O Mundo de Vidro

O Mundo de Vidro Maurício Gomyde

Resenhas - O Mundo de Vidro

Literatura 02/11/2012

Os opostos mais que dispostos
“O principal sentimento que imperava naquele mundo era a ternura de olhar, de sorriso, de palavra, de fascinação.”

O Mundo de Vidro é o primeiro livro do autor Maurício Gomyde. Conta a história de Ele e Ela, um homem e uma mulher que podem representar qualquer um de nós. Ela, em sua opinião, acredita que a sua vida é perfeita, mas com o tempo se passando e chegando algumas decepções, se põe a questionar-se.

Ele tem um empreguinho simples, vida pacata, poucos amigos, bem sozinho mesmo. Já Ela é espontânea, rodeada de amigos, “baladeira”, um emprego maravilhoso e aí vem um probleminha: está noiva.

Mas o problema “se resolve” quando Ela descobre que o noivo a traí, pediu conselhos para uma amiga, e por fim, começou a receber e-mails de um estranho romântico sobre um mundo de vidro.

Ele aceita dicas de moda de um gay que fala pra lá de esquisito e engraçado e a coisa só fica mais feia. Ao estilo amor platônico, Ele e Ela se apaixonam. Ele? Bom, o cara cria frases e se acha o todo-poderoso. Gosto dele pela sua visão romântica. O cara se inscreve num curso que nem sabe do que se trata, só para ficar ao lado dela (isso sem nem ela o conhecer, por um acaso do destino em um encontro casual em um metrô.).

Veja resenha completa no site:

Carlos Aglio 19/10/2012

Apesar do vidro ter embaçado um pouco o tal mundo, eu gostei!...
GOMYDE, Maurício. O mundo de vidro. Brasília Artes Gráficas, 2011.

Apesar do vidro ter embaçado um pouco o tal mundo, eu gostei!...

Maurício Gomyde, até onde sei, escreveu dois romances: O mundo de vidro e Ainda não te disse nada. O escritor e os seus livros eu conheci através do SKOOB, navegando pelo site, em blogs de participantes e/ou em leituras de resenhas divulgadas por lá. E como eu tenho mania de comprar livros, também de novos escritores, ou de escritores desconhecidos, comprei os dois livros dele, pensando, primeiramente, em dar um incentivo, depois, pretendendo me situar nos meus escritos em relação ao que tem de novo por aí, já que tenho a pretensão de publicar também, algum dia...
Uma coisa que achei legal no SKOOB é a quantidade de resenhas (de tudo quanto é tipo que se pode imaginar) que as pessoas escrevem, principalmente em relação a obras de novos escritores. Percebe-se uma clara intenção de divulgar e valorizar o amigo, o amigo do amigo e assim por diante vai-se formando uma rede em prol do novo escritor. Só do Maurício, sobre O mundo de vidro, há 200 resenhas, e agora será 201 com a minha – pois eu me incluo nesta rede positiva, a favor do livro, de se escrever e se ler.
Sobre O mundo de vidro, fiz uma boa leitura, dei algumas risadas com a história do casal protagonista que não tinham nomes, mas seus coadjuvantes todos tinham, e inclusive suas mascotes: uma papagaia com nome Horácio (dele) e um cachorrinho tarado chamado Paul Macartney (dela). Ele, o personagem principal, eu traduzo como uma cara bem bocó numa história de amor meio sem nexo. Mas, essa é a minha leitura (opinião sobre a trama!), o que importa é que o romance vai te levando até o fim, passando por passagens e situações engraçadas, como também pelas frases feitas e/ou velhas situações conhecidas como os famosos lugares comuns – alguns explícitos pelo autor, outros acredito que implícitos ainda, que eu acredito ser próprio de escritor de primeiro livro.

Por fim, apesar de ter achado que o vidro embaçou um pouco o tal mundo, eu gostei...

Bye Carlos Aglio, em 19/10/2012.

Gustavo 02/10/2012

Acho que é o livro mais engraçado que já li. O toque de romance do livro, em meio à loucura d'Ele por Ela, é sutil e extremamente envolvente.
Ótimos momentos de leitura.
Recomendo.

Janaina Felício 27/09/2012

Muito engraçado, romântico, tosco e fofo, tudo ao mesmo tempo.
Ótimos momentos de leitura!
Imperdível.

Ju 08/09/2012

O Mundo de Vidro é o primeiro livro de Maurício Gomyde.

Ela acredita que sua vida está perfeita. Mas em pouco tempo descobre que nem tão perfeita assim. E quando vem a primeira decepção, acaba por questionar muitas coisas.

Ele tem a mania de anotar frases que cria e julga geniais... rs... É um tanto quanto sem noção, mas já na primeira vez em que apareceu no livro, o considerei um romântico. Ele demora um pouquinho para perceber isso...

Ele se apaixona platonicamente por Ela, dá um jeito de conhecê-la e a partir daí muita coisa acontece, como em qualquer relacionamento. Mas eu não vou contar pra vocês que coisas são essas! rs

Como o Maurício também é músico, permite que isso faça parte da escrita. Tem várias referências e citações musicais no livro. Algumas que eu conhecia, outras que nunca tinha ouvido falar (música realmente não é o meu forte). É um diferencial do livro. Quando era citada uma música que eu conhecia (todas eram muito boas!) eu parava de ler e cantava um pouquinho... rs...

O autor usa um recurso da internet em algumas situações. Isso ficou marcado pra mim em uma cena específica, quando um policial grita com Ele. Pra mim as letras maiúsculas funcionaram perfeitamente. Eu quis matar o Tenente Sam Bernard, do Batalhão de Infantaria Armada Até os Dentes, por gritar no meu ouvido (e não só por isso)!

O Mundo de Vidro mostra também um livro dentro do livro. Ela recebe por e-mail capítulos enviados anonimamente. Eu, como Ela, amei os capítulos. Mágicos e super sensíveis. Alguns trechos do que Ela lê:

E foi assim que, neste dia, tocou suas mãos. (...) Aquele pequeno gesto tornar-se-ia eterno dentro dela. Jamais esqueceria dos dois ali, no escuro, fazendo de um simples toque uma troca de carinho, de amor, de vida. (p. 182)

... algumas vezes pegavam-se contando sobre os problemas fora do mundo que criaram. (...) Ajudavam-se, tentando fazer com que uma palavra ou um gesto clareasse as coisas, explicasse o que poderia parecer confuso, tornando a vida do outro um pouco melhor. (p. 216)

E que mundo de vidro é esse, afinal? É um mundo particular, que se forma quando duas pessoas se encontram e se desfaz a cada separação, para se formar novamente em um novo encontro. É um mundo criado por dois seres, e só para eles. Super romântico, né?

O livro tem umas tiradas engraçadíssimas, mas você vai entendê-las melhor se souber inglês. Ele não sabe, e muitas cenas hilárias surgem da falta de entendimento dele.

O Mundo de Vidro é uma leitura leve e divertida.
Lua 07/03/2013minha estante
Adorei! Encantador, fofo e engraçado. =D Bem legal isso dos nomes dos personagens, você pode se inserir na trama, um livro que parece nos envolver a cada página. Gostei da capa simples e linda *-*

Dani 27/03/2013minha estante
Eu tenho esse livro mas ainda não li. Já li outro livro do Maurício e gostei demais. O autor é super talentoso e tem uma mega sensibilidade para escrever. Não li a resenha inteira porque quero surpresa rsrsrs Ele está lá na pilha me espreitando ^^

Adriane Rod 01/04/2013minha estante
Eu sigo o escritor no facebook porque eu achei a escrita dele muito interessante, mas não li esse livro ainda. Pretendo em breve.

;)

Baah 13/04/2013minha estante
achei fascinante sua resenha , esse livro parece prender a gnt , achei linda a capa!

Thaís 13/04/2013minha estante
Que nome interessante.. e a capa é tao fofa, A resenha esta otima e eu tenho que parar de ler suas resenhas Ju assim meus pais vao a falencia cada nova resenha que eu leio a minha lista de desejados só aumenta...

Tarsila 21/07/2012

Romântico e divertido
Pela sinopse, O Mundo de Vidro promete ser um livro romântico e engraçado. Cumpre isso perfeitamente: o livro me fez rir (desde o prefácio) e suspirar (ainda antes do primeiro capítulo), não me decepcionei.
Ele é um músico frustrado, com um emprego nada empolgante, sedentário, teve poucos relacionamentos durante sua vida e esconde alguns talentos. Tem uma papagaia não muito amigável chamada Horácio, sobretudo é solitário.

Ela é linda, inteligente, viajada, atlética, amante de livros, professora, jornalista, tem muitos amigos e está noiva.
Ele e Ela, em mundos diferentes. Os personagens principais não têm nome, mas isso não é nem um pouco necessário para conhecê-los.

Um dia na confusão para pegar o metrô, Ele não pega o vagão que costumava e espera o próximo. Lá encontra Ela. Uma forte impressão fica nEle: amor à primeira vista! Não que Ele achasse que tivesse alguma chance... Mas, dias depois e cheio de insegurança, tenta se aproximar e Eles têm um primeiro contado desastroso.

Contudo não desiste de entrar na vida dEla e se redimir. Seguindo-a, vê que participa de um curso de Economia (não que Ele soubesse de que se tratava no momento) e resolve se matricular. Acaba que Ele se torna aluno dEla num curso avançado do qual nada entende...
Enfim, dois mundos diferentes se tocam para formar um mundo só. O relacionamento dEles começa baseado em mentiras e incompreensões, porém vão se conhecendo melhor e quando estão juntos aflora-se o melhor de ambos.
A trama é mesmo concentrada em Ele e Ela, os personagens secundários não são tão importantes e alguns são caricatos.

Os personagens principais não terem nome não é a única peculiaridade; o livro, por exemplo, inicia com um “último capítulo”, entretanto isso não é problema, visto que não vamos entender nada daquilo... O livro termina com um momento similar ao que começa, embora com tudo diferente. Nada poderá ser a mesma coisa depois da criação do mundo de vidro, Ele e Ela já não são os mesmos.

O Mundo de Vidro é por vezes absolutamente doce, em outras, tosco, e ainda possui uma linguagem assaz informal. Assim como Ele e Ela não veem o tempo passar quando estão juntos, não é possível ver o tempo passar enquanto lemos o livro, tão leve e divertido. Prova disso é que a segunda metade dele li de uma só vez.
A capa é bastante compatível com a história, mostrando Ele e Ela em fragmentos de mundos separados. Atrás, Eles fazem parte do mesmo mundo e pode-se notar que a posição em que estão denota uma reviravolta (no entanto, serão deveras os mesmos personagens?). Gostei bem mais dessa capa que da anterior. No marcador do livro encontramos o casal ainda de outra forma. Bastante criativo!
A diagramação e revisão estão boas, bem como a qualidade do papel. Recomendo a leitura!

TRECHO

“Quis ter o maior dinheiro do mundo para enchê-la de presentes todos os dias e levá-las aos lugares mais bonitos que existem. Quis ser o cara mais inteligente do mundo, só para explicar a ela todas as coisas aparentemente sem explicação. Quis ser o mais forte do mundo, só para colocá-la no mais alto pedestal já construído. E o mais sensível de todos, só para dizer sempre o inesperado nos momentos mais inusitados de suas vidas. Por fim, quis ser o mais poderoso do mundo, só para tê-la perto quando bem entendesse. Mas sabia que não era o mais rico, nem o mais inteligente, nem o mais forte, sensível ou poderoso do mundo. De riqueza só poderia oferecer seu amor, de explicação somente o que sentia por ela, de força apenas carregá-la no seu coração, de sensibilidade somente enxergar além de seus olhos, e de poder, apenas tê-la dentro de si, como naquela hora.”
Págs. 184 e 185

Lelê 13/07/2012

Resenha: O mundo de vidro
Ele é tão lindo. Ele é tão simples. Digo Ele porque Ele é o protagonista junto com Ela.
Ela acabou de terminar o noivado e estava sofrendo um bocado.
Ele levava uma vida onde sua única amiga era a rotina. Ah! E tinha mais uma amiga, Horácio, sua papagaio fêmea. Levava uma vida pacata e sem novidade.
Até que Ele viu Ela sentada no vagão do metrô, e o amor realmente aconteceu.
Ele chegou perto para conversar, Ela se fez de durona. Ele seguiu, e se matriculou na escola que Ela dava aula. E então a amizade aconteceu.
Começaram a sair para conversar. Mas ele estava cada dia mais apaixonado.

"Toda vez que desesperar, eu calmarei, toda vez que
sonhar e esperar eu vou trazer, toda vez quanto se
entregar eu vou fazer... Toda vez quando demorar,
eu vou perder o sono de vez, e toda vez que for
embora, não serei mais eu... "
Pag. 218

Porém quando ela descobriu o amor que ele sentia, ela ficou apavorada. Pois tinha acabado de chorar horrores pelo ex-noivo. Não queria sofrer novamente. Então ela foge.

"Não queria parecer muito intelectualizado. Mulheres
não gostam muito de homens muito inteligentes,
conhecedores de todos os assuntos, pois
assim se sentem inferiores."
Pag. 62

Ela resolve ficar longe do homem que tinha por ela o amor mais puro e ingênuo.

"Suco de laranja com a amada! Jamais imaginaria
coisa mais romântica.!
Pag. 97

Passado algum tempo, ela recebe um email com o primeiro capítulo de um livro, com a história de um casal que vivia num mundo de vidro.

"A cada nova música a tristeza
aumentava, corriam dolorosas
lágrimas, a dor no peito afundava..."
Pag. 56

E a cada capitulo sua curiosidade aumentava. Quem escrevia tão belas palavras? Como alguém que ela não sabia quem era, poderia conhecê-la tão bem?

É escrito em terceira pessoa, intercalando ela, ele e os capítulos do livro que ela lia. É perfeito!
A narrativa é suave e verdadeira.
Quando conta a história dela, é muito delicado e gentil, com todas as suas dúvidas e confusões. Já quando é a vez dele, vem carregado de amor louco, palavrões, coisas de homem. E nos capítulos do livro, todo o amor mais lindo e puro. Tem como não se apaixonar por tudo isso?

Assim como Ela se apaixonou por uma história contada capítulo á capítulo, assim como ela amou ler "O Mundo de Vidro" no seu email, eu também amei conhecer este casal inusitado.

O livro ainda tem várias citações musicais maravilhosas. O casal me lembrou muito Eduardo e Mônica do Legião Urbana, com algumas ressalvas.

Jung Angel 01/07/2012

Minha Opinião sobre:'O Mundo de Vidro'
Primeiro, os personagens principais não possuem nomes. Sim, isso mesmo. São designados como Ele e Ela, em contra partida todos os outros tem nomes, inclusive os respectivos animais de estimação de ambos.

O protagonista, ou simplesmente “Ele”, é um cara comum, solitário, sem grandes perspectivas, que quer ser durão, mas que na verdade é extremamente sensível. Sensível a Ela. Por amor a ela é capaz de tudo. Desde que colocou os olhos nela pela primeira vez todo seu mundo se transformou. Ela que é linda, rica, inteligente e não vai ser uma conquista fácil para ele.

O cara, loucamente apaixonado, correndo atrás e tentando agradar de qualquer jeito e, ela, a difícil, a que tem que ser conquistada. E entre todas as loucuras que Ele foi capaz de fazer por Ela, ainda tem muito humor. Ri muito com os pensamentos dele, com a papagaia Horácio, com o cachorro Paul Macartney e outros personagens de fazer gargalhar. Fazia tempo que eu não via meu marido e minha filha olhando para mim com cara de ué?, só porque estava rindo com um livro! E daí eu tinha que parar a leitura e contar pra eles o que me fez rir. Assim, por tabela, eles também se divertiram muito com a história de O Mundo de Vidro.

"Era uma vez um mundo muito diferente. Na verdade, esse mundo não existia fisicamente. No exato instante que ele fitava os olhos dela e ela sem graça, dava aquele sorriso tímido, o mundo se criava."(Pag141)

P.S: Quando o autor me comunicou que enviaria o livro, pedindo meus dados, confesso que não acreditei muito. Sabe aquele choque que você acredita e não acredita fiquei muito feliz!

Fui cativada pela trama logo no início. É aquele tipo de história que você não quer parar de ler porque precisa saber o que vai acontecer em seguida. O tipo de história que todo mundo adora com uma forma muito gostosa de ler.

Foi ótimo bom digo um prazer poder ler e resenhar um bom livro e de qualidade Obrigada Maurício Gomyde!

É foi com muito prazer que trago hoje para vocês a resenha do livro do Mauricio, autor brasileiro e um dos parceiros aqui do blog.

site: https://lendocomaangel.blogspot.com/

Nathália 22/04/2012

De repente sua vida parece totalmente errada e você percebe que está mesmo. É assim que Ele se sentiu quando encontrou Ela pela primeira vez.
A frase acima pode parecer totalmente sem nexo, mas os personagens principais desse livro são chamado assim: Ele e Ela.
Ele passa a segui-la e a acompanhar sua rotina. Se matricula em sua aula de economia, simplesmente para observá-la de longe. É prestativo e está sempre disposto a escutar o que Ela tem a dizer.
Mas parece que Ela não percebe isso, quer apenas sua amizade. Mas Ele não desiste. Nada pode demove-lo de seu amor, nem mesmo um fora.
O que acontece com esse casal? Eles terminam juntos? Cada um segue seu caminho? E o que o Mundo de Vidro representa realmente?

---------------------------------------------------------

Um livro um tanto quanto inusitado. Já começa com um prefácio muito engraçado, o que nos deixa com vontade de descobrir se o livro também é assim. E posso garantir que é tão engraçado quanto as primeiras páginas.
Primeiramente o prefácio não fala sobre o livro. Nesse, o autor conta como é difícil escrever o prefácio, ou como ele mesmo chama, predifício.
Além disso, os personagens principais do livro não tem um nome. São tratados como "Ele" e "Ela". Eu imagino como deve ter sido difícil escrever um livro, no qual em nenhum momento você pode citar o nome, nem mesmo na fala. Até os animais de estimação d'Ele e d'Ela tem nome, menos os dois. Não que eu não tenha gostado, mas no início achei bem estranho. Mas logo depois você se acostuma.
Já que eu toquei no assunto dos bichos de estimação, devo destacar que Horácio, o papagaio fêmea, d'Ele e Paul Macartney o cachorro extremamente pervertido d'Ela.
Não, você não leu errado. O papagaio fêmea se chama Horácio mesmo. É que Ele achou que fosse macho, e depois descobriu que não era bem assim. Mas para não traumatizar o pobre bichinho deixou assim mesmo.
Horácio é uma figura. Só aprendeu uma frase durante a vida toda. Pelo menos no início do livro. E essa frase servia para acordar seu dono todos os dias às seis horas da manhã.
Depois que Horácio aprendeu a falar outras frases, se tornou um animal extremamente engraçado. Era a alma das partes em que seu dono estava deprimido demais até para respirar.
Paul Macartney também era engraçado, mas do seu próprio jeito. Não sei defini-lo, juro. É preciso ler o livro para entende-lo.
Além de ter personagens engraçados, esse livro tem, de longe, um dos personagens mais chatos de todos os tempos. Ele troca o prefixo "in" pelo "ex". Agora imagina uma criatura dessa falando "inteligente". Não dá. E o mais legal é que Ela também não gosta disso nele.
Mas agora vamos falar dos personagens principais. Ele é um cara solitário, isolado. Não tem amigos. Tirando, é claro Horácio. De qualquer forma, parece que ele nunca teve uma namorada, até que encontra no metrô Ela. Depois disso se matricula no curso de economia em que Ela é professora. Os dois passam a se ver todos os dias. Ele tenta de todas as formas ser mais que amigo. Ela pelo contrário.
A amizade dos dois é linda! Sério. Mas eles formam aquele tipo de casal que precisam ficar juntos.
Mas nem tudo sai como esperado. Eles acabam deixando de ser amigos e continuam suas vidas.
A única coisa que posso garantir é que o final é uma coisa linda.
Nesse tempo em que eles ficam afastados Ela começa a receber alguns emails, com partes de um livro chamado "O mundo de vidro". Esse livro dentro do livro justifica todo o resto. Se encaixa perfeitamente.
Eu posso dizer que a leitura flui muito rápido. Quando você percebe já está no final e fica querendo mais.
Os personagens são bem construídos, e a história também. O que nos leva a um final lindo!
Resumindo em algumas palavras: Me arrependo não ter lido a mais tempo.

Ge Ribeiro 21/02/2012

Ela, uma mulher linda, inteligente, cativante, leitora assídua, com um bom emprego e um relacionamento estável.

Ele, um homem comum, nem bonito nem feio, sem grandes pretensões, com um emprego monótono, sozinho.

Tudo estava na mesma quando a vida dos dois por acaso se cruzam, fazendo com que se apaixonem e tenham suas vidas transformadas.
O mundo de Vidro escrito por Maurício Gomyde(que foi um fofo e me enviou este exemplar autografado) é o primeiro livro do autor, a princípio vemos o livro como mais um romance qualquer, mas Maurício conseguiu inovar de uma forma bem diferente e única.

A narrativa é bem simples e fácil de ler, devorei em apenas 4h. A diagramação e edição estão lindas e eu gostei bastante. Gosto de ver que a literatura nacional atual está com esse nível.

Joana Angélica 15/02/2012

Doce e muito engraçado.
As loucuras que "Ele" faz para conquistar a mulher dos seus sonhos, chamada "Ela" são hilárias. Ele se revela um louco no início, mas, aos poucos, vai adquirindo uma doçura que é deliciosa. Há uma troca de e-mails sobre um mundo que dá nome ao livro e que é muito linda. Recomendadíssimo! O Maurício é um autor nacional de muito talento e futuro.
Cinco estrelinhas.

Mari 02/02/2012

surpresa
Realmente fiquei bastante surpresa com esse livro, de uma maneira muito boa. Ele tem um jeito simples e cativante de falar sobre o amor, a leitura te envolve de uma forma que quando você menos espera metade do livro já se foi e você não sentiu o tempo passar.
Adorei e recomendo para qualquer um.

Ana Maria 30/01/2012

Acho que o Maurício é hoje o meu escritor nacional favorito. Li de uma vez seus dois livros. São diferentes e ao mesmo tempo dentro do mesmo estilo. O Mundo de Vidro é descompromissado e você dá tanta risada das loucuras que Ele faz para conquistá-La que é impossível não se apaixonar. Muito bom!