O Mundo de Vidro

O Mundo de Vidro Maurício Gomyde

Resenhas - O Mundo de Vidro

Maria Antonia 09/10/2011

Delicioso.
O Mundo de Vidro é daqueles livros que a gente se apaixona pelos personagens, pela história, pelas situações. Sem entrar no mérito da possibilidade de serem reais ou críveis (ainda bem que não são, gosto de livros que me tirem da realidade), as situações são muito hilárias. Acho que os livros são feitos para divertir, para emocionar em cada página. O autor conseguiu provocar isso, então merece as cinco estrelinhas. Agora é esperar o próximo.
*****

Gabi Lima 05/10/2011

O Mundo de Vidro conta a história dele e dela, isso mesmo, os personagens principais não foram nomeados. Ele é um cara normal que adora livros, música e cinema. Tem um papagaio chamado Horácio, que na verdade é fêmea. Sua vida se resume a trabalhar, ver TV, comer salgadinhos e beber refrigerante.

Um dia, por alguma força inexplicável, ele não entra no vagão do metrô que normalmente pega. Ao invés disso ele entra no último vagão e é lá que ele a vê pela primeira vez. Paixão a primeira vista. A partir daí ele passa...

Confira o resto da resenha aqui: http://livrofilmeecia.blogspot.com/2011/08/resenha-o-mundo-de-vidro-promocao.html

Bárbara 29/09/2011

O Mundo de Vidro - Maurício Gomyde
Ela, uma mulher inteligente, professora de economia, apaixonada por dança e prestes a se casar com Steven, quem ela acredita ser o amor da sua vida.
Ele, solitário, apenas em companhia de seus papagaio Horácio (que mais tarde descobre ser uma papagaia).

No fim de 1999, virada para 2000, ele, em casa, vê pela televisão o reveillon na Times Square, Nova Iorque, e acompanha um casal, feliz por terem noivado ali, naquele momento, e sente inveja do homem, que tem ao seu lado a mais linda de todas as mulheres.
Mais tarde, naquele ano, eles se encontram e ele cai de amores por ela, fazendo de tudo para conhecê-la (até mesmo se matriculando numa aula de economia – sobre o que ele não entende coisa alguma), agradá-la, fazê-la feliz e tê-la para si.
Assim, então, começa a história de Ele e Ela.
Usando muito humor e sarcasmo, Maurício escreveu esse romance divertidíssimo.
O livro é narrado em 3ª pessoa, ora mostrando o ponto de vista dele, ora mostrando o ponto de vista dela. Isso foi ótimo para a história, já que podemos rir das inseguranças dos personagens.
Você passa o livro inteiro se perguntando qual será o final da história, assim como Ela, que fica com várias dúvidas quando começa a receber, por e-mail, capítulos de um livro que parece ter sido escrito única e exclusivamente para ela. O remetente é desconhecido e ela é a única destinatária.
Assim como ela se questiona, nós ficamos na curiosidade e torcendo para que Ele e Ela fiquem juntos de uma vez por todas.

Vanessa Vieira 28/09/2011

O Mundo de Vidro_Maurício Gomyde
O livro O Mundo de Vidro, de Mauricio Gomyde, nos conta a estória de dois personagens intitulados Ele e Ela. Ele é um rapaz na faixa dos 30 anos, uma pessoa super do bem e extremamente solitária, contando apenas com a companhia de Horácio, uma papagaia (é uma longa estória para explicar porque a bichinha tem esse nome masculino). Ela é uma moça de vinte e tantos anos, extremamente linda, simpática e inteligente.

O destino dos dois se cruza em um metrô. Ele se apaixona à primeira vista por Ela e num acesso de loucura e até mesmo obsessão, passa a acompanhar os seus passos, se matriculando até mesmo em um curso sobre economia, mesmo não conhecendo nada da área. Ela está magoada e com o coração em frangalhos, já que descobriu a traição de seu noivo, e não se julga preparada para iniciar um novo relacionamento.

Aos poucos, eles vão construindo uma amizade divertida e íntima e repleta de muitos percalços e trapalhadas. Vale ressaltar Horácio, a papagaia, que é extremamente engraçada e me levou aos risos por diversas vezes.

O autor construiu uma comédia romântica única com personagens dinâmicos (dos quais não sabemos os nomes) e bem próximos ao real.Uma estória descontraída e extremamente sensível, em toda a sua abordagem! Recomendo, com a mais absoluta certeza!

Gisele Andrea 17/09/2011

Ganhei o livro na promoção de um blog que sigo e, apesar da resenha positiva, não tava botando muita fé.
E foi uma surpresa muito grande quando comecei a ler e não consegui mais desgrudar. O livro é delicioso, engraçado, cheio de situações que Ele e Ela (os personagens) passam e que são super naturais e divertidas.
Recomendo muito o mundo de vidro.
?:)

Ale 10/09/2011

Blog Introducing you a Book
Olá pessoal! Hoje viemos com a resenha do livro “O Mundo de Vidro”, do nosso autor parceiro Maurício Gomyde.

Para sermos sinceras, não sabemos nem como começar a falar desse livro, de tão boa e agradável que foi a leitura dele. Sabem aquelas histórias bonitas, reais, engraçadas e cativantes? Então, tudo isso se aplica a esse livro.

A história tem como tema principal o início do amor entre duas pessoas totalmente diferentes, sendo contada a partir da virada do ano de 1999-2000, quando os personagens ainda não se encontraram. Cada um deles nos é apresentado vivendo esse momento e, a partir daqui, já é possível traçar suas personalidades. Ele, na faixa dos 30 anos, é morador de aluguel, gente boa, mas solitário e com poucos amigos, músico frustrado, funcionário de repartição pública, tímido; Ela, com seus 20 e poucos anos, gosta de esportes e medicina alternativa, corpo escultural, formada em jornalismo e economia, independente, com casa própria, muitos amigos e feliz por estar noiva.

Como se pode notar, as diferenças entre os dois personagens são evidentes e é justamente isso que vai favorecer as tiradas de humor do autor, afinal, como a história gira em torno da construção de um relacionamento (a primeira troca de olhares, a aproximação, a primeira conversa...) , essas características entrarão em choque e as situações de humor estão garantidas. É importante salientar que essas situações não são forçadas e a graça está na forma como os personagens as encaram, nos seus pensamentos, na maneira como se expressam.

Leia mais: http://www.introducingyouabook.com/2011/09/o-mundo-de-vidro-de-mauricio-gomyde.html

Viviane Morgado 07/09/2011

5 estrelas
Pra mim, o que destaco de um livro é o tipo de sensação que ele provoca em mim. Pode ser raiva, emoção, paixão, medo, alegria. Quando isso acontece, fica dificil largar. Foi o caso do O Mundo de Vidro.

Primeiro, um prefácio hilário, dos mais legais que ja li.

Depois, uma historia que aparentemente era simples se transforma numa leitura prazerosa, que te empurra pra frente. Do tipo de livro que é difícil largar quando começa. Eu ficava sempre naquela de que vou ler mais um capítulo só e quando ia ver ja era tarde da noite. Pra quem tem que trabalhar no dia seguinte é complicado. Mas eu ia dormir sempre com um sorriso no rosto.

Quando começam os capítulos do livro misteriosos, aí fica bem instigante e a gente fica com vontade de saber o que vai acontecer no final, quem é que manda o livro. Acho que o autor foi muito feliz porque não entregou o ouro, e cada um interpreta seu final.

Eu simplesmente amei. Estou ansiosa já pelos próximos livros.

5 estrelas.

Fabiana 07/09/2011

Muito bom!!!!!
Nossa, como eu gostei desse livro! Como muita gente já tinha falado super bem dele, eu já fui tendenciosa. Mas não imaginava que ia me divertir tanto.
A história dEle e dEla é engraçada, diferente. Tira a gente um pouco da realidade. Eu dava altas palas com o livro, com as coisas engraçadas que Ele fazia por Ela.
Um dos livros mais legais que eu ja li e o melhor: é de um autor nacional.
Parabéns ao Maurício.

*Rô Bernas 07/09/2011

Bem...o livro não é ruim e em determinados pontos a história flui de maneira bem gostosa. Tem momentos divertidos, como a parte do papagaio que é impagável, mas em alguns pontos o autor se perde ao tentar ser engraçado. :/

A maneira como a relação 'dele' e 'dela' crescem foi bem natural e bem sacada. Foi criado todo um clima e isso ficou muito bem embasado no decorrer da história.

Bem...aquele prefácio por mim nem existira...ficou forçado demais. E quando Ele tem pensamentos e depois age, ao contrário do que pensou? A primeira vez ficou até engraçado, mas ele repetiu e repetiu e repetiu...ficou cansativo.

Agora para tudo!!!!!
O livro contem um erro gravíssimo....'afim' é quando se refere a afinidade, mas em todas as vezes que apareceu no texto foi escrita desta forma..e isso é um erro grave de revisão, imperdoável para um livro nacional! :(

Patrícia France 04/09/2011

Lindo!
Envolvente, engraçado, apaixonante. Quando recebi o livro que ganhei numa promoção de um blog, gostei logo de cara. A capa é fofa. Como todo mundo tava falando bem do livro, já esperava que era bom. Não me decepcionei.
Leitura fácil e rápida. Recomendadíssimo.

Beatriz.Wardzinski 30/08/2011

A história só conseguiu me envolver completamente no momento em que o "mundo de vidro" foi apresentado e me fez querer, de alguma forma ou de outra, poder fazer parte desse mundo algum dia. Até então eu estava achando uma história qualquer, sobre um homem e uma mulher qualquer. Entendo que o lado cômico seja uma característica do autor, mas seria um livro com uma história romântica perfeita, para mim, se não houvesse algumas piadas, que cortam totalmente o clima, quando a personagem principal está sendo, ou tentando ser, sensível. Mas a coisa que mais me incomodou foi a personagem gay da história, Sullivan, a qual o autor muitas vezes se referiu como "bicharoca" e "bichinha". Sullivan é um gay estereotipado, com problemas de fala (a la Dícesar do BBB), extravagante e feminino. Típico de Zorra Total ou qualquer outro gay que apareça na televisão. O autor perdeu pontos comigo por retratar com preconceito um homossexual, mesmo mostrando um lado sensível e lindo nas partes do "mundo de vidro".

Beatriz Gosmin 25/08/2011

Resenha por Beatriz Gosmin - www.livroseatitudes.blogspot.com
Vou começar falando que eu adorei demaaaaaaaaais o livro! Sério gente! Ele simplesmente entrou para a minha lista de 'favoritos' do skoob - e olha que isso é mordomia!
Antes de eu começar a lê-lo devo assumir que não estava dando absolutamente nada para a história. Parecia ser um típico romance fofinho e clichê. Mas, assim que comecei a leitura, não queria mais soltar o livro. Lia no ônibus, no almoço, na escola, onde quer que fosse e sobrasse um tempo disponível eu o lia.
O Maurício conseguiu definitivamente me conquistar! õ/
Mas agora, falemos sobre a história:

Pra começo de resenha, os personagens principais do livro não possuem nome. O autor se refere ao homem como 'Ele' e a mulher como 'Ela' e devo acrescentar que isso não atrapalha em nada no desenvolvimento do livro, não causa questionamentos nem dúvidas sobre quem está falando ou sobre o que está acontecendo.

- Ele é um cara frustrado com sua vida pessoal, profissional e amorosa. É um homem de trinta e poucos anos que vive sozinho, apenas com seu papagaio fêmea de nome Horácio - que é uma figura! -. Quase nunca sai de casa, tem um emprego mixuruca e as únicas duas namoradas que teve na vida, foram garotinhas do jardim de infância.
- Ela, uma mulher muito atraente de vinte e poucos anos, formada em jornalismo e economia, é viciada em alimentação saudável e noiva de um cara com quem se embebedou na virada de ano.

Ele, em um dia tecnicamente normal de trabalho, quando vai pegar seu trem, uma força estranha o impede fazendo-o perder a carona e obrigando-o a pegar outro vagão. Nisto, eis que Ele vê Ela: linda e perfeita, a mulher da sua vida sentada sozinha a ler um livro.
Uma paixão maluca e platônica Dele por Ela surge então, mas como ele é muito tímido, demora um certo tempo para se aproximar da mulher. E quando o faz, quase a derruba de cara no banco do trem por ser desastrado. Depois disso, continua pegando o mesmo trem que ela, mas se esconde entre as pessoas por sentir-se envergonhado pelo quase acidente. Mas a paixão é tanta (

ricardo_22 25/08/2011

Resenha - Blog OverShock
O Mundo de Vidro, Maurício Gomyde, 3ª Edição, Brasília: Porto 71, 2011, 236 páginas.

Simples, envolvente e divertido. É assim que defino o livro O Mundo de Vidro, do nosso parceiro Maurício Gomyde. Paulista, Maurício mora em Brasília desde os seus três anos, e além de escritor, é baterista e compositor, ou seja, gosta de música, que é o que percebemos ao longo de seu livro, que possui citações de diversos cantores e músicas, sendo uma delas do próprio autor, que inclusive já lanço um CD.
Ele (o autor não cita o nome dos personagens principais, e é dessa forma que eles são citados durante a história) é um cara comum, que já havia arriscado ser músico e que em sua vida, de pouco mais de três décadas, havia tido apenas duas namoradas. Vivia sozinho, a não ser com a companhia de um papagaio (ou melhor, papagaia) chamado Horácio. Ela (que como disse, não sabemos o nome) com seus vinte e poucos anos, era uma verdadeira musa, professora, jornalista, além de ser economista. Ambos tinham uma vida distinta e o primeiro encontro seria na primeira virada do milênio (de 1999 a 2000), quando Ela apareceu na TV, beijando seu noivo. O destino havia preparado algo mais para esse casal (Ele e Ela, não Ela e o noivo), e se encontrariam mais tarde dentro de um metrô. Para Ele, foi amor a primeira vista.
Para se aproximar de sua nova paixão, Ele passa a segui-la, com o objetivo de descobrir mais sobre a tão bela mulher. Se matrícula em um curso que não faz a mínima ideia do que seja, e é surpreendido ao descobrir que Ela é a professora, e não uma aluna, como desconfiava. Inventa a desculpa de que precisa de aulas particulares, Ela, como boa professora, aceita ajudar seu aluno, porém, está passando por um momento difícil, e é Ele que a ajuda. Assim acontece o primeiro de muitos encontros, e claro, desencontros. “Cada cena de seu primeiro encontro repetia-se infinitamente, como se fosse um filme que volta ao início sempre que acaba. Os olhos, a boca, o sorriso, os dentes perfeitos, o corpo, a cena dele chegado e a encontrando caída no sofá, bêbada, ou quando estava deitada na cama, como um anjo. Ter insônia pensando nela seria sempre um prazer. E torcia para poder sonhar com aquelas cenas todas as noites. (pág. 66)”.

[...]

O Mundo de Vidro é uma história de amor moderna, com os seus momentos românticos, mas não tem aquela dramatização toda, pelo contrário, tem atitudes que Ele toma que sim, acredito agradar as mulheres (seja uma rosa, ou uma canção). Ela, por sua vez, percebe aos poucos Ele era um cara legal, que apenas completaria a sua vida, mesmo que fosse “baixo, magro e com uma leve barriguinha de chope (pág. 21)“. Acredito que muitas pessoas não vêm aquilo que alguém tem por dentro, e essa mensagem, também acredito ser um ponto positivo do livro, mesmo que essa não tenha sido a mensagem que o autor gostaria de passar. Enfim; um belíssimo trabalho de Maurício Gomyde. Ah, antes que eu me esqueça: a história se encerrar na segunda virada do milênio, ou seja, de 2000 para 2001. (Espero que tenham entendido por que duas viradas de milênio).

Resenha na integra no blog OverShock: http://overshock.blogspot.com/2011/08/resenha-39-o-mundo-de-vidro.html