Água viva

Água viva Clarice Lispector

Resenhas - Água Viva

Maria.Clara 23/04/2024

É um livro muito bom mas extremamente confuso, mais que o normal. Do início pro meio eu não tava entendendo nada, absorvendo nada, mas como sou acostumada em só ir lendo e no final tentar entender o que aconteceu, que é muito mais efetivo do que tentar entender o que está acontecendo a cada momento. No final, foi melhorando.

Não entendi completamente mas algumas partes fizeram sentido e me tocaram. No meio de tanta confusão algumas palavras traziam lucidez. E eu grifei todas essas partes o que foi pelo menos metade do livro kakakak e por isso esse livro é bom.

Ele é bom porque apesar de você não entender completamente, você entende o todo e se identifica com trechos de uma maneira que faz valer a pena.

Recomendo mas não como primeiro livro da autora para iniciar a leitura.

Natan.Bruno 23/04/2024

Um mar de palavras que te entregam a um nada
A princípio meu título pode ser tendencioso por ter uma leve inclinação a uma crítica negativa, porém é exatamente o que o livro te entrega e é exatamente o que a escritora te propõe.
É um livro magnífico, experimental, único, li outras obras de Clarice e esse livro é bem diferente.
A autora que é misturada com a narradora do livro quer propor a pintura na escrita (posso dizer que é um livro pintado numa arte abstrata e cubista ao mesmo tempo), você descobre com ela o nosso agora o ?instante-já? da vida, a plenitude da liberdade e do improviso, o pensamento antes do ato de pensar, do vazio e o silêncio, a citações que ela faz de ?Deus?
É um livro extremamente filosófico que te desafia a pensar com ela (muitas vezes senti que ela estava ao meu lado escrevendo e lendo isto para mim)
Como por fim desta resenha quero colocar um trecho do livro que mexeu comigo:

[?] Fiquei de repente tão aflita que sou capaz de dizer agora fim e acabar o que te escrevo, é mais na base de palavras cegas. Mesmo para os descrentes há o instante do desespero que é divino: a ausência do Deus é um ato de religião. Neste mesmo instante estou pedindo ao Deus que me ajude. Estou precisando. Precisando mais do que a força humana. Sou forte mas também destrutiva. O Deus tem que vir a mim já que não tenho ido a Ele. Que o Deus venha: por favor. Mesmo que eu não mereça. Venha. Ou talvez os que menos merecem mais precisem. Sou inquieta e áspera e desesperançada. Embora amor dentro de mim eu tenha. Só que não sei usar amor. Às vezes me arranha como se fossem farpas. Se tanto amor dentro de mim recebi e no entanto continuo inquieta é porque preciso que o Deus venha. Venha antes que seja tarde demais. Corro perigo como toda pessoa que vive. E a única coisa que me espera é exatamente o inesperado. Mas sei que terei paz antes da morte e que experimentarei um dia o delicado da vida. Perceberei - assim como se come e se vive o gosto da comida. Minha voz cai no abismo de teu silêncio. Tu me lês em silêncio. Mas nesse ilimitado campo mudo desdobro as asas, livre para viver. Então aceito o pior e entro no âmago da morte e para isto estou viva. O âmago sensível. E vibra-me esse it. [?]

marinamarinho 22/04/2024

Não é uma busca por sentido
Clarice é sempre muito surpreendente. Não se pode dizer que a compreende com facilidade. Equívoco. Cada obra pode provocar símbolos diferentes.

Inicialmente é uma leitura que confunde o leitor por não apresentar um ?sentido? que comumente buscamos em uma leitura. Buscamos de pronto um significado em linha reta ou em costura amarrada. Não é disso que o livro trata.

Ele desperta inquietação e até tentativa de abandoná-lo por achar que não irá compreender. Mas como a autora bem fala: ?viver é tão desconfortável? ? então como estaríamos buscando conforto numa leitura sobre a vida?

Sempre vale a pena se inquietar com Clarice. ?

alisson 22/04/2024

Apesar de ter ficado confuso em muitos momentos, eu gostei de como a Clarice descrevia o instante-já e falava sobre o presente, passado e futuro, além dela tentando usar as palavras para falar como foi alguma sensação, é uma escrita criativa a dela, vou tentar reler em algum outro momento

Ju ð« 22/04/2024

Clarice Lispector é um sentimento, não existem explicações melhores ou maiores, apenas o it em ser.

mi 21/04/2024

Livro vivo
Clarice teve capacidade de me fazer marcar praticamente todas as páginas do livro. registro da primeira vez que a autora troca a pintura pela escrita e vai conhecendo as palavras, sentindo os cheiros e seus toques.

loueis 20/04/2024

?E há uma bem-aventurança física que a nada se compara. O corpo se transforma num dom. E sente que é um dom porque se está experimentando, em fonte direta, a dádiva de repente indubitável de existir milagrosamente e fisicamente.?
Lerei esse livro novamente daqui a alguns anos, não sei se li no momento certo, mas me tocou de muitas formas com frases e alusões que nos fazem refletir sobre a existência, o ser e a vontade de, às vezes, não ser.

Luiza Kona 20/04/2024

Será que a Clarice sabia que ela era uma " It" ?
"A palavra é a minha quarta dimensão"

" Está é a vida vista pela vida "

" Como se arrancasse das profundezas da terra as nodosoas raízes de árvores descomunal, é assim que te escrevo , e essas raízes como se fossem poderosos tentáculos como volumosos corpos nus de fortes mulheres envolvidas em serpentes e em canais de desejos de realização, e tudo isso é uma prece de missa negra , e um pedido rastejante de amém: porque aquilo que é ruim está desprotegido e precisa da anuência de Deus : eis a criação.

Alessandra224 20/04/2024

Poderia ser melhor se eu entendesse
O livro tem uma línguagem difícil, mas sei que tem uma mensagem boa por trás.
Infelizmente eu só consegui captar parte dessa mensagem, acho que livros assim ainda não são para mim.
Não significa que seja ruim, só significa que não foi para mim no momento.

david. 20/04/2024

E da falta de sentido surgiu sentido.
Que escrita impecável essa mulher tem. É o tipo de livro que você não lê, você sente. Muito bom. Naveguei na complexidade das entrelinhas com gosto até as últimas páginas.

Rafaela 20/04/2024

Leitura confusa
"Se o texto de Água viva se quer abstrato como forma e material como presença no mundo, lê-lo supõe que ambas as dimensões se mantenham e se ativem."

"Em Água viva, estamos próximos do que seria, na escrita, um expressionismo abstrato."

Infelizmente, foi minha primeira leitura da autora. Passei a leitura toda confusa e me questionando se todos os livros dela são assim. Eu tava há 5 meses enrolando para terminar essa leitura, não querendo abandonar por completo.

Ana Cristina 20/04/2024

Um livro que deve ser lido e relido pois muitas coisas são mistério e até entender o mistério das palavras de Clarice eu preciso ler e reler. Como eu amo ler Clarice, Água Viva causa esse estranhamento, mas um estranho bom.

belless 19/04/2024

Primeiro livro que leio dela e me deixou sem palavras. Um livro complexo e bagunçado mas lindo lindo lindo. O final, me senti particularmente tocada. De novo, lindo.

reader_paulo 17/04/2024

Primeiro contato que tive com algum livro da Clarice! E estou totalmente apaixonado! Achei que seria uma leitura mais difícil de ser entendida, mas captei o que ela queria dizer em Água Viva.

Amei ler nessa edição, porque é comentada, agregando ainda mais na minha leitura. E também há algumas páginas do manuscrito original!!!!

Com certeza, lerei mais o universo clariceano?
Ananias3 17/04/2024minha estante
Amo

viviandeandrade 17/04/2024

Água Viva, Clarice Lispector
A leitura desse livro foi um parto! Sem capítulos ou divisões textuais, Água Viva é nada mais que a expressão de um fluxo contínuo de pensamentos abstratos da autora que não tem a intenção aparente de fazer sentido.