O Testamento do Juízo Final

O Testamento do Juízo Final James Douglas

Resenhas - O Testamento do Juízo Final

Antunes 04/11/2022

Colcha de retalhos
Sabe aquele livro que vai juntando diversos trechos de outras histórias?!

Pois então... Esse aqui é um belo exemplo disso, nada que desabone a leitura, porém nada que revolucione o tipo de história que ele se propõe a escrever!

A impressão que fica é que o autor tinha um roteiro prévio sobre um caçador de arte e no meio do livro, resolveu dar uma guinada mudando bruscamente para uma busca científica....

De novo, não desabona... Todavia não acrescenta nada ao plot inicial do personagem principal...

Um bom passatempo....

Gabi 19/12/2013

"Um mergulho no passado sombrio da Alemanha"
"O Testamento do Juízo Final" de James Douglas, é um suspense inebriante por conter não um, mas vários diferenciais dos demais livros do mesmo gênero. O principal deles é o contexto em que se insere o mistério: a Segunda Guerra Mundial.

Tudo começa quando Jamie Saintclair - especialista em recuperar obras de arte - encontra um diário de seu falecido avô- Matthew Sinclair. (A narrativa mescla as aventuras de Jamie com trechos do diário).Porém, para sua grande surpresa e choque, descobre que o velho tinha sido um heroi da Grande Guerra, e fica mais extasiado ainda ao deparar-se com uma espécie de símbolo nazista escondido na contracapa do diário. Inerte à situação, Jamie sai em uma busca desenfreada por respostas e, substancialmente, explicações.

Não obstante, a aventura deixa de ser pessoal quando pessoas à volta do rapaz começam a morrer, e quando o próprio Jamie é atirado à uma linha de trem, em tentativa de assassinato. É nesse momento que Jamie conhece Sarah Grant, uma jornalista de quem ele obtém ajuda em troca de sua história - e com quem viverá uma espécie de romance.

Após muitas pesquisas - e com a ajuda do diário - Jamie nota a semelhança do símbolo nazista com um desenho presente em um salão do Castelo de Wewelsburg, na Alemanha; é então, para o berço da Guerra que Jamie e Sarah se dirigem, onde encontram grandes dificuldades, desafios e muitos perigos. A Alemanha é o marco inicial da aventura, a qual ainda irá levá-los a lugares inóspitos do Tibete, em uma caça ao tesouro.

Em meio a tiros e perseguições, Jamie chega a relutar se vale a pena correr o risco de vida apenas por respostas. Mas, a vontade de saber a verdade sobre o passado sobrepuja todos seus medos e angustias, levando-o a muito mais do que esperava encontrar: uma obra de arte perdida e um objeto capaz de revolucionar ou destruir o mundo. Um objeto que até mesmo Hitler temeu.

"Não há vantagem alguma em desenterrar o passado. Se continuar, tudo que o aguarda é sofrimento."

O mistério em si não é o que mais prende o leitor ao livro. O impressionante é a capacidade de James Douglas em escrever uma estória entrelaçada a fatos verídicos - e horrores - da Segunda Guerra Mundial. O diário de Matthew Sinclar é, inclusive, real, sendo uma das melhores memórias escritas da Guerra. Há relatos minuciosos e é admirável o trabalho que o autor teve para pesquisar toda a informação contida nas páginas do livro. Para quem se interessa por História, "O Testamento do Juízo Final" é o livro perfeito para se ler.

"(...) talvez seja mais verdadeiro dizer que o fedor da morte nunca deixou minhas narinas. (...) Vi os campos. O horror de Belsen nunca vai me deixar; os vivos reduzidos a esqueletos ambulantes, os mortos descartados como refugo, o cheiro de carne em decomposição e o gosto de corpos queimados me meus lábios, o olhar vidrado de crianças condenadas implorando em rostos de velhos. Pessoas debilitadas, esfomeadas, mortas a tiros, enforcadas ou dilacerada por cães. Destruídas fisicamente pela desumanidade do tratamento dado a elas e, mentalmente pela miséria de sua existência e a remoção de qualquer esperança. A aniquilação sistemática de uma raça está além da compreensão."

Cesar.Aguiar 11/02/2024

Entretenimento garantido
Jamie Saintclair, um especialista em recuperação de obras de arte, achava que conhecia o avô, mas, quando se depara com o diário perdido do ancião, fica surpreso ao descobrir que o amável clérigo anglicano era um herói condecorado do Serviço Aéreo Especial, na Segunda Guerra Mundial. E o avô ainda lhe reserva outra surpresa um mapa escondido dentro da contracapa do diário, com um estranho simbolismo nazista. Essa simples descoberta irá lançá lo numa vertiginosa caçada ao tesouro por toda a Europa e num mergulho no passado sombrio da Alemanha. Existem pessoas que matariam para encontrar o artefato perdido e, embora não saiba disso, Saintclair detém a chave para seu esconderijo..

Greice Negrini 19/11/2013

Uma grande obra de suspense histórico!
Jamie Saintclair tem como exercício da profissão recuperar obras de arte, porém não é muito famoso em sua especialidade e tenta de tudo um pouco para ser mais feliz em seu ramo. O único grande feito que conseguiu foi encontrar uma grande obra perdida na época do nazismo, mas aconteceu há tanto tempo que agora parece que voltou ao anonimato. Não pode desistir de tudo isto já que sua mãe, falecida há alguns anos, fez das tripas coração para conseguir que ele se formasse em uma faculdade conceituada.

Certo dia, ao chegar em casa, Jamie encontra seu bom avô morto ao pé da escada, com o pescoço quebrado. Um acidente, coisas que acontecem. A partir começou a preparar o velório, a arrumar as coisas de seu avô e naquele entremeio foi mexer nas coisas de Matthew, o bom velhinho e encontrou algo estranho. Um diário? Sim, um diário! Mas não somente isto e sim coisas que informavam que seu avó tinha servido na segunda Guerra Mundial e como um sargento de grande competência, algo que ele nunca soube antes.
Ao mexer no diário, encontrou algo fofo e ali estava um mapa. Mas não podia ser! Aquilo era algo diferente, era um símbolo estranho que certamente levaria a algum lugar. No diário, páginas que foram cortadas.

Ao passar dos dias Jamie começou a ler o diário e um mar de mistério encheu sua vida. Pessoas que fizeram parte da vida do nazismo e que mantinham contato com Hitler estavam descritas ali e Matthew descrevia o horror da guerra. Mais do que isso, havia uma possível obra de arte perdida. O possível paradeiro de uma famosa obra há tempos procurada: O Rafael.

Mas coincidências começaram a acontecer. Pessoas começaram a morrer em sua volta, sua casa começou a ser invadida, ele passou a ser assaltado, até que uma tentativa de morte o fez perceber que não era somente ele que sabia sobre o diário e o tesouro. Mais pessoas queria o mapa, mas agora Jamie ia até o fim para honrar a vida de seu avô.

O que não imaginava Jamie é que em uma expedição em 1939 ao Tibet, líderes nazistas procuraram e encontraram um grande tesouro que os faziam acreditar que poderiam ter a vida prolongada e poderes mágicos capazes de mudarem o mundo.
Agora os sobreviventes e os que ainda amam o nazismo e também os que querem o poder absoluto vão correr contra o tempo e usar todas as armas possíveis para chegar até o diário, não importando quem esteja com ele. O que importa é o mapa.

O que falo sobre o livro:

Eu solicitei este livro para a Editora porque fiquei com uma curiosidade gigante. Em primeiro lugar quando vi que parte dele retratava alguns lugares que se passam no período de guerra na Alemanha, já peguei um livro que tenho sobre as relíquias de Hitler e comparei a narrativa do autor com as imagens reais dos lugares e o autor se sai maravilhosamente bem. Quando imaginamos um local e depois vemos a foto de como ele realmente era é fantástico ver como o James Douglas consegue decifrar de uma forma perfeita o que é tão complexo aos olhos.

Mais do que isto, ele se utiliza de personagens que foram realmente vivos naquela época e de fatos reais também, o que se percebe que ele pesquisou muito para se obter toda esta trama.

Os capítulos são intercalados ora pelo personagem principal, ora pelas lembranças contadas pelo seu avô, ora pelas pessoas que o perseguem. é uma viagem pela Europa e pela Ásia e bastante conhecimento histórico.

Não falta também muito suspense e aventura. Para estar junto do personagem, ele encontra uma jornalista que está disposta a ajudá-lo em troca de sua história, que em certo momento demonstra ser intrigante e poderosa.

Fiquei imaginando como poderia ser o final, porque era impossível depois de tudo o que acontece ter algo realmente são a ponto de ser digno de aplausos, mas o autor consegue o feito.

Um livro perfeito para quem gosta de suspense, aventura e com um apitada de adrenalina!

site: www.amigasemulheres.com

@APassional 27/11/2013

O Testamento do Juízo Final * Resenha por: Rosem Ferr * Arquivo Passional
Suspense, mistério e muiiiiiiiiita aventura!

É tudo verdade, capa, contra-capa, orelhas e até certos trecho do miolo, trata-se de uma trama milimetricamente perfeita, o autor pensou em cada detalhe para construí-la e o resultado é inquestionavelmente brilhante, interligando a narrativa em 3ª pessoa entre passado e presente através de um diário, a jornada das personagens no decorrer do enredo revelará segredos bombásticos que podem mudar o futuro da humanidade.

A ação desenvolve-se entre Londres, China, Índia e Alemanha, em uma frenética caçada de vida e morte nos dias de hoje e numa fuga improvável repleta de dúvidas, conflitos e riscos no período em que são reportados os fatos da 2ª Guerra Mundial; tanto em um quanto no outro período, a tensão das cenas é de tirar o fôlego e suar frio. O autor é um expert em nos transportar emocionalmente com seus relatos absolutamente verossímeis, contundentes e quase confessionais.

É de arrepiar e hiperventilar...
Superficcional? Talvez... Ou não?

O que importa é que nossa adrenalina vai ao pico, junto com os protagonistas, e que protagonistas hein... Saintclair apesar de no início aparentar uma configuração de Robert Langdon está mais para James Bond em Cassino Royale. E Sarah na verdade é… Lara Croft travestida de jornalista americana, hehehe, praticamente uma Mata Hari contemporânea. Ambos são muiiito loucos, entram em situações extremamente insanas, e haja energia para esses dois aventureiros porque a saga em busca do artefato perdido que irão empreender é mesmo digna dos super estrategistas kamikasez que demonstram ser, no decorrer dos confrontos com antagonistas poderosíssimos, detentores de surpreendentes tecnologias e megalomania ímpar, o que torna a trama mega envolvente aos amantes do intelecto.

Fugas, atentados, conspiração, um romance tórrido, expedições suicidas, trilhas sinistras nas florestas germânicas, espionagem, traições, segredos... Os horrores revelados dos porões nazistas, do castelo de Wewelsburg, santuário do ocultismo da SS, decodificação dos símbolos de magia associados aos famosos ritos de manipulação do poder da sociedade do anel, que sem dúvida inspirou J.R.R.Tolkien na criação de sua fantasia.

Ousado, Genial, Perfeito... Sensacional!

A leitura é fluída, leve, entretanto repleta de meandros que contém informações preciosas aos pesquisadores do assunto, a tensão é constante, as descobertas asfixiantes, arrebatadoras, instigantes, e as relações entre a guerra de ontem e a de hoje nos faz tremer só de imaginar.

Na ficção de James Douglas, assim como no mundo real, tudo é possível, são inúmeras reviravoltas, no entanto o que mais instiga nele são os paralelos históricos e as pérolas nas entrelinhas, fantástico.

Renda-se também a James Douglas.
Excelente, Brilhante, viciante...
Terá lugar privilegiado em minha estante.
A águia da capa me encanta, dourada e belíssima.
Ameiiiiiiiiiiiii a Leitura, e quero mais do mesmo*...

*Saintclair tem mais duas aventuras publicadas vinculadas a esse mesmo mote, estou torcendo para que a Jangada continue sua saga publicando o #2 que versa sobre um talismã egípcio e o #3 sobre Excalibur. Relax friends... as histórias são independentes, apesar de associadas à ambição nazista de possuir os mais preciosos tesouros do Universo, como já nos ensinava Indiana Jones. Certo?

Beijo!
Rosem Ferr:.

Resenha publicada no Blog Arquivo Passional em 25/11/2013.

site: http://www.arquivopassional.com/2013/11/resenha-o-testamento-do-juizo-final.html

Fabricio Zak 02/08/2016

A guerra é o ódio.
Guerra é o caos e a estupidez como norma; a fome como companheira constante; a morte – indiscriminada, arbitrária, confusa – sempre presente e à espreita; uma brutal indiferença pela vida ou pelos seres viventes, tão profundamente arraigada, que alguém mais religioso poderia chamá-la de maligna.

Jamie Saintclair é um inglês que vive em uma casa comum e tem um emprego monótono que somente às vezes o tira da rotina. Jamie é um especialista em recuperação de obras de arte que tem sua vida virada de pernas para o ar quando ele se depara com seu avô morto, e logo depois encontra um diário escrito pelo velho. Nesse diário Jamie descobre que seu avô foi um veterano da Segunda Guerra Mundial e escondia diversos segredos que a humanidade não está pronta para descobrir.

Mais em: http://www.sugestoesdelivros.com/2016/08/resenha-o-testamento-do-juizo-final.html