Água viva

Água viva Clarice Lispector

Resenhas - Água Viva

Brenda 06/02/2022

água de beber
É dificílimo e, até mesmo, injusto classificar Água Viva enquanto mera literatura, enquanto uma prosa poética, enquanto um livro. Seria como aprisionar uma fonte de água de beber que se movimenta em seu próprio corpo e destino, em sua própria sede de si mesma.

Talvez esta seja a terceira ou quarta vez que leio Água Viva, e jamais parece a mesma coisa, ainda que frases e palavras invistam sobre o peito com certa familiaridade. Nunca é a mesma coisa, pois assim como Clarice, Água Viva é o it puro, mole e vivo, e não poderia manter-se o mesmo ainda que o lesse novamente neste exato instante-já.

A discursividade bruta e alcalina de Clarice permeiam etérea e não-misticamente as palavras existentes, inclusive as que esquecemos pelo calor das horas, pelo mormaço dos dias. O que me faz perceber, mais uma vez, que nada do que eu diga poderia ser suficiente e acabar em si, pois não traduziria a movimentação melancólica e já condenada de vida que permeiam os dedos que tocam palavras que dançam.
Peudro 06/02/2022minha estante
Que delícia te ler sedenta e transbordando! ?

gabi.acervodagabii 18/04/2023

"água viva" é um grande fluxo de ideias, um despejar de pensamentos e sentimentos, com períodos tanto de turbulência quanto de serenidade. de forma geral, me senti em sintonia com o que lia, apesar de ser muito abstrato.

é tudo absolutamente pessoal. tão pessoal que acho que só clarice é capaz de entender, e suspeito que talvez nem ela entenda. e vejo este aspecto como um paradigma da obra desta escritora: o entender e o sentir.

é comum que muitos, assim como eu, não consigam acompanhar vários trechos dos seus livros e acredito que justamente isso torne leitura de sua obra um exercício de imersão. então me dei conta de que só poderia gostar de ler clarice quando desistisse de entender e me permitisse apenas sentir.

Max 30/07/2020

Um livro que pulsa vida. Dói, maltrata, escancara a verdade da vida, faz refletir e muda o leitor por dentro, revirando seu mundo.
Livro lindo ??

lavien 20/02/2024

Este é um dos melhores livros que eu já li, e eu demorei mais de um mês para escrever sobre ele após terminar porque ainda leio trechos para absorver completamente ou refletir o que eles queriam dizer.
A verdade é que quanto mais livros eu me esbarrei e pude pensar que esse existia, mais a minha classificação para este subiu, são poucos os livros disponíveis que nos fazem sentir sensações de verdade. Água Viva é uma dessas obras. Sei que pouca gente consegue se conectar, puramente levados pela lógica e a ordem que nossa mente busca para criticar, compreender, sentir pertencimento, mas essa obra não é um aconchego. Um estalo na mente, um desconforto, um desafio para largar as normas, é o que a escrita da Clarice é, e ela exerceu isso perfeitamente.

Uma inspiração para as minhas próprias escritas e uma nova maneira de eu ver o mundo e a minha conexão a ele. Eu não sou a mesma após o conhecer.

maria 22/09/2022

água viva
achei meio confuso( natural das leituras da Clarice, talvez?) mas achei tão profundo ao mesmo tempo, sabe? principalmente alguns trechos( por mais que eu não tenho entendido mto bem alguns) mas mesmo assim foi uma leitura boa

Maria 27/03/2020

Estava com saudade
Muitos anos sem ler Clarice e percebi que estava com crise de abstinência. Um livro que é um diário de sentimentos dela, várias nuances e reflexões!

Alexsander.Rosa 12/08/2023

It, o instante-já e a busca pelo sentido
Adoro como a Clarice escreve, essa poesia da sua escrita, a complexidade de como ela organiza suas reflexões, suas digressões, sua busca pelo significado, e como nós, leitores, ficamos hipnotizados tentando entender aquilo. Algumas coisas entendemos, outras parecem apenas uma pintura abstrata; talvez o que não entendemos seja entendida no futuro... ou neste instante-já.
Não compreender certas passagens não significa que não captamos um pouco da essência daquilo, mas, talvez, significa apenas que não chegamos no momento de entender, talvez vivemos dentro de uma bolha, talvez sejamos jovens demais, infinitas possibilidades... esse livro nos faz ter diversos devaneios, diversas vezes eu me perdia em meus próprios pensamentos tentando compreender os pensamentos da Clarice.
Temos que ter a mente aberta para esse livro, e se deixar levar pela obra toda.

alice 23/08/2021

meu deus que saco de escola como assimm tô a quase 10 dias sem ler?
vou chorar sério

(tinha esquecido de salvar os históricos desse livro aqui, mas basicamente é perfeito, Clarice Lispector é autoexplicativo)

então LEIA

bia0:0 31/01/2024

Olá, estou de volta. O que falar de Clarisse Lispector? Água viva foi meu primeiro contato com uma livro inteiro dela e agora entendi o porquê de falarem tão bem de sua escrita é dos seus significados por trás.
Água viva não tem comparação com nada do que eu já tenha lido. É totalmente singular e uma experiência um tanto única. Porém não acho que eu esteja no momento certo para iniciar no mundo dos livros da Clarisse Lispector, pois pelo que li nesse livro e o que senti ao ler me fez entender que minha profundidade como observadora da vida é muito rala e não chega em um nível ok que me faça entender se gosto ou não das obras de Clarisse.
Fora que, eu não consigo gostar ou desgostar de um livro se eu não entender o que ele diz. Talvez seja algo que com o tempo, eu possa abrir uma exceção pra Clarisse mas que, por agora, ficarei com os livros mais fáceis de lê. Até a próxima?.

Thiago 25/07/2021

"Não é literatura, é Feitiçaria."
Clarice deveria ter um gênero especifico porque não é apenas um gênero, é Clarice, é it, como ela mesma diz neste livro.

"Escuta: eu te deixo ser, deixa-me ser então."

Um livro com devaneios, monólogos, desabafos, filosofias, relatos, prosas... daquele tipo de livro que devemos ler mais de uma vez, pois a cada leitura temos uma nova perspectiva, sacamos uma nova ideia, compreendemos um pouco mais sobre nós, sobre ser, sobre a vida e morte, sobre existir.

Agua viva é uma história sem enredo, sem começo nem fim. É um diário de ideias, como relatado em um artigo do The New Yorker: "Cuidado com Clarice, não é Literatura, é Feitiçaria."

Edson Camara 27/01/2021

Leve e pesado ao mesmo tempo, mas surpreendente.
Este é um texto que parece ter sido escrito de uma vez só, não há divisões, nem de capítulos ou parágrafos, Clarice não te dá tempo de respirar e pensar no que a relatora (para mim ela mesma) pensa e escreve sobre tudo, tudo mesmo.
Só descobri Clarice Lispector recentemente. Comecei a ler suas crônicas em dezembro último, o que me fez ter vontade de ler um livro escrito por ela, por indicação, comecei por este Água Viva. Interessante, como estou lendo as crônicas, e este texto é escrito no mesmo estilo, facilitou o meu entendimento. Mas é um texto leve e pesado ao mesmo tempo que mostra um cérebro de uma imaginação e complexidade acima, bem acima do normal.
É uma leitura rápida que te deixará feliz, alegre, triste e intrigado, mas no final é surpreendente.
O posfácio me ajudou a entender melhor, sim, é brilhante. E assim termina: ...eis que depois de uma tarde de ?quem sou eu? e de acordar à uma hora da madrugada ainda em desespero ? eis que às três horas da madrugada acordei e me encontrei. Fui ao encontro de mim. Calma, alegre, plenitude sem fulminação. Simplesmente eu sou eu. E você é você. É vasto, vai durar. O que te escrevo é um ?isto?. Não vai parar: continua. Olha para mim e me ama. Não: tu olhas para ti e te amas. É o que está certo. O que te escrevo continua e estou enfeitiçada.

elly.crisostomo 31/08/2021

Tudo e nada
Nunca pensei que leria um livro sem história, sem enredo nenhum. Um sem começo, meio ou fim. Porém acabou sendo o caso desse livro bem pequeno da Clarisse. Amo a sensibilidade e delicadeza da escrita dela, divagar pelos devaneios de uma suposta pintora ao mesmo tempo que parece tão simples é tão complexo, como se fosse um sonho. A ?história? me inspirou a voltar a escrever e me ajudou a perder o medo, as inseguranças de que algo que eu escreva não fique bom o suficiente. Descobri que não precisa ser o suficiente, apenas meu.

jaque103 02/10/2023

Eu
Me senti eu, eu me vi naquelas paginas, como pode ela nem me conheceu
e acho isso magnifico
tudo que ela escreveu
sentiu
eu senti, ela é uma querida
doida
varrida
mas querida
foi confuso
e a prota não tem nome (pelo menos não lembro)
então ela se chama jaqueline ok
my name
besos

SakuraUchiha 22/11/2014

Bem-vindo ao mistério do impessoal, o chamado "it"
Estar diante de um livro de Clarice Lispector é sempre sentir aquele frio na barriga sempre que está diante de suas obras como se fosse a primeira vez. Água viva não é diferente.
Em suas curtas páginas a autora não lhe dá trégua nem descanso, pois de um pensativo passa para o outro quase sem ser percebida mudança.

"O presente é o instante em que a roda do automóvel em alta velocidade toca minimamente o chão. E a parte da roda que ainda não tocou, tocará num imediato que absorve o instante presente etorna-o passado."( Água Viva, pág. 08)

É uma prosa muito lírica que faz fluir a leitura, mas não se enganem. Não é nada leve, às vezes até é densa, muito introspectivo, parece que está próximo a você falando bem baixinho em seu ouvido, às vezes, como se fosse a voz de sua consciência, e em outros trechos parece gritar.
Já de início parece que entra em uma conversação começada e você tenta pegar o fio, e quando pega você não termina até ler o final.
É uma escrita desenfreada, quase uma vertiginosa confissão, que enquanto você está se recuperando - ou tentando - fazê-lo da ideia exposta ela já está em outra.
Às vezes parece uma escrita sem qualquer polimento, algo grosseiro, mas isso mostra muita honestidade e sinceridade do monologuista, já que isso é deliberado.
Agora é um estalo. Agora é outra. E outro. Este instante quando você ler já será passado.
Isabelle Rocha 02/01/2015minha estante
Bela resenha!

Simonovitch 05/06/2019minha estante
É exatamente isso.

Biel 19/11/2023

Um Pulo dentro do próprio abismo
Não sou capaz de resumir esse livro em palavras, mas gostaria de deixar relatado aqui, a minha experiência.
Cara, esse livro é um mergulho dentro das estranhas dessa protagonista (que não se nomeia).
A forma como esse livro fala sobre o instante-já, sobre se desencontrar, se encontrar; a morte também é colocada em pauta.
Quando eu terminei esse livro, fiquei com o estômago embrulhado, fiquei arrepiado, senti vontade de colocar toda as minhas emoções para fora.
Leiam essa obra!!! Não se arrependeram, no entanto, vá pronto para sair da zona de conforto