O Mundo de Vidro

O Mundo de Vidro Maurício Gomyde

Resenhas - O Mundo de Vidro

Clio0 09/06/2014

O Mundo de Vidro é uma leitura um tanto diferente, com um primeiro capítulo que não casa com o segundo e faz pensar em estilo narrativo alternativo. A ação notavelmente se passa em terras brasilis, mas todos os personagens que aparecem têm nomes americanos.

O início será explicado e, basicamente, o livro abunda de referências (mas daquelas bem feitas, que sensibilizam quem pega, mas não exclui os desatentos) e de piadas sobre a vida moderna sem se desviar do foco principal.

Essa obra é apenas a milésima história de amor, mas bem feita.

Robson Souza 11/05/2011

Deliciosamente romântico e muito divertido!
Esse livro cumpre o que promete desde o início: romântico e divertido.
Mesmo sendo muito amigo do autor, tenho total segurança para afirmar que este é um dos livros mais engraçados que li. O mais importante, é que o o humor não é gratuito, nem deixa a história de lado, como se vê em muitos livros. A jornada do personagem principal, Ele, em busca de seu amor platônico, Ela, é genuinamente divertida e envolvente.

Os dois personagens principais não têm nome. Ele se apaixona por Ela, e tenta se aproximar e conquistá-la das mais improváveis formas. Ao mesmo tempo, Ela começa a receber de um autor anônimo, capítulos de um livro chamado O Mundo de Vidro, com o relato de um homem perdidamente apaixonado por uma mulher.

Mais em http://robsonbatt.blogspot.com
Anna Medeiros 20/04/2011minha estante
Engraçadíssimo, simplesmente. Vale a pena ler e reler.

Biia 20/01/2011

Ótimo livro!!
Reveillon. Nova Iorque

A história começa com um casal apaixonado comemorando a chegada do ano novo com seus amigos na Times Square. Ali no meio da multidão e já meio tontos devido ao champagne, o casal troca juras de amor e na brincadeira simulam o casamento.

Há 5 mil quilômetros dali, Ele assistia àquela alegria do casal do sofá de seu apartamento, pensando na sorte em que aquele homem tinha ao ter ao lado dele uma mulher tão bonita.

Ele tinha 30 e poucos anos e era um cidadão comum. A vida dele era normal e pacata, até que um dia, na disputa habitual por uma vaga no metrô, Ele não conseguiu pegar o seu costumeiro vagão. Iria chegar atrasado. Porém fosse destino ou não, Ele iria conhecer alguém. Naquele mesmo dia, não conseguiu trabalhar, somente pensando na bela moça que Ele tinha visto no metrô. No outro dia, Ele tentou pegar o mesmo metrô, quem sabe teria sorte e encontrava a bela moça novamente. E lá estava Ela. Tomou coragem, respirou fundo e resolver sentar ao seu lado . Na tentativa de iniciar uma conversa com Ela, Ele derruba os seus materias, quase fazendo com que a moça caisse de cara no chão. Percebeu que falar com Ela, devido à sua timidez e falta de jeito com as mulheres, não seria tão fácil, assim resolveu fazer uma coisa que nunca havia feito antes: descer na mesma estação e ver aonde a moça ia; inventaria mais tarde uma desculpa qualquer para faltar ao trabalho, mas não desperdiçaria aquela chance e coragem repentina, de tentar conhecê-la. A vê entrando num moderno prédio e alguns minutos mais tarde numa sala onde um curso de economia avançada era ministrado; num impulso que não lhe era comum, Ele resolve se matricular e ter quem sabe, uma chance real de conhecê-la.

À partir dai Ele tenta de todas maneiras se aproximar dela e consegue, principalmente quando descobre que o noivo, dela, o mesmo noivo daquela imagem da televisão no Reveillon, a havia traído.
De inicio, Ela não se interessa por Ele, o acha estranho, ainda mais com aquelas roupas extravagantes,coloridas e totalmente fora de moda, que Ele havia comprado por indicação de um suspeito vendedor que trocava 'r' por 'g'.

Porém depois de algum tempo, Ela começa a sentir que aquela amizade poderia se tornar algo maior, ao mesmo tempo em que também temia perder aquela amizade, que tinha começado de forma tão estranho e inesperada. Ela então começa a receber uns e-mails anônimos, falando sobre duas pessoas que viviam no Mundo de Vidro e começa a perceber que sua vida pode ser bem diferente do que ela imaginava.

O livro é lindo e ao mesmo tempo super engraçado! Toda vez que Horácio (um papagaio que Ele tinha) entrava em cena, eu não conseguia me conter e ria demais com as tiradas e falas sujinhas que o bichano tinha. E a paixão que Ele nutria por Ela, era algo fora de comum, repentino, mas completamente romântica.

Blog MVL - Nina 18/03/2011

Minha Vida por um Livro | minhavidaporumlivro.blogspot.com
O que dizer sobre o trabalho feito pelo autor Mauricio Gomyde em O Mundo de vidro? Comédia? Drama? Romance? Crônica do sincericídio? Talvez tudo isso embaralhado.

O mundo de vidro narra a vida de um fracassado, aquele cara que ninguém quer ser ou namorar. E a da mulher por quem ele se apaixonou desesperadamente. Mulher essa que poderia ser a personificação colossal dos sonhos de muitos homens por aí. Um fracassado com uma super mulher?

Foram tantas as gargalhas que soltei em quanto lia o livro,meus olhos enchiam-se de lágrimas de riso,as pessoas me perguntavam seu eu estava bem e eu respondia só. “Nada, não. É o livro que estou lendo...”. E lá ía eu explicando a estória para meus familiares e amigos, que por sinal estavam ansiosos para arrancar o livro da minha mão e começarem a ler eles mesmos.

O protagonista é cativante, desengonçado e inseguro, mas ele não permanece assim o livro inteiro. Há uma grande evolução no personagem e na forma com que ele lida com seus próprios conflitos.

Em suma, os dois protagonistas têm encontros e desencontros inúmeros e parecem estar sempre em freqüências diferentes, entretanto essa realidade se modifica e o resto vocês terão que ler para saber.

Citação favorita:

“... cada vez que olho para os teus olhos, ou fecho os meus pra te ver melhor, cada vez que eu escuto tua voz, ou me calo pra te ouvir melhor, cada vez que saio com você e fico pra trás só pra te observar... tenho certeza de que é você mesmo que procurei a vida toda, quem foi a personagem principal que eu escrevi na cabeça, e que, se não tinha rosto, toque ou sentido, tinha presença forte e marcante, certa, certeira, inteira, em algum lugar desconhecido. Desconhecido,frio,em preto e branco.Que só conheceria quando você aparecesse, que só aqueceria quando você sorrisse,que só coloriria quando você surgisse ,do nada,sem dizer palavra,verso ou canção.”(P.157)

Suspirou? Eu também. Mauricio além de escritor talentoso é um poeta que comove o leitor com sua prosa.

O Mundo de Vidro é um livro maravilhoso no qual eu encontrei uma fonte de diversão, emoção e reflexão. Fico feliz de ter a oportunidade de ler a história escrita por Mauricio e indico para todos aqueles que gostam de crônicas da vida real com um toque de romance, muitos diálogos hilariantes e certo toque de mistério.

5 Livrinhos!

Marina Moura
CLEUSA 10/03/2011minha estante
Concordo com você, Marina. E é também muito bem escrito e gostoso de ler.

Eduardo Desmond 18/03/2011minha estante
Muito boa resenha. Retrata bem o que é o livro!

Marcelle 19/03/2011minha estante
Ótima resenha! Diz tudo que o livro é, ótimo!!!

Li Carrasco 13/01/2011

O Mundo de Vidro - Maurício Porto
Quando o Maurício, gentilmente, me convidou a conhecer o livro dele, eu não imaginava que iria me encantar tanto com essa história. Geralmente, as pessoas tem um certo preconceito com autores nacionais, o que tem se tornado uma coisa ridícula, já que aparecem, cada vez mais, livros nacionais fantásticos.
E "O Mundo de Vidro" do Maurício Porto, não nos decepciona nem um pouco.

Ele é um homem de trinta e poucos anos, baixo, olhos verdes, magro. Tem um emprego que não gosta muito, é um músico frustrado e mora sozinho...Quer dizer, sozinho não, com seu papagaio Horacio.
Ela é uma mulher de vinte e poucos anos, extremamente linda, formada em jornalismo e economia, estava noiva e morava sozinha...Quer dizer, sozinha não, com seu cachorro Paul MaCartney.
Ele se apaixona por Ela no metrô, uma coisa a qual ele nunca sentira. Ele começa a tentar de tudo para se aproximar dela, mas Ela nunca deu a mínima para Ele. Mas as coisas não ficam apenas nas tentativas frustradas dele, Ela começa a receber de um anômino, por e-mail, um livro chamado O Mundo de Vidro, que encanta ela. E então a história começa a se desenrolar.

Continue lendo em: http://lookinsideyourmind.blogspot.com/2011/01/o-mundo-de-vidro-mauricio-porto.html
César 01/03/2014minha estante
excelente!!!

Pam 17/01/2011

(...)

Bom, o livro conta a história de duas pessoas, na virada do milênio ou para ser especifica em duas viradas do milênio. Como assim? A história começa na virada de ano de 1999, aonde todos comemoram a virada do milênio, inclusive um casal, que aparentam estar perdidamente apaixonados um pelo outro, enquanto ELE, - sim, os personagens principais são apresentados na maioria das vezes como ELE e ELA - sozinho, assisti na televisão todas as pessoas comemorando a virada de ano, inclusive o casal apaixonado.

(...)
Continuação da resenha, AQUI:

Dani 28/02/2011

Gente, eu leio inúmeros livros BONS mas faz bastante tempo que um livro não me prende assim na leitura, como o livro O mundo de vidro me prendeu. Comecei a ler e não consegui parar de ler enquanto o livro não terminou.
Eu já havia lido varias resenhas deste livro mas não imaginava como seria o livro e digo: me surpreendeu MUITO, superou todas as minhas expectativas e hoje eu digo: já sou fã do Mauricio Gomyde. Guardem bem este nome pois com certeza este novo escritor veio pra ficar.
É um romance extremamente hilariante, já comecei rindo muito no prefácio do livro, e as palhaçadas vão até o final da estória.

A estória de O mundo de vidro começa no réveillon. Ele, sozinho em casa, sem perspectivas para o futuro, sem grandes objetivos, aguardava pela virada do milênio assistindo TV.
Na TV passa uma reportagem de um casal, que acabam de ficar noivos em NY.
Ele sente uma leve inveja do individuo... Ele só havia se apaixonado no primário.. e se sentia tão solitario...
Ela era noiva, linda, independente e inteligente, mas se sentia sozinha pois o noivo morava em outra cidade.
Ele, certo dia indo trabalhar encontra Ela no metrô e se apaixona perdidamente... Aí, se inicia uma busca interminável pela conquista do coração de sua amada. Ela nem dá bola pra ele, e vocês não imaginam do que ele é capaz para conquistar sua amada.
O livro tem VÁRIAS reviravoltas. É REPLETO de humor e um final surpreendente!

Gente, eu ri DEMAIS com Ele, e seu papagaio femea de estimação: Horacio, que só sabe falar FÉÉÉÉÉLA DA PUUUTA.
Ri muito com o cachorro D’Ela: Paul Macartney.
Eu SUPER RECOMENDO este livro.
Nati 12/03/2011minha estante
Verdade. Há muito tempo não lia um livro que me prendia tanto. Leve e divertido, como tem que ser a vida. :)

Mirtes Taise 04/09/2012minha estante
Fiquei curiosa! Quero ler agora!!! Vou atrás, rsrs.

Dani 13/01/2011

Eu li este livro e confesso que qdo ganhei achei que seria apenas um livro de uma pessoa muito simpática que tinha realizado a proeza de escrever um livro etc...Mas me enganei,Não era um bom livro,O Mundo de Vidro é O LIVRO. Divertidissímo,envolvente e sem sombra de dúvidas um dos melhores que já li e amei. Vc tem a sensação de estar vendo um filme e tbm sente que em qualquer momento vai se deparar com alguem assim(na vida real) como o personagem "Ele", assim chamado no livro. E vc sente muita vontade de ser "Ela" para ser muito amada por alguém tão especial...
Gente,leiam vcs vão entender o que estou falando.
Recomendo!

Bruninha 18/01/2011

Eu, quando peguei o livro para ler, pensei que ele fosse um livro normal, bom. Mas na verdade, o livro é maravilhoso! Quando comecei a ler, não parei mais.
O livro não se passa em um tempo exato, e os personagens são dados como 'Ele' e 'Ela'. O "mocinho" é um homem de trinta e poucos anos, gosdinho, que não tem vida social, sem graça, totalmente desajeitado, muito retardado, mas surpreendente, e muito romântico também. A "mocinha" é uma mulher de vinte e tantos anos, totalmente saudável e linda, muito inteligente, rica, carismática e forte. Onde mais é que você vai encontrar um amor entre um gordinho sem graça e uma beldade rica?

"- O que vai beber? - perguntou ele.
-Que tal um hi-fi?
'Ai, cacete! Que porra é hi-fi?' - pensou. (...)
-Hum Hum! Acho que não vai dar. Estou sem conhaque...
-Conhaque no hi-fi? - espantou-se ela.
Tinha acabado de descobrir que hi-fi não levava conhaque.
-Foi mal, eu quis dizer tequila, e não conhaque.
-Como? Tequila? No hi-fi? Como assim?
Tequila também não. E tentou consertar:
-Rá rá rá... Te peguei! Tô brincando, né? Relaxa ai que eu vou preparar uma das minhas especialidades, direto de Cochabamba.
Nunca tinha preparado uma birita pra alguém. Foi à cozinha, enquanto ela colocava um CD. (...)
Colocou meio copo de vodka e outro tanto de fanta laranja que tinha sobrado da sessão "Almodávar até que é legal", que tinha promovido para si mesmo na semana anterior. Fez dois copos, misturou, chacoalhou e fosse o que Deus quisesse.(...)
-Toma o drink. Prova aí.
-Obrigada!
-Não sei se vai estar tão bom assim - disse, rezando para que prestasse.
Ela tomou um gole e soltou:
-Hummmm! Esse hi-fi tá uma delícia!
-Hein?
-Hummmm! Muito bom! - disse, saboreando o hi-fi que ele tinha feito sem querer.
-Pois é, é minha especialidade.
-Engraçadinho!
O divino estava realmente de bom humor naquela noite, colaborando com a parada."

Amei o livro, fim.

Blog Café com Magia (http://cafecommagia.blogspot.com)

Priscilla 20/01/2011

Cada vez eu fico mais impressionada com a literatura nacional!

O Mundo de Vidro é um romance lindo, moderno, divertido.
O autor usa linguagem coloquial. Isso dá a impressão de que a história não é utópica. POderia ser real.

As personagens tem defeitos, qualidades, desejos e contradições. São divertidas, atrapalhadas, sensíveis.

Não sei como funcionou tão bem não nomear ngm. O leitor passa a conhecer apenas ELe e Ela. De alguma forma, isso faz sentido.

Eu me diverti mto, a leitura foi rápida e prazeroza.

Bato palmas para Maurício Porto!

Nati 12/03/2011

Maravilhoso!
Li algumas resenhas deste livro em blogs e fiquei curiosa. Muito em parte porque todas as que li eram positivas, falando bem demais. Consegui com uma amiga (já que não é fácil comprar, não encontrei em nenhuma livraria) que tinha ganhado em uma promoção de um blog.
Mas confesso que, mesmo curiosa, não tnha lá grandes expectativas. Sei lá, acho que sou preconceituosa com autores nacionais (vacilo, eu sei... hehe).

E tive a maravilhosa surpresa de ter que dar a mão à palmatória. O livro é lindo, é divertido demais. Tinha horas em que eu me pegava gargalhando que nem uma tonta (meu marido que o diga! haha). E, ao mesmo tempo, ele é romântico, é sensível.

No final da história eu não queria que acabasse.

Só posso dizer que o Maurício Gomyde tem tudo que um bom escritor precisa: sensibilidade e conhecimento de como prender um leitor.

Recomendado!
x)

Jaqueline 09/03/2011

Ela: uma beleza celestial. Ele: uma sensibilidade tocante. “O Mundo de Vidro”, livro do autor paulista Maurício Gomyde, foi um dos romances que mais me agradaram nos últimos tempos. Trabalhado com humor inteligente e cheio de reviravoltas, este livro vai além da simples história "garoto encontra garota", nos fazendo rir, suspirar e se encantar desde seu prólogo até sua última página.

A história já se inicia com uma sacada genial: o nome do casal protagonista é simplemente “ele” e “ela”. Justamente por não serem substantivos próprios, cria-se a impressão de que a trama do livro poderia acontecer com qualquer pessoa – uma história de amor platônico genérica entre um par de pessoas que compartilham um mesmo vagão do metrô. Por obra do acaso, ou melhor, do empurra-empurra tão banal dos nossos transportes coletivos, "ele" acaba pegando um trem diferente do que estava acostumado, e é lá que “ele” enxerga “ela” pela primeira vez. Linda, compenetrada e com um ar culto mais do que atraente, sua imagem mexe com seu admirador atrapalhado e logo se torna uma obsessão. Professora de economic business e colunista de um jornal, noiva e alguns anos mais velha, "ela" parece pertencer a outro mundo. Como nosso narrador anuncia, ela ouvia Bjork e ele “sabia o nome de cinco Pokemóns”.

“Ele” vive sozinho com um papagaio (ou melhor, papagaia) que só fala “FELÁ DA PUTA” e recita Nelson Gonçalves após ouvir a fossa de seu apaixonado dono de vinte e poucos anos, jovem impressionável e cheio de bons sentimentos no peito. Louco por “ela”, “ele” passa a segui-la e acaba se matriculando no mesmo curso de economia em que a viu entrar, sem saber nem mesmo os mais básicos fundamentos da disciplina. A inocência dele é tocante e ao mesmo tempo hilária, pois na tentativa de agradar sua professora ele acaba mandando muitas bolas fora, exatamente como na nossa vida real. Sabe quando criamos uma paixonite por alguém inalcançável e ficamos buscando gostos e hábitos semelhantes? Isso também acontece no livro e propicia cenas hilárias, como “ele” indo a um restaurante de comida japonesa – coisa que odeia - com “ela”.

A história ganha camadas e mais camadas de profundidade quando ela passa a receber em seu e-mail os capítulos de um livro chamado “O Mundo de Vidro”, que narra com uma sensibilidade artística profunda e muito tocante a história de amor de um casal. As intenções apaixonadas do narrador, que é a metade masculina do casal, acabam por comover “ela” de um modo perturbador, trazendo-lhe dor e dúvida. É este mundo frágil e amoroso que acaba por envolver tanto a personagem como o leitor, tragando-o para dentro do livro, fazendo-o sentir cada parágrafo. Quando eu terminei o livro, carinhosamente autografado pelo Maurício para mim, estava com os olhos cheios de lágrimas e um sorriso bobo no rosto. Meu coração foi às alturas, e olhe que não sou facilmente impressionável! “O Mundo de Vidro” é um livro surpreendente, dono de um charme ímpar que encanta o leitor que se dispõe a embarcar em seu belíssimo carrossel de emoções. Leitura mais do que recomendada!

>> Resenha previamente postada no site www.up-brasil.com
Talita 10/03/2011minha estante
Estou mt afim de ler o livro. Gostei da resenha!

Mariana Sampaio 19/03/2011minha estante
Resenha completa! O livro é realmente muito bom! :)

Jaqueline 23/05/2012minha estante
Muito obrigada pelos comentários, meninas! O livro é realmente ÓTIMO!

Rapha 18/01/2011

O Mundo de Vidro - Mauricio Gomyde
Ele: "Trinta e poucos anos", baixo, magro mas com barriga de chops, com um humilde emprego, o qual só ia por obrigação, desajeitado, sem desejos ou anseios na vida.
Ela: "Vinte e tantos anos", corpo escultural, boca perfeita, sorriso encantador, adorava esportes, era formada em Jornalismo pela Faculdade de Roma e Economia pela de Chicago.
Desde a 1ª vez em que a viu ele já sabia que ela seria a mulher da sua vida. Ela, nem o notou.

"O mundo de vidro" nos conta sobre os encontros e desencontros de uma improvável história de amor entre Ele e Ela...

Confira a resenha completa no blog Doce Encanto: http://rapha-doceencanto.blogspot.com/2011/01/o-mundo-de-vidro-mauricio-gomyde.html

Só uma coisa: o livro é muuuito bom!!

CLEUSA 11/03/2011

Fantástico... Realmente uma grata surpresa.
Eu sou destas pessoas que querem abarcar o mundo com os braços e ler tudo o que aparece. Às vezes me decepciono... Quando recebi meu "O mundo de vidro" confesso que estava ansiosa. Já pelo prefácio descobri que o autor é destes que nos pega pela mão e diz "Vem, vem... Venha ver o que o vejo." Um bom livro é aquele que de tão bem escrito, você esquece que está lendo e atravessa um portal para um novo mundo.
Com o mundo de vidro eu ri, às vezes, gargalhei. Sofri junto com os personagens. Acompanhei a evolução deles passo a passo. Me emocionei com o lirismo e a poesia. Destes que você quer ver como termina, mas quando realmente acaba, você diz: Que pena acabou!
"Pra fazer uma bela poesia basta um lápis na mão, você na cabeça, a solidão, o silêncio e a saudade. Ver seu rosto na parede, sua boca em cima da televisão, um sorriso na gaveta, um abraço forte caído no chão..." (pag. 219) Gente, isto não é lindo? Em minha opinião Mauricio Gomyde é bom exemplo de um autor que merece ter sucesso. Que venham outros livros... Já sou fã...