Carlos V

Carlos V Linda Carlino

Resenhas - Carlos V

Bruno 28/06/2015

Carlos V no divã
Esse romance histórico, ou biografia romanceada, é ambientado nos últimos dias do monarca Carlos V (1500-1558), da casa Habsburgo, que governou a Espanha e o Sacro Império Germânico de 1516 até sua abdicação em 1556, sendo que a Espanha, Nápoles e Países Baixos ficaram para seu filho, Felipe II, e o Sacro Império para seu irmão Fernando, originando os ramos espanhol e austríaco dos Habsburgos. Carlos V governou em um momento particularmente conturbado, da Reforma Protestante e do retorno da Santa Inquisição. Dessa forma, a autora inglesa Linda Carlino (que faleceu em 2010) nos transporta para um mosteiro em Yuste, onde o outrora poderoso e maquiavélico monarca (no sentido estrito da palavra, pois recorria a todos os métodos para a manutenção do poder, como o encarceramento da própria mãe) decide passar seus derradeiros e decadentes dias após a abdicação. Por meio de diálogos com sua pequena corte e lembranças, são retomados alguns dos principais fatos que marcaram seu reinado e a história europeia do período. Não há combates, nem ação (são discutidos os resultados geopolíticos das guerras em que Carlos V esteve direta ou indiretamente envolvido), mas a narrativa é fluida, pois é estruturada por meio de diálogos, muitas vezes bem humorados, como a parte em que Carlos ensina a seu papagaio a seguinte frase: "Papa traidor 'hijo' de p..." . Aula de romance histórico e recomendadíssimo para quem gosta do período (século XVI), dos jogos de poder entre a nobreza que dominava a política na época, ou simplesmente quem quer ler um bom livro.