O Mundo de Vidro

O Mundo de Vidro Maurício Gomyde

Resenhas - O Mundo de Vidro

Heloisa Grandar 03/12/2011

Muuuuuuuuuito engraçado! E romântico na medida certa. Os e-mails que "Ele" e "Ela" trocam são muito fofos. O Maurício é um mestre na arte de contar histórias.

Mi Pieroni 26/11/2011

Vou contar apenas uma pequena parte da história, para que não se perca nenhuma emoção ao decorrer da leitura. No final, explico o motivo.

A história é sobre Ele e Ela. Duas pessoas totalmente diferentes. Ele é um homem solitário, mora sozinho, a não ser pela companhia de seu papagaio. Solitário, vê apenas os amigos em ocasiões especiais e em reuniões que fazem de ano em ano, para contar as novidades e o que de bom está acontecendo em suas vidas. Ela é uma mulher cheia de compromissos, linda, noiva de um cara lindo, vai a academia todos os dias, tem uma ótima vida profissional, cheia de amigas. Em um momento, quando Ele estava indo ao trabalho, por perder um seu metrô, tem que ir em outro.... E é então que Ele a conhece.

Não vou contar mais, porque acredito que se eu for contar, vou acabar contando o livro inteiro, o que não é a minha intenção. "O Mundo de Vidro" se tornou um dos meus livros preferidos. Um romance com uma história muito bonita, que apesar de sua intensidade, o autor consegue trazer uma leveza a história, o que é um dos pontos positivos do livro. Apesar de ser um romance, não é aquele romance que sai açúcar quando viramos as páginas. É engraçado (ri absurdo em várias partes, minha mãe veio até perguntar o que estava acontecendo...), sério nos tempos que tem que ser, sensível.. E consegue nos deixar mensagens incríveis ao terminar a leitura. A mensagem que veio a minha mente após terminar o livro foi "Não desista dos seus sonhos, ou daquilo que você quer. Lute, e você conseguirá.".

Adorei a livro. Já comecei a gostar dele logo pelo prólogo. O prólogo mais engraçado e mais legal que eu já li! Hahaha. Uma curiosidade que tenho, é que todos os nomes que aparecem no livro, começam com S. Achei engraçado, e várias vezes voltava e contava quantos personagens tinham aparecido com a letra S. Tirando Ele e Ela, o meu personagem preferido: o papagaio. Incrível como um animal consegue ter vida mesmo em livros.

A linguagem do livro é bem fácil, não há complicações e não fiquei com dúvida ou confusa em nenhuma das partes. Li em dois dias, acredito.

Acredito que assim como "O Mundo de Vidro" me conquistou, ele também irá conquistar muito de vocês.

Glau 24/11/2011

O Mundo de Vidro
A estória gira em torno de dois personagens principais: Ele e Ela.

Ele, um homem de 30 e poucos anos, baixo, mora sozinho, tem um emprego que não lhe agrada muito, nada de interessante, ao contrário dela, mulher bem sucedida, linda, corpo escultural, inteligente, o sonho de consumo de qualquer homem.

Tudo começa na noite de Réveillon. Ele sentando em frente a TV, sozinho em seu apartamento, vendo um repórter tentando entrevistar as pessoas que comemoram a virada na Times Square...Muita alegria, bagunça, champagne e um casal chama sua atenção, uma moça linda, parecem muito felizes fazendo juras de amor... Ele morre de inveja do rapaz.

O dia começa e como de costume, toma seu tradicional café da manhã, segue para o metrô e acaba não conseguindo entrar no vagão que sempre entra devido a multidão. Vai para o ultimo vagão e ao entrar não acredita no que vê... a mulher que apareceu na TV no final do ano. Passa o dia todo pensando nela...

No dia seguinte, propositalmente entra no ultimo vagão novamente, toma coragem e senta ao lado da moça para tentar puxar conversa... A conversa não sai e pra ajuda derruba todo o material dela e quase que ela também no chão, como é atrapalhado. Ele não desiste, vai atras dela e descobre que todos os dias entra em um curso de economia... Está decidido, vai fazer o curso, quem sabe não encontra com ela mais vezes.

Sua primeira aula, está ansioso para ver Ela... O que não esperava é que Ela seria sua professora!

O tempo passa e muita coisa acontece, até que finalmente consegue uma aproximação com Ela e uma amizade surge... Mas Ele queria mais e resolve dizer o que sente, faz até uma musica para Ela. Ela se assusta, eles eram só amigos, além do mais ela tinha noivo ou ex noivo, e acaba se distanciando.

A estória é linda, um romance maravilho e muitíssimo engraçado... Te prende de forma que não consegue largar até descobrir o que acontece entre os dois. Está mais que recomendado!

www.startread.com.br

Jaqueline 24/11/2011

Romântico e engraçado na medida certa.
A história começa com um casal super apaixonado comemorando a chegada do novo milênio com os amigos na Times Square. Ali mesmo depois de muita champagne, no meio de toda aquela brincadeira eles simulam o casamento.

Já há muitos quilômetros longe dali Ele assistia aquela alegria do casal, pensando na tamanha sorte que aquele homem tinha ao ter aquela mulher não linda ao seu lado.

Em uma manhã pacata da sua vida ele vai ao metrô como de costume para ir ao trabalho, mas naquele dia ele não consegue pegar o vagão de sempre, e mesmo sabendo que iria se atrasar ele resolve deixar tudo por conta do destino. Ao entrar no vagão Ele verá uma moça muito bonita que chamará a sua atenção.
No dia seguinte ele tentará pegar o mesmo vagão, e começará a partir daí suas tentativas para se aproximar d’Ela.

Assim que eu comecei a ler esse livro eu fiquei com um pouco de medo de me decepcionar, pelo fato de eu ter colocado muitas expectativas em torno dele, mas não, eu não me decepcionei em nenhum momento.

Um livro realmente muito bem escrito, muito engraçado, e os personagens não têm nome, ele é ELE, e ela é ELA. Mesmo sem nenhum nome próprio os personagens principais não entram em confusão alguma, tudo se encaixa muito bem, e se eles tivessem nomes eu acho que não daria certo com a história.

O Maurício está realmente de parabéns, eu me diverti muito lendo esse livro. Muitos momentos cômicos que fizeram ficar rindo sozinha, e depois eu ficava enchendo o saco do namorido para ele escutar as partes engraçadas que eu fazia questão de ler para ele.

O mundo de vidro é simplesmente maravilhoso, eu recomendo. Romântico e engraçado na medida certa, sem exageros.

Juh Claro 22/11/2011

Duas histórias fascinantes!
O Mundo de Vidro é uma história paralela à história do livro. Na verdade não é tão paralela assim, ela está quase na mesma linha. Aqui não temos nomes para os personagens principais, somente para os secundários. Confesso que fiquei um pouco confusa no começo, mas logo entendi tudo que o Maurício queria retratar, ou pelo menos foi a minha conclusão.

No livro temos "Ele" e "Ela", dois jovens que vivem vidas totalmente diferentes, mas que por ironia do destino acabam se conhecendo de uma forma inesperada: no metrô. Ele se apaixona por Ela à primeira vista e o amor vai crescendo a cada vagão lotado que pegam juntos, até ele decidir sentar ao lado dela e tentar conversar, mas sem sucesso. Ainda quando ela pede licença para se levantar, acontece um desastre: ele faz com que ela derrube tudo que segura no chão. Mesmo com um mico desses, não iria desistir tão fácil. Outro dia a acompanhou para fora do metrô e descobriu para onde ia todas as manhãs: um curso de economia. Não teve dúvida nenhuma, se inscreveu no curso e se preparou para o próximo dia em que a veria, que faria o curso junto com ela... Mas não esperava que ela fosse a professora e não uma colega de classe. E ele lá entendia de economia para impressiona-la?

O amor que Ele nutre por Ela aumenta cada vez mais e ele até começa a mudar para tentar ser notado por ela. Começa a fazer aulas particulares com ela para ver se consegue se aproximar mais, almoçam juntos, se falam ao telefone... Tudo parece estar indo muito bem, para os dois, já que Ela acabou de sair de um relacionamento com Stevens, seu ex-noivo, que a traiu com uma qualquer. É bom, para ela, ter um amigo. É ruim, para ele, ter uma amiga, quando ele queria algo além disso.

Até que Ele acaba se declarando de forma inesperada, cantando uma canção que compôs pensando nela. Ela se assusta e acaba se retirando, pensando no que aconteceu e por que ele achava que poderiam ter algo a mais. Eles se separam abruptamente e seguem suas vidas. Ele começa a sair para baladas, pegar mulheres, Ela tem uma surpresa com a volta de Stevens e continuam sem se ver ou se falar, mas sempre pensando um no outro. É no meio de toda essa zona que ela começa a receber e-mails de um endereço desconhecido e com capítulos de um livro, direcionados apenas para ela. É nesse livro que está a história do Mundo de Vidro, um mundo criado pelas personagens para viverem a sós e em paz, curtindo cada momento juntos e esquecendo de tudo que há ao redor...

Mais em: http://juhclaro.popfics.com/?p=1719

Babi 17/11/2011

O Mundo de Vidro - | http://tintapink.blogspot.com
Eduardo e Mônica lá lá lá

Comecei a leitura de O Mundo de Vidro com Muitas expectativas, e por sorte não me decepcionei, O Mundo de Vidro de Mauríco Gomyde é tudo o que promete ser, engraçado e romântico, bom, e me rendeu muitas risadas loucas de encher os olhos d'agua.

Em o mundo de vidro conhecemos o casal Ele e Ela, sim, os personagens principais não tem nome, eles são chamados de Ele e Ela, mas eu os batizei de Eduardo e Mônica, muitas das resenhas que li atribuíram essa falta de nomes como falta de criatividade do autor, mas sabe o que eu penso?Nesta historia nomes, lugares não importam, o que importa se ela se chama Isabella, Maria, Juliana?O que importa se ele se chama João , Marcos, Rafael?não muda a historia, mas com nomes e lugar definido a torna clichê.

O Mundo De Vidro me fez rir, me fez cantar Eduardo e Mônica mentalmente, e sabe por que?

"Eduardo e Mônica eram nada parecidos
Ela era de Leão e ele tinha dezesseis
Ela fazia Medicina e falava alemão
E ele ainda nas aulinhas de inglês
(...) E os dois comemoraram juntos
E também brigaram juntos, muitas vezes depois
E todo mundo diz que ele completa ela
E vice-versa, que nem feijão com arroz"
- trecho da musica Eduardo e Mônica

Ela é madura, linda, sexy e bem resolvida.
Ele é ingênuo, mal resolvido, confuso, tem baixa auto estima...
Eles, Ela e Ele não tem nada em comum.Apenas o amor.

Gostei da simplicidade do autor ao tratar do tema amor, amor verdadeiro, amor a primeira vista, amor em sua mais simples face.

Maurício Gomyde é um ótimo autor, tem muito talento com a escrita.

Bom, e amei a relação de Ele e Ela, mas lá pra metade do livro, onde Ele começa a mentir, e ao mesmo tempo mudar, de um cara inseguro e mal sucedido ele se transforma em um homem de verdade, não em um garoto estúpido.

A parte de mentir para agradar ela eu não gostei, mas, vejamos, o autor só passou a realidade, de certa forma a maiorias dos caras mentem para impressionar uma garota, mas devo admitir que a cada mentira eu ficava mais e mais aflita, e me perguntava "Maurício, esse Ele vai acabar comigo, por que ele tem que ficar mentindo?Ela gosta dele bobo assim mesmo!TÁ NA CARA", mas ok, meus momentos de loucura falando com os autores telepaticamente devem ficar ocultos!rsrsrs

Não tenho muito o que falar, a historia simplesmente me pegou, e me sinto muito orgulhosa de ter o Maurício como autor parceiro, uma verdadeira obra literária na estante e boas recordações da leitura de O Mundo de Vidro!

Recomendo!
nota: 4 de 5

BelaBelli 14/11/2011

Há um homem de uns 30 e poucos anos, com uma vida normal, um trabalho mais ou menos, poucos amigos, barriguinha de chope, que não chama atenção, mas é desajeitado o que o torna engraçado. Há também uma mulher, linda, 20 e poucos anos, inteligente, independente, e que freqüenta lugares badalados, e fez ele se apaixonar a primeira vista.

Essa história pode ser interessante e ainda surpreendente, pois a primeira vez que ele à viu, foi quando ele perdeu o metrô para o trabalho e a encontrou, sentada no último vagão. Coincidência ou destino? Ele pensa que esse atraso teve algum motivo, então ficamos com o “destino”. Com isso, ele passa a “se atrasar” todos os dias, para encontrá-la no vagão, sendo que alguns dias não havia.

Um dia ele resolva segui-la e acaba se matriculando no curso de Economia que ela é professora, mas achando que seria seu colega de classe. Eles se conhecem e depois muiiitas coisas acontecem, e será que eles ficarão juntos no final?

E afinal, O mundo de vidro seria D’ele ou D’ela? Um mundo paralelo onde os dois tem os momentos deles, dividem seus carinhos, felicidades e todo amor que sentem pelo outro. Mas não pense que são os dois que eu citei a cima, pois O Mundo de Vidro é um “livro” que a personagem principal vai recebendo em capítulos e gostaria muito de fazer parte dele.

Cassia 12/11/2011

Resenha
Resenha:
O que esperar de um livro que conta a história do primeiro amor depois de muitos amores?
Essa é a história de um homem com uma vida quase normal ele tem poucos amigos e não tem fama de ser nenhum galã de novela. Enquanto isso ela é linda parece modelo e esta noiva e freqüenta os lugares mais divertidos e diferentes.

Até que um dia ele resolve mudar a rotina e pegar outro metrô e sentar no último vagão e visualiza essa bela moça que com apenas um olhar fez ele mudar por completo sua vida solitária e ir em busca de seus sonhos.
Ele passa a estudar por causa dela visto que ela era a professora e dessa relação de aluno e professor surge uma amizade e um sentimento fora do comum para ele.

Ela só o considera como amigo, mas ele está completamente entregue, mas ai ela descobre dos sentimento dele por ela e tudo na vida dele vai por água a baixo, porém ele não para de viver pelo contrário ele começa a sair e passa a ser um conquistador nato confiante de suas decisões inclusive a de esquecer de vez esse amor não correspondido.

A amizade dele passa a ser importante para ela e o tempo acaba virando contra os dois entre rencontro e desencontros vai chegando a um novo começo de uma história sem fim.Apreciei muito esse livro, pois no começo parece uma história bobinha, mas a gente acaba percebendo que ela realmente é boba (mentira) essa é a história da nossa vida, claro muda os fatos, mas se pararmos para observas os detalhes chegamos até a sorrir sozinhos porque nos identificamos emocionalmente com os personagens.

Fiquei super curiosa para ler esse livro e gostei bastante o fato de ser uma história divertida e emocionante com um final incrível a torna tão especial aos olhos dos leitores. E dentro dessa história existe outra história e eu admiro quem consegue fazer isso em um livro e equilibrar as duas. A quem assim como eu adora um romance e suas confusões aconselho a ler e se divertir com O Mundo de Vidro.

O escritor também coloca alguns fragmentos de músicas e tem uma da Mariza Monte que eu amei.(pág. 88)

"E no meio de tanta gente eu encontrei você. Entre tanta gente chata sem nenhuma graça, você veio. E eu que pensava que não ia me apaixonar nunca mais na vida. Eu podia ficar feio, só perdido, mas com você eu fico muito mais bonito, mais esperto. E podia estar dando tudo errado pra mim, mas com você dá tudo certo. Por isso não vá embora. Por isso não me deixe nunca, nunca mais...."

É linda gente tem outras partes de música no livro que também me chamara a atenção, mas essa foi a que eu mais gostei.

Heloise 10/11/2011

Muito engraçado. Um livro surpreendente! Recomendadíssimo!

Mila 10/11/2011

Minha resenha sobre este livro se encontra no link:http://www.habitosinteressantes.com/2011/10/livro-o-mundo-de-vidro-mauricio-gomyde.html

=D

Ana Maria 06/11/2011

Divertido, romântico, muitas vezes sem noção. Leitura excelente e gostosa. Parabens ao Mauricio Gomyde.

Aline T.K.M. | @aline_tkm 25/10/2011

...e quando não se admite a óbvia paixão por outra pessoa?
Primeiramente, confesso que no início não botei muita fé. Mas foi só uma impressão precipitada e equivocada; a cada capítulo, O Mundo de Vidro foi ganhando minha simpatia.

A leitura é super leve e o livro é do tipo que a gente devora rapidamente, dada a curiosidade para saber o desfecho. É divertido e tem algumas doses de romantismo e frases bonitas, conforme a leitura avança.

Uma característica que merece atenção é que, embora narrado em terceira pessoa, o livro parece mostrar tudo em um ponto de vista mais masculino. A meu ver, é um aspecto bastante positivo e confere um tipo de humor e comentários que, talvez, não rolassem se a perspectiva dos fatos pendesse para o lado feminino.

LEIA O REVIEW COMPLETO AQUI:

Mih 21/10/2011

Perfeito, uma história emocionante que tem totalmente haver com o nosso mundo, não é uma história surreal , mais sim um amor que todos nos podemos e devemos esperimentar . O AUTOR está de parabéns , o modo como se expressa , demonstrando alegria e nos fazendo entrar dentro deste livro. Maravilhoso o melhor que já li.

Ma_ah 11/10/2011

Indicadíssimo
Um livro de leitura simples, bem humorado e com um toque romantico que encanta e prende o leitor. Indicadíssimo!!