Água viva

Água viva Clarice Lispector

Resenhas - Água Viva

belless 19/04/2024

Primeiro livro que leio dela e me deixou sem palavras. Um livro complexo e bagunçado mas lindo lindo lindo. O final, me senti particularmente tocada. De novo, lindo.

reader_paulo 17/04/2024

Primeiro contato que tive com algum livro da Clarice! E estou totalmente apaixonado! Achei que seria uma leitura mais difícil de ser entendida, mas captei o que ela queria dizer em Água Viva.

Amei ler nessa edição, porque é comentada, agregando ainda mais na minha leitura. E também há algumas páginas do manuscrito original!!!!

Com certeza, lerei mais o universo clariceano?
Ananias3 17/04/2024minha estante
Amo

viviandeandrade 17/04/2024

Água Viva, Clarice Lispector
A leitura desse livro foi um parto! Sem capítulos ou divisões textuais, Água Viva é nada mais que a expressão de um fluxo contínuo de pensamentos abstratos da autora que não tem a intenção aparente de fazer sentido.

helenalobo 15/04/2024

Água viva
Sendo essa minha primeira vez lendo Clarice, eu fui desarmada, aceitando o que viesse, pois sabia que seria difícil, mas quase indubitavelmente bom.
Em muitos momentos, eu me senti perdida, sem entender o que estava acontecendo e o que ela queria dizer. Ao mesmo tempo, em outros, eu conseguia entender e até mesmo pensar ?nossa, isso aqui é genial?.
Por isso, quando terminei o livro, tive a sensação de que talvez eu realmente não tivesse o entendido da maneira que ?deveria? ou até de que a escrita da Clarice não era para mim. Porém, ao ler a parte 9 do posfácio de Eucanaã Ferraz, percebi que a experiência é essa mesmo e não há um jeito certo ou errado de ler este livro.
?Este texto que te dou não é para ser visto de perto: ganha uma secreta redondez antes invisível quando é visto de um avião em alto voo. Então adivinha-se o jogo das ilhas e veem-se canais e mares. (?) Transmito-te não uma história mas apenas palavras que vivem dos sons? - Clarice Lispector

Malu Aragão 15/04/2024

Água Viva
Foi tão gostoso ler esse livro, Clarice tem um dom tão único e especial de escrever.
O livro me encantou e me emocionou em diversas partes, ver Clarice falar sobre liberdade e o quanto a escrita muda a sua vida é fascinante.
Foi o meu primeiro contato com um livro da autora e apesar de ser algo completamente diferente do que já li, a leitura me fez muito bem.

Alguns trechos destacados durante a leitura:

"Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é passível de fazer sentido. Eu não: quero é uma verdade inventada."

"Agora é um instante. Você sente? eu sinto."

"Tenho que falar porque falar salva."

Guilbonfim 14/04/2024

Vortex
Em um momento de puro tesão, Clarice acendeu um cigarro e o finalizou em uma tragada. Assim imagino essa obra nascendo.

gisellyyy 14/04/2024

O processo dói. vir-a-ser é uma lenta e lenta dor boa
Esse livro é realmente uma experiência. é um mundo que não pode ser alcançado pela razão. enquanto lia, me senti constantemente representada nas palavras de Clarice. me emociona ler sobre coisas que sinto mas que jamais consegui descrever até ver Clarice falando sobre. a vida é sobrenatural e desconfortável, horrível e mágica, desesperadora e misteriosa, tudo ao mesmo tempo. fico feliz por existir agora e ter a oportunidade de ler isso aqui

Samyra74 13/04/2024

Clarice tem o poder de atingir o leitor sem que ele nem saiba exatamente a razão, recheado de passagens difíceis e que não fazem muito sentido no primeiro momento, Água viva é muito mais um sentimento do que uma leitura. Acredito que nada poderia descrever melhor o livro do que o trecho ?Mas quero ter a liberdade de dizer coisas sem nexo como profunda forma de te atingir.?

mai.queiroz 13/04/2024

"Ah viver é tão desconfortável. Tudo aperta: o corpo exige, o espírito não para, viver parece ter sono e não pode dormir - viver é incômodo. Não se pode andar nu nem de corpo nem de espírito."

alilith 13/04/2024

A leitura mais difícil que fiz da clarice. não pela complexidade em si, mas pela poesia crua, translúcida e honesta que compõe o livro. cada frase parece ao mesmo tempo natural e milimetricamente pensada. tudo é escrito como precisa ser escrito. um livro lindo, tocante e único. tenho certeza que poderia ler mil vezes e interpretá-lo de forma diferente a cada vez.

tswift0 12/04/2024

Clarice, Clarice...
Meu primeiro livro lido da Clarice Lispector e eu não tenho palavras para descrever a experiência de ler esse livro.

Demorei um tempinho pra me acostumar com a escrita, mas depois que eu peguei, não larguei até acabar! Com toda certeza, lerei mais.

Mari 12/04/2024

O que é Liberdade?
Nesse livro a Clarice traz a reflexão do que é Liberdade, o que é It e o que é Deus. Não preciso nem dizer que tudo que vem da Clarice é ótimo

Aninha 12/04/2024

Clarice Lispector é um sentimento
Essa mulher tem o dom de fazer o leitor pensar ou parar de pensar sobre algo. A autora relata momentos e questões que fazem com que o leitor de identifique e comece a ponderar sobre diversas questões.