Todos nós adorávamos caubóis

Todos nós adorávamos caubóis Carol Bensimon

Resenhas - Todos Nós Adorávamos Caubóis

clara3248 03/03/2024

O final do livro é lindo. achei muito bonito a maneira como a cena se dissipa e transmuta de volta para a casa da infância da Cora.
no geral, achei um Bom livro, acredito que isso se dê, em partes, por eu compartilhar experiências conhecidas do rio grande do sul e por esse livro retratar - algumas vezes - o estado de uma maneira muito natural (houve uns momentos que achei meio forçado). demorei pra me cativar pelas personagens e pela história, o que me encantou no início foram as paisagens da serra gaúcha que eu conheço.

alinneasilva 24/02/2024

Achei a leitura gostosa com uma escrita bonita e uma jornada interessante pra protagonista, mas honestamente não fica muito claro pra onde essa jornada a levou.
Tudo no fim está meio como estava no começo. O que vemos aqui parece ser apenas um deslocamento um pouco sem rumo tal qual a viagem que a protagonista e sua amada fazem.
Ainda assim uma leitura deliciosa e muito recomendável.
larissavitoriaos 24/02/2024minha estante
pelo que você leu pra mim, a escrita é linda e gostosa. tô doida pra ler

alinneasilva 25/02/2024minha estante
espero que vc curta

Sandra 28/01/2024

Todos nós adorávamos caubóis
Uma leitura interessante, com uma linguagem bem simples e regionalista...
A história se passa durante uma viagem onde as personagens aproveitam pra se autoconhecerem e conhecerem melhor o íntimo uma da outra...
Aborda temas como relacionamentos familiares complicados, sexualidade e machismo...
Uma história bem construída, que alterna passado x presente, narrada de forma lenta e com bastante descrições e diálogos...

Leitorconvicto 28/01/2024

Um olhar sensível
Interessante ver o percurso sentimental das protagonistas. Como fazer essa busca por meio de uma viagem de carro nos modelos de filmes americanos, mas tão beasileiro

Larissa 11/01/2024

Podia ser mais empolgante!
Confesso que livro com história de amor entre duas mulheres já tem meu coração.

Mas achei que a história podia ser mais empolgante, mais bem desenvolvida e mais clara quanto ao relacionamento das meninas.

Achei que as dificuldades para enfrentar um relacionamento homoafetivo poderiam ser melhor retratadas.

Vou sempre indicar, porque não é fácil encontrar narrativas sapatônicas, mas podemos melhorar nisso.

Rimylles.Silva 06/01/2024

Leitura leve
Nesse livro, Carol Bensimon nos conta a história de Cora e Julia. Elas se conhecem na infância, tem um "caso" de amor, separam-se e rencontram-se já adultas para realizar um sonho de adolescência: uma roadtrip pelo interior do Rio Grande do Sul. Durante essa viagem, elas vão relembrar o passado e enfrentar diversos problemas familiares não resolvidos. Uma leitura fluida, mais lenta no começo, mas que vai crescendo no final do livro.

vtsoares 31/12/2023

Leitura leve e agradável
Um ótimo livro para quem quer uma leitura leve (porém não superficial), interessante e rápida.

A narrativa, feita pela personagem principal, é gostosa: apesar de abordar temas sensíveis, não os torna profundos, a ponto de se tornarem enfadonhos, trantando-os apenas no que necessário para entender a própria narrativa. As diversas quebras temporais são interessantes para construir o enredo sobre o qual a história se desenrola. Apesar de "estar acontecendo", parece uma conversa com a Cora (narradora e personagem).

Muito bom!

Caroline Vital 28/11/2023

Lido em 2019
Amo Carol Bensimon, já li quase toda a sua obra e fico de olho em seus lançamentos. Acho que a autora foi uma das melhores descobertas que já fiz como leitora. Escrita ótima e enredo road trip interessante, bem escrito.

Karen 29/10/2023

Desencanto
O início do livro vai patinando aqui e ali, mas depois de aclimatada a proposta da autora de colocar passado e presente juntos - por vezes no mesmo parágrafo - a leitura fluiu muito rápido.
Ocorre que... a história vai escalonando, escalonando, empaca e quando se dirige à conclusão deixa solto no ar com a nítida tentativa - falha - de conectar o início com o fim em um momento de recordação do passado no presente.
Prometeu e não entregou.
"(...) sinto um profundo respeito pelo meu passado".

Gustavo611 16/09/2023

Todos nós adorávamos caubóis, de Carol Bensimon
Não posso negar que minha experiência com Todos Nós Adorávamos Caubóis teve altos e baixos, mas após superar os primeiros capítulos, de alguma forma, me vi envolvido pela figura de Cora, narradora e protagonista desta história.

Sendo um gaúcho que, assim como as personagens centrais, também escolheu viver longe de suas raízes, encontrei uma conexão profunda com a ideia de retornar às origens como uma metáfora para a reconexão consigo mesmo. Este livro inevitavelmente desperta o desejo de pegar o carro e partir em uma road-trip descompromissada, explorando o desconhecido.

No entanto, devo admitir que em alguns momentos, a narrativa se arrasta, tornando-se um tanto monótona. Entretanto, compreendo que essa aparente monotonia é, na verdade, uma construção cuidadosa de sutilezas e subentendidos, que reforçam a atmosfera que as próprias personagens estão vivenciando. É uma história que se revela aos poucos, como um quebra-cabeça complexo.

No geral, recomendo a leitura para aqueles que se interessam por jornadas de autodescoberta e por histórias que se desdobram lentamente, cheias de nuances. Todos Nós Adorávamos Caubóis é uma obra literária que desafia a pressa e recompensa a paciência do leitor com uma narrativa rica em detalhes e emoções sutis.

Suzane.Angelo 13/08/2023

Para ser lido em uma tarde modorrenta
Discordo de alguns comentários que apontam que a narrativa do livro é confusa, a narrativa é todo ponto alto do livro. A forma como vamos descobrindo a história a ser contada é que guarda todo encantamento do livro.
É certo que é um livro que guarda muito da cultura e vivência gaúcha, por isso até vejo muito do reflexo de suas partes negativas (e positivas, talvez?) nas protagonistas.
Apesar de não me identificar em nada com a região e classe das protagonistas, pude me ver em várias questões sentimentais e dilemas universais a quem passou pelos vinte e poucos anos. Também me vi bastante na dualidade quase que barroca do relacionamento de Cora e Julia.
Todos nós adorávamos caubóis é um título propositalmente monótono, que acontece mais dentro do que fora. A evolução das protagonistas é sutil, como na vida real.

Lua 06/08/2023

Ai Carol, eu tentei, mas não...
Esse livro tava parado na minha estante desde 2019. Foi o segundo que recebi da TAG e entrou na minha lista de antiguinhos pra ler.
Peguei ele, li, mas poxa, não rolou.

Aqui acompanhamos Cora e Julia, duas gaúchas, sáficas e amigas, fazendo uma viagem pelo interior do RS. Na moral?! Tecnicamente tinha tudo pra eu amar esse livro, mas não amei. Achei maçante, entroncado. A autora abre diversos parênteses na narrativa para contar histórias que pouco interessam ou que desgastam o ritmo da leitura. Inclusive, fiquei perdida diversos momentos lendo, pois não entendia como havia chegado naquele momento da história.

O curioso é que a narrativa é de Cora, uma personagem dita como "rebelde", mas o texto do livro não transparece essa personalidade.

Um livro curto, mas que insisti pra conseguir terminar de ler. Infelizmente, não me conquistou e acho, que é puramente pela escrita da autora.

ToniBooks 15/07/2023

Viajar abre os olhos
"Todos nós adorávamos coubois" é recomendado para qualquer pessoa que em algum momento tenha sentido vontade de arrumar uma mochila e colocar o pé na estrada. Carol Bensimon, nesse livro, narra a conexão e a desconexão das personagens em relação a suas experiências e a suas visões de mundo.