Água viva

Água viva Clarice Lispector

Resenhas - Água Viva

maju.Munimu 22/03/2024

Não gostei
Texto difícil, não me bateu como normalmente acontece mesmo com a dificuldade na leitura e tal. Existem frases, pensamentos e devaneios a té interessantes, mas distribuídos nesse texto eu só achei massante pra caramba e não sei se recomendo, mas pra quem já gosta da Clarice e conhece as dificuldades, pode ser bom. Não ter uma história em si e ser um emaranhado de pensamentos é um tipo diferente de livro, então acho que ele pode ser degustado de uma outra forma que não a que eu fiz.

Madu 20/03/2024

Sentindo e não entendendo
Foi o primeiro livro da Clarice Lispector e já tinha ouvido falar que os livros dela não se entendem, e sim são sentidos. Pois eu já não entendia nem o que as pessoas queriam dizer com isso. Peguei esse livro e nas primeiras páginas tentei ao máximo entender tudo que ela escrevia.

Ao longo das páginas fui deixando a história seguir fluida, entendendo o que entendia, sentindo o que sentia e as vezes sentindo o que entendia também. A partir do momento que segui o livro sem tentar decifrar tudo, apreciando o fluxo de pensamentos em uma enxurrada da protagonista gostei bastante.

Gostei bastante do livro, algumas partes me deixaram pensando bastante. E acho que algumas partes não foram feitas para ser entendidas mesmo, entrando na cabeça de alguém não acho que entenderíamos tudo. Já dizia Tyler Joseph ?a kitchen sink to you is not a kitchen sink to me?. Ou eu que não entendi mesmo, nesse caso faz parte KKKK diferente e envolvente a escrita dela, não vejo a hora de ler mais

Mari 20/03/2024

Uma leitura que não rolou.
Esse fluxo de consenso não lógico, com sua narrativa corrida me deixou muito agoniada, eu não consegui me conectar.
No entanto, ele em um todo, tem lá seus trechos de reflexão e por isso minha nota foi de 3 ?.

luceliamesquita 19/03/2024

" (?) muitos instantes se passarão antes que eu desdobre e esgote a complexidade una e rápida de um relance."

Um livro pra se sentir - literalmente - em uma correnteza de palavras, sentimentos e confusões. Em resumo, abstrato e estranhamente interessante.

Silver.Clara 19/03/2024

Lelé
Livro sem pé na cabeça que toca o coração e a alma de qualquer um lelé, ela exterioriza de forma artística pensamentos intrusivos e doidos da
Madrugada, agr eu entendi o pq dela ser tão famosa

Tangerina 19/03/2024

Água Viva - Clarice Lispector
Esse foi o primeiro livro que li de Clarice, e foi uma experiência demasiadamente devastadora, linda, dolorosamente bela. Essa mulher sabia do que fazia, Clarice brinca com as palavras ao invés de escrever, penso que as palavras que escreviam Clarice.
Cada palavra, frase, parágrafo me tocou, me fez sentir, me fez viver o mundo ao meu redor. Clarice é it.
Um livro extremamente filosófico, e novamente, lindo.
Obrigada por essa obra de arte Clarice, cada frase desse livro estará para sempre guardada no meu coração.

Hevy dellpiero 18/03/2024

Entendi nada, só isso. Amo essa mulher, mas passo minutos em um página só. Mas é questão de aprender a ler os livros dela mesmo, porém mesmo assim terminei e gostei mto mto!
Adriana @livrosedevaneios 18/03/2024minha estante
Amei a honestidade kkkk
Mas Clarice é isso mesmo, não é sobre entender, é sobre sentir :)

Hevydell1603 18/03/2024minha estante
Simmm AAA??

DuZLuzardo 18/03/2024

Entendi, mas também fiquei confusa.
O começo desse livro me pegou de uma forma avassaladora. Fiquei surpresa com quanto eu me identificava com o que a personagem escrevia. Este é primeiro livro da Clarice que eu li por vontade própria (li a hora da estrela no ensino médio e não me lembro de nada), foi uma experiência nova para mim ler uma personagem que não tinha nome e acontecimentos que ocorrem apenas em uma confissão de palavras no papel. O livro é uma extensa carta de desabafo da personagem, sem divisões de tempo, sem divisões de nada. A personagem é uma pintora que quis botar para fora o que sentia em palavras e não parou mais.

Durante as primeiras 20 páginas eu li com afinco, porém ao chegar na metade confesso que não sabia mais o que eu estava lendo. Como a personagem não é uma escritora, é apenas uma pessoa que escreve para tentar se entender, ela mesma se perde em certos momentos. Há parágrafos que ela usa exemplos para falar em filosofias que eu não conseguia compreender. Decidi dar um tempo na leitura porque não conseguia me concentrar no que estava lendo e acabei por ler porcamente algumas páginas, mas me recusei a parar porque o começo me tocou tanto e fiquei com receio de achar o final decepcionante. O que não aconteceu, o meio do livro acaba por ser bem confuso e repetitivo, mas o final do livro me trouxe a mesma sensação que senti no início.
Mesmo quando parei de ler, senti vontade de continuar, por mais que não entendesse totalmente o que a Clarice queria dizer com aquelas palavras. Foi uma sensação única pra mim, de querer ler um livro mesmo não entendendo o que estava escrito. Isto acabou me chamando atenção e agora quero ler os outros livros da Clarice.

Bia 17/03/2024

Aquele meme da tata werneck: voa voa andorinha
A escrita da Clarice lispector é espetacular, uma das mais lindas que já li, isso não tem nem o que dizer. O problema é que eu não entendo nada dos livros dela ?. Eu até gosto de histórias subjetivas e escritas mais poéticas, porém esse é demais. Eu me esforcei pra entender o que ela queria dizer, mas foi difícil, sempre me sinto burrinha quando leio os livros dela. Talvez se eu fosse mais acostumada a ler poesia, seria mais fácil. O que me deixa mais impressionada é como é possível uma pessoa que escrevia daquele jeito: a autora usa as palavras de uma forma tão única, peculiar, parece que não é desse mundo. O que eu entendi do livro, que foi uns 60% se muito, gostei bastante e me identifiquei com várias frases. Dá vontade de marcar o livro inteiro. Infelizmente acho que os livros da Clarice não são pra mim, mas ok

Lanna Vieira 17/03/2024

Eu já havia lido livros da Clarice na época de escola, no entanto, acredito que eu não tinha maturidade para entendê-los. Lendo esse livro hoje, foi uma experiência incrível e avassaladora. É incrível a capacidade da Clarice. Ela é realmente um gênio. Ela é um sentimento. Se tornou um dos meus livros favoritos da vida!

a.mafe 17/03/2024

Se for ler Clarice, um conselho, reserve um tempo para ela
Esse é o meu segundo livro dela, e aprendi que não se lê Clarice Lispector, se sente, um fluxo de sentimento e consciência que deixa a gente embigada com as questões existencialistas e até mesmo da alma. Esse livro é para pessoas surtadas, que não quer mais saber o que fazer da vida, apenas viver e tirar a sua essência.

Babi 17/03/2024

É tão difícil falar e dizer coisas que não podem ser ditas.
Impecável. Confuso. Profundo. Interessante. Imersivo. Questionador. Complexo. Lindo. Único. Diferente.

Camila 15/03/2024

Um estudo sobre o vazio
Sempre tive muitas dificuldades em ler Clarice Lispector, e sim, em ler Clarice, não os livros dela... e com isso já pode entender grande parte dessa resenha!

Água viva tem uma narrativa fora dos eixos e parece tanto uma carta, como um diário, ou apenas a confusão mental da tal pintora.

E neste rápido livro pude perceber o como a Clarice é capaz de escrever sem inicio, meio e fim, trazendo uma proposta de eterno vazios e a indagação de sempre querer saber o que se passa, ela talvez supere a dúvida do " ser ou não ser, eis a questão" por que ela própria é a questão, é o mistério por trás de todo o mistério

E só fui me tocar por ser uma narrativa de uma personagem quando vi um comentário sobre, pois é assim que Clarice escreve, sob pseudônimos de imagens e a faz parecer 3x mais louca e genial Kkkkk é como um loop sem fim. A forma como pode ser lido de trás pra frente, do meio ao fim, não importa como! Casa muito bem com o instante-já proposto por ela, e talvez seja um livro que precisa ser lido de uma maneira só, e talvez seja necessário outras abordagens para reler, pois o instante já foi, precisa agora de outro.

Claraszs 15/03/2024

é preciso viver o intante-já e ser ninguém.
Incrível como a linguagem de clarice pode ser avassaladora. primeiro livro dela que de fato li completo. antes não possuía maturidade suficiente para entender algumas questões.
um dos traços principais dessa personagem (que não conhecemos) é a melancolia. a forma como elabora e observa as coisas, em como alguns momentos é tomada por um ?torpor? de sentimentos e racionalidade, colocando para fora uma avalanche de palavras que ora desconexas ora claras demais.
acredito que esse livro é um monólogo bem elaborado de uma conversa entre o eu e o eu (self e self). tem um destinatário que também não conhecemos, mas que julga-se ser receptivo.
agua viva foi complexo em alguns momentos, confesso, mas extremamente impactante. fiz várias marcações que falam sobre como é importante viver o instante-já e se ver livre sobre algumas marcações de tempo que só existem dentro da nossa cabeça.

com certeza lerei mais outros dela!