No Ar Rarefeito

No Ar Rarefeito Jon Krakauer

Resenhas - No Ar Rarefeito

Louise_Moraes 18/03/2024

O preço do tempo
Linguagem muito clara e atrativa, não da vontade de parar de ler.
O fator tempo dos eventos é o que mais chama a atenção na minha opinião. Como é preciso muitas vezes sermos menos obedientes aos líderes e sermos mais proativos, tomando decisões de forma mais rápida, podendo não ter resultado positivo, mas ainda assim, melhor que não fazer absolutamente nada e só observar e obedecer.

Ju Ragni 23/02/2024

Um livro excelente sobre uma aventura com final terrível
Subir o Everest... Quando ouvimos alguém dizer que vai alcançar essa façanha, a primeira sensação é de admiração pela coragem do candidato. A maioria das pessoas pensa que é necessário ser muito intrépido para conseguir isso (outras pessoas, as mais realistas, podem pensar que precisa ter uma boa dose de idiotice para fazer uma coisa dessas). A verdade é que somos românticos sobre o alpinismo, porque conhecemos poouco, e não temos idéia do quanto de preparo e sofrimento físico e psíquico (e não menos importante, econômico) envolve uma empreitada como essa. Mas que é deslumbrante, é. Montanhas mexem com nosso imaginário porque elas são fortes, poderosas, magníficas, e quem já esteve defronte de uma, com certeza imaginou como seria estar lá em cima. Imagine então o "teto do mundo", o Everest. Jon Krakauer participou de uma escalada ao Everest em 1996, como cliente de uma agência de turismo especializada em levar alpinistas ao topo da montanha. E pense em uma coisa que saiu errado!!! A tragédia de 1996 entrou para a história como uma das piores coisas que aconteceu no Everest, e o autor conta sua visão, como participante, para que o leitor faça uma análise do que aconteceu e de quais foram os erros, que foram banais, e podem se repetir até hoje. Muito prazeroso conhecer o "mundo da montanha", porque a gente pensa que para subir numa montanha dessas é chegar no sopé e ir subindo. Pode rever seus conceitos, é totalmente diferente disso. Amei o livro, recomendo para todos que gostarem de aventura, você vai entrar numa viagem alucinante, e não vai parar até ver o final.

danilotomida 23/01/2024

Mais um livraço de Jon Krakauer!
Eu já tinha lido ?Na Natureza Selvagem? e achado o livro fantástico! Neste ?No Ar Rarefeito?, Jon Krakauer relata a sua experiência em escalar o Everest na fatídica temporada de 1996. Uma obra fascinante, empolgante, sobre o poder avassalador que o Everest exerce sobre àqueles que desejam conquista-lo.

RHG 22/01/2024

Perturbante
Esteja preparado para conhecer pessoas, encarar intensas doses de drama e sobretudo uma constante falta de ar.

Vitoria293 22/01/2024

Até onde vai a ambição humana ?
"No Ar Rarefeito" é uma montanha-russa emocional, mergulhando nas profundezas da tragédia de 1996. Assim como o Titanic, revela uma cadeia de escolhas questionáveis impulsionadas pela ambição humana. A narrativa me fez refletir sobre o valor da vida e a busca humana por essas aventuras extremas. No fim, fica a pergunta: vale mesmo a pena arriscar tanto?

brenobebeto 05/01/2024

Quando um sonho vira um pesadelo
Jhon Krakauer é sem dúvida um dos maiores escritores em atividade. Neste livro, o autor relata sua experiência em escalar o monte mais alto do mundo, o Everest, e a terrível catástrofe que atingiu o seu grupo ceifando a vida de vários de seus colegas.
Krakauer é genial em sua escrita. Leva o leitor ao mundo do alpinismo e mescla ao seu relato, diversas informações sobre outras escaladas ao monte Everest.
A tragédia que acometeu sua equipe e levou a vida de mais de 8 pessoas é algo extremamente triste e que leva o leitor a reflexão sobre até onde os nossos sonhos podem nos levar.
Fiz uma resenha desse livro no meu podcast: https://anchor.fm/brenobebeto/episodes/No-ar-rarefeito--de-Jon-Krakauer--Um-subida-ao-monte-Everest-e2e0sq9

Pamela565 19/12/2023

Sensacional
Esse livro me deixou sem ar algumas vezes e com coração acelerado rsrs Me fez pensar também no quanto estar vivo é um privilégio que não podemos desperdiçar.

stheefn 03/12/2023

Emocionante
Esse livro é maravilhoso,ele traz vontade de ler muito boa,você começa e é difícil parar,talvez pela sensação de saber que foi tudo real,é extremamente emocionante.
Muito triste e quando terminei chorei horrores KKKKKKKK é meu favorito no momento e foi o primeiro que li depois de anos sem ler algo,realmente me envolveu muito.

Neila Porto 15/11/2023

Recomendo!
"No Ar Rarefeito" é um livro escrito pelo renomado jornalista e alpinista Jon Krakauer. Nesta obra, Krakauer relata sua experiência no Monte Everest durante a temporada de escalada de 1996, que ficou marcada como uma das mais trágicas da história do alpinismo.

Krakauer narra sua própria jornada e a de outros alpinistas que se aventuraram na montanha mais alta do mundo. Ele descreve as dificuldades enfrentadas, desde as condições climáticas adversas até os desafios físicos e emocionais da escalada em altitudes extremas. O autor também explora as motivações e os sonhos que impulsionam as pessoas a se arriscarem nessa empreitada perigosa.

No entanto, o livro vai além da narrativa pessoal de Krakauer e mergulha nas circunstâncias trágicas que levaram à morte de várias pessoas durante a temporada de 1996. Ele analisa os erros cometidos, as decisões difíceis tomadas pelos alpinistas e as consequências devastadoras dessas escolhas.

Com uma escrita envolvente e detalhada, Krakauer nos transporta para o ambiente implacável do Monte Everest, transmitindo a emoção e a tensão vividas pelos alpinistas. Ele também levanta questões éticas e morais sobre os limites da busca por aventura e superação pessoal.

"No Ar Rarefeito" é uma obra fascinante que combina elementos de aventura, história e reflexão. Jon Krakauer nos presenteia com uma narrativa cativante e sensível, que nos faz refletir sobre os desafios da natureza humana diante da imponência da montanha e da fragilidade da vida.

Dann_Oliveira 05/10/2023

Uma história dramática
Pelo menos pra mim, achei que o autor entrou em muitos detalhes na primeira metade do livro, demorando a chegar na parte mais desafiadora do EVEREST. Mas claro, alguns leitores podem gostar deste tipo de introdução mais detalhada, não vejo como algo negativo. O legal do livro é ler sabendo que quem escreveu passou por tudo isso, fico imaginando como deve ter sido difícil relembrar detalhes desta trágica aventura para confecção do livro. É um livro que também faz refletir sobre como somos pequenos perante a natureza e como o dia de hoje pode ser nosso último, e não sabemos?

Renata 04/10/2023

Sou dessas que vira fã ao ler apenas um livro e amar? Assim foi com Jon, ao ler ?Na Natureza Selvagem?, o que me instigou a ler esse outro livro dele, virar mais fã e querer, como meta, me tornar montanhista e escalar o Everest. Livro maravilhoso, cheio de detalhes e que vale a pena a leitura e o aprofundamento nesse tema.

Victor543 23/08/2023

Um olhar clínico sobre a pior tragédia do Everest
Segundo o próprio livro, até 1996, para cada 4 pessoas que atingiam o cume do Everest havia uma fatalidade. Já no ano em questão a proporção de mortos foi de um para sete. De modo geral, olhando de forma fria, foi um ano com mortes abaixo da média (isso o próprio autor dispôs no livro).

Acredito que o que fez a tragédia de 96 ser considerada a pior da história está além da proporção, mas sim nos números exatos, nunca morrerá tanta gente em uma primavera desde que o cume fora conquistado.

De forma cirúrgica, em grande parte isenta, Krakauer trouxe os fatos ao público, inclusive citando os erros que ele mesmo cometera no ar rarefeito. Entrevistando diversos sobreviventes e consultando suas anotações feitas durante a expedição, o autor foi capaz de juntar as inúmeras peças de um quebra-cabeças gigante e traduzi-lo em uma história de tirar o fôlego.

Leitura mais que recomendada.

Pisi14 23/08/2023

Jornalismo e reflexão
Ao banalizar os riscos de subir em grandes montanhas, muitas pessoas acabam se acidentando gravemente em expedições comerciais, em especial no monte Everest.

Esse livro nos conta uma história real de um episódio onde a ganância e o desejo de sucesso fez vítimas fatais em 1996 na montanha mais alta do mundo. O autor faz uma reflexão sobre o alpinismo na era em que ele deixou de ser uma atividade de elite esportiva para ser algo comercialmente explorado

É um livro que virou filme e é uma leitura que nos faz conhecer o mundo e o submundo do alpinismo.

Alana 16/08/2023

Q livro bommmmm! E angustiante? vc vai acaba-lo e dar um monte de Google querendo saber mais do q se passou no Everest na primavera de 96.

Leticia1314 21/07/2023

Há muito tempo queria ler o livro. Finalmente li e gostei tanto que assisti ao filme em seguida (é muito corrido, por sinal, tentando encaixar todo o acontecido em apenas 1h30 de duração).

Os detalhes da história eu já tinha assistido há alguns anos no canal Alta Montanha, no Youtube (que, aliás, recomendo demais pra quem gosta de histórias de montanhismo).