OS TABUS DA LIDERANÇA

OS TABUS DA LIDERANÇA Anthony F. Smith

Resenhas - OS TABUS DA LIDERANÇA

Taina.Dias 17/04/2021

Manual da liderança
Eu simplesmente me apaixonei por essa leitura. É um livro com leitura bem clara e direta sobre a vida e o papel de um líder. Ele apresenta o glamour, mas também apresenta os ?demônios? que se enfrentam que possui essa posição, dentro do ambiente empresarial, familiar e social.
Ele mostra que o líder deve ter dom para liderar, pois, a liderança advém de um comportamento, caráter e desejo.

Todos que possuem essa chama dentro de si, deveriam fazer a leitura obrigatória dessa obra!

Douglas 31/01/2014

Os tabus da liderança
Quando nós lemos livros sobre liderança, a "fórmula" para ser um grande líder é a mesma:
- incentivar a equipe;
- ouvir o que as pessoas têm a dizer;
- motivar seus seguidores;
Entre vários outros.

Mas ai nós percebemos que esta "fórmula" mostra como o líder deve agir em relação aos seus comandados. (Não sei se 'comandados' é a palavra politicamente correta, me desculpem se não é).
Mas ai sempre fica uma questão: E o líder?
Sim, o líder. Ele é um ser humano como qualquer outro. Tem convicções, medos, frustrações, sonhos, como qualquer ser humano normal. Como ele lida com isso?
E muitos livros sobre administração colocam o líder em um "pedestal", como se ele fosse cheio de virtudes e isentos de defeitos, o que não é verdade.

E quando um livro fala sobre o líder em especifico, ele mostra apenas a biografia do líder. Como ele foi corajoso em superar uma crise, como ele foi visionário em seu negócio, como ele é querido pelos funcionários, etc.
Mas, e como este líder lida com sua arrogância, com a ganância, como reagiu depois de ter o poder nas mãos, como ele trata seus funcionários "favoritos".
Isso poucos livros falam, porque isso são tabus. Não devem ser falados.
E ai quando muitas pessoas chegam a posições de lideranças, elas acabam sendo péssimos lideres, pois nunca foram treinadas para lidar com a parte "obscura" por trás da liderança.
E é exatamente isso que o livro fala. Sobre assuntos que os líderes preferem evitar.

Em dez pontos, o autor fala sobre:
- Sabemos como é a liderança (mas não sabemos o que é preciso para ser líder);
- O carisma não devia fazer diferença (mas faz);
- Os verdadeiros líderes não brincam de política (Eles a levam muito a sério);
- As mulheres são líderes melhores (Quando é isso que realmente desejam fazer);
- A duplicidade dos padrões é para os homens das cavernas (e para os diretores);
- Não tenha favoritos entre amigos e parentes (Exceto quando isso fizer muito sentido);
- O dever fundamental de um líder é preparar o sucessor (Mas isso dói muito);
- Os líderes precisam demonstrar equilíbrio entre trabalho e vida pessoal (Sem problema; o trabalho é a vida deles);
- O egoísmo ostensivo é perigoso (nos seguidores, não nos líderes);
- O topo é solitário (Mas os líderes não querem que isto mude);

E ai em 168 páginas, o autor Anthony F. Smith fala sobre liderança de uma forma "nua e crua", fugindo do "politicamente correto" e falando sobre as coisas como elas realmente são.
Este livro aborda assuntos como egoísmo, favorecimento, nepotismo, tratamento diferenciado, política nas empresas, entre vários outros assuntos que rodeiam os líderes.
O autor defende que as características que eu citei acima não são ruins, elas podem ser benéficas. Cita o porquê elas são benéficas, mas também cita o perigo dessas características.
Em uma escrita muito sincera, o autor revela "o outro lado" da liderança.
Segundo ele, as pessoas deveriam ler este livro para ver a liderança por todos os lados. Conhecer todas as facetas de um líder, para aí decidirem se estão dispostas a serem líderes ou não. Afinal, ser líder requer um "preço" a ser pago, preço este, que os livros sobre liderança não falam.
Um livro muito legal, muito gostoso de ser lido, que começa um pouquinho chato, mas depois se revela uma leitura muito prazerosa.
Recomendo a leitura deste livro a você que deseja se tornar um líder. Para que você conheça as "regras do jogo" e depois decida se está disposto a jogá-lo ou não.

Um abraço e meu respeito a todos.