Da boca pra dentro

Da boca pra dentro Yohana Sanfer

Resenhas - Da boca pra dentro

Biula 18/12/2013

Da Boca (direto) Pra Dentro (do meu coração)
Da Boca Pra Dentro é um livro que, por mais que eu fale, não consigo descrevê-lo com exatidão. Pois, este é um livro que, antes de mais nada, não é para ser descrito e sim sentido! Os sentimentos presentes nestas crônicas são de uma intensidade tão grande que é quase palpável!

A Yohana Sanfer fez exatamente o que propôs, ela colocou em palavras o verbo "sentir"! É impressionante como ela teve a capacidade de escrever tantas coisas que pensamos e que sentimos. Mesmo que, os sentimentos descritos tenham sido vivenciados pela autora, não há como não se identificar com certas situações por ela descritas.

A crônica "A criança que eu fui" tão carregada de emoção de uma época boa que vivemos, e que não volta, por mais que essa seja nossa vontade. Yohana trouxe a lembrança Os Ursinhos Carinhosos!!! Quem de nós não ligava a tv aos sábados para assistir os tão fofos ursinhos? E esta crônica está apenas no ínicio do livro! A cada página que viramos temos a sensação de pertencimento, como se de alguma forma estivéssemos também fazendo parte do livro! Pelo menos eu me senti assim, eu me vi em muitas partes no decorrer das 157 páginas!

Não posso dizer qual Crônica eu mais gostei, porque de fato amei cada uma com sua peculiaridade! Mas de todas, uma que marcou meu coração foi "Das Certezas" sinceramente não tenho palavras que exprimam minha reação a esta crônica.

Enfim,
Só posso pedir para que leiam e sintam na própria pele o que é este livro! Como eu disse no instagram: é um livro pra se ter na estante e guardar no coração!

site: http://sibicarpediem.blogspot.com.br/
Biula 17/01/2014minha estante
Novo link para o blog: http://sibipapoliterario.blogspot.com.br/

Edméia 23/12/2015minha estante
* Biula, li um texto dessa autora no Facebook e fiquei gamada no jeito dela escrever ! Parece que ela estava escrevendo para mim !!!

Beatriz 08/11/2013

Da boca pra dentro - Yohana Sanfer
Começo dizendo que esse livro é puro amor e eu nem sei como começar a escrever essa resenha. Da boca pra dentro é um livro composto de crônicas e todas elas falam de sentimentos. Amor, saudade, amizade, paixão, lembranças e etc. As crônicas são curtinhas, mas são muito bem escritas. Senti que o livro passa aquela imagem de que tudo o que está escrito ali é verdadeiro e isso foi o que mais me encantou.

As crônicas da Yohana me lembraram muito Martha Medeiros. Aquele estilo de crônicas que contam sobre o dia a dia, sobre amor e sobre as coisas mais bobinhas e especiais da vida, que a gente na correria do dia a dia, deixa passar em branco.

É impossível escolher uma crônica preferida, mas as que falam de amor e paixão foram as minhas prediletas. Declarando seus (d)efeitos foi a que eu mais gostei e ela se tornou a minha favorita.

Bom, é difícil falar sobre um livro de crônicas. Eu nunca sei muito bem o que falar quando resenho um, mas tenho que dizer que o livro é muito bom. É verdade, é poesia e é puro sentimento. Acho que só lendo para poder absorver essas informações e conseguir entender o que eu quis falar.

Sobre o visual do livro: muito bonito. A capa do livro é linda, a fonte usada nos títulos é maravilhosa e as folhas são amareladas. Nem preciso dizer que super recomendo o livro, né?

site: http://prateleiracolorida.blogspot.com.br/2013/11/eu-li-da-boca-pra-dentro.html

Claudia Alves 15/11/2013

Da boca pra dentro
Da boca pra dentro é um livro de crônicas bem curtinhas, três páginas cada uma, é um livro espetacular com uma boa dose de emoção.
Cada crônica fala sobre um sentimento, Yohana descreveu eles tão bem que é impossível querer parar de ler. Essas crônicas fala sobre a saudade, as lembranças, a família, a infância e o amor. É difícil escrever o que sentia após ler cada uma. Saudade? Emoção? Nostalgia? Tudo junto!!!
Quando li a crônica "A criança que eu fui", era a mesma coisa de ler um pedaço da minha história, minha infância... Afinal, quem não tem saudades de brincar até altas hora na rua, ou brincar na terra? Impossível não se identificar, né?!
Em umas outras a autora escreve sobre o amor de uma forma tão impecável que é impossível o leitor não ficar com vontade de se apaixonar e viver algo belo e puro.

" É o tal sentimento cheio de desalinhos, cheio de desafios e também de sentidos e motivos pra superar os tantos pormenores.Alguns chamarão de sorte, outros apontarão pra vocação." Página 59

Em uma delas o título é o nome do livro, e nela explica o porquê "Da boca pra dentro".

" Viver tem de vir de dentro. Da boca pra dentro. de tudo que vier do coração." Página 61

Yohana me fascinou com sua ternura e doçura, com as palavras usadas para descrever cada sentimento, cada pensamento.

E pra você que não leu, eu digo: leia. Aposto que após a leitura você vai querer voltar a infância, vai sentir saudade da comida da vovó(eu senti, já que minha vó mora longe) e também vai sentir vontade de estar apaixonado.

#PartiuAbraço??

site: http://rotinadafelicidade.blogspot.com.br/2013/11/eu-li-da-boca-pra-dentro.html

Ray 20/12/2013

Um livro apaixonante que vai lhe trazer um misto de sentimentos.
Resenha - Da boca pra dentro.
17:06 da tarde de segunda - feira (16/12/13) foi o momento que acabei o livro mais que perfeito "Da boca pra dentro". O que esse livro me fez sentir e algo tão bonito, a cada crônica eu me identifiquei de alguma forma, parece que essas crônicas são feitas de pedacinhos de mim (deu pra perceber que super me identifiquei ne). A cada história uma surpresa, um sorriso, a cada crônica uma beleza e uma forma diferente de falar de amor. Podemoa definir esse livro como um poço de sentimentos, bons na maior parte do tempo. Esse e aquele tipo de livro pra sempre estar na cabeceira, chegar ao final de um dia cansativo e ler um pedaço, absorver o sentimento, entender e compreender como a vida pode ser bela.
Da boca pra dentro é a perfeição em forma de livro e é um livro que todos deveriam possuir. Eu recomendo demais.
Nota: 10 (lógico)

site: http://quaseumabiblioteca.blogspot.com.br/2013/12/da-boca-pra-dentro-yohana-sanfer.html

Samara.Tavares 03/10/2021

Meu roxinho preferido ?
Ganhei esse livro no dia do lançamento, lembro que eu estava tão empolga que parei até de dar atenção ao meu padrinho para mergulhar nessas páginas, e hoje, anos depois, sinto que foi a minha maior decisão. O jeitinho da autora descrever casa coisinha te deixa nas nuvens, é impossível não sair dessa leitura com um punhado de contos favoritos. Simplesmente leiam ?

Carla Brandão 26/06/2016

Essa é a primeira vez que resenho um livro de crônicas e fico muito feliz pela estreia ser com esse livro. Da boca pra dentro me chamou atenção pelo título primeiro, depois pela capa e ganhou meu coração ao conhecer o conteúdo de suas páginas.

Em crônicas curtas, Yohana Sanfer fala de temas como amor, amizade, família e saudade. Sua escrita é cuidadosa, apaixonada e apaixonante. É um livro que pode ser lido aos poucos, uma ou duas crônicas por dia, pra quem consegue se conter ou pra ser devorado de uma vez só - como eu fiz -, caso a curiosidade pelas lindas surpresas que estão por vir seja maior.

Impossível não se identificar com algum trecho ou não ter uma crônica preferida (a minha é Inteira). Mais do que indicado! Principalmente pra quem gosta de ler e sorrir, suspirar, ficar com os olhos marejados, enfim, se emocionar.

site: https://blog-entre-aspas.blogspot.com.br/2013/11/resenha-da-boca-pra-dentro-yohana-sanfer.html

Maria Ferreira / @impressoesdemaria 03/09/2015

Crônicas do cotidiano com amor e muito afeto.
Este é o primeiro livro de Yohana Sanfer, prefaciado por Ita Portugal e composto por sessenta e quatro crônicas, todas curtas e de rápida leitura, como é característica do gênero, mas todas profundas e com uma densidade que nos faz refletir sobre a vida, sobre o amor, sobre nossas relações com as pessoas e com o mundo que nos cerca.
Yohana se destrincha, se desnuda, se declara, se entrega. A primeira crônica, intitulada "Genuíno", começa assim: "Porque é preciso amar. Amar sem medidas, sem arestas, sem porquê. Não esse amar vazio de sentido e de verdade. Amar de mostruário, pronto e fora de alcance. Mas um amar inevitável, extenso, sublime. Livre dos medos e preso na riqueza das pequenas coisas". E a crônica segue listando as sensações e sentimentos provocadas pelo "amar".

"O amor constrói e é construção".(Da crônica "O mais bonito". p.19)

À la Martha Medeiros, a crônica "Aquele abraço" nos convence que sim, o melhor lugar do mundo para se estar é dentro de um abraço e a autora narra seu abraço inesquecível, aquele abraço coletivo que a derrubou, literalmente, de tanto carinho.

Crônicas que são verdadeiras declarações de amor: "Declarando seus (d)efeitos", "É terno", "Só sei, que sei", "She loves you", "Artifício mágico", "Do porquê".

"É na esquina do teu cuidado que a minha paz se refaz".(Da crônica "É tenso". p.40)

Crônicas que são um convite ao amor e ao momento à dois: "Deixa o verão pra mais tarde", "Das certezas", "Enamorados", "Inefável e fim", "Última cena", "Conselho".

Sabe quando você pergunta alguma coisa para alguém e ela responde "não sei" e você só consegue pensar no quanto isso é irritante? Pois então, Yohana escreve sobre isso em sua crônica "Não saber".

A crônica que dá título ao livro, faz a distinção entre as coisas que são ditas da boca pra fora e as que são ditas "da boca pra dentro": "Se de um lado, do lado de fora, há o orgulho que cega ou o discurso sem validade, do outro lado, do lado de dentro, há de haver fé, entrega e emoção".

Na crônica "Segredo delas", são as avós as homenageadas da vez. São avós que fazem da culinária um paraíso para nós, simples mortais. E Yohana dá a dica: "Quem não tem uma, roube a do amigo. Visite a do vizinho. Há sempre alguma perto de você".

"Tomara que dê tempo, que não lhe falte amor, que lhe sobre saúde e que você tenha sorte. Que suas dores sejam breves, que seus pesos sejam leves e que a sua vontade de ser feliz seja uma teimosia".(Da crônica "Tomara". p.153)

E depois de tantas e tantas crônicas que são verdadeiras poesias vestidas de prosa, encerra nos incentivando a nunca desistir, mesmo com todas as adversidades da vida: "Todo dia, um quase desmoronar. Mas daí vem o sonho e nos puxa pela mão.
Haja coragem na alma pra tanto sentir. Haja coração no peito pra tanto sonhar".

Não preciso nem que dizer que a leitura é mais do que indicada, né?

site: http://minhassimpressoes.blogspot.com.br/2015/09/da-boca-pra-yohana-sanfer.html?m=0

Karen 03/12/2013

Em sentimentos... da boca pra dentro
Da boca pra dentro é um livro leve e muito bom de ser lido. Ele é composto por crônicas/textos tendo um toque pessoal da autora, falando de seu relacionamento e pensamento em questão á amizade, amor, família... é simplesmente muito bom. Cada crônica tem por volta três páginas, oque torna a leitura mais leve e rápida.

O melhor é que realmente conhecemos a autora, pois conhecemos seus sentimentos e não só seu dia a dia superficialmente.
O título do livro também é algo bem legal de analisar: "por que "da boca pra dentro?", simplesmente porque tudo aquilo que vem da boca pra dentro é pensado, analisado, sentido, repensado, e apenas compartilhado em momentos bons e perfeitos, diferente daquilo que é apenas solto, da boca pra fora.

Sem contar da capa fofa do livro... cada detalhe perfeito. Recomendado!

site: http://palavras-digitadas.blogspot.com.br/2013/11/resenha-da-boca-pra-dentro-yohana-sanfer.html

Universo dos Le 26/12/2013

“Pra onde vai e de onde vem tudo aquilo que nos importa, esse tudo que é grande e traduzido pelas palavras que não cabendo no peito, transbordam corpo, alma e nossas certezas? Minha suspeita: da boca para dentro...”

O trecho acima, retirado do texto cujo título dá nome ao livro, traduz a essência das 54 crônicas distribuídas em 159 páginas de uma obra em que o ingrediente principal sobrepõe ao papel e nos envolve em cada palavra dita da boca para dentro: amor.

São frases, linhas e páginas que relatam experiências, desejos, insegurança e ousadia. Um cotidiano de sentimentos em comum que nem sempre sabemos como expressar e foram traduzidos em cada crônica. Mesmo sendo narrado na primeira pessoa, é como se as palavras saíssem da nossa boca e ganhasse lugar cativo naquele papel. Pura poesia.

Em A Criança Que Eu Fui, nossos sonhos são resgatados e nos faz refletir sobre o mundo dos adultos, esse de hoje, mas também o de ontem e de o amanhã, que independente da época acaba por matar a criança que um dia existira para dar espaço ao poder, ganância e ignorância (não por falta de conhecimento, mas pela ausência da troca):

(trecho no site)

Yohana também mostra seu gosto musical ao utilizar trechos famosos em seus títulos como SheLovesYoudos Beatles; Para Além Do Que Se Vê e Deixa o Verão Para Mais Tarde, de Los Hermanos; Aquele Abraço de Gilberto Gil; Cotidiano de Chico Buarque; entre outros.

Da Boca Para Dentro traz cor às relações, faz o coração pulsar mais forte, alimenta a alma, instiga o desejo. É livro para se comer com os olhos enquanto escuta à bossa nova e degusta aquele vinho que há tempos espera por você. “Sirva-se, Enquanto Quente”.

Saiba mais e confira algumas poesias:

site: http://www.universodosleitores.com/2013/12/da-boca-para-dentro-de-yohana-sanfer.html

Stefani 09/01/2014

Foi para a lista de favoritos com grande facilidade
Acabei de terminar de ler o livro "Da boca pra dentro" da Yohana Sanfer. Já estava com o livro a algum tempo, mas acabei não lendo por conta das festas de fim de ano.
A sensação que tive lendo esse livro, foi que Yohana passou a vida inteira me observando e depois escreveu esse livro, traduzindo tudo que sinto em palavras, em crônicas.
Como se colocassem em palavras muitas situações da minha vida, situações essas que nem eu mesma soube traduzir.
Tenho certeza que muita gente se sente da mesma forma que me senti, porque um livro que fala de tantas formas de amor, só pode despertar mais amor nas pessoas.
E é isso que "Da boca pra dentro" me transmitiu, amor.
Amor puro, sincero, entregue e lindo, em todas as suas formas.

AmantesporLivro 28/01/2014

Para começar, o livro possui uma qualidade muito boa, desde a capa até o material de impressão. A diagramação de alguns trechos das crônicas também causaram um impacto visual positivo. As capas são amarelas e foi impresso e pulicado em 2013 pela Editora Vermelho Marinho, com 159 páginas bem aproveitadas por cada palavra. As crônicas são sobre cotidiano, romances, família e lembranças do passado. O que eu posso falar deste livro é que me revigorou. Sabe quando estamos bem de saúde, mas parece que algo está ainda ruim na alma? Este livro conseguiu curar e me trazer esperanças e vontades que há muito eu já não vinha tendo. Cada palavra se tornou um medicamento para a minha vida e me modificou. Esta obra deveria ficar na cabeceira da cama de muita gente, para que a alma pudesse retomar algum sentimento perdido por causa do cotidiano tão desgastante.Eu aconselho que todos leiam este livro do início ao fim, mas não só lendo, e sim absorvendo cada letra, cada vida, cada dia em nossos pedaços foram sendo construídos para nos tornamos o que somos hoje. Da Boca pra Dentro pode parecer simples no primeiro momento, mas engana-se quem pensa isso. As palavras que estão em seu interior são gigantescas de significado tornando o livro uma grande obra da literatura nacional. Eu também não posso deixar de agradecer a Yohana Sanfer por ter feito esta obra, por ser tão boa em colocar em transferir para as letras o mais puro dos sentimentos. Minha nota é a máxima possível. Este livro vai para o meu Top 10 do fim do ano, espero que vocês também sintam a vontade de lê-lo, não irão se arrepender.

Catharina.Mattavel 07/02/2014

Da Boca pra Dentro - Yohana Sanfer
Sinopse:
"Mas quantas e quais são as coisas que dizemos depois de consultar o coração? Um punhado de essência, um milhão de desejos, um infinito de verdades? Pra onde vai e de onde vem tudo aquilo que nos importa, esse tudo que é grande e traduzido pelas palavras que não cabendo no peito, transbordam corpo, alma e nossas certezas? Minha suspeita: da boca pra dentro. São da boca pra dentro todos os beijos que respondem um anúncio de dúvida, toda saudade confessada durante o abraço, o elogio inevitável, o desabafo acolhido por um olhar, a palavra engasgada e denunciada pelas lágrimas, o grito que transgride a calmaria.(...) Moram da boca pra dentro nossos silêncios falhos, nossas falas eternizadas na lembrança de alguém, o sentimento entregue num agradecimento, numa saudação sincera, numa notícia boa, numa declaração de amor."(Trecho da crônica "Da boca pra dentro"). Um livro que reverencia o amor, os sonhos, os quereres e traz outros olhares sobre o cotidiano.

Quando eu vi a capa, logo quis ler o livro, pois é realmente muito lindinha. Então entrei em contato com a autora e logo fechamos a parceria, ela enviou o livro de bom grado e foi muito carinhosa, adorei.

"Eu vivo é de quereres, insaciáveis e emergentes. Reciclo minhas coragens e não confiro a temperatura da água. Eu mergulho. Inteira. E descubro que sei nadar."

É um livro de crônicas, super leve e gostoso de ler. A narrativa é bem sossegada e fofa. Achei a autora super talentosa, pois as crônicas são muito bem escritas e bem elaboradas.
São crônicas curtas e de diversos assuntos e gêneros, sobre amor, pais, família, tristeza e tudo mais, impossível não se identificar com pelo menos uma das crônicas. Gostei muito de cada uma.

"E foram quantos os ingressos, passeios, presentes, remédios e suor que me deu para me ver feliz? E em quantas fases mais ganharei teu cuidar e deverei ser grata? Teu amor atemporal, teu amor de ontem e sempre responde pra mim por antecipação todas que vierem."

A diagramação do livro é muito bem feita, a capa é linda como já disse e as folhas são de um papel muito gostoso, a fonte é diferente e muito bonita.
Um livro super rápido de ler, muito bom para relaxar e passar o tempo e até mesmo refletir. Eu mesma refelti bastante enquanto lia o livro, o que me fez gostar mais dele.

"Mas nada mais arrebatador do que um abraço de encontro.Aquele abraço em que se esperou chegar, aquele enlace que tem pressa de acontecer e que de tão urgente o coração parece querer saltar do corpo pra abraçar primeiro."

Então, parabéns a autora e espero ler muitos livros dela ainda. Adorei a simpatia e o carinho.
Recomendo e espero que gostem tanto quanto eu.

"Um amar genuíno. Que justifique os compassos do coração e nos livre da covardia que é desistir de sonhar. Porque é preciso coragem."

site: http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/01/resenha-da-boca-pra-dentro-yohana-sanfer.html

A Garota do Livro 22/03/2014

Degustação Intensa, para apreciar sem moderação.
Impossível não viajar nesse livro, você vive o que a Yohana diz, ela fala de coisas que nos já conhecemos, então cada nova crônica ele nos leva a um ou a vários momentos da nossa vida, que já vivemos, que queremos ou que ainda vamos viver.
Inspirada por amores e conflitos é um livro que leva você não a outro mundo, mas o interno do seu mundo, por isso ele deixa você com mais razão para lê-lo.
As vezes acho que Yohana me invadiu minha vida e escreveu um conto kk.
É curioso como muitas pessoas pensam que os autores estão sempre tão distantes de nós, enqunato simplesmente podemos ter um vizinho que escreve e que pode ter publicado um livro, é isso uma das coisas que mais gosto nas parcerias a proximidade com os autores. Realmente tenho alguns que já tive o prazer de conversar um pouco sobre literatura, não tanto quando eu gostaria mas é melhor que nada.

Obrigada Autores Nacionais , e parabéns especial aos nossos parceiros claro :D

Deixo aqui as minhas frases favoritas de Da Boca Pra Dentro.

"O que é bonito e verdadeiro ó precisa de um lugar secreto e seguro para existir"

"A realidade seria linda se não fosse realidade"

"Tenho essa mania errante de me espalhar por aí"

"A vida ilustra um lindo cenário e depois saco de a gente para fora dele"

site: http://a-meninadolivro.blogspot.com.br/2014/03/resenha-da-boca-pra-dentro-yohana-sanfer.html#more

Heitor 27/03/2014

Li, gostei e recomendo...
LI com muita satisfação e alegria...
GOSTEI e não poderia ser outro o resultado...
RECOMENDO com muito orgulho...

site: https://www.facebook.com/dabocapradentro