para reclamar o trono do espanhol Felipe II - que, por pertencer à linha sucessória, herdou e anexou Portugal, criando a Península Ibérica. Nasceu, assim, a lenda do “sebastianismo”.

Daí para surgirem impostores que diziam ser Dom Sebastião foi um pulo. E MacKay analisa um dos casos mais famosos e que muito preocupou o monarca espanhol: o do padeiro de Madrigal de las Altas Torres. O tal padeiro, Gabriel Espinosa, foi dissuadido por um frei, Miguel, que se passasse por Sebastião, para assim reclamar o trono português e, se desse sorte, casar-se com uma neta bastarda do imperador Carlos V (pai de Felipe), "doña" Ana de Áustria.

O relato detalhado conta quem foi quem na conspiração, tudo o que fizeram, as confissões que foram ditas e as que foram inventadas (arrancadas por meio da tortura inquisitorial), as suspeitas, as intrigas e, o mais interessante, o contexto histórico de cada país envolvido e das cidades à época (fim do século XVI) - tudo com bibliografia extensa e referências muito bem documentadas.

Um jeito diferente de ler, fazer e estudar história, que se torna prazeroso, divertido e, neste caso, quase voyeurístico 😆

site: https://www.instagram.com/livrosdamaira/
comentários(0)comente



Gigi 14/04/2021

Decepcionante
Para lusófilos, não é o livro ideal. A história é mais do reinado de Felipe II, da Espanha, do que propriamente de Portugal. Além de ser uma leitura bem confusa, citando inúmeros personagens irrelevantes. Um livro bem chato.
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR