Água viva

Água viva Clarice Lispector

Resenhas - Água Viva

Thayanne24 02/04/2024

Achei o livro de difícil entendimento, leitura um pouco arrastada apesar da história curta devido a complexidade do texto. Tive dificuldade de acompanhar o fluxo de ideias em alguns momentos? mas talvez seja isso, a semente da dúvida sobre o amar é sua essência no fluxo livre da mente sendo plantada.

Sei que se lê-lo novamente, terei uma nova perspectiva sobre a narrativa e derrubarei todas as certezas que (acho) que tenho hoje do que aproveitei da história.

Carine Campos 02/04/2024

"O que estou te escrevendo não é para se ler - é para se ser
"Não gosto do que acabo de escrever - mas sou obrigada a aceitar o trecho todo porque ele me aconteceu. E respeito muito o que eu me aconteço. Minha essência é inconsciente de si própria e é por isso que cegamente me obedeço."

Clarice se permitia sentir e escrever coisas tão genuínas, é necessário um desprendimento de si pra acessar tudo isso ?. Precioso demais!!

Me conectei com esse livro porque ele me pareceu expressar as coisas inefáveis que carrego comigo, que ao mesmo tempo que são confusas, fazem muito sentido. Clarice é muito única!

"Estou me criando. E andar na escuridão completa à procura de nós mesmos é o que fazemos. Dói. Mas é dor de parto: nasce uma coisa que é. É-se."

"E ninguém é eu. Ninguém é você. Esta é a solidão."

"Ouve-me, ouve meu silêncio. O que falo nunca é o que falo e sim outra coisa".

glauci 02/04/2024

It.
Esse livro é um jorrar de palavras que se amontoam e muitas das vezes formam frases desconexas e alucinantes, mas que em alguns momentos fazem tanto sentido que te atingem no fundo da alma.

dovichce 01/04/2024

Li por conta de um trabalho da escola, e saí muito pensativa sobre o livro.
É um livro um pouco cansativo, pra quem não tá acostumado a ler livros clássicos, e com uma linguagem mais formal e antiga (auto crítica).

Mas adorei como consegui me sentir como a própria personagem, com pensamentos tão claros e profundos.
Me deparei em uma crise existencial e isso mostra que a leitura foi muito boa, porque senti como se fosse eu compartilhando meus pensamentos no livro; as ideias de Clarice sobre o porquê da vida e sentido das coisas, é pura arte nesse livro e vale muito a pena.

bella 01/04/2024

Por que o horrível terrível me chama?
Padrão clarice lispector de soco no estômago. me identifico muito com esses textos "experimentais" dela em que é feita uma tentativa de escrever tudo que se passa na mente. às vezes com êxito e às vezes não. interessante pontuar também que tem uma mescla muito sutil de questionamentos existenciais com dúvidas inocentes de infância. será que ostra dorme? será que depois da morte é assim? o sonho de um sonho de um sonho de um sonho? é o tipo de livro que preciso ler sem usar a voz mental e sim o susurro. é livro pra ler em pé e caminhando, dando voltas no quarto.

Leandro676 01/04/2024

Profunda desordem orgânica
Meu segundo contato com a Clarice e foi incrível. Neste livro, que não há personagens nem história, a autora-pintora troca, pela primeira vez, as telas pela escrita.

O desejo dela é alcançar na escrita a materialidade e abstração da pintura. Ritmo complexo, automatismo fragmentário, estruturas compactas: explosões da consciência. É abstrato.

É um livro bem particular e a leitura pode não ser fluída para aqueles que tiverem dificuldade em acompanhar o fluxo de pensamento. Pode ser denso e entediante para quem não está acostumado.

Marinus0 31/03/2024

É o terceiro livro de Clarice Lispector que eu leio e percebo como ele é único: É uma história sem história.

Temos alguém que escreve para nós e é nossa única certeza. Não sabemos quem é, quem seria "nós", o que está sendo escrito. Essa pessoa, acostumada a pintar, está tendo usando a escrita como arte pela primeira vez.

Sendo assim, é um vômito de filosofias e pensamentos. O livro todo é defendido o momento, o instante e isso é presente em cada palavra. Só temos acesso ao pensamento e seu fluxo, não sabemos nada além, nada real, nada de contexto. É uma intimidade à mente, mas sem saber completamente de quem estamos falando.

É como se fosse sendo escrito a primeira coisa que se passasse pela cabeça dessa pessoa. E de forma bem lírica e desordenada, temos esses pensamentos dessa pessoa e é isso.

O que acaba se tornando uma leitura densa e entediante para quem esperava algo de fato. É perceptível o cuidado que existe na escrita desse livro, cada detalhe conectado e bagunçado ao mesmo tempo. Mas não foi uma leitura divertida e legal, senti que estava apenas vendo palavras e meu desinteresse não acabou.

Carolayne7 31/03/2024

? Água Viva ?
Esse foi o primeiro livro que li da Clarice Lispector, a forma que ela escreve sobre um assunto e o muda sem fazer com que o outro perca o sentido é impressionante.
A escrita da Clarice é encantadora, mesmo sendo um pouco difícil no começo, ao entender você consegue seguir lendo tranquilamente, além de que ao longo da leitura fui compreendo e percebendo alguns conselhos
Em resumo eu gostei desse livro, mesmo demorando um pouco para entender ele, um fato sobre esse livro é que a capa dele é uma parte de um quadro que a própria Clarice pintou.

Dani 30/03/2024

?Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é passível de fazer sentido. Eu não: quero é uma verdade inventada.?

jj_brekker 30/03/2024

Hum
Diferente de tudo que já li, infelizmente a escrita e a ideia não deram certo comigo, mas sei que ela foi uma escritora incrível.

Marianacmraa 28/03/2024

Este livro é sobre experiência
Não sei como exatamente começar essa resenha. Até porque quando começamos uma resenha falamos sinopse, comentamos enredo, personagem, espaço, etc. Esse livro não tem nada disso. Em Água Viva, há apenas uma personagem, sem nome, que talvez esteja em um ateliê escrevendo, ou no jardim, ou na praia e falando sobre qualquer coisa que vier na cabeça dela - qualquer coisa mesmo.

Para mim foi uma incógnita. Fiquei com a impressão de que a personagem falou muito sobre morte, e que o instante-já as vezes era o sui***** ou então a "centelha" de felicidade vinda do casco do cavalo. Realmente foi confuso, mas tudo era imagético, ler pensando nas imagens e se preocupando menos com o que vai vir a seguir é um bom direcionamento. Outra dica é ouvir o audiobook disponível no YouTube, a narração feita trás muito mais carga emocional e facilita demais entender e visualizar tudo, então, para começar a leitura, vale a pena testar.

No geral, apesar de não ter me tocado tanto, percebi as minuciosidades e particularidades deste texto e acho que é um bom experimento lê-lo. Segui a dica de ler em um dia e ficou realmente mais fácil, mas cansa bastante.

Jennifer47 28/03/2024

Clarice Slays
Clarice é minha autora favorita e não é difícil saber o porquê. Essa mulher é enigmática, a escrita dela sempre é carregada de uma ironia, uma verdade impessoal e universal, uma conexão maior não apenas com o mundo, mas com a própria imensidão, cheia de possibilidades.

Água viva é o segundo livro dela que leio, e mais uma vez, é algo que eu simplesmente gosto em sua totalidade. Não tenho como encontrar defeitos, simplesmente a forma como ela pensa é fascinante e ela não escreve usando só a intelectualidade e a mente, ela escreve com o espírito e a paixão.

Ela escreve de forma tão abstrata, mas para mim, eu sinto que consigo entender exatamente o que ela quer dizer. Sinto que ela consegue colocar em palavras o que todo o ser humano sente, lá no fundo, em menor ou maior grau, algo tão intrínseco (o pensamento atrás do pensamento) em nós que não sabemos como explicar, mas ela sabe.

Anyways, só não entendi muito bem o Posfácio do livro. Não vi motivo nenhum para comparar a arte de Água Viva com as artes de Pollock, sendo a única semelhança o fato da personagem ser uma pintora e do livro ser considerado abstrato (O autor explica as semelhanças, mas não achei convincente). Esse livro é algo maior, ouso dizer, transcendental de certa maneira. Água viva é arte por si só, não precisa ser comparada ou analisada junto de outras artes ou outros artistas, já que é algo extremamente único e atemporal.

WILDTIGERSTAN 28/03/2024

Clarice lispector realmente não brinca em ser admirável. esse livro é uma viagem muito necessária e profunda; gostei particularmente das flores e do romance.

Arieska 28/03/2024

Água Viva
Eu acho que eu não sou o público da Clarice Lispector.
Li essa obra depois de uma amiga me dizer que foi a melhor leitura dela de 2023, mas eu particularmente tive dificuldade de acompanhar e seguir até o final.
Esse estilo que chamam "fluxo de pensamento", muito elogiado por mais de uma amiga minha, foi difícil pra mim e sei que o problema está de fato em mim e não na obra nem na autora.

dressa 27/03/2024

Demorei muito pra terminar esse. confesso que não absorvi muita coisa e foi o meu primeiro contato com a clarice.
fui entender só no final a verdadeira intenção da escrita e exposição das ideias cheias de complexidade.
foi uma leitura relativamente boa, apesar de muito difícil.