Água viva

Água viva Clarice Lispector

Resenhas - Água Viva

Anne 26/03/2024

Sensacional
Foi o meu primeiro contato com essa mulher tão peculiar, e eu simplesmente me apaixonei pela sua escrita, tão curiosa e sensível, poderia ler por horas sem me cansar.

JAlia372 26/03/2024

Clarice é um fluxo de pensamentos que me puxa pra acompanhar, ela me leva por lugares internos desconhecidos. água viva. correnteza. forte e perspicaz

Monique.Dias 26/03/2024

Desconstruir
Uma fusão entre texto e pintura, uma ordem desordenada. Uma obra fora do padrão e que parece que quer nos desconcertar.

oliver.skywalker 26/03/2024

Alguns destaques;
"rosa é a flor feminina que se dá toda e tanto que para ela só resta a alegria de ter se dado" amar é instintivo, se dar é feminino. se dar dói, mas amar e se dar por amor é cativante, atraente.
"tem um lado da vida que é como no inverno tomar café em um terraço dentro da friagem e aconchegada na lã" existe um lado na vida em que é quentinho, quentinho no coração e quentinho na alma. existe um lado na vida que é como um alívio.
"um pedaço mínimo de espelho é sempre um espelho todo" vejo isso como nós sendo espelhos, somos suficientes mesmo que sejamos feitos de tão pouco. portanto, somos muito.
"viver é isto: a alegria do it" a alegria é do inexplicável, isto é viver.

cauerzis 26/03/2024

Agua viva
Primeira vez lendo clarice, em janeiro, me vi tocado pela franquesa e suntuosidade na escolha das palavras, ansioso para mais leituras

gabs.0 25/03/2024

"Perco a identidade do mundo em mim e existo sem garantias."
Clarice é desassossego.
Ler água-viva me custou um pouco, o peso de tudo me doía. A suavidade que o livro passa e a sensação de incômodo era algo gritante, talvez por não ter capítulos e isso me deixava menos apegada.
Água-viva e a escrita de Clarice se pegam muito no Eu, quem sou eu? De onde vim? Como sou? Nasci. Morri. Para mim é fácil enxergar o mais profundo pico do ser humano inanimado, triste, depressivo. Clarice traz consigo uma pureza e uma destruição mortal na alma. Talvez, tentar descrever o que esse livro passa seja burrice. Ler ele é algo que você deve fazer se tiver forças para se questionar, se não tiver, talvez seja melhor deixá-lo. Há quem o diga, que tamanha fluidez não exista, mas Clarice escreve e é fluída, ela é única e ela não é rasa. Ela escreve e ela traz o mais profundo sentimento humano de forma que poucos seriam capazes de descrever.

"[...] Há uma coisa dentro de mim que dói. Ah como dói e como grita pedindo socorro. [...] O que me salva é o grito."

Mellyssa13 24/03/2024

Simplesmente um dos livros mais incríveis que já li, mesmo sem personagens e com ambientações, a Clarice com sua incrível maestria consegue envolver um leitor em uma narrativa tão densa e poética.

Vitdixon 24/03/2024minha estante
Estou doida para ler, está gostando amg?

Alice954 24/03/2024minha estante
eu gostei de ter lido sim, é um livro típico da Clarice, me lembrou um pouco um sopro de vida, por mais que você possa ficar confusa em algumas partes tem momentos que é como se o tempo parasse

loisakkj 24/03/2024

Poético demais!! Lindo.
A forma como Clarice demonstra e escreve de um jeito que alcança e toca a gente é fascinante, esse livro tive mais dificuldade de entender em si , mas não é sobre entender e sim de apreciar e refletir . Gostei muito ?

willow 23/03/2024

Que mistério tem Clarice?
"estou viva. Como uma flor ferida, flor na carne, está em mim aberto o caminho do doloroso sangue"

eu confesso que abandonei água viva por um mês, já nas últimas páginas. O mistério formal de um escrito por Lispector é entender o conceito e o formato textual de uma literatura livre. O mistério informal que mora nas estrelinhas de água viva é aprender como sentir Clarice Lispector. Água viva não é de se consumir nem de se apreciar, é de se mergulhar em uma fantasia lúdica de ideias nostálgicas de nós. Da realidade que nos habita. É correr pelas palavras da majestosa Clarice e pensar em seu mistério enquanto tenta alcança-lá. É tentar de todas as formas possíveis ser um dos nobres e não conseguir. É para os leigos da escrita e os gênios da mente. Eu te admiro, Clarice.

Ma Passos 22/03/2024

Sentimento: Clarice.
Esse livro é uma poesia em prosa, uma eterna metáfora. Acho que a beleza dessa leitura está no compreender o incompreensível, cada leitor tem uma interpretação.

Falei sobre interpretação, mas acho que a palavra certa é "identificação", a experiência individual é o que molda o sentido dos textos.

Um livro com 0 capítulos, mas com transições suaves. Os temas vão se aprofundando cada vez mais, até chegar no ponto de filosofar sobre algo inanimado.

Leia, mas só leia se estiver com o coração aberto. O entendimento depende da conexão.
colosssal 22/03/2024minha estante
esse livro >>>>

Fabio.Filho 22/03/2024minha estante
Se gostou, depois tente "o livro do desassossego" kkk esse tbm tem que ser lido de mente e coração abertos

Orlando.Fidelis 22/03/2024minha estante
Pretendo ler

cecilyknight 22/03/2024

?Sou sozinha, eu e minha liberdade?
Simplesmente não tenho palavras, assim como Clarice escreve, esse livro somente é. Água viva é o segundo livro de Clarice Lispector que eu leio, e que assim como o primeiro, me fez entrar numa crise existencial insana, sinto que eu entrei na mente dela quase que literalmente, mas ao mesmo tempo sei que não, sabe?
?Não sei sobre o que estou escrevendo: sou obscura para mim mesma.?

Larissa.book 22/03/2024

Genialidade, Clarice é única em sua escrita.
Água viva, é entender que é a vida é uma continuidade que precisa ser vivida dia a após dia.

ixqwt 22/03/2024

Fantástico
Provavelmente a melhor leitura do ano (ou, pelo menos, minha favorita). a fluidez no livro é algo que eu nunca vi antes, com um estilo de escrita único e experimentando com a narrativa de maneira impressionante. as reflexões são tão humanas e mundanas que, apesar das diversas complexidades (como o it, a liberdade etc), você compreende tudo. talvez não entenda, mas consegue sentir o que a obra quer dizer. maravilhoso