O Mundo de Vidro

O Mundo de Vidro Maurício Gomyde

Resenhas - O Mundo de Vidro

Rose 28/02/2022

Primeiro livro que leio do autor, achei o começo bem chato, mas após a mudança do personagem, o livro começou a fluir.
O livrou tornou-se engraçado, e os personagens mais cativantes, acabou sendo uma boa leitura.
Só estou processando o final ainda, rsrsrs.

gvnnrs 30/12/2020

é visível o quanto o autor evoluiu
Mais uma leitura nacional finalizada, o primeiro livro que o Mauricio Gomyde escreveu. Foi o segundo livro que li dele, o primeiro foi ?Surpreendente!? que eu ameii muito, dei 5 estrelas e favoritei!
Já em relação a esse, confesso que me decepcionei com a história, não consegui me conectar e achei o protagonista um maluco chato...
Tirando os momentos que eu ri bastante, pois a prosa do Mauricio nesse livro está super fluida, irônica e engraçada, achei um livro mediano.

Fe Cantareira 13/11/2020

Troquei este livro, pois já li outros títulos do Maurício (amo todos) e queria ver como tinha sido sua primeira experiência na escrita. Ele não é bom como os outros, tem uma certa ingenuidade na escrita e momentos que achei um pouco forçado. Mas eu me acabei de rir em muitas situações e isso me deixou leve ao final. Gostei, no fim das contas. Bom entretenimento.

Sérgio Moura 13/11/2020

Muito engraçado.
Achei a história do livro simples. Houve momentos em que me acabei de rir. Parece algo bem despretensioso, tem momentos de paixão. Valeu pelas risadas.

livros.let 23/07/2020

Decepcionada
Livro preconceituoso, machista e homofóbico. Demorei meses pra conseguir terminar de tanta vergonha alheia que senti.
Não gostei dos personagens, história, escrita,...
Não se parece nada com os outros grandes livros do Maurício Gomyde.
Dih Schaberle 25/07/2020minha estante
Foi o único que li do autor, mas achei tão ruim, tão baixo q não sei se leria outro dele

Adriana1161 08/03/2020

Divertido
É um livro leve, divertido, fácil de ler.
Parece que esse é o primeiro livro que o Maurício escreveu. O livro é bom, mas acho que ele melhorou MUITO! Pretendo ler todos os livros do autor!
O prefácio escrito pelo próprio autor é ótimo!
Personagens: Ele, Ela, Sandra, Maurice, Susan, Stevens, Horacio

Su 24/07/2019

Esse é um daqueles livros que eu não sabia absolutamente nada antes de iniciar a leitura. Decidi lê-lo devido a uma sugestão muito positiva, porém não esperava me encantar tanto com a leitura.
O livro começa pelo último capítulo, onde vemos uma mulher que vem sendo alvo de um autor anônimo que lhe envia, via e-mail, pequenas partes de sua história. Ela, a principio, não consegue identificar ninguém em seu cotidiano que pudesse ter a capacidade de escrever de forma tão bela. Ainda assim, ao chegar ao último capítulo, ela percebe que no fundo sempre desconfiou de alguém.
A história começa na noite de réveillon, vemos um casal apaixonado fazendo juras de amor no meio da Times Square, também vemos um homem solitário em um apartamento brindando com scotch nacional e vendo televisão. Até que o casal é convidado para dar uma entrevista para a televisão, na qual eles anunciam o seu inesperado noivado. Essa entrevista é transmitida no seu país de origem e assistida, dentre outras pessoas, pelo homem solitário, que pensa que também gostaria de ter alguém especial para passar a virada do milênio.
Nosso personagem principal é um homem comum, com trinta e poucos anos, baixa autoestima e uma vida entediante. Cursou processamento de dados, por ser o curso da moda naquele momento, e acabou ingressando na carreira, pois não se interessava por absolutamente nada. Funcionário de uma repartição pública, mora em um apartamento minúsculo. Sua ideia de lazer é ver maratonas de filmes com o seu papagaio. No entanto, sua vida começou a mudar quando encontrou uma linda mulher no vagão do metrô.
Maurício Gomyde cria uma história dentro de uma história e nos apresenta personagens principais sem nome próprio, apenas identificados como ele e ela. Apesar disso, ele e ela são tão bem construídos que não precisam de nomes. Além disso, esse é o livro de romance mais engraçado que já li. Através dessa leitura, pude ver que o amor pode nos tornar pessoas melhores, se assim permitirmos.

“Foi quando seus olhos começaram a pegar foco e presenciar uma cena maravilhosa nos
últimos bancos. Parecia um daqueles quadros embaralhados que demoramos a ver o que são e, após um tempo de fixação, começam a revelar a forma tridimensional de uma figura antes escondida, mas que estava lá o tempo todo.
Era uma mulher linda demais, de maquiagem leve no rosto e uma expressão pura parecida com a de um anjo. Lia um livro, calada. Compenetrada, como se o fato de estar sentada dentro de um metrô cheio e barulhento fosse um detalhe que jamais atrapalharia a viagem nas páginas de sua história. Naquela fração de segundo houve uma conexão única, ainda que unilateral, entre os dois.”

Dih Schaberle 14/06/2019

Ruim
Não consegui enxergar humor nesse livro, me parece que o personagem Ele não saiu da adolescência, vive pensando em besteiras e chega a ser cansativo. Achei o final muito fraco, não recomendaria pra ninguém, muitas pitadas de machismo disfarçados de humor e muitos clichês. demorei muito pra terminar esse livro pq apesar da leitura ser rápida, não ter tantos detalhes e os dias passam muito rápidos, não há nada empolgante a espera.

Babi Kanitz 05/06/2017

Depois de conhecer o Surpreendente!, livro mais recente do Maurício Gomyde, comecei a procurar outros títulos dele. O Mundo de Vidro é o primeiro, escrito há muito tempo, e já mostrava o dom do autor para contar histórias cativantes. É uma história até certo ponto bem simples, mas as situações vividas por Ele (isso mesmo, os personagens não tem nome... quer dizer, leia e você vai entender) são inusitadas e muito divertidas. Dei pala em muitas cenas e estava no ônibus quando li uma cena que me fez quase chorar de tanto que gargalhei. Só tome cuidado ao ler o livro em locais públicos, porque você pode pagar de louco. hahaha
Muito bom.

Heloísa 05/06/2017

Adorei o livro. Simples, singelo, gostoso de ler. E o mais legal: dei muitas risadas, é muito engraçado.
Na história, vemos dois personagens completamente diferentes: "Ele" e "Ela". Ele é todo errado, ela, perfeita. Mas o que se mostrará é que o amor é capaz de fazer com que "Ele" cresça em sua segurança e "Ela" sucumba.
Você vai se apaixonar e, principalmente, vai rir muito.

Ana Paula Garci 27/11/2016

Amei de paixão O Mundo de Vidro. Virou um dos meus queridinhos na estante, daqueles que a gente fica com vontade de reler em um dia de chuva, de bobeira na rede. A história dos personagens Ele e Ela é tão simples e tão gostosa que dá vontade de fazer parte. E importante mencionar que eu simplesmente chorei de rir em algumas partes.

Bernardo 27/11/2016

Muito engraçado.
Me acabei de rir desse livro. Havia momentos, no ônibus, em que eu quase tinha uns ataques de riso e o pessoal ao lado me olhava como se eu fosse maluco. As situações inusitadas descritas pelo autor são singelas e cativantes. Uma ótima diversão.

Mariene.Boldiere 09/11/2016

Que livro horrível, machista, mal escrito, cheio de clichês.