Água Viva

Água Viva Clarice Lispector

Resenhas - Água Viva

Marianacmraa 28/03/2024

Este livro é sobre experiência
Não sei como exatamente começar essa resenha. Até porque quando começamos uma resenha falamos sinopse, comentamos enredo, personagem, espaço, etc. Esse livro não tem nada disso. Em Água Viva, há apenas uma personagem, sem nome, que talvez esteja em um ateliê escrevendo, ou no jardim, ou na praia e falando sobre qualquer coisa que vier na cabeça dela - qualquer coisa mesmo.

Para mim foi uma incógnita. Fiquei com a impressão de que a personagem falou muito sobre morte, e que o instante-já as vezes era o sui***** ou então a "centelha" de felicidade vinda do casco do cavalo. Realmente foi confuso, mas tudo era imagético, ler pensando nas imagens e se preocupando menos com o que vai vir a seguir é um bom direcionamento. Outra dica é ouvir o audiobook disponível no YouTube, a narração feita trás muito mais carga emocional e facilita demais entender e visualizar tudo, então, para começar a leitura, vale a pena testar.

No geral, apesar de não ter me tocado tanto, percebi as minuciosidades e particularidades deste texto e acho que é um bom experimento lê-lo. Segui a dica de ler em um dia e ficou realmente mais fácil, mas cansa bastante.

Jennifer47 28/03/2024

Clarice Slays
Clarice é minha autora favorita e não é difícil saber o porquê. Essa mulher é enigmática, a escrita dela sempre é carregada de uma ironia, uma verdade impessoal e universal, uma conexão maior não apenas com o mundo, mas com a própria imensidão, cheia de possibilidades.

Água viva é o segundo livro dela que leio, e mais uma vez, é algo que eu simplesmente gosto em sua totalidade. Não tenho como encontrar defeitos, simplesmente a forma como ela pensa é fascinante e ela não escreve usando só a intelectualidade e a mente, ela escreve com o espírito e a paixão.

Ela escreve de forma tão abstrata, mas para mim, eu sinto que consigo entender exatamente o que ela quer dizer. Sinto que ela consegue colocar em palavras o que todo o ser humano sente, lá no fundo, em menor ou maior grau, algo tão intrínseco (o pensamento atrás do pensamento) em nós que não sabemos como explicar, mas ela sabe.

Anyways, só não entendi muito bem o Posfácio do livro. Não vi motivo nenhum para comparar a arte de Água Viva com as artes de Pollock, sendo a única semelhança o fato da personagem ser uma pintora e do livro ser considerado abstrato (O autor explica as semelhanças, mas não achei convincente). Esse livro é algo maior, ouso dizer, transcendental de certa maneira. Água viva é arte por si só, não precisa ser comparada ou analisada junto de outras artes ou outros artistas, já que é algo extremamente único e atemporal.

WILDTIGERSTAN 28/03/2024

Clarice lispector realmente não brinca em ser admirável. esse livro é uma viagem muito necessária e profunda; gostei particularmente das flores e do romance.

Arieska 28/03/2024

Água Viva
Eu acho que eu não sou o público da Clarice Lispector.
Li essa obra depois de uma amiga me dizer que foi a melhor leitura dela de 2023, mas eu particularmente tive dificuldade de acompanhar e seguir até o final.
Esse estilo que chamam "fluxo de pensamento", muito elogiado por mais de uma amiga minha, foi difícil pra mim e sei que o problema está de fato em mim e não na obra nem na autora.

dressa 27/03/2024

Demorei muito pra terminar esse. confesso que não absorvi muita coisa e foi o meu primeiro contato com a clarice.
fui entender só no final a verdadeira intenção da escrita e exposição das ideias cheias de complexidade.
foi uma leitura relativamente boa, apesar de muito difícil.

Anne 26/03/2024

Sensacional
Foi o meu primeiro contato com essa mulher tão peculiar, e eu simplesmente me apaixonei pela sua escrita, tão curiosa e sensível, poderia ler por horas sem me cansar.

JAlia372 26/03/2024

Clarice é um fluxo de pensamentos que me puxa pra acompanhar, ela me leva por lugares internos desconhecidos. água viva. correnteza. forte e perspicaz

Monique.Dias 26/03/2024

Desconstruir
Uma fusão entre texto e pintura, uma ordem desordenada. Uma obra fora do padrão e que parece que quer nos desconcertar.

oliver.skywalker 26/03/2024

Alguns destaques;
"rosa é a flor feminina que se dá toda e tanto que para ela só resta a alegria de ter se dado" amar é instintivo, se dar é feminino. se dar dói, mas amar e se dar por amor é cativante, atraente.
"tem um lado da vida que é como no inverno tomar café em um terraço dentro da friagem e aconchegada na lã" existe um lado na vida em que é quentinho, quentinho no coração e quentinho na alma. existe um lado na vida que é como um alívio.
"um pedaço mínimo de espelho é sempre um espelho todo" vejo isso como nós sendo espelhos, somos suficientes mesmo que sejamos feitos de tão pouco. portanto, somos muito.
"viver é isto: a alegria do it" a alegria é do inexplicável, isto é viver.

cauerzis 26/03/2024

Agua viva
Primeira vez lendo clarice, em janeiro, me vi tocado pela franquesa e suntuosidade na escolha das palavras, ansioso para mais leituras

gabs.0 25/03/2024

"Perco a identidade do mundo em mim e existo sem garantias."
Clarice é desassossego.
Ler água-viva me custou um pouco, o peso de tudo me doía. A suavidade que o livro passa e a sensação de incômodo era algo gritante, talvez por não ter capítulos e isso me deixava menos apegada.
Água-viva e a escrita de Clarice se pegam muito no Eu, quem sou eu? De onde vim? Como sou? Nasci. Morri. Para mim é fácil enxergar o mais profundo pico do ser humano inanimado, triste, depressivo. Clarice traz consigo uma pureza e uma destruição mortal na alma. Talvez, tentar descrever o que esse livro passa seja burrice. Ler ele é algo que você deve fazer se tiver forças para se questionar, se não tiver, talvez seja melhor deixá-lo. Há quem o diga, que tamanha fluidez não exista, mas Clarice escreve e é fluída, ela é única e ela não é rasa. Ela escreve e ela traz o mais profundo sentimento humano de forma que poucos seriam capazes de descrever.

"[...] Há uma coisa dentro de mim que dói. Ah como dói e como grita pedindo socorro. [...] O que me salva é o grito."

Mellyssa13 24/03/2024

Simplesmente um dos livros mais incríveis que já li, mesmo sem personagens e com ambientações, a Clarice com sua incrível maestria consegue envolver um leitor em uma narrativa tão densa e poética.

Vitdixon 24/03/2024minha estante
Estou doida para ler, está gostando amg?

Alice954 24/03/2024minha estante
eu gostei de ter lido sim, é um livro típico da Clarice, me lembrou um pouco um sopro de vida, por mais que você possa ficar confusa em algumas partes tem momentos que é como se o tempo parasse

loisakkj 24/03/2024

Poético demais!! Lindo.
A forma como Clarice demonstra e escreve de um jeito que alcança e toca a gente é fascinante, esse livro tive mais dificuldade de entender em si , mas não é sobre entender e sim de apreciar e refletir . Gostei muito ?