O Mundo de Vidro

O Mundo de Vidro Maurício Gomyde

Resenhas - O Mundo de Vidro

Juliana Tomazoni 26/01/2012

A cara metade pode estar ao lado...
A cara metade pode estar ao lado. Essa é, a meu ver, a moral da estória de Mauricio Gomyde. Cabe a nós nos despirmos dos preconceitos, dos requisitos pré-estabelecidos, e sabermos enxergar aquela pessoa que pode até não ser a mais bonita, a mais rica ou a mais intelectual, mas tem sensibilidade e sabe nos fazer feliz.

O livro conta a história de duas pessoas, “Ele” e “Ela”. Ele é solitário e meio esquisito. Ela é linda, independente e moderna. Um encontro casual no metrô- que ele atribui às forças do destino- é suficiente pra que ele comece a nutrir um amor platônico por ela. E esse amor platônico faz com que ele cometa as maiores loucuras e faça grandes concessões, como se matricular no curso de economia no qual ela dá aulas, mesmo não entendendo nada do assunto; indo almoçar com ela em um restaurante japonês, mesmo odiando peixe cru; comprando roupas novas em uma loja que viu numa propaganda e saindo de lá parecendo uma arara em extinção; e provando a limonada que ela faz, mesmo sendo pior que purgante.

O livro conta a história de uma forma hilária, com muitas tiradas inteligentes e um humor afiado.

E assim vai se desenvolvendo a aproximação deles, ele primeiro se matricula no curso dela, depois consegue marcar uma aula particular, daí marcam um almoço, um cinema, e é lógico que ele estraga tudo. A partir daí o livro narra a história das transformações internas que os dois passam, até que...

Bem, eu não vou contar o final. Pra não ter spoiler. E também porque vale muito a pena ler o livro pra descobrir. É pura diversão.

Cris 24/01/2012

Mundo intocável
O Título do livro descreve bem a história que aconteceu, algo praticamente que fica na imaginação, algo intocável. Descreve uma história que realmente pode acontecer e acontece na vida real, pelo menos na essencia.
Esse livro conta com muitas cenas engraçados do protagonista, bem divertidas mesmo. Só não me agradava as partes em que ele usava palavreados grosseiros, chingamentos e a descrição vulgares da "garota gostosa", acho esses tipos de coisa um tanto, "baixos"... Mas no geral uma boa história. Só não gostei do final.... que não vou contar,rsrs mas só acho que caberia uma revelação a mais aí.
Bem, leia e tire sua conclusão!! Hehehe

Luciane 21/01/2012

Como eu não leio as sinopses dos livros, imaginei que este livro fosse um drama. Surpreendeu-me ser uma comédia romântica. O legal que, por se tratar de um autor e não uma autora, trouxe toda a visão masculina da conquista (diga-se de passagem bem engraçada!). O nosso galã (que de galã não tinha nada) era um homem atrapalhado, descuidado, não muito culto, sem muita grana... E ela beirava a perfeição. E aí aparece a paixão!
Gostei muito e recomendo especialmente por ser um autor brasileiro.
Este livro foi disponibilizado pelo Grupo Livro Viajante:

Fabiana Barros 21/01/2012

Muito engraçado
Os livros do Mauricio são surpreendentes. Li primeiro o Ainda não te disse nada, que uma amiga minha recomendou. Ela tinha lido o O Mundo de Vidro também e tinha me alertado pro perigo de ficar parecendo uma tonta na frente dos outros pela quantidade de risadas que esse aqui ia me dar. E não deu outra! Dei pala em muitos momentos do livro, com as loucuras que "Ele" faz por "Ela" (isso mesmo, os personagens não tem nome definido, o que achei demais).
Alem de tudo o livro é romantico na medida certa e... que final é aquele?
O Maurício já é um dos meus favoritos.

Flavio 15/01/2012

Dois Mundos e Um Amor Entre Eles
O autor conta a estória “dele” e “dela” personagens principais, porém sem nomes...

Ela é uma mulher linda, inteligente, bem sucedida e disputada por todos e ele é um rapaz sem graça, com poucos amigos e sem recursos.

Tudo começa quando ele a avista no metrô e se apaixona perdidamente a ponto de começar a persegui-la e tentar entrar em seu mundo para que ela note sua existência. E nessa perseguição ele procura participar da sua vida e resolve se matricular em um curso que ela ministrava aulas, apenas para ficar um pouco mais perto dela... Daí então ele tenta fazer com que ela repare nele da mesma forma que ele repara nela, mas ele é um fracasso total e ela não se interessa nem um pouco, e eles seguem suas vidas cada um para um lado.
Certo dia ela começa a receber uns capítulos de um livro por email sobre a estória do mundo de vidro de um autor desconhecido e tenta de toda forma descobrir quem seria esse autor. E assim segue-se toda estória proposta no livro...

O Mundo de Vidro possui uma leitura bem simples, objetiva, engraçada e romântica, o autor conseguiu misturar a comédia com o romance e caiu muito bem ...
Sem falar dos personagens hilários como o papagaio Horácio (Na realidade era fêmea, mas tinha esse nome rs), o cachorro Paul McCartney (kkk) , A biba Sullivan que trocava o R pelo G e a Sandra amiga dela que era um pé no saco e odeia homens...

Classifico esse livro como “Muito Bom” e indico!
Por: @guedsflav

Susana Weiss 13/01/2012

No livro acompanhamos a vida de um cara que é um fracasso na vida amorosa, um cara normal na vida profissional, sem muitas expectativas vivendo no conformismo. Até o dia em que ele conhece ELA, a mulher perfeita (dos sonhos mesmo), e acaba se envolvendo de tal forma que sua vida dá uma guinada de 180 graus. Ele muda tudo para alcançar a musa e a trama toda se passa com essa expectativa.
restante em http://ladyweiss.blogspot.com/2012/01/resenha-mundo-de-vidro.html

Sam 13/01/2012

Então... Confesso que não sou fã de livros de romance, de nada meloso... Mas o "Mundo de vidro" é um livro romântico na medida certa... Mostra a realidade dos nossa emoções qndo nos apaixonamos, as loucuras que fazemos, como essa paixão abala nossa vida e as mudanças que ela provoca, tanto no lado de quem está completamente apaixonado qndo o lado do objeto dessa paixão, que não tem a menor ideia do que também está sentindo... Gostei mto do livro, terminei em 2 dias, super rápido, não via a hora de saber o final... Queria uma historia dessas na minha vida, alguém tão dedicado, apaixonado... Na verdade acho que toda mulher queria uma historia assim na sua vida... Um mundo de vidro onde nada mais importa além D'ele e D'ela...
Silvia 23/06/2012minha estante
Legal eu nunca tinha ouvido falar sobre este livro, mas ja fiquei com vontade de ler :-)

Rose 06/01/2012

Acho que estava com este livro já tinha uns 2 meses e nada de ler. Curiosamente, nos últimos dias, li várias resenhas a respeito do livro, então depois de um longo e frio inverno, peguei finalmente o livro para ler e... que mico! Mico não, na verdade, king kong! Eu peguei o livro para aproveitar a ida à psicóloga do meu filho, e como é na Paulista, prefiro usar o metrô, então vocês podem imaginar o que as pessoas não pensavam de mim ao me ver rindo como uma doida. Isso mesmo gente, eu não conseguia parar de ri. Eu até tentava, mas não tinha como. O livro é ótimo, de uma leitura leve e gostosa, além de extremamente contagiante. Para vocês terem uma ideia, a graça já começa pelo prefácio (sim amigos, eu leios os prefácios) muito bom que o Maurício Gomyde criou. Depois vem a história de um solteirão de 30 e pouco anos que cai de amores por uma linda moça que ele apenas vê por um acaso em um vagão do metrô. Diante do que ele chama de "amor da sua vida", ele decide conquistá-la e começa a protagonizar cenas hilárias, com cada passagem que não tem como não rir. Sem contar com a participação mais do que especial de seu papagaio e da amizade que ele faz com um vendedor homossexual, ambos são umas figuras. Até agora acho que o rapaz que estava comigo na ante-sala do consultória devia está pensando: "esta precisa de várias sessões". Isso tudo claro, é culpa do MG, que fez este romance maravilhoso de encontros e desencontros e completamente hilariante, com uma linguagem simples e bem atual. Mas tenham certeza, valeu cada mico que paguei e hoje mesmo quando me ponho a lembrar algumas passagens do livro começo a rir de novo.

Ingryd Lessa 30/12/2011

"O mundo de vidro" conta a história de um homem comum, sem jeito com as mulheres e muito solitário, que apenas vivia seus dias sem nenhum objetivo ou sonho definidos. Todos os dias, levantava cedo, tomava sempre o mesmo café da manhã, ia para o trabalho (que não era nada empolgante) e assistia filmes sozinho bebendo cerveja para passar o tempo aos finais de semana.

Até que certo dia, por uma obra do destino (daquelas que ninguém consegue explicar), ele perde o metrô de sempre e resolve mudar de vagão na ida para o trabalho. Ele sente que essa quebra de rotina tem algum motivo, mas não sabe explicar qual é. E ele nem precisa esperar muito para entender pois logo avista a mulher mais linda que ele já tinha visto até hoje, sentada, lendo, de forma divinal. Como um feitiço, ele fica loucamente apaixonado por ela e logo passa a ir todos os dias naquele mesmo vagão, só para encontrá-la (ou simplesmente ficar observando-a ler).

Então, em uma bela manhã, ele não consegue mais se segurar e resolve encurtar a distância entre os dois. Ele quer falar, conversar, sair, beijar, amar aquela linda! E essa busca insana pela atenção daquela misteriosa mulher (que depois ele passa a conhecer melhor do que ninguém) leva-o a entrar em várias enrascadas e a cometer mil loucuras, cada uma mais divertida que a outra.

Será que ele, um reles mortal, vai conseguir ter aquela deusa em seus braços algum dia?

****

Você pode não querer ler "O mundo de vidro" por julgá-lo ~erroneamente~ por sua capa simples (mas cheia de significado) ou por não ter ouvido falar do autor. Porém, nenhuma desculpa é boa o suficiente para fazer alguém deixar de conhecer essa deliciosa história.

Incrivelmente engraçado e romântico, Maurício Gomyde passeia tranquilamente da linguagem informal para um texto poético e consegue arrancar boas gargalhadas do leitor nas situações inusitadas que o protagonista passa. Além disso, consegue muitos suspiros também - e um pouco de inveja da protagonista, por ela ser tão venerada e importante para ele - mostrando que o verdadeiro amor não deve ser desperdiçado quando encontrado.

Recomendo muito a leitura, principalmente para quem está precisando relaxar e se divertir!

Fernanda 19/12/2011

Reseha O Mundo de Vidro
Este livro estava na minha lista de desejados lá no skoob, então quando ele chegou fiquei superr feliz e mais feliz ainda fiquei depois que terminei de ler, afinal, adorei.

A história se concentra em uma dupla, não vou dizer casal, pois eles não são um casal...são apenas um homem e uma mulher que nem se conhecem no início do livro e que tem estilos de vida totalmente diferentes.

Ele, graduado em processamento de dados e funcionário de uma repartição pública. Vida social zero, não é nadaa viajado, adora filmes, vive sozinho , quer dizer, quase sozinho porque tem um papagaio , o Horácio. Tem pouquissimos amigos.

Ela, formada em jornalismo e economia, adora esportes, era bem de vida, já tinha viajado muito. Mora sozinha, ops...quasee sozinha também pois tem um cachorrinho. E claro, tem muitos amigos.

Mas como duas pessoas tão diferentes podem se aproximar?
Ambos sempre estando na correria do dia-a-dia, na rotina com várias coisas para fazer, acabam não percebendo muitas coisas ao redor. Mas um dia, ele a viu no metrô, o mundo parou para ele e nunca mais a esqueceu.

Cuidando o horário que ela pegava o metrô , ele vê, investiga para onde ela ia, ele se aproxima dela (aliás de uma maneira bem atrapalhada) e começa a conhecê-la pouco a pouco. Ela porém, no ritmo frenético de sua vida, mal nota sua presença, mas apenas o fato de ambos se conhecerem , se aproximarem, faz com que algo mude dentro deles.

Viram amigos e começam a descobrir momentos agradáveis, momentos simples. Mas acabam se distanciando em meio a alguns fatos (que claroo vocês vão ter que ler o livro para descobrir..).
Mas o distanciamento, provoca uma mudança nele, ele se torna mais confiante , mais .... , ela em compensação consegue ver o quanto aquela amizade é importante para ela.

E diante do fato deles terem se tornado pessoas tão importantes uma para outra é que a história termina com....

Tive que colocar pontinhos no final pessoal, porque assim como aqui, no livro eu fiquei muito curiosa com este final até as últimas linhas.
Para um foi um livro que trata muito de nosso cotidiano: vida corrida, mil coisas para fazer, muitas pessoas, com muitos estilos diferentes que às vezes mal notam a presença da outra. Um romance atual que fala das diferenças entre duas pessoas, que fala das situações inusitadas que podem fazer a gente conhecer alguém muito especial e que vai mudar nossa vida.

Claudio 19/12/2011

Surpreendente
É uma narrativa surpreendente, como se você estivesse em segundo plano, acompanhando tudo, te envolvendo de uma tal maneira que você se identifica com o personagem, sem se imaginar como ele, mas pelo contrario, como se você o conhecesse.

É daquelas leituras envolventes que você se entrega e se esquece do tempo, querendo ler cada vez mais.

um dos melhores livros que já li...

Mari Machado 14/12/2011

Mágico
Um livro mágico que merece ser lido por todos que possuam sentimentos vagando pelo sangue e, principalmente, amor a cada batida do coração.
Eu acredito em magia.
Acredito no amor.
Acredito na vida.

Livro que nos faz lembrar o que realmente importa: os detalhes.

'O mundo de vidro' - rico em detalhes, com direito a risadas e suspiros apaixonados.

Mari Machado

Helô Mendes 13/12/2011

Dei um milhão de risadas. Ponto final. Merece, só por isso, 5 estrelas. Não deixem de ler.

Dan 11/12/2011

Resenha: O mundo de vidro
Esse livro com certeza renderia um bom filme de comédia romântica.

Pela madrugada passei horas lendo, ora dando boas gargalhadas com os fatos inusitados e até mesmo vertendo uma ou duas lágrimas, vivendo as emoções dos personagens como se fossem minhas.
Relutei em terminá-lo, embora estivesse demasiadamente (que palavra enorme!) curiosa em saber a que fim levaria.

O Mundo de Vidro foi o primeiro romance do Mauricio, e este não deixa a desejar, a estória é envolvente, os personagens são reais e a trama é maravilhosa.

Meio que comecei ao contrário, li primeiro o segundo romance do autor (Ainda não te disse nada) e depois o primeiro (O Mundo de vidro) e ambos me tocaram de formas distintas. Lendo O Mundo de Vidro cheguei a pensar em como eu tenho sorte em ser decidida e direta, rs, quando vocês lerem irão entender porque estou dizendo isso.

Bom, sem mais delongas (embora já tenha falado demais) vamos conhecer mais sobre o livro.

Aquele parecia ser um dia comum na quase eterna rotina que era sua vida, mas não!

“Era uma mulher linda demais, de maquiagem leve no rosto e uma expressão pura parecida com a de um anjo...” pág. 29.

Era ela a mulher da sua vida, sua eterna musa, a pela qual lutaria eternas batalhas... mas ela nem sabia que ele existia, ainda, pois ele iria tentar mudar isso.
Descobriu que ela fazia um curso e se matriculou, as coisas não saíram como planejado, ele não entendia nada do que diziam, mas só de estar na mesma sala que ela já valia a pena.
Comprou roupas novas, fez dieta, tudo para impressionar sua deusa, até que teve a chance de se fazer notar, porém ela só o via como amigo. Tudo bem! Também teria que mudar isso.
Nosso personagem fofo faz de tudo para tentar agradá-la e a songa-monga-tapada nem percebe o coitadinho (isso me deixou com tanta raiva).

Certo dia, verificando seus e-mails, ela recebe um sem assunto, talvez tivessem mandado por engano, resolve abrir... Primeiro capítulo...
Emocionada, por uma estória linda, ela fica curiosa, quem será essa pessoa sensível que escreveu algo tão belo? Sem remetente, o endereço de e-mail era mundodevidro@mail.com, um completo mistério, só poderia ser engano. Mas não! Ela recebe novamente capítulos de um suposto livro. As palavras a tocavam de tal forma que ela ficou dependente em recebê-los.
Ela até tentou descobrir quem era esse autor misterioso, mas fora em vão. Chegou a perguntar até a um cara doido que se dizia apaixonado por ela, mas também não era ele, então que poderia ser? Não fazia ideia.
Enquanto isso levava sua vida, seguia sua rotina, mas sempre ansiosa para ler o próximo capítulo.

Nosso soldado apaixonado não desiste de conquistar sua amada, ele passa por poucas e boas, mas será que irá conquistar aquele coração tão difícil?

Aiii... tenho que parar por aqui, não vou contar nada, quero mais é que vocês leem.

Beatriz 09/12/2011

O Mundo de Vidro
Ele vivia em um apartamento contando apenas com a companhia de Horácio. Tinha um emprego normal, não tinha contato com os amigos - a não ser na reunião de escola, onde depois de meses sem ver a cara dos amigos a fofoca rolava solta e depois todos iam pra casa e voltavam a vidinha comum sem contato uns com os outros - , não saía, tinha uma vida tranquila (pra não dizer tediosa).
Ela era uma daquelas mulheres que os homens classificariam como ideais: inteligente, dona da própria vida, adorava cinema, livros, uma boa conversa e era dona de uma aparência de dar inveja.
Quando ele poderiam imaginar que, mesmo tendo vidas tão diferentes, eram exatamente iguais?
Ele acorda em uma manhã que prometia ser igual todos os outros de sua vida, tomou um banho e foi para o metrô, chegando lá perdeu o carro que sempre pegava e ficou por ali aguardando o próximo que não demorou muito a chegar na estação.
Assim que chegou, entrou e conseguiu um lugar para sentar, foi nesse instante que ele a viu, Ela era linda, estava sentada em um banco no fundo do vagão onde Ele conseguia vê-la, estava concentrada em um livro, enquanto ele admirava sua beleza descobriu que havia encontrado a mulher da sua vida.
Após dias só observando Ela sem ter coragem para dizer nem um mísero "Bom Dia", juntou a pouca coragem que tinha e sentou-se ao lado dela no metrô. Pediu licença, disse "Bom Dia" e ela simplesmente fez um leve gesto com a cabeça, deixando claro que não queria conversa.
Ela o cachou estranho, suas roupas eram largadas e ainda por cima ficava fazendo um barulho irritante quando tentava uma conversa com ela, como se tivesse com algo preso na garganta.
Quando ela poderia imaginar que mais tarde daria tudo para voltar no tempo onde ouviria aquele barulho que tanto a incomodava?
Para saber quem é Horácio, se Ele conseguiu parar de fazer o tal barulho, se Ela começou a ver algum ponto positivo nele e como toda essa confusão termina, vai precisar ler O Mundo de Vidro!